Autor Tópico: Cartões de Memória  (Lida 4304 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 16 de Junho de 2006, 12:41:21
Bom,
eu nãoa chei neste forum um topico que falasse sobre cartões de memória, qual usar, qual comprar, etc etc etc

mas é facil entender por por que não tem um tópico desse tipo. Justamente por que é tudo relativo. Depende da máquina que vc usa, depende da sua necessidade, depende de alguns fatores...

no clube do hardware, achei um artigo explicando cada formato de cartão.

aqui está:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/565

xxxxxxxxxxx
procurando no google eu também achei alguns outros artigos interessantes:

> Comparativo de Cartoes de memoria e suas capacidades.
>> http://www.etronics.com.br/comparativo/compara_cartao.htm

-----

> Americanas.com: Veja as diferenças entre os diversos tipos de cartão de memória
>> http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebOb...ateria?mat=3888

xxxxxxxxxxx

Se vocês souberem de mais paginas da internet que possa explicar "como escolher um cartão de memória" , ajudaria MUITO a todos os leigos (incluindo eu)!
« Última modificação: 16 de Junho de 2006, 12:41:52 por Pedro Vilas Boas »


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2008, 19:14:13
Gostaria de saber a diferença entre um Cartão CF ExtremeIII e um CF comum.
A diferença é a velocidade ou o Slot, ocmo diz a matéria acima?

obrigado

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:10:23
Gostaria de saber a diferença entre um Cartão CF ExtremeIII e um CF comum.
A diferença é a velocidade ou o Slot, ocmo diz a matéria acima?

obrigado



cara, não entendo da teoria que os caras usaram para explicar isso...

mas entendo da prática de quem descarrega frequentemente 10,15 gigas de fotos de pois de eventos...

e posso te dizer com certeza, que é a velocidade...muita gente as vezes não percebe, porque é relativo quanto a capacidade do computador em que vc está descarregando...mas usando em um mesmo computador, a velocidade da trasmissão de dados é nítida.

isso sem falar no armazenamento do Buffer, em fotos em sequencia, que não é todo mundo que faz...
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 22:11:21 por Anderson Fonseca »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2008, 23:12:50
Gostaria de saber a diferença entre um Cartão CF ExtremeIII e um CF comum.
A diferença é a velocidade ou o Slot, ocmo diz a matéria acima?

obrigado



cara, não entendo da teoria que os caras usaram para explicar isso...

mas entendo da prática de quem descarrega frequentemente 10,15 gigas de fotos de pois de eventos...

e posso te dizer com certeza, que é a velocidade...muita gente as vezes não percebe, porque é relativo quanto a capacidade do computador em que vc está descarregando...mas usando em um mesmo computador, a velocidade da trasmissão de dados é nítida.

isso sem falar no armazenamento do Buffer, em fotos em sequencia, que não é todo mundo que faz...

É, quando adquiri os Extreme III de 8GB senti a nítida diferença na velocidade de transferência e também quando em modo Burst na 40D!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2008, 23:23:28
Comprei um na BR FLASH, NÃO RECOMENDO, no Mercado Livre, cartão de 4 Gigas, SanDisk EXTREME III.
Ele funciona igualmente a um outro meu SanDisk Azul e Vermelho comum, principalmente o Buffer para fps.

Então sei lá...
Queria uma explicação mais técnica.

abs


 
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2008, 19:07:48
Bem provável seu cartão ser falsificado! Cartão e pilha recarregavel é complicado... Dá uma coceira comprar nesses lugares, mas a chance de ser falso é enorme!

Comprei um na BR FLASH, NÃO RECOMENDO, no Mercado Livre, cartão de 4 Gigas, SanDisk EXTREME III.
Ele funciona igualmente a um outro meu SanDisk Azul e Vermelho comum, principalmente o Buffer para fps.

Então sei lá...
Queria uma explicação mais técnica.

abs


 


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2008, 13:05:16
Comprei um na BR FLASH, NÃO RECOMENDO, no Mercado Livre, cartão de 4 Gigas, SanDisk EXTREME III.
Ele funciona igualmente a um outro meu SanDisk Azul e Vermelho comum, principalmente o Buffer para fps.

Então sei lá...
Queria uma explicação mais técnica.

abs


 

Quanto vc pagou?
O que não falta são cartões de memoria SanDisk Extreme III de 4 gigas por R$ 50,00 ... este preço não existe... tem que ficar atento a isto.
Semana passada mesmo eu passei nos xingui-lingues aqui da paulista para comprar um CF... queriam R$ 60,00 no Extreme III de 4 gigas... embalagem nitidamente falsa...

Comprei um cartão Sandisk Ultra II de 2 gigas por R$ 100,00 na av. 7 de abril, e pela embalagem e demais manuais que vieram, acredito ser original.
Tenho também um  Dane-Elec simples, nunca me deixou na mão.

Senti diferença sim nas fotos em RAW em minhas EOS, o cartão Ultra II é mais rápido sim.

Posso simular no windows a velocidade, vou ver se faço isso e posto os resultados.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2008, 13:08:56 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2008, 19:34:59
vcs tb tem que ver que ter um EXTREME III e descarregar no pc num leitor tosco desses de 15 reais e nas usbs frontais ( geralmente 1.1) vai estrangular mesmo a performance de transferencia de arquivos

mas pra ver diferenças de cartoes comuns pra extreme III ( ou kingston ultimate 133x e afin) poe um cartao normal na cam liga o Burst e senta o dedo.... vc vai ver que tirar umas 10 fotos depois disso a camera vai lagar ate gravar no cartao e liberar o buffer

coisa que nao vai acontecer com cartao pro , mesmo pra fotos nao burst , se vc bater consecutivas se usar um cartao vagabundo sempre pode ocorrer de lagar por falta de buffer

e outra leitores de cartoes e cartoes tops nao sao esse milagre todo que pintam

sandisk / kingston normais .... velocidade médias de 2 a 4mb/s
sandisk ultra II / kingston elite pro 50x ....... 9mb/s
sandisk extreme III / kingston ultimate 133x ........ 20mb/s
sandisk extreme IV / kingston ultimate 266x ........ 40mb/s

lembrando que sao teoricos, mas em media vc consegue velocidades acima de 7mb nos cartoes ultra II pra cima

mas tudo depende tb do leitor, meu sony psp ...eu uso um sandisk extreme III ( memory stick) Mark II que a velocidade maxima é 40mb , transferindo usando o psp como leitor a velocidade nunca passa de 6mb.... mas é nitido que o acesso aos arquivos nele é mais rapido que nos meus memory sticks comuns...

eu tenho trocentos cartoes dos vagabundos aos extreme III, mas so tenho o win vista, se alguem souber um programa pra fazer benchmark da velocidade de cartoes eu monto um comparativo dos cartoes e ate faço um video testando o burts na minha D80 com cartao normal / 50x / 133x....

como comentario final, vejam os SDHC classe 2(2mb/s) classe4 ( 4mb/s), dslr geralmente sao 8mp pra cima , fotos em 8mp pra cima em jpeg fine ou raw brincando passam de 4mb, se vc usar um cartao que o maximo de velocidade seja 4mb, quer dizer que seu burst vai inteiro pro buffer da maquina, o que vai causar lag quando acabar a memoria do buffer ate terminar a gravacao lenta no cartao....


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?