Autor Tópico: Compacta premium ou DSLR?  (Lida 4378 vezes)

Sérgio Soares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 26 de Janeiro de 2013, 16:51:11
Pessoal,

Estou com uma dúvida grande.

Estarei na Inglaterra em abril e penso em comprar um câmera.
Já tive uma D3100 com 18-55 e uma T3i com 18-55 e uma 50mm 1.8.
Vendi tudo há algum tempo e estou atualmente com uma Canon S95 que com um tripézinho me atende muito bem.

Mas como sou apaixonado por fotografia penso em comprar uma câmera mais completa.
Não pretendo me profissionalizar, mas gosto de estudar fotografia e sair para tirar fotos.
Mas já fui assaltado uma vez (não me roubaram a câmera mas ficou um pouco de paranóia) e fico receoso em investir em uma D7000 por exemplo, com várias lentes e depois levarem tudo. Por esse motivo, a T3i ficou muito tempo na mochila, no quarto, saindo apenas para pegar um sol (por isso vendi), enquanto que a S95 é fiel companheira em vários momentos.

Pergunto a vocês que pela experiência talvez já se perguntaram isso.

Compro uma Canon G15? Uma Oly ZX-1? Uma Lumix LX-7? Uma Sony RX100?
Ou fico com a S95 e invisto em uma D5100 com uma lente 18-105 + uma 35mm 1.8?  Os preços variam mas estão dentro do meu orçamento. Até porque a RX100, ZX1 e a LX-7 não são muito diferentes da S95, que eu já tenho.

Em libras (1 libra = 3,20 reais) - preços da Amazon UK:

Canon G15 - 412 libras
Panasonic Lumix LX-7 - 345 libras
Olympus ZX-1 - 256 libras
Sony RX100 - 448 libras

Nikon D5100 com 18-55 - 420 libras
Lente Nikkor 35mm 1.8 - 152 libras
Nikon D5100 com 18-105 - 554 libras

Alguém tem apólice de seguro em empresa confiável de uma DSLR completa?

Na minha empresa as pessoas tiram dúvidas comigo de fotografia e compram DSLRs para fotografiar no modo point-and-shot, comprando a câmera mas nem sabendo o que é profundidade de campo, mas eu mesmo me pergunto muito se vale a pena investir em uma câmera que chama atenção, considerando as excelentes opções de compactas que temos, com controle manual e com um tripé, que cabem em qualquer bolso.

Abraços!
Sérgio


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2013, 17:36:04
Olá, Sérgio!! Bom, estou passando pelo mesmo dilema que você. Tenho uma S95 que estou vendendo porque minha intenção é pegar uma DSLR. Se eu pudesse manter a minha S95, a manteria e compraria a profissional para fazer fotos em lugares mais específicos mesmo. Como não tenho a única solução é passar pra frente pra conseguir pegar a outra. A Sony rx100, apesar de dizerem ser muito boa, acho que o investimento não vale. Como discuti com uma pessoa aqui do fórum, com o valor dela da pra pegar uma T4i lá fora. Na minha opinião, ficaria com a s95 e compraria a dslr, já que tem a grana pra isso. Foi o que me indicaram a fazer, mas infelizmente pra mim não dá no momento. Rs


Sérgio Soares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2013, 18:06:31
Olá Enic!

Pois é, a S95 é uma câmera excelente e super discreta. Mas quando eu penso no que dá para fazer com uma 35mm 1.8 ou com uma Tokina 11-16mm, dá vontade de voltar para as SLR. O foda é o medo de ficar levando esse equipamento.. Pior é deixar tanto investimento guardado por causa disso.

Tem um detalhe que eu não comentei, que é eu gostar bastante de fotografar com o viewfinder. Por isso tenho uma boa inclinação para a Canon G15. Mas não sei até que ponto vale a pena comprá-la, considerando que tenho a S95.

Estive olhando a Nikon D90 com lente 18-105mm, que lá sai por 549 libras, ou R$ 1800. Agora dizem que a D5100 é melhor que a D90 por causa do sensor, que na 5100 é igual ao da 7000. Aí que aumentou ainda mais a confusão! rsrs

Abraços!!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2013, 18:09:03
Cara, a rx100 está muito acima da s95, o sensor é 4 vezes maior... Mas, também acho bem cara... Mas também se é pra não usar a dslr nunca por ser perigoso na rua, talvez a rx100 seja uma boa pedida mesmo... Cabe no bolso de uma jaqueta tranquilamente, lente clara em wide, muito bem construida, 20mpx, pode cropar bem as fotos, sem contar no video excelente.
Ah, detalhre: eu acabei de vender a minha pois também vou comprar uma t4i ;)
Tecpix + motorola do guga


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2013, 00:33:33
A melhor alternativa para você. As minhas sugestões são: Olympus OMD EM5 ou Sony NEX 6 ou 7.
Pq? Qualidade de imagem no mesmo nível que DSLRs mas com mais portabilidade e discrição.

Dê uma rápida pesquisada aqui no MF e vc verá. Hoje a melhor câmera para os amantes da fotografia e querem algo top e com portabilidade é a OMD. Seu preço + lente top está na faixa de 1.500 dólares.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2013, 10:35:40
O corpo de uma OMD estava em  US$ 1000,00. Eh realmente uma camera top mas se vc pegar uma NEX F5, por exemplo, ela casa bem com varias lentes mecanicas de todos os sistemas devido ao sensor DX e fator de crop de 1.5x. Acho um bom fator a se considerar, caso pegue uma mirrorless.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2013, 10:38:03
Pense em uma Sony NEX 5N. É uma ótima câmera e tem um custo razoável.


Sérgio Soares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2013, 11:46:04
A melhor alternativa para você. As minhas sugestões são: Olympus OMD EM5 ou Sony NEX 6 ou 7.
Pq? Qualidade de imagem no mesmo nível que DSLRs mas com mais portabilidade e discrição.

Dê uma rápida pesquisada aqui no MF e vc verá. Hoje a melhor câmera para os amantes da fotografia e querem algo top e com portabilidade é a OMD. Seu preço + lente top está na faixa de 1.500 dólares.

tsouto,

Realmente são boas opções, mas bem carinhas.
Eu tô achando melhor partir para um kit tipo o seu, talvez pegando uma D5100 ao invés da D90.
Aliás, parabéns pelas belas fotos no flickr!
Gosto muito de desfocar, e uma lente 35 1.8 me anima bastante. Já tive uma 50mm só que acho ela pouco prática, principalmente para retratos, você tem que afastar 1 km para conseguir a foto rs! E a pessoa te olhando, tipo, você tem uma câmera cara dessas e não sabe usar o zoom hahahahaha

Continuo com bastante dúvida, ainda mais vendo as sugestões do pessoal, das Sony.
Pelo que vi, tem uns 20 modelos de compactas com lentes intercambiáveis. É para deixar qualquer um confuso.
A questão é que eu gosto de fotografar com o viewfinder e só a NEX 6 ou 7 que permitem.
Só que com esse valor eu compro a D5100 + 1 lente bacana...
O que eu queria mesmo é uma tokina 11-16mm f2.8, pois adoro paisagens. Mas ela custa uma DSLR com lente.

Eita dúvida danada.

Fernandez, mad666 e Bretas,
Obrigado a todos vocês pelas dicas!

Abraços!
Sérgio

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2013, 11:47:03 por Sérgio Soares »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2013, 11:48:00
A Sony Nex  5N não tem viewfinder.
Mas acho que para quem quer aprender fotografia é uma boa. Depois dá para usar as lentes da NEX nas Sony SLT com adaptador. Inclusive, uma A57 ou A77 é uma boa pedida também.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


gabriel guagneli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2013, 10:18:31
Bom dia,

Alguem tem alguma sugestao de uma superzoom que atenda bem a necessidade de fotografar produtos? No meu caso serao fotos de calçados para utilizar em loja virtual e catalogo digital. Estou montando um mini estudio com iluminacao.

Qual a camera que indicariam para este tipo de trabalho? Ou ainda uma Dslr de entrada com lente 18-55mm seria mais eficaz?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2013, 10:22:23
Bom dia,

Alguem tem alguma sugestao de uma superzoom que atenda bem a necessidade de fotografar produtos? No meu caso serao fotos de calçados para utilizar em loja virtual e catalogo digital. Estou montando um mini estudio com iluminacao.

Qual a camera que indicariam para este tipo de trabalho? Ou ainda uma Dslr de entrada com lente 18-55mm seria mais eficaz?

tópico juntado já que a dúvida é muito semelhante.
e se não fosse pra pegar uma reflex, uma compacta premium seria bem melhor do que uma superzoom.



gabriel guagneli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2013, 10:31:05
Ok. mas uma reflex qual seria a indicada para fotos still? e qual a lente atenderia bem a necessidade?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2013, 10:38:52
Ok. mas uma reflex qual seria a indicada para fotos still? e qual a lente atenderia bem a necessidade?
Qualquer DSLR de entrada lhe atenderá para fotos still. O importante sāo acessórios como lentes, flash e tripé.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2013, 10:48:22
Ok. mas uma reflex qual seria a indicada para fotos still? e qual a lente atenderia bem a necessidade?

Para assunto sobre câmeras reflex, peço que por favor, utilize a sala correspondente.  :ok:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=11.0
Aliás,antes de abrir um tópico por lá, por favor, dê uma pesquisada. Olhe os tópico já existentes, utilize a ferramenta de busca através do google http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73293.0
é bem provável que sua dúvida já tenha resposta pronta.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:48:24
se eu fosse vc pegava uma canon g1x