Gabriel a Canon é PERFEITAMENTE ajustada ao padrão ISO.
Ela é signatária e usa o padrão ISO como referência de sensibilidade, pesquise um pouco mais sobre normatização antes de entrar nessa onda, porque em engenharia não existe esse papo de falar que segue uma norma e não seguir, isso pode caçar o diploma do engenheiro que assina o projeto.
A norma ISO define que o ponto de sensibilidade é o de máxima saturação da mídia... sensibilidade não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com quão clara é a imagem, sei que é difícil para o leigo entender isso, mas o padrão ISO é definido matematicamente pela curva de saturação, a curva de saturação é o que define quão clara será uma imagem crua, além disso o pós-processo ou "revelação" são responsáveis por elevar ou não (a critério do fabricante) o quão brilhante será uma imagem. Câmeras digitais tem tendência a gerar imagens mais escuras pelo desequilíbrio do sensor para o lado da sombra, no caso a latitude da Canon colabora para geração de imagens mais claras. Isso tem um mundarel de implicações, uma delas é que a preservação de luzes altas se torna mais complexa, mas isso tudo tem tudo a ver com o equilíbrio e a qualidade da curva de saturação e não com sensibilidade que é bem definida matematicamente e tem a ver apenas com o ponto de máxima qualidade do sensor, que pode ocorrer de forma diferente dentro das curvas de saturação.
Esta é (inclusive) uma das maiores diferenças do filme para o digital, o filme tende a ter uma curva de latitude que favorece imagens bem mais claras, enquanto o digital favorece a formação de imagens mais escuras, o que modifica totalmente o comportamento da mídia em relação à câmera...
O padrão ISO está disponível na Internacional Standart Organization que é responsável por gerar padrões industriais internacionais.
É importante aprender a analisar a fotografia de forma mais técnica e principalmente matemática, infelizmente discutir equipamento a fundo é coisa para que domina bem a matemática, porque é tudo padronizado por equações matemáticas que tem que ser lidas e acima de tudo entendidas para sabermos as implicações que possuem na formação da imagem.
Por fim lembre-se sempre que no digital em JPG temos uma questão interessante, que é o fato de a "revelação" ser feita na própria câmera, ou seja, os processos que antes não eram vistos pelos fotógrafos normais (digo os normais porque poucos faziam a própria revelação, isso era coisa para os feras) continuam mascaradas na câmera, com a diferença de que agora em vez de dois padrões de correção (Fuji e Kodak) temos um padrão para cada fabricante.
Eu acredito (pela curva de latitude) que o maior brilho da Canon se deve à processamento da imagem (com um deslocamento forçado do 0 da latitude, como o feito no levels), mas para confirmar isso preciso de um teste de RAW puro, se o Renato quiser podemos fazer algo aqui em Ribs mesmo rapidinho.