Autor Tópico: Sobre as 50mm (prime) da Canon...  (Lida 8786 vezes)

Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Online: 29 de Janeiro de 2013, 15:07:20
Boa, pessoal!  :D

Preciso de um help dos amigos mais experientes.  ;)

Dando uma olhada nas lentes 50mm (prime) da Canon, me deparei com estes três modelos:

Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon EF 50mm f/1.4 USM
Canon EF 50mm f/2.5 Macro Lens


A primeira dúvida é: dessas, qual a melhor? A mais consagrada? Porque?

Alguma caracterísitica, vantagem ou defeito específico de cada uma que eu deveria saber?

O uso seria para principalmente para retratos e secundariamente para fotografia em geral...


Outra dúvida seria a comparação da melhor entre as três acima e a Canon EF 50mm f/1.2 L USM.

Esta última sei que é uma lente da linha top da Canon, de construção muito mais elaborada e robusta. Até no peso declarado pelo fabricante se percebe isso, pois a bicha pesa mais de meio quilo! :shock:

Gostaria de saber se a qualidade da imagem que ela vai entregar vale o investimento. Quão melhor é o produto final entregue pela Canon EF 50mm f/1.2 L USM em relação ao uma 50mm prime comum?

Estou numa imensa dúvida, já que a aquisição de uma ou de outra envolve diferenças sensíveis de dinheiro.

Espero ter sido claro e desde já deixo meu obrigado a quem puder ajudar!!!! :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 15:09:13 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2013, 15:33:53
Canon EF 50mm f/1.8 II

É a lente mais barata da Canon, sua construção é toda de plastico, inclusive o encaixe. O motor de foco é lento e barulhento. Apesar de tudo isso, ela produz ótimas imagens, sendo um ótimo custo beneficio. Utiliza 5 laminas para controle da abertura, fazendo um bokeh (desfoque do fundo) bem mais ou menos, formando pentagonos com cantos retos.

Canon EF 50mm f/1.4 USM

É um degrau acima da 1.8, sua construção é melhor, o encaixe é de metal, pouca coisa mais rápida (1.4), o motor de foco é USM, sincioso e rápido (apesar de ser micro). É mais duravel e a qualidade das imagens produzidas entre ela e a 1.8 são bem similares de f/2.8 pra cima. Ela tem 8 laminas, o que resulta em um bokeh bem agradável.

Canon EF 50mm f/1.2 L USM

Série L da 50mm, construção e qualidade superiores, a 50mm mais rápida em produção feita pela canon, seu bokeh é muito bonito, 8 laminas aredondadas. Mas tem um defeito grave: focus shift.

Canon EF 50mm f/2.5 Macro Lens

Não conheço muito bem essa lente, mas como diz o nome, é uma lente para macro, a abertura de 2.5 a torna lenta para uma lente fixa de 50mm. É de uso mais especifico.

Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2013, 15:47:16
JRS, muito obrigado.  :ok:

Apenas uns esclarecimentos: o que você quis dizer com foco silencioso e rápido (apesar de ser micro)", no caso da 1.4 USM?

O que é "focus shift" no caso da 1.2 L?

Sobre a 2.5 Macro, pensei que fosse uma lente 50mm normal e que também fizesse macro, porém com maior destaque para essa função que nas demais lentes que também possuem macro, não é não?

Mais uma vez obrigado!  :ok:
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2013, 16:36:06
Apenas uns esclarecimentos: o que você quis dizer com foco silencioso e rápido (apesar de ser micro)", no caso da 1.4 USM?

a 50mm 1.4 usa motor micro USM, diferente de outras lentes quem usam do tipo anel (ring type - não sei a tradução correta). Na pratica ele é pouca coisa mais lenta que uma lente USM comum.


O que é "focus shift" no caso da 1.2 L?

Muitas lentes sofrem de 'focus shift', especialmente lentes fixas rápidas.
No caso da 50mm 1.2 é mais grave esse problema, e isso acontece por uma decisão de desing, foi removido a correção de aberração esférica, resultando no famoso bokeh que ela proporciona, mas gerando o problema no foco.

Focus shift é quando o plano focal da lente muda quando a abertura é alterada. Todas as lentes focam na sua abertura máxima, apenas depois que a lente muda para a abertura que você escolheu e a foto é tirada. No caso da 50mm 1.2, se você escolher uma abertura menor que 1.2, por exemplo f/4, o foco vai ser feito em um ponto mais atras do plano focal que vc escolheu originalmente, mas, muitas vezes, esse problema acaba sendo mascarado, já que em f/4 você tem uma certa profundidade de campo. Se o seu plano focal estiver mais próximo, a sua profundidade de campo acaba ficando mais reduzida e o problema acaba sendo mais perceptivel, necessitando uma abertura ainda menor (f/5.6 ou até f/8) para mascarar o problema.

Sei que ficou um pouco confusa a explicação, mas é meio chato de entender isso mesmo...

Sobre a 2.5 Macro, pensei que fosse uma lente 50mm normal e que também fizesse macro, porém com maior destaque para essa função que nas demais lentes que também possuem macro, não é não?

A sua afirmação está correta, ela é uma lente 50mm normal que também faz macro. Mas, ela não é uma lente muito boa para macro, já que fica na escala 1:2, e não 1:1 como uma lente macro verdadeira. Inclusive a Canon oferece um acessório pra essa lente que permite ela focar em 1:1. Essa lente nem motor USM usa. Se você quer uma lente macro, tem opções mais interessantes como a 100mm f/2.8.

Mais uma vez obrigado!  :ok:

De nada! :ok:





Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2013, 20:20:48
JRS, Obrigado.

Entendi em parte esse lance do Focus Shift. Tá meio obscuro pra mim ainda.

Nem sei mais se vale a pena investir nessa lente, rs..
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


sergiolmz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:11:22
A 50mm 1.8 é quase uma obrigação ter uma, pelo preço e a qualidade que apresenta.

A pouco comprei a 1.4, pois minha filha ficou com a 1.8, é sem duvida outro departamento, acho que vale o valor extra.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2013, 23:49:21
A 50mm 1.8 é quase uma obrigação ter uma, pelo preço e a qualidade que apresenta.

A pouco comprei a 1.4, pois minha filha ficou com a 1.8, é sem duvida outro departamento, acho que vale o valor extra.



Eu to so esperando a oportunidade de ter a minha! k k k k k 
1.4 monstra!!!!
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:28:15
A 50mm 1.8 sem dúvida é um dos melhores custo x benefício...
e é pouca diferença pra 1.4 no exterior, que é claramente superior em seus aspectos
é uma pena o valor da 1.4 se tão superfaturado aqui no brasil


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:49:54
Também já ouvi comentários com relação a 1.2 que a única coisa que ela tem de diferente da 1.4 é a abertura ligeiramente maior, porém a qualidade de imagem da 1.4 é tão boa quanto, senão for melhor, e o preço é bem mais justo que na 1.2 que custa o olho da cara, além de ser um troço pesado, com um vidro gigante na frente... A 1.4 já é mais equilibrada...
Se puder comprar de fora, vá de 1.4 que é certeza de satisfação e essa lente nunca mais você venderá ela...
Se não puder, e não deseja pagar o preço absurdo de uma 1.4 no brasil, vá de 1.8 mesmo que é uma excelente lente sim, o foco não é tão lento, é igual uma lente de kit, o barulho também, é que o pessoal depois que acostuma com lentes mais tops acha o foco e barulho das lentes simples horríveis... kkk!!! Não é pra menos...

Não sei se vale a pena, mas no mercadolivre tem um cara vendendo uma 50/1.8 Mk1 que é a primeira versão da 50/1.8 essa tem o mount de metal, a construção também é bem melhor, o foco é feito num anel, apesar de não ser USM. A qualidade de imagem em ambas são iguais, alias acho que o coating da II seja um pouco melhor. A MK1 também tem a régua de distancia do foco, mas o preço dela usada é puxadinho, essa do ML está quase 600, com mais um pouco compra uma 1.4 usada que é OUTRA história... E se tiver sobrando mais um pouco (2x o valor) dá pra pegar nova...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 13:53:06 por vrsilva »
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:52:59
Eleita:


Pesquisando, o melhor preço que consegui na f/1.4 foi R$ 1.100,00 e na f/1.2L foi R$ 4.000,00.

Já sabia que o preço da f/1.2L aqui no Brasil era por aí mesmo, bem caro. No entanto, a 1.4, pelo visto, também faz um excelente trabalho por um preço sensivelmente menor. Com o que se paga numa 1.2L pode-se comprar praticamente 4 lentes 1.4!!!  :shock: :shock: :shock:

Resumindo, a 1.2L é muito dinheiro investido em algo que irei usar a título de hobby, sendo que pelo que andei olhando a 1.4 também faz fotos de tirar o fôlego (isso sem contar a questão do problema do focus shift na 1.2L).

O produto final entregue pela 1.2L pode ser superior, mas com certeza não é tão superior a ponto de justificar um gasto 4 vezes maior. Então vou ficar com a 1.4! Fecho hoje ou amanhã e já to vendo parasol no Ebay, rs.... :D

Em tempo, a 1.8 me pareceu muito limitada em vários aspectos e só compraria ela se financeiramente não pudesse alcançar a 1.4. Já a 2.5 macro, para minha necessidade, seria a última das últimas opções.

Valeu a todos pela ajuda, especialmente ao JRS! :ok:
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 13:58:52 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:19:36
Pesquisando, o melhor preço que consegui na f/1.4 foi R$ 1.100,00 e na f/1.2L foi R$ 4.000,00.

Já sabia que o preço da f/1.2L aqui no Brasil era por aí mesmo, bem caro. No entanto, a 1.4, pelo visto, também faz um excelente trabalho por um preço sensivelmente menor. Com o que se paga numa 1.2L pode-se comprar praticamente 4 lentes 1.4!!!  :shock: :shock: :shock:

Resumindo, a 1.2L é muito dinheiro investido em algo que irei usar a título de hobby, sendo que pelo que andei olhando a 1.4 também faz fotos de tirar o fôlego (isso sem contar a questão do problema do focus shift na 1.2L).

O produto final entregue pela 1.2L pode ser superior, mas com certeza não é tão superior a ponto de justificar um gasto 4 vezes maior. Então vou ficar com a 1.4! Fecho hoje ou amanhã e já to vendo parasol no Ebay, rs.... :D

Em tempo, a 1.8 me pareceu muito limitada em vários aspectos e só compraria ela se financeiramente não pudesse alcançar a 1.4. Já a 2.5 macro, para minha necessidade, seria a última das últimas opções.

Valeu a todos pela ajuda, especialmente ao JRS! :ok:


Ótima escolha, não irá se arrepender!

Depois que chegar não deixe de colocar fotos tirada com ela! ;)
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:28:14
Também já ouvi comentários com relação a 1.2 que a única coisa que ela tem de diferente da 1.4 é a abertura ligeiramente maior, porém a qualidade de imagem da 1.4 é tão boa quanto, senão for melhor, e o preço é bem mais justo que na 1.2 que custa o olho da cara, além de ser um troço pesado, com um vidro gigante na frente... A 1.4 já é mais equilibrada...

A diferença é basicamente a abertura sim, qualidade de construção e, principalmente, a qualidade do bokeh, q na 1.2 é mais bonito.
 

Não sei se vale a pena, mas no mercadolivre tem um cara vendendo uma 50/1.8 Mk1 que é a primeira versão da 50/1.8 essa tem o mount de metal, a construção também é bem melhor, o foco é feito num anel, apesar de não ser USM. A qualidade de imagem em ambas são iguais, alias acho que o coating da II seja um pouco melhor. A MK1 também tem a régua de distancia do foco, mas o preço dela usada é puxadinho, essa do ML está quase 600, com mais um pouco compra uma 1.4 usada que é OUTRA história... E se tiver sobrando mais um pouco (2x o valor) dá pra pegar nova...

A 50 1.8 mk1 vale mais mesmo, justamente pela qualidade da sua construção. A canon apenas PIOROU a lente na versão mk2, colocando o encaixe de plastico, provavelmente para não perder as vendas no modelo 1.4.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2013, 20:50:26

Ótima escolha, não irá se arrepender!

Depois que chegar não deixe de colocar fotos tirada com ela! ;)

Obrigado!

Quanto às fotos vou ver se consigo, pois ainda estou bem no início do aprendizado, rs....
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:12:27
Comprada!  :D

Como eu havia dito, a mais barata que eu achei foi por R$ 1.147,00 (R$ 1.099,00 da lente + R$ 48,00 de frete com seguro)

Aí um amigo que esta vindo de fora me liga de repente ontem e pergunta se eu não queria que ele trouxesse algo. Respondi: uma lente Canon 50mm f/1.4 USM, se não for dar muito trabalho...  :assobi:

Ele comprou e vai sair por 860 reais!  :D :D :D :D

Semana que vem tá por aí.  Agora só na ansiedade, rs.... :ok:

Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2013, 18:15:25
Excelente, melhor coisa que fez...
Depois dessa uma 85/1.8 e uma 35/1.8 devem fechar um belo pacote com lentes fixas, e se quiser algo mais wide pode trocar a 35 por uma 24...
Se eu tivesse dinheiro faria isso, só fixas... desde a 24 até a 135...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7