Autor Tópico: Até onde criticar ? Quem somos nós ?  (Lida 18768 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #210 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 08:32:30
Pois e, quando se fala de arte a classificação é mera orientação, nunca se constituindo regra.

Tava pensando um pensamento tangente a esse, mas numa via inversa...rsrs

Classificação!!!!! Quem classifica o que é e o que não é arte???? Pq Mestre Vitalino é arte e o vizinho dele não é???? Pq saiu do sertão? Pq cegou a grandes centros urbanos? Pq expôs no MASP? Pq expôs diversas vezes no exterior????????????
Será que tb não tem uma certa jogada do mainstream nisso?????????????????????????

Eu já vi e toquei na cerâmica do mestre e garanto que tem um quê a mais. Não sei se sob influência de já saber que ele era considerado o maior artista figurativo, mas o fato é que a arte dele é com 'A' maiusculo. Não coloco em dúvida a obra dele. Mas pq ele e não um outro qualquer???? Só pra fomentar o pensamento mesmo.

PS: O Mestre Vitalino além de artesão era poeta, compositor e músico tb.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #211 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 08:48:29
Tava pensando um pensamento tangente a esse, mas numa via inversa...rsrs

Classificação!!!!! Quem classifica o que é e o que não é arte???? Pq Mestre Vitalino é arte e o vizinho dele não é???? Pq saiu do sertão? Pq cegou a grandes centros urbanos? Pq expôs no MASP? Pq expôs diversas vezes no exterior????????????
Será que tb não tem uma certa jogada do mainstream nisso
?????????????????????????

Eu já vi e toquei na cerâmica do mestre e garanto que tem um quê a mais. Não sei se sob influência de já saber que ele era considerado o maior artista figurativo, mas o fato é que a arte dele é com 'A' maiusculo. Não coloco em dúvida a obra dele. Mas pq ele e não um outro qualquer???? Só pra fomentar o pensamento mesmo.

PS: O Mestre Vitalino além de artesão era poeta, compositor e músico tb.

Acho que você tocou a ferida.... :)   POR QUE???????  POR QUE????
Ao meu ver, entra muito tino comercial na história, do artista, ou, de quem vende E LUCRA com suas obras, em 95% dos casos de sucesso...artistas não vivem de vento, não, é uma profissão... :assobi: 8-)       os 5% restantes é dos artistas que realmente se destacam, pela criatividade, habilidade técnica e sentimento que conseguem colocar em suas obras, que "falam" por si mesmo, nas infinitas modalidades da arte... sendo realista, a diferença real de artesanato e arte é:  se forem feitas para vender para ricos, e atingirem o objetivo, é arte, se forem para qualquer um, é artesanato.... :D :D :hysterical: :hysterical: nada a ver com a utilidade ou visual apenas... :no: :no: :D é mais ou menos o lance da Ferrari e do Fusca... :snack: :snack: >:D
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 09:03:54 por kado »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #212 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 19:45:39
Uma piadinha sobre a arte contemporânea.  :aua:



*clique para ver maior


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.288
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #213 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 20:22:15
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 20:22:42 por Carlos Ferrari »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #214 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 22:01:26
"Una alegoría de los espacios comunes de la experiencia hipersensorial"
Me encontrei!!!!!!!!!!!!!! rsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #215 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 22:05:41
"Una alegoría de los espacios comunes de la experiencia hipersensorial"
Me encontrei!!!!!!!!!!!!!! rsrsrs

Mais tá estragada. :assobi:


Vanessa SC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
  • "O mundo além dos olhos"
Resposta #216 Online: 01 de Março de 2013, 06:23:05
Penso que cada um vê de uma maneira, uns não sabem receber, outros não sabem faze-las, cabe a quem quiser torna-las construtiveis, seja para não fazer igual ou aprender com ela.

 :ok:

Bom é que esse tópico começou em salada e tudo terminou em pizza...rsrsrsrs. Ou melhor em ARTE!
« Última modificação: 01 de Março de 2013, 06:27:18 por Vanessa SC »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #217 Online: 01 de Março de 2013, 21:03:10
Mais tá estragada. :assobi:

SEMPRE tá estragada!!!!!!!!!!  >:D :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #218 Online: 02 de Março de 2013, 10:07:14
Penso que cada um vê de uma maneira, uns não sabem receber, outros não sabem faze-las, cabe a quem quiser torna-las construtiveis, seja para não fazer igual ou aprender com ela.

 :ok:

Bom é que esse tópico começou em salada e tudo terminou em pizza...rsrsrsrs. Ou melhor em ARTE!

Acho não Vanessa. ;)  O assunto e controverso e é claro, jamais será uma unanimidade ou chegará a um consenco. E como a coisa vem desenrolando acho bem bacana pois cumpre o objetivo principal de um debate. Traz opiniões diferentes para que cada um chegue a sua conclusão pessoal.  :D :D


Vanessa SC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
  • "O mundo além dos olhos"
Resposta #219 Online: 03 de Março de 2013, 01:39:32
Como disse no texto acima, criticar não esta na boca de quem a fala e sim no ouvido de quem recebe, no caso de agora (sua mensagem) para mim é cosntrutiva, embora seja ao o meu ponto de vista, não critiquei ninguém ou questionei, e nem vou. Abraço!


harinlemes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
    • Fotógrafo em Ponta Grossa
Resposta #220 Online: 03 de Março de 2013, 02:58:05
Pra mim toda critica é bem vinda, desde que sejam justificadas.  Mas como na internet sempre tem aquelas figuras que chegam e falam: Não gostei da foto... Ta "estouradinho ali" , "Não gostei da pose da modelo",  ou  "Podia ter usado um rebatedor"...
 Muitas das vezes isso não ajuda em nada, é muito mais legal quando o cara critica e fala, poxa poderia ter reduzido o erro usando tal ferramenta - A pose me incomoda, pois a mão dela está escondendo o rosto - Poderia ter usado um rebatedor com um tom dourado ao lado esquerdo, assim traria mais luz para no rosto. <- Esse tipo de critica sempre é legal mesmo quando o cara coloca na frente: Essa foto ficou ruim pra caramba, mas poderia melhorar se fizesse "dica útil aqui".....  :ok:
 
Nikon D610  -  85mm 1.8 D / 50mm 1.8 D
Fotógrafo em Ponta Grossa


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #221 Online: 03 de Março de 2013, 16:48:49
harinlemes, concordo contigo que uma crítica mais estruturada é melhor, mas não vejo demérito total nas outras. Se a pessoa tem conhecimento para fundamentação ou sugestão, show de bola. Mas um simples gostei ou não, embora não traga sustentação técnica, desde que não seja feito de forma depreciativa ou agreciva, te traz um retorno de uma pessao que viu tua foto. Com o volume, pode te dar uma noção de se está agradando ou não a maioria que observa a imagem. Claro, é mais vazio, mas é um retorno.  :ok:


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #222 Online: 05 de Março de 2013, 17:05:56
Portela tocou num ponto interessante. De onde vem a crítica.

Claro que queremos uma crítica construtiva e elaborada de pessoas que conecem bem o tema e "tendemos" a não dar muita atenção a um comentário de um "leigo".

Mas penso que o "leigo" talvez até o seja mesmo, mas sua reação a foto é mais emocional do que técnica e isto conta ponto também para a formação do nosso conceito sobre a foto que fizemos.

Na qualidade de amador total, no início me surpreendia muito com os comentários do Corredor Polonês justamente por achar as fotos muito boas e o esculacho (no bom sentido) comia solto.

Agora eu gosto é de olhar bem as fotos e mentalizar minha "crítica" para só então ler os comentários. Quando começo a "acertar" o que vão escrever nas críticas, penso que estou aprendendo mais e mais e isto certamente trará bons frutos na minhas futuras fotografices.