Autor Tópico: Fotometria emprestada funciona?  (Lida 14908 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 17 de Junho de 2006, 10:13:45
Citar
Citar
Escrevi de forma compreensível?

Abraços,
Ivan
Ivan, realmente não sei nada de fotometria, li bastante sobre AELock e nunca usei.
Eu te pergunto: a 300D tem medição Spot?
A interpretação para cinza médio 18% depende da cor do objeto medido ou da sua iluminação ? Isso só acontece quando se usa o AELock ou só no modo Spot?
Se a 300D não tem medição spot, a medição média seria o mesmo que um "automatico" da vida, apenas com controle de super ou sub expor sem considerar cinza médio 18% ? O que tudo isso tem a ver com White Balance?

Voce deve estar rindo com estas perguntas mas eu devo reconhecer que não sei nada de fotografia.



 :cry_1:

Muito obrigado pela paciencia. :thmbup:
Paulo: Todfos nós somos sábios e ignorantes ao mesmo tempo. Sabemos algumas coisas, ignoramos outras, e por isso que é legal essa conviv~encia, pois trocamos os saberes.

Vamos lá...

A Canon 300D não tem fotometria SPOT, mas tem fotometria central de 9% do quadro, que para grande parte das coisas susbstitui a spot perfeitamente. A Spot mede 1% do quadro, mas a central permite medirmos coisas como camisas, nuvens, etc de forma bem satisfatória. Eu não tenho sentido necessidade da spot, a 9% tem me atendido completamente.

Quando em modo manual papertamos o botão lateral direito interno que tem um * sobre ele, isso seleciona o modo 9% de medição (página 78 do manual). Você aponta o centro da lente para a área que deseja medir, aperta o * e a câmera fixa essa referência de fotometria, mesmo que você aponte para outro lugar. No meu exemplo anterior, aponto para uma camisa branca, aperto o * e depois vou regulando a velocidade para escolher a Zona em que vou colocar aquele tom na fotografia. No caso-exemplo, escolhi 1/3 de ponto antes de +2 E, para ter o branco sem estourar mas já sem muita textura.

Isso corresponderia, grosso modo, à Zona 9 do Sistema de Zonas do Ansel Adams.

Observe no gráfico abaixo...

A Zona 9 é aquela com tons mas sem texturas, como eu disse que seria minha camisa branca. Como a latitude da digital é menor, você precisa ajustar o sistema de Zonas á sua latitude, bastando entender que a Zona 5 é o fotômetro no meio, a Zona 9 é o fotômetro um ponto antes de +2, a Zona 8 é o fotômetro dois pontos antes de +2, etc. É claro que a escala é um pouco diferente, mas aproximamos os conceitos.



Veja, uma fotografia tem todos esses tons, então se você pegar um tom do quadro é o colocar, da maneira como falei acima, na Zona que ele deve ficar, os outros tons vão ocupar seus locais dorrespondentes. Isso independentemente da luminosidade geral do quadro que é a leitura automática. O quadro pode ser de areia do deserto. Aí você vai medi-la, colocá-la nas zonas 7, 8 e 9, e pronto, a o que não for areia ficará nas zonas escuras. Se fosse leitura automática o fotômetro colocaria a areia nas zonas 4, 5 e 6 da fotografia, pois interpretaria a luminosidade méida do quadro como cinza médio (zona 5)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 17 de Junho de 2006, 10:27:57
extraído do site www.mariomarino.com.br
Citar
Como dissemos, a atribuição inicial deve ter como escolha a região de sombra do sujeito. Assim, comece por decidir se esta região mais escura do sujeito deve ser colocada, por exemplo, na Zona II, na III, etc. Esta decisão é totalmente arbitrária e nada lhe impediria de se decidir por uma outra zona. Esta decisão pode ser facilitada pensando no significado de cada zona em termos de textura ou detalhes: ao se decidir pela Zona II, por exemplo, você estará se dizendo: quero sensação de sombra densa onde a informação é apenas sugerida. Alternativamente, se você deseja detalhes firmemente apresentados, então a Zona III pode ser uma boa escolha. Talvez deseje sombras suaves, leves: pense então na Zona IV.

Muito bem definido, inclusive quanto à escolha ARBITRÁRIA de que tom deve ter algo na fotografia. Esse arbítrio é exatamente o que torna a fotometria manual e interpretativa diferente da automática.

 


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 17 de Junho de 2006, 12:04:55
Pessoal,uma dúvida bem de iniciante mesmo.Estou devorando quase todos os topicos passados daqui do Mundo fotográfico e algo que ainda tenho algumas dúvidas é sobre o funcionamento da função para compensação da exposição.
Depois de muito ler por aqui,e de ler muito o que o Ivan escreve,o fotometro da minha camera fica sempre em Spot e eu uso o mesmo metodo para fotometrar que o Ivan descreveu.
Mas eu sempre compenso os valores do fotometro colocando um ponto ou dois a mais na abertura ou na velocidade para compensar,por exemplo, algo branco que sairia cinza 18%,certo?
Nunca uso a funçao da compensação. :doh:
Como ela funciona?Como ela compensa o valor exposição em +2EV até -2EV?
valeu galera :thmbup:  
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 17 de Junho de 2006, 12:14:03
Diogo:

Sinceramente, nem sei onde fica esse troço na minha câmera, se ela tem isso, etc. Se você fotometra por zonas, não há a mínima utilidade em compensar fotômetro. É só um atrapalhante a mais.

Compensação de fotômetro é uma maneira torta de fotometrar que provém do uso do automatismo. Se você não fotometra no automático, ela não tem função alguma.


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 17 de Junho de 2006, 12:25:38
Valeu,Ivan!
Sempre leio os teus post aqui.
A qualidade das minhas fotos(ainda meui ruinzinhas) estão melhorando bastante com o que o que Vc,O Leo Terra escrevem.
Mesmo assim,eu queria saber só como funciona essa função na maquina.
Pelo que li antes, Vc pode controlar o  valor da exposição através do ISO,Da velocidade,Da abertura e do controle das luzes externas(se for num estudio,correto?). No que esse botão mexe?
abraços
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 17 de Junho de 2006, 12:29:44
Citar
Valeu,Ivan!
Sempre leio os teus post aqui.
A qualidade das minhas fotos(ainda meui ruinzinhas) estão melhorando bastante com o que o que Vc,O Leo Terra escrevem.
Mesmo assim,eu queria saber só como funciona essa função na maquina.
Pelo que li antes, Vc pode controlar o  valor da exposição através do ISO,Da velocidade,Da abertura e do controle das luzes externas(se for num estudio,correto?). No que esse botão mexe?
abraços
Diego:

A compensação de exposição meramente desloca a refer~encia do fotômetro em relação ao cinza 18% para mais ou para menos. Digmos que ela "descalibra controladamente o fotômetro".

Não serve para nada.


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Junho de 2006, 13:17:20
Citar
Muito bem definido, inclusive quanto à escolha ARBITRÁRIA de que tom deve ter algo na fotografia. Esse arbítrio é exatamente o que torna a fotometria manual e interpretativa diferente da automática.
É preciso treinar a visão para identificar a zona onde queremos colocar o objeto.
Vou fazer umas experiencias depois posto os resultados aqui.

Obrigado Ivan.
Abraços

Paulinho Cé
« Última modificação: 17 de Junho de 2006, 13:18:54 por Paulinho Cé »
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #37 Online: 17 de Junho de 2006, 13:28:37
Citar
extraído do site www.mariomarino.com.br
Citar
Como dissemos, a atribuição inicial deve ter como escolha a região de sombra do sujeito. Assim, comece por decidir se esta região mais escura do sujeito deve ser colocada, por exemplo, na Zona II, na III, etc. Esta decisão é totalmente arbitrária e nada lhe impediria de se decidir por uma outra zona. Esta decisão pode ser facilitada pensando no significado de cada zona em termos de textura ou detalhes: ao se decidir pela Zona II, por exemplo, você estará se dizendo: quero sensação de sombra densa onde a informação é apenas sugerida. Alternativamente, se você deseja detalhes firmemente apresentados, então a Zona III pode ser uma boa escolha. Talvez deseje sombras suaves, leves: pense então na Zona IV.

Muito bem definido, inclusive quanto à escolha ARBITRÁRIA de que tom deve ter algo na fotografia. Esse arbítrio é exatamente o que torna a fotometria manual e interpretativa diferente da automática.
E quando Xiru e eu falamos que a fotometria tem algo de subjetivo em outro tópico, nos responderam dizendo que a fotometria é algo puramente técnico e objetivo...

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=7824&st=0
« Última modificação: 17 de Junho de 2006, 13:29:09 por Roberto O. Almeida »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 17 de Junho de 2006, 13:30:39
Citar
É preciso treinar a visão para identificar a zona onde queremos colocar o objeto.
Vou fazer umas experiencias depois posto os resultados aqui.

Paulo

Se você usar como referência os tons claros, fica bem mais fácil.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #39 Online: 17 de Junho de 2006, 13:32:47
Roberto:

É subjetiva na intenção e técnica no método.

A técnica é mais fácil de compreender que a intenção.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #40 Online: 17 de Junho de 2006, 13:34:50
Citar
Roberto:

É subjetiva na intenção e técnica no método.

A técnica é mais fácil de compreender que a intenção.
Essa é a conclusão que cheguei, mas evitei continuar o debate no outro tópico pois ficamos andando em círculos...


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Junho de 2006, 18:27:52
Amigos,

Após tudo o que foi dito sobre fotometria neste tópico, fiz umas fotos com a 300D e a Canon 100mm macro para comparar .

f4.5
1/25s
comp. focal 100mm
Iso 200
medição= Médio 0EV


f4.5
1/60s
comp. focal 100mm
Iso 200
Medição = Parcial


f4.5
1/50s
Comp. focal 100mm
Iso 200
Medição = Médio 0EV


f4.5
1/80s
comp. focal 100mm
Iso 200
Medição = Parcial


Fotos feitas em RAW e convertidas sem qualquer alteração.
Nas que foram feitas fotometrando a média em 0EV percebe-se claramente as luzes altas estouradas e nas outras não.
As primeiras foram utilizados os tons escuros e na segunda série os tons claros.

Abraços

Paulinho Cé
« Última modificação: 17 de Junho de 2006, 18:31:07 por Paulinho Cé »
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 17 de Junho de 2006, 18:51:02
Paulo.

E o que você achou do método?

Sentiu mais controle sobre os resultados?



 


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Junho de 2006, 19:29:14
Citar
Paulo.

E o que você achou do método?

Sentiu mais controle sobre os resultados?
Ivan, a princípio estranhei pois sempre usei o 0EV e agora com este método é preciso pensar na escala de zonas para posicionar o ponto focalizado.
Talvez com um pouco de treino fique mais fácil, pois toda mudança gera impacto.
O importante é que pensei bastante sobre isso tudo e como voce mesmo disse em seu site, as coisas que a gente pensa ficam rodando em nossas cabeças e uma hora elas são postas em prática.
Mesmo sendo as primeiras fotos eu achei o resultado bastante satisfatório.

Abraços

Paulinho Cé
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 17 de Junho de 2006, 22:15:35
Bom se fui afrontante me desculpem, realmente a Internet é complicada pois não conseguimos passar as devidas entonações para o que estamos falando. Mas como eu já disse não foi o meu objetivo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.