Autor Tópico: Fotometria emprestada funciona?  (Lida 14790 vezes)

Paulinho Cé

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Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2006, 08:31:08
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Paulo:

Quando o fotógrafo "obedece ao fotômetro" e principalmente quando ele usa modos de medição não pontuais (ou quase), aí o Roberto tem razão, ele está funcionando como o automático da cãmera, e seria equivalente usar um dos sistemas como prioridade de Abertura ou de Velocidade, conforme a situação.

Minha maneira de fotometrar hoje em dia é um arremedo do sistema de zonas. Eu pego um tom da cena, geralmente um tom claro ou um tom médio que seja importante, e meço tendo apretado o * antes (na 300d, a mesma câmera que a sua). Faço isso já com o diafragma escolhido em função do DOF que desejo. Dirijo o centro da lente para o ponto de meu interesse e então ponho esse ponto na Zona em que deve ficar na foto.

Fazendo isso os outros tons se arrumam em relação a esse e a fotometria tem ficado bastante do meu gosto, isto é, com certa naturalidade dos tons. Além disso é preciso vigiar as altas luzes também para evitar estourarem.
Ivan, de certa forma eu faço esta medição tambem pois aponto para o inseto,objeto da foto e depois faço a composição.
É incrível constatar que um macrofotografo vive uma realidade bastante diferente dos demais estilos, pois lida na sua maioria com BG´s desfocados, pequenas aberturas, baixas velocidades e POV´s peculiares.
No meu caso, é mais grave ainda pois desde que comecei a fotografar, fiz quase que somente fotos em macro, e tudo que li e experimentei foi relativo à elas.
Com a atenção voltada ao estilo que sempre senti ser o meu preferido, praticamente ignorei o que não se referia à ele, involuntáriamente é claro, pois li bastante mas não exercitei outros estilos.
Veja o caso dos dois planos numa pergunta que postei outro dia: Foi uma situação nova para mim pois andei bastante restrito ao macromundo e nunca havia tentado fazer esse tipo de foto.
Alguns comentarios recomendando o uso do automatico, fez-me sentir totalmente amador e inexperiente, o que julgo contrariar as boas macros que ja fiz, mas não deixa de ter uma certa consistência em relação aos demais estilos de fotografia.
E então eu pergunto: como determinar uma abertura certa para uma composição?
Baseado na experiência? claro que sim, pois até eu sei que para aumentar do DOF preciso diminuir a abertura, mas como não tive um aprendizado com cameras de filme, que exigem bastante conhecimento e regulagem todas "no braço", por isso ainda vou errar muito até adquirir o conhecimento necessário.
É o que ando fazendo agora no inverno, quando as libélulas estão de férias, fotografo pontes de arame, carroças e lugares,  para  obter esse conhecimento.

Abraços

Paulinho Cé
 
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AluiZio

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Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2006, 09:03:53
Uso o fotometro da FM2 com a objetiva de 50 mm para fotografar com a Hassel e objetiva de 80 mm. Para garantia faço tres fotos: uma antes e outra após o resultado da fotometria.
Agora, com digital melhor ler o que o Ivan de Almeida escreveu.
AluiZio -


GMarigo

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Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2006, 16:49:36
Eu pedi um teste só.

Mais uma vez vc se mostra arrogante na resposta pq um "leigo", que vc não sabe o q faz da vida, fala algo diferente de vc. E não é a primeira vez. Eu estou falando de fotometria, e não do resultado final, não precisamos entrar em estudos de como a máquina processa o jpeg. Vc não precisa nem apertar o disparador até o fim para fazer o teste!
Eu sei muito bem o que são padrões e normas. Não preciso desse sermão todo. Eu já testei isso com algumas cameras e o resultado foi sim diferente, mas seu diploma em engenharia quase se rasga na sua parede quando algo o conhecimento adquirido empiricamente é diferente dos seus conceitos. Já testei uma D2X com minha 20D e 300D e um Sekonik L-358. Teste outras máquinas para ver se minha informação procede ao invés de escrever longos textos me atacando e explicando o q são normas. Pode ser que sejam só as minhas (e de outras n pessoas q já fizeram o teste na internet) sejam assim. Pode ser que seus resultados sejam perfeitamente dentro das especificações, mas não vou te chamar de burro caso contrário.

Gosto muito do fórum principalmente pela ausência da rivalidade Canon x Nikon que é a coisa mais chata que tem onde as pessoas só querem afirmar que tem a melhor camera possível. Mas acho que vou dar um tempo ou quem sabe achar outro que também seja do meu gosto mas que role mais troca de informação e menos verdades absolutas. Provavelmente vou receber mensagens de apoio de outros usuários como da última vez que você foi arrogante e eu chamei atenção para isso, pois muitas pessoas percebem isto e não tem coragem de reclamar.

Só peço q faça o teste para informar o pessoal do forum ou pesquise na internet para ver se não existem outras pessoas que também chegaram a esta conclusão.
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Paulinho Cé

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Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2006, 18:07:22
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Eu pedi um teste só.

Mais uma vez vc se mostra arrogante na resposta pq um "leigo", que vc não sabe o q faz da vida, fala algo diferente de vc. E não é a primeira vez. Eu estou falando de fotometria, e não do resultado final, não precisamos entrar em estudos de como a máquina processa o jpeg. Vc não precisa nem apertar o disparador até o fim para fazer o teste!
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Só peço q faça o teste para informar o pessoal do forum ou pesquise na internet para ver se não existem outras pessoas que também chegaram a esta conclusão.
Pra quem será este comentário???????
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Xiru

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Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2006, 18:19:00

 
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Xiru

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Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2006, 18:26:49
:snack:
Bom, agora voltando ao diálogo dos matemática e semanticamente desfavorecidos:

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Cara, Xiru, eu tava pensando exatamente nisso. A pessoa tem que tomar cuidado com a mídia e a latitude, realmente...

Provavelmente estouraria se a fotometria fosse a mesma. Me parece que nesse caso a slr é melhor nas baixas luzes, entao seria mais aconselhável fotometrar 1, 1/3 a 2/3 EV para menos e depois se tiver algum problema arruma no RAW. Mas aí vai de cada sensor realmente.

O bom do negativo é ele chegar próximo do branco, sem estourar e ainda manter uma saturação interessante. Em digital (maioria), bateu o branco ja era.

Mas no caso eu acho que tem um pouco de diferença do que o problema proposto pelo Zyk, por que no caso dele a fotometria seria feita com a digital e a foto com a 35mm. Raramente alguem vai fotometrar com uma 35mm e usar na digital, ja que todas vêm com fotometro.

No mais, acredito que pegar fotometria emprestada requer um cuidado especial com mídias de baixa latitude, como o cromo.

Sim, Roberto, é mesmo uma questão diferente da do Zyk, mas fiz pensado mais na coisa da fotometris emprestada, mesmo sabendo ser um caso pouco provável. Só um exercício de imaginação mesmo. :) E era isso mesmo que eu tava pensando, essa diferença da latitude (mesmo que ISOs sejam idênticos em todas câmeras e etc) requer alguns cuidados na hora de fazer a foto.  
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Leo Terra

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Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2006, 19:16:28
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Eu pedi um teste só.

Mais uma vez vc se mostra arrogante na resposta pq um "leigo", que vc não sabe o q faz da vida, fala algo diferente de vc. E não é a primeira vez. Eu estou falando de fotometria, e não do resultado final, não precisamos entrar em estudos de como a máquina processa o jpeg. Vc não precisa nem apertar o disparador até o fim para fazer o teste!
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Gosto muito do fórum principalmente pela ausência da rivalidade Canon x Nikon que é a coisa mais chata que tem onde as pessoas só querem afirmar que tem a melhor camera possível. Mas acho que vou dar um tempo ou quem sabe achar outro que também seja do meu gosto mas que role mais troca de informação e menos verdades absolutas. Provavelmente vou receber mensagens de apoio de outros usuários como da última vez que você foi arrogante e eu chamei atenção para isso, pois muitas pessoas percebem isto e não tem coragem de reclamar.

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Gabriel vc está tratando empiricamente de algo que envolve uma infinidade de fatores e do qual o único que não influencia no brilho é a sensibilidade definida pelo padrão ISO.
Me desculpe, mas tal posição mostra sim uma posição de total desconhecimento de causa, vc sequer foi ler o artigo que recomendei que mostra como a curva de latitude é o fator que mais afeta o BRILHO de uma imagem, ISO não tem absolutamente nada a ver com BRILHO, seus testes empíricos e seus comentários (assim como  não só não possuem fundamento como demonstram total falta de conhecimento sobre o assunto e a norma técnica que define a sensibilide de mídias fotográficas.
Não procurei ser arrogante, apenas constatei uma falha no seu raciocínio e lhe indiquei um material para ler, vc continua persistindo no mesmo raciocício falho sem sequer ter entendido o que eu disse,prefiro acreditar que vc está tendo dificuldades para entender a norma (o que seria aceitável para um leigo no assunto) do que encarar que vc está discutindo algo sem sequer ler o que estou escrevendo (o que demonstraria total ignorância e arrogância), se vc estiver disposto a aprender e compartilhar podemos continuar, caso contrário continue com seus testes empíricos mal feitos que o levam a conclusões equivocadas que para mim está tudo bem, realmente não mudará nada em minha vida.
« Última modificação: 16 de Junho de 2006, 19:49:09 por Leo Terra »
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Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2006, 19:38:41
Só para tentar ajudar no entendimento...
Sabe o que essas duas mídias tem em comum????
Exatamente o MESMO ISO e a MESMA latitude (portanto exatamente a mesma sensibilidade).

Porém uma delas fará imagens com pouco brilho (ou escuras) e outra fará imagens com muito brilho (mais claras).
 
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Xiru

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Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2006, 19:54:55
Perai, me perdi: a que duas mídias vc se refere, Leo?
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Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2006, 19:56:57
As representadas no gráfico.
No eixo Y temos Saturação.
No X a sensibilidade ISO.
A linha azul representa o rendimento de uma mídia e a vermelha a de outra mídia.
 
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Resposta #25 Online: 16 de Junho de 2006, 20:05:23
OK, beleza.

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Porém uma delas fará imagens com pouco brilho (ou escuras) e outra fará imagens com muito brilho (mais claras).

Bem, por isso que lááááá em cima eu disse "próxima, aproximada". Acho que não fui claro mesmo, pois o Zyk perguntou se a exposição seria aproximada, e eu queria era colocar a idéia de que o resultado final, lá na frante, poderia ser um pouco diferente, emboa a mesma exposição. Uma imagem com "pouco brilho e a outra com muito brilho".


--
(in)felizmente chegou a hora de curtir um pouco o resto da semana. Mas tá boua a vontade de ficar aqui pensando.

Abraço a todos!
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

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Resposta #26 Online: 16 de Junho de 2006, 20:05:30
Paulo.

Veja, se você aponta a câmera par o inseto, o que acontecerá? Bem, se você stiver usando medição spot então ela interpretará o inseto como cinza médio 18%. Pois bem, e aí? Aí que se o inseto for preto, a foto vai ficar superexposta.

Se, contudo, você usa medição média (sem apertar o *), então dependendo do fundo tudo pode ir bem, mas por bem que vá, não será exatamente algo muito controlado.

Esse método que expliquei permite um controle efetivo do resultado. Por exemplo, eu vou fotografar aluém com uma camisa branca. Eu posso medir a camisa branca apontando o centro da lente para ela tendo antes apertado o *.

Se eu centralizar o fotômetro, minha camisa branca será capturada como cinza, e o hitograma da foto ficará todo para o lado esquerdo.

Então eu penso o seguinte... Quero que a camisa branca fique muito clara, mas sem estourar e guardando texturas, mesmo que poucas.

Aí, continuando com a seleção do * (que fixa uma medição), ponho o fotômetro na seguinte posição:

-2 . . 1 . . " . . 1 . |  2+

Percebeu? Botei o fotômetro quase lá no 2+, pois ele é o extremo antes de estourar. Botei um pontinho antes, isto é, peguei aquele branco e botei naquela zona onde o branco não estourou mas já tem menos detalhes.

O mesmo vale para qualquer tom. Desde que você anteveja em que posição da escala deve ficar aquele tom em relação aos outros, basta botá-lo ali que os demais tons se arrumam em seus lugares.

Escrevi de forma compreensível?

Abraços,
Ivan


Alex Biologo

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Resposta #27 Online: 16 de Junho de 2006, 20:09:37
Léo, já te falei ao vivo uma vez e agora vou falar por escrito.

Cara, a sua escrita não é a maneira mais digamos assim sutil de comunicação que existe. Até entendi que não era pra ser uma resposta arrogante, quem te conhece pessoalmente sabe que realmente não foi, mas procure ler de novo a sua sequência de mensagens e vai perceber o comentário realmente foi pesado.

Galera vamos com calma, todo mundo está aqui pra aprender e trocar informações, quanto mais gente a fim de trocar informações, melhor ainda
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
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Ivan de Almeida

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Resposta #28 Online: 16 de Junho de 2006, 20:54:33
Alex, Leo e Gabriel:

Leo, o Alex tem razão. Você sabe que gosto imensamente de conversar com você, e que muitas vezes aprendi com você coisas que julgava diferentes, mas há uma forma de transmitir isso sem que pareça afrontante.

Por uma série de características minhas, consigo conviver com isso sem me irritar muito, mas às vezes, confesso, é preciso contar até 10 -risos.

Não importa muito se você tem ou nãop raz;ao. A razão não é tudo em uma conversa, e a razão tem uma certa relatividade.

Tanto o Gabriel quanto você são boas âncoras deste fórum, e leio de ambos boas opiniões.  


Paulinho Cé

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Resposta #29 Online: 17 de Junho de 2006, 09:39:10
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Escrevi de forma compreensível?

Abraços,
Ivan
Ivan, realmente não sei nada de fotometria, li bastante sobre AELock e nunca usei.
Eu te pergunto: a 300D tem medição Spot?
A interpretação para cinza médio 18% depende da cor do objeto medido ou da sua iluminação ? Isso só acontece quando se usa o AELock ou só no modo Spot?
Se a 300D não tem medição spot, a medição média seria o mesmo que um "automatico" da vida, apenas com controle de super ou sub expor sem considerar cinza médio 18% ? O que tudo isso tem a ver com White Balance?

Voce deve estar rindo com estas perguntas mas eu devo reconhecer que não sei nada de fotografia.



 :cry_1:

Muito obrigado pela paciencia. :thmbup:  
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