Autor Tópico: Camera Nikon F2 com Nikkor 50mm f/2 - Preço R$350  (Lida 2563 vezes)

dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 26 de Janeiro de 2013, 16:29:17
Bom dia.

Meu vizinho que vender a câmera de filme dele. É uma Nikon F2, com uma lente 50mm f/2. Ele quer R$ 350 em tudo.
Ele trabalhava no jornal com ela.

Eu vi a câmera a aparência é razoável. Eu estava mais interessado na lente. Mas ela está suja, e acho que tem alguns fungos. Ela tmbm apresenta um aspecto de "descascado" no vidro, (não rachado, nem arranhado).

Não consegui achar essa lente no ML. Encaixei ela na minha D3100, encaixou direitinho, mas claro, não funcionou o fotometro nem o AF, mas já era de se esperar.
Encaixei tmbm a 18-55 na F2, encaixou direitinho tmbm ^^. Mas em 18-20mm ela apresenta cortes.


Minha duvida é: O preço ta barato? Dá pra aproveitar essa lente? A D7000 tem motor de foco embutido, será que rola com essa lente antiga?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 16:29:56 por dsmorais »


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2013, 19:11:40
Provavelmente a lente é manual, então não teria como usar foco automático, obviamente.
Mas acho que faz fotometria na D7000 sim.

Eu acho que o preço tá bom, mas depende das condições dela
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 19:12:46 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2013, 23:35:24
Provavelmente a lente é manual, então não teria como usar foco automático, obviamente.
Mas acho que faz fotometria na D7000 sim.

Eu acho que o preço tá bom, mas depende das condições dela

Bom, se funcionasse a fotometria já seria bom. Quanto ao autofoco não me preocupo tanto, não usaria ela profissionalmente.

A minha preocupação maior é com a lente. Será que essa lente antiga tem uma qualidade óptica boa ou no minimo aceitavel? :)

A lente é essa:
É a com abertura f/2
http://www.mir.com.my/rb/photography/companies/nikon/nikkoresources/50mmnikkor/index5.htm

Tirei algumas fotos na hora com a minha D3100 com essa lente colocada.
Não curti muito a qualidade, parecia que tinha tirado uma foto de uma foto antiga >).
Mas agora não sei se foi por ela estar suja ou por eu não ter pratica sem fotometro mesmo...
Mas agora não sei se foi o fato de ela estar suja


dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2013, 00:30:26
Ninguém?  :D


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2013, 02:29:34
Eu estava mais interessado na lente. Mas ela está suja, e acho que tem alguns fungos. Ela tmbm apresenta um aspecto de "descascado" no vidro, (não rachado, nem arranhado).

A lente, se estivesse em boas condiçoes, seria uma boa aquisição. Mas - pelo que vc falou, se ela está suja, tem fungos e está descascando ( isso é um sintoma que o coating está saindo da superficie ), então - na minha opinião - não vale a pena.

abraços,
Herik


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2013, 10:09:45
A lente, se estivesse em boas condiçoes, seria uma boa aquisição. Mas - pelo que vc falou, se ela está suja, tem fungos e está descascando ( isso é um sintoma que o coating está saindo da superficie ), então - na minha opinião - não vale a pena.

abraços,
Herik

Coating "saindo da superfície" é algo meio estranho de se imaginar. Normalmente o coating é removido por fricção ou limpeza abrasiva.

Isso mais parece descolamento dos elementos, ou, ainda, oxidação do cimento que une os elementos em alguns tipos de objetiva.
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2013, 01:46:03
Coincidentemente, tenho uma Nikon F2a e uma lente 50/2 (essa lente é de foco manual e pode ser usada na D7000 em prioridade de abertura ou manual).
A lente em si é extremente nítida e se em boas condições já quase vale o valor mencionado (comorei a minha no eBay e me saiu por quase 200 reais (sem pagar imposto), vindo da Inglaterra.
A camera dispensa comentários e por si só já vale o que ele está pedindo se em boas condições (se for o caso, a lente esta cindo de brinde e talvez vale a pena gatar uns 100 reais para dar uma geral nela).
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 01:56:29 por fcsergio »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:14:21
Eu acho que a F2 por si só já vale o valor! Coloque um Ilford HP5+ e veja o que é fotografia de verdade!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:34:44
Eu acho que a F2 por si só já vale o valor! Coloque um Ilford HP5+ e veja o que é fotografia de verdade!

Nossa, pesquisei um pouco sobre esse filme que mensionou, deu uma vontade louca de gastar esses R$ 350 na F2 ^^


dsmorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:39:23
Coincidentemente, tenho uma Nikon F2a e uma lente 50/2 (essa lente é de foco manual e pode ser usada na D7000 em prioridade de abertura ou manual).
A lente em si é extremente nítida e se em boas condições já quase vale o valor mencionado (comorei a minha no eBay e me saiu por quase 200 reais (sem pagar imposto), vindo da Inglaterra.
A camera dispensa comentários e por si só já vale o que ele está pedindo se em boas condições (se for o caso, a lente esta cindo de brinde e talvez vale a pena gatar uns 100 reais para dar uma geral nela).

Tirei uma foto com essa lente na D3100. Foi meio na corrida. Ela estava visivelmente suja e como não tenho muita experiencia sem o fotometro elas não ficaram nada boas, pareceu que tirei uma foto, de uma foto antiga ^^.

Vou tirar uma foto do estado da lente e tentar tirar umas fotos melhores com ela na D3100 e posto aqui.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 10:40:38 por dsmorais »