Autor Tópico: Sobre as 50mm (prime) da Canon...  (Lida 8814 vezes)

vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #30 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 16:13:18
Acho que não existe essa de praticidade...
Quer mais praticidade que sair por aí com uma 50/1.8??? Sem se preocupar com a DF??? Isso SIM é praticidade.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #31 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 03:48:32
kkkkkk....claro que praticidade existe, senão as lentes zoom não existiriam. Imagina um repórter fotográfico cobrindo uma pauta com lente fixa. Impossível. Tanto as fixas quanto as lentes zoom tem suas finalidades, mercado e consumidores. Poxa, isso é obvio né?!?
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, 03:49:12 por Zaca Oliveira »
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #32 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 08:59:49
Zaca, eu tenho uma coisa na minha mente....

Tudo depende do ponto de vista...

Pois eu citei uma situação em que por exemplo, fotos de rua, uma prime é BEM mais prática, pois te liberta da questão de, qual distancia focal usar para determinado enquadramento.

E você numa segunda colocação, citou o exemplo de fotógrafo repórter.

São dois casos diferentes em que, muda de acordo com o ponto de vista... kkkk!!!

No meu caso, meu estilo de fotografia que estou desenvolvendo ainda, engatinhando, as primes por mais que sejam primes e necessitem do tal do "passinho pra trás", acho mais prático e mais satisfatório.

Aliás, A PRIMEIRA lente zoom que estou pondo a mão pra fotografar, é na minha 18-55, a vida toda sempre tirei fotos com fixa, porque o meu pai sempre usou a 50/1.7 na Yashica dele, e ele tem uma zoom com macro ainda, linda guardadinha.

Eu nunca me incomodei com o fato de eu ter que buscar o enquadramento, e não simplesmente virar um anel...
Confesso que em momentos ajuda.
Mas eu consigo conviver com a liberdade de uma distancia focal somente.

Meu ponto de vista apenas...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #33 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 19:15:21
Desculpe vrsilva. Não é ponto de vista, é realidade. As fixas não são consideradas no fotojornalismo. Não dá. Não funciona. Não existe passinho para trás em muuuitas ocasiões. Você pode levá-la para alguma situação inusitada, mas nunca será a lente principal.
A estética não é a prioridade neste tipo de foto e sim a informação. Vá até um jornal com lentes fixas e veja se o editor te contrata. Te garanto que não. Veja bem, estou falando de notícia e não de ensaio ou algo programado e com hora marcada. Entendeu o ponto de vista?!?
Não estou defendendo lentes do tipo zoom, mas acho que elas tem o seu espaço e no fotojornalismo ela é fundamental.

Eu sempre fotografei com lentes zoom e te confesso que estou louco pra por as mãos na minha primeira lente fixa (uma 50mm 1.4), sei das vantagens de nitidez, abertura, bokehs de cair o queixo. Mas já tenho em mente que o uso dela é para outra pegada.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Rodrigo.Lima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #34 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 23:23:16
Zaca, já vi muito fotojornalista internacional trabalhar apenas com lentes fixas. O último que vi usava uma 5D2, 24mm L, 35mm L e 50mm L, e só... Desde que esteja atento à situação e souber usar o que tem mediante isso, dá pra fazer sim sem problemas... E outra, ninguém usa uma foto de 20mp+ em um jornal, dá pra fazer crop nas fotos sem perda de qualidade...


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #35 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 23:24:28
Concordo com tudo que disse Zaca, tudo depende do ponto de vista... Você tem razão no que disse...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #36 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 23:59:56
Tá certo Rodrigo, então vamos dramatizar um pouco.
Você está em casa dormindo e de madrugada te ligam dizendo pra você estar pronto porque uma boate está pegando fogo (como o que aconteceu no RS) ou que um avião caiu a poucos quilômetros de sua casa. Você imagina que a coisa por lá deve estar feia: gente morrendo, pedindo socorro, pessoas ajudando, outras em estado de choque... milhões de coisas acontecendo ao mesmo tempo.
No caminho, já no carro de imprensa (ou não), com a câmera na mão (provavelmente no banco da frente pra não perder nenhuma cena), vai preparado com qual lente para que você não perca tempo na hora de descer do carro e comece a fotografar imediatamente?!?
Vai com um jogo de lentes fixas??!?  :snack:
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #37 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 12:07:43
HCB era fotojornalista e só fazia cobertura com uma 50tinha, raramente usava abaixo disso ou acima e, ao que me consta, nunca clicou de zoom.
Mas aí estamos falando de outra pessoa em outra época!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #38 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 14:32:29
Essa mesma! Se tudo der certo, em maio eu volto dos EUA com uma na mala! Estou economizando de tudo pra isso, e em breve devo até vender parte do meu equipamento pra isso, rsrs.

Zeidan, essa objetiva é conhecida como uma das melhores da Canon de todos os tempos. Nitidez excelente, cores e contraste na medida e um bokeh de cair o queixo! Além disso, é super bem construída e tem abertura de f/2, que é bem grande pra objetivas nesse comprimento. Até hoje nunca ouvi um review negativo sobre ela.

Concordo em número gênero e grau com o humberto.

Essa belezinha é uma obra prima da humanidade, hahaha

Muito clara para esse range, construção impecável, nitidez entre f/2 e f/4 absurda, auto foco silencioso e ultra rápido, é uma lente pra vida inteira, e até pra proxima vida se bobear, hahaha

É bem mais barata que a 50mm e 85mm f/1.2 e é tão competente quanto.

Fotografo qualquer coisa, paisagens, mas especialmente retratos já que a distorção é mínima, abs

Diego e Humberto,

Voltando a essa lente (Canon EF 135mm f/2 L USM), uma pergunta: Ela também tem o problema de Focus Shift da 50mm F/1.2 L que o JRS falou na página anterior?

Valeu!
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 14:34:24
Diego e Humberto,

Voltando a essa lente (Canon EF 135mm f/2 L USM), uma pergunta: Ela também tem o problema de Focus Shift da 50mm F/1.2 L que o JRS falou na página anterior?

Valeu!

Nunca usei, não poderia te afirmar, mas até onde pude ler, não tem não. É considerado um dos melhores AFs da Canon, rápido e preciso. Mas só sei se ler por aí, nunca nem peguei uma na mão pra saber...


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #40 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 15:23:25
Diego e Humberto,

Voltando a essa lente (Canon EF 135mm f/2 L USM), uma pergunta: Ela também tem o problema de Focus Shift da 50mm F/1.2 L que o JRS falou na página anterior?

Valeu!

A 135 F/2 não sofre do problema de focus shift.

De tanto ouvir e ler maravilhas da lente resolvi comprar uma também... Peguei ela essa semana, fiz apenas poucos testes mas já posso dizer que realmente essa lente é mágica!  :)

Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 15:29:44
De tanto ouvir e ler maravilhas da lente resolvi comprar uma também... Peguei ela essa semana, fiz apenas poucos testes mas já posso dizer que realmente essa lente é mágica!  :)

Ô, inveja, ahahah. Acabei fazendo gastos inesperados em equipamentos fotográficos e não conseguirei pegar a minha 135/2L agora, só se for mais pro final do ano... Tudo bem, eu posso esperar, rsrs.


E voltando pro assunto do tópico, minha mais recente aquisição é justamente uma Canon 50/1.4, acabei de buscá-la. Eu já tive uma, mas usava em uma câmera cropada, nunca tinha usado em uma FF. Rapaz, que diferença, é outra objetiva na 5D II, essa profundidade de campo ridiculamente pequena, o alto nível de detalhes, contraste, parece que tudo fica melhor em FF mesmo...

Ainda acho o AF dela longe de ser dos mais rápidos que conheço (a da minha antiga 85/1.8 é nitidamente mais rápido), mas é muito preciso e provavelmente mais rápido que o da 50/1.2L. Só o desfoque de fundo mesmo que às vezes parece meio agressivo ("bokeh nervoso", como o pessoal gosta de chamar), mas ainda assim acho superior ao bokeh da 50/1.8.


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 15:29:54
Exato, essa aberração focal é problema das lentes muito abertas como as f/1.2  :ok:


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #43 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 15:45:04
Ô, inveja, ahahah. Acabei fazendo gastos inesperados em equipamentos fotográficos e não conseguirei pegar a minha 135/2L agora, só se for mais pro final do ano... Tudo bem, eu posso esperar, rsrs.


E voltando pro assunto do tópico, minha mais recente aquisição é justamente uma Canon 50/1.4, acabei de buscá-la. Eu já tive uma, mas usava em uma câmera cropada, nunca tinha usado em uma FF. Rapaz, que diferença, é outra objetiva na 5D II, essa profundidade de campo ridiculamente pequena, o alto nível de detalhes, contraste, parece que tudo fica melhor em FF mesmo...

Ainda acho o AF dela longe de ser dos mais rápidos que conheço (a da minha antiga 85/1.8 é nitidamente mais rápido), mas é muito preciso e provavelmente mais rápido que o da 50/1.2L. Só o desfoque de fundo mesmo que às vezes parece meio agressivo ("bokeh nervoso", como o pessoal gosta de chamar), mas ainda assim acho superior ao bokeh da 50/1.8.


A 50 1.4 realmente é muito boa em full frame, usava ela na minha 60D não gostava tanto quanto gosto agora na 5D...

Não esqueça de fazer AFMA nela, já que com a sua profundidade de campo extremamente pequena, qualquer back/front focus fica bastante aparente!
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #44 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 15:54:30
JRS, aproveita e, por gentileza, ensina pro leigão aqui o que é AFMA. Essa dica serve pra minha T3i também? :ok:


Em tempo, acabei de ligar na portaria do meu prédio. Os Correios acabam de entregar a 50mm f/1.4 lá.  :D :D :D

Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX