Autor Tópico: Canon G15  (Lida 10421 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Online: 28 de Janeiro de 2013, 15:53:44
Boas pessoal,

estou de olho nessa máquina...alguém tem? pode passar um pouco da experiência com ela? fotos próprias para ter uma idéia...?

Quem não tiver uma pode dar a opinião pra me ajudar na escolha também...  :D

Valeu,
Fernando


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2013, 09:12:59
já tive a G12 que passei pra minha irmã e hoje tenho a G1X...

A G15 tem algumas funções melhoradas em relação à G12 e apesar de nunca ter usado imagino que logicamente deve ser melhor.. veio com melhoria na abertura máxima da lente principalmente, pelo que andei lendo. A G12 era no máximo f/2.8 e a G15 veio com f/1.8 máximo. Deve ter outras melhorias mas não me aprofundei muito nisso.

De resto tem ótimos controles, facilidade de acesso às funções com botões independentes, fotografa em RAW, etc....

Só saí dessa linha pra pegar a G1X por conta do tamanho do sensor. Mas confesso que algumas coisas na G12 me agradavam mais como Seletor de ISO, função Macro, tamanho reduzido, maior durabilidade da bateria, etc...

fiz um teste simples de ISO da G1X e G12 .. dá pra ver aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79176.0
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 09:13:43 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2013, 09:17:49
Movendo para a sala de compactas pq a G15 não é uma DSLR.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2013, 13:23:55
Valeu pelas infos Luciano!

eu estou entre as duas...claro que meu interesse pela G1x se dá pelo sensor gigante, mas o tamanho e peso dela me deixaram desanimado.

A G15 tem menos sensor, mas é leve, pequena e tem a lente f/1.8 que é um pouco mais clara que a da G1x.

Entre as duas já decidi que para o meu uso a g15 está de bom tamanho...mas até agora só vi reviews e fotos de sites especializados...eu queria saber a experiência de quem tem uma pra ver se é realmente bacana...


Abraço,
Fernando


franciscosumma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2013, 18:13:54
Muito legal os seus teste ferdu. Parabéns!!

Não sou a melhor pessoa para falar de câmeras e tbm por um pouco de desânimo não usei muito, mas comprei uma G15 por não ter conseguido achar a Olympus OMD depois do Natal! :/

O pouco que usei da G15 achei bem bacana ela, tem fácil acesso para os controles e é bem completa... todas as fotos com ela eu gostei e o ajuste automático de ISO esta indo até 1600 e tira muitas fotos sem flash com qualidade muito boa... na minha antiga FX1 não imaginaria tirar fotos nas mesmas condições de luz NUNCA. rs
Sony Nex-F3
Canon G15


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 09:25:53
Obrigado pela informação Francisco.

Vou comprar provavelmente no sábado a G15... ai eu posto minha opinião ...  :D


Abraço,
Fernando


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 20:09:39
Olá, sou novo no forum e, depois de uma longa pesquisa vou optar pela G15, praticamente 3 fatores me fizeram optar por ela no final das contas: 1- tamanho, ela é bem menor que a G1x, leve e realmente cabe no bolso aqueles belos controles manuais. 2- Preço, comprando fora com as devidas taxas a G15 sai cerca 1100 e a G1x a 1600, e antes que alguem venha falar do sensor, quando precisar de um grande levamos a dslr, nao é verdade?. 3-rapidez no foco, vi muitos donos de G1x reclamando da lentidao dela e que para se bater a primeira foto demora no ligar e foco, particularmente, quem compra uma compacta deve pensar que ela ja deve esta pronta pra sacar, ser portatil e rapida. Devo receber ela nessa sexta e estreiar no carnaval. Obs: Uma boa dica que encontrei foi um fotografo james Cleverland que faz fotos e videos lindos com a G15, pesquisem pelo usuario "vintageguitarworld" no youtube.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 11:05:33
Ricardo, comprei uma g15 ontem. Ainda não deu muito tempo de brincar com ela, mas o pouco que mexi já gostei.

Tirei umas fotos pra testar a noite sem flash, com iso médio e abertura máxima e gostei...Claro que como estou acostumado com dslr, o resultado é bem inferior, mas para o que ela se propõe está excelente. O acabamento e a usabilidade dela estão excepcionais...fiquei bem satisfeito...

Quando tiver tempo de praticar um pouco com ela eu posto mais alguma coisa...

Eu tbm escolhi ela ao invés da g1x por causa do tamanho e peso...para meu uso, o sensor maior não é mais importante que o tamanho e o peso. E eu pretendo comprar alguns acessorios dela...e a g15 tem uma linha maior ... caixa estanque, filtros...

Ah...sobre o preço, comprei aqui em são paulo na região da paulista por 1000 reais... foi o melhor preço que achei...

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, 11:08:29 por ferdu »


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 21:57:20
Otimo preço. Fiquei feliz já pelos comentarios, vamos aguardar ... Obrigado.


Paulo Ricardo Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 11:52:20
A G15 chegou a 1 semana, sai com ela nesse feriado e gostei de varias coisas e nao gostei de outras, por eu ja estar acostumado com minha 7D os controles dela sao otimos e bem acessiveis. O que nao gostei, o modo HDR (que eu estava empolgado) nao é bom, é lento e  os resultados sao ruins, na mao entao voce nao consegue tirar hdr, por mais que voce segure firme ela sempre treme, as fotos tambem so sao salvas em JPG, apesar de configurar para RAW (RAW é otimo). o Flash é uma tortura, pra voce ter uma ideia, pra tirar retrato tenho que configurar ela pra F/8 (maximo) e 1/250 pra ficar aceitavel, senao estoura tudo! o viewfinder é tosco demais, impossivel usar, aparece a lente, enquadra tudo torto, pessima nitidez, mas eu nem uso. Ela tem um foco manual mas digital, eu pensei que era no anel externo :(. Ela tem um filtro ND interno que ajuda muito de dia. Ela é muito facil segurar, super anatomica (maos pequenas). Ela cabe no bolso de verdade e nao pesa quase nada! As fotos em macro ficam otimas e ela tem uma boa nitidez de dia, a noite em iso 800 fica aceitavel, passou disso ja nao fica legal pra fotos. Na abertura f1.8 ela nao é tao clara assim, mas da pra dar um desfoque legal, eu uso mais a f/2.8. Agora uma coisa que achei legal é que mesmo no modo M tem um botao que voce aperta e ele ja faz a fotometria e a configura pra voce (ajuda na hora H) dai voce so define o que quiser variar. Para video ela é boa, senti umas travadas mesmo usando SD sandisk extreme 45mbs e no estabilizados que é muito bom ela tambem deu umas travadas, no modo video nao tem como configurar manual nada de abertura e velocidade :(. Gostei tambem da autonomia, bati mais de 300 fotos com ela sem a bateria ter ficado no vermelho. Uma curiosidade foi que as fotos RAW dela CR2 nao abriram no meuu PS 6, da uma incompatibilidade, dai tive que instalar um conversor da Adobe para DNG. Eu recomendaria essa pequena notavel.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 13:06:55
o viewfinder das cameras da linha G da Canon não servem pra nada.

Só pra falar que tem. O mesmo problema a anos e várias versões e eles nem tiram, nem colocam alguma coisa funcional tipo o da Fuji X100 :aua:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 14:33:07
o viewfinder das cameras da linha G da Canon não servem pra nada.

Só pra falar que tem. O mesmo problema a anos e várias versões e eles nem tiram, nem colocam alguma coisa funcional tipo o da Fuji X100 :aua:

Abcs

Não fazia idéia que da Fuji X100 era ruim tb.... das "G" da Canon não são ruins não, são absolutamente imprestáveis!!!!!!!!!!!!!! Da G1x consegue ser pior que da G12... muito melhor que tivesse um visor eletrônico, por mais tosco que fosse, pelo menos serviria pra algo..
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 14:37:07 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 14:34:25
O que nao gostei, o modo HDR (que eu estava empolgado) nao é bom, é lento e  os resultados sao ruins, na mao entao voce nao consegue tirar hdr, por mais que voce segure firme ela sempre treme, as fotos tambem so sao salvas em JPG, apesar de configurar para RAW (RAW é otimo).

HDR na câmera é assim mesmo.. não conheço nenhum que faça o HDR em RAW... isso é coisa de JPG mesmo..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 14:35:59
pô, alguém aí podia fazer um teste pra gente comparar as fotos dela né?


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 15:28:52
Achei muitos pontos negativos listados pelo Ricardo. Em comparação com a G12, será que ainda não vale a pena ficar nela ao invés de atualizar para a G15?
Canon T3i + 18-55mm