Autor Tópico: Sobre as 50mm (prime) da Canon...  (Lida 8729 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #45 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 15:59:42

A 50 1.4 realmente é muito boa em full frame, usava ela na minha 60D não gostava tanto quanto gosto agora na 5D...

Não esqueça de fazer AFMA nela, já que com a sua profundidade de campo extremamente pequena, qualquer back/front focus fica bastante aparente!

Estou fazendo uns testes para ver se realmente precisa. A verdade é que eu comprei ela pra usar em f/2 praticamente o tempo todo, já pensando nas aberrações da abertura máxima. E, pelo menos até onde pude ver, em f/2 o foco está cravadíssimo! Às vezes ela se perde um pouco em objetos um pouco mais distantes, preciso fazer uns testes mais robustos pra ver se é consistente. Mas estou gostando dela bem mais do que gostava na minha antiga XS.



JRS, aproveita e, por gentileza, ensina pro leigão aqui o que é AFMA. Essa dica serve pra minha T3i também? :ok:


Em tempo, acabei de ligar na portaria do meu prédio. Os Correios acabam de entregar a 50mm f/1.4 lá.  :D :D :D

Zeidan, a T3i não tem AFMA, então nem se preocupe com isso. Verifique se o foco está correto e, caso não esteja, veja se consegue trocar ou devolver. Mas não é algo tão comum assim.


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #46 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 16:03:15
Vixe... a lente veio de fora... espero que não tenha problema algum com foco, pq pra devolver vai ser osso. :shock:

E o que é o AFMA? Procurei aqui na net e achei outras coisas, como a Australian Fisheries Management Authority ou a Americans For Medical Advancement  :hysterical:

Valeu!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2013, 16:03:50 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 16:06:50
Vixe... a lente veio de fora... espero que não tenha problema algum com foco, pq pra devolver vai ser osso. :shock:

E o que é o AFMA? procurei aqui na nete e achei outras coisas, como a Australian Fisheries Management Authority ou Americans For Medical Advancement  :hysterical:

Valeu!

Não tem problema, se o foco estiver muito fora, ainda dá pra levar pra assistência técnica e mandar regular. Não é o fim do mundo, mas não é muito provável que venha com algum problema, essas objetivas USM da Canon são mais bem reguladas, têm melhor controle de qualidade.

Enfim, o AFMA é a sigla em inglês para Micro-Ajuste de Auto-Foco. É um recurso que só as câmeras mais avançadas possuem (7D, 5D e 1D, e também a antiga 50D). Permite que você faça pequenas regulagens no AF das objetivas, corrigindo alguns desvios de foco que possam existir. Eu nunca precisei fazer nas minhas fixas, mas em algumas zooms eu mexi um tiquinho só pra dar uma precisão maior, mas daria pra viver sem. Eu trabalhei muito tranquilo com as minhas 20D, 40D e 60D antes de pegar alguma câmera com AFMA.

Abraços


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #48 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 16:09:32
Ufa, valeu pela explicação. Nem tudo estaria perdido então, rs....

E sobre o AFMA, mais um conhecimento absorvido.

obrigado! :ok:
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #49 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 16:16:35
E o que é o AFMA? Procurei aqui na net e achei outras coisas, como a Australian Fisheries Management Authority ou a Americans For Medical Advancement  :hysterical:


hahahaha
AFMA significa Auto Focus Micro Adjustment.

Eventualmente a combinação da sua camera e lente pode resultar em back focus ou front focus, isso é, quando vc faz o foco automático e na verdade ele está um pouco a frente ou a trás do ponto que vc gostaria que estivesse... Isso é especialmente critico em lentes com profundidade de campo curtíssimas, como é o caso da 50mm 1.4.

Por exemplo, vc faz o foco nos olhos de uma pessoa e quando vai ver a foto feita, o foco está no nariz e os olhos estão desfocados, nesse caso vc tem um problema de front focus, sendo possivel corrigir isso pelo AFMA.

São detalhes, coisas que normalmente só se nota em grandes ampliações ou vendo a foto próximo a 100%.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #50 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 16:59:48
Humberto, conte mais detalhes sobre as diferenças da 50mm 1.4 usadas na cropada e full frame, em especial se existe diferença no bokeh e nitidez.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 17:07:27
Humberto, conte mais detalhes sobre as diferenças da 50mm 1.4 usadas na cropada e full frame, em especial se existe diferença no bokeh e nitidez.

Bom, bokeh e nitidez são características da objetiva em si, independente da câmera em que é utilizada. No bokeh, especialmente, acredito que não haja diferença visível, exceto pelo fato de que a área desfocada da imagem é maior em uma FF. Mas a qualidade do desfoque em si (que é o que é o bokeh) não muda.

A nitidez em si também não muda. O fato é que em uma FF se capturam mais detalhes do que em uma cropada, então dá essa sensação de maior nitidez. Isso independente da objetiva, a maior riqueza de detalhes é característica do sensor FF. A mesma coisa em relação ao contraste, eu tenho a impressão de que apenas em um sensor FF a gente consegue ver exatamente todo o potencial de uma objetiva.

O que muda em uma objetiva comparando cropadas e FFs é o ângulo de cobertura, maior em FF. E, para se obter o mesmo enquadramento que em uma cropada, precisamos nos aproximar mais do objeto, o que aumenta o desfoque de fundo em uma FF. E essa é uma das características que mais me agradam na mudança para FF, tem mais versatilidade em relação ao controle da profundidade de campo.

Espero que não tenha ficado muito confuso.


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #52 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 18:27:59
Pessoal, peguei, tá aqui.

Instalei e fiz algumas fotos em casa com ela. Já de olhar no LCD dá pra notar a melhora na qualidade da foto (dentro do meu "enorme" conhecimento de fotografia, rs...).

Bão, com ela não mão surgiu a seguinte dúvida: que escala é essa da foto? De que forma usar? Valeu!

Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 12:31:16
Não esqueça de fazer AFMA nela, já que com a sua profundidade de campo extremamente pequena, qualquer back/front focus fica bastante aparente!

Olha só, a primeira vista o foco parecia bem cravado, mas de vez em quando dava uma viajada, tanto pra frente quanto pra trás. Por isso achei que não era problema do AF da objetiva, e sim alguma outra coisa atrapalhando (talvez a peça que vai atrás da câmera...).

Resolvi fazer uma calibração bem minuciosa, e acabei tendo que ajustar em +4 nas minhas duas câmeras. O resultado é que agora parou de errar o foco, tanto pra frente quanto pra trás. Essa eu fiquei meio sem entender, mas estou feliz que agora o foco está cravado e consistente, tanto para objetos próximos como para objetos distantes!

E como é bom "redescobrir" essa objetiva, muito boa mesmo em f/1.4


Bão, com ela não mão surgiu a seguinte dúvida: que escala é essa da foto? De que forma usar? Valeu!

Zeidan, sua 50/1.4 não veio com manual? Essa é uma escala de distância, mostra a que distância está o seu objeto focado. É pra quando você quer fazer pré-foco em algum ponto que você saiba a que distância está. É bem útil para fotógrafos de paisagens e afins. Outra coisa que ele tem é uma escala de profundidade de campo, mas apenas para a abertura f/22. Você faz o foco em algum ponto, e aí olha nas duas marcações do "22". A da esquerda vai te mostrar qual a distância mínima que estará em foco, e a da direita vai te mostrar qual a distância máxima que estará em foco.

Ou seja, se você colocar o foco em 3m, vai ver que a marcação da esquerda estará em 1.5 e a da direita em "infinito". Isso quer dizer que, com abertura f/22, tudo entre 1.5m e infinito estará em foco, dentro da profundidade de campo. Também é bem útil para fotógrafos de paisagens. Espero que dê pra entender minha explicação...
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2013, 12:32:07 por Humberto Teté »


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #54 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 13:48:19
Zeidan, sua 50/1.4 não veio com manual? Essa é uma escala de distância, mostra a que distância está o seu objeto focado. É pra quando você quer fazer pré-foco em algum ponto que você saiba a que distância está. É bem útil para fotógrafos de paisagens e afins. Outra coisa que ele tem é uma escala de profundidade de campo, mas apenas para a abertura f/22. Você faz o foco em algum ponto, e aí olha nas duas marcações do "22". A da esquerda vai te mostrar qual a distância mínima que estará em foco, e a da direita vai te mostrar qual a distância máxima que estará em foco.

Ou seja, se você colocar o foco em 3m, vai ver que a marcação da esquerda estará em 1.5 e a da direita em "infinito". Isso quer dizer que, com abertura f/22, tudo entre 1.5m e infinito estará em foco, dentro da profundidade de campo. Também é bem útil para fotógrafos de paisagens. Espero que dê pra entender minha explicação...

Humberto, veio sim. Mas peguei a lente e fui logo usar. Depois perguntei sem nem lembrar de olhar nele antes. Falha minha, perdoe.

De qualquer forma fui ler agora e não entendi direito a explicação que está lá. Pelo que entendi do texto em inglês, lá diz que uma marcação é para compensar um negócio lá de variação de temperatura que interfere no foco do infinito, e a outra é pra não sei o que lá. Só sei que o que li, a não ser que tenha interpretado errado o inglês, aparentemente não tinha relação com as explicações que você deu...  :no:

Em casa eu pego e transcrevo o que tem lá pra você ver, pq fiquei meio boiando. :ok:

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 13:48:55 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #55 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 13:57:45
Eu tenho o manual também, lá diz que é uma escala de distância, achei que você soubesseo que seria uma, rsrs. A minha explicação é de como usar a escala, a parte que você tem mais a ver com as correções da escala mesmo, como a correção do foco no infinito e a correção para infra-vermelho.

Mas basicamente, o jeito que se usa uma escala de distância é como eu descrevi acima mesmo.

Abraços


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #56 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 14:07:09
Ahahaha... pondere sempre que eu sou newbie nessa ciência, kkkkk

Bão, vou tentar entender melhor o funcionamento disso que você explicou na prática então. valeu!
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 14:21:11
Zeidan, você disse que veio de fora essa lente ??
Como assim ??
Não pagou imposto nem taxas ??
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #58 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 14:26:11
Boa, Marcelo!

Cara, foi. Mas pq dei sorte.

Estava cotando ela com o Nakamura, já tinha visto o preço e tudo. Estava pra fechar quando um amigo que vinha de fora me ligou e perguntou se eu não queria nada.  Aí ele trouxe pra mim a preço de custo.  :D

Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #59 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 16:44:39
Ahahaha... pondere sempre que eu sou newbie nessa ciência, kkkkk

Bão, vou tentar entender melhor o funcionamento disso que você explicou na prática então. valeu!

Nada que o estudo não remedeie:
http://www.fineart-photography.com/dofScale.html
http://www.pointsinfocus.com/blog/modern-distance-scales-useless-fluff-or-useful-tool/
http://dofmaster.com/hyperfocal.html
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 16:45:31 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova