Autor Tópico: Até onde criticar ? Quem somos nós ?  (Lida 18769 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:26:49
Esse tipo de topico aparece bimestralmente por aqui. Isso denota a eterna insatisfaçao dos novatos de desejarem reconhecimento sobre o seu trabalho exposto na Galeria. Procuro fazer criticas diretas e tecnicas nas poucas vezes q ando por aquela parte do forum, mas tb na o sou perfeito e num dia ruim, pude ter sido rude com alguem.

Vou polemizar agora e dar nomes aos bois!  >:D

Se Pris Werso, Spiderman, Aria, Dimigogo, Pedro Ravitz, Kaskais, Luiz L., Leonobox, Mr. Hyde, Patagonio e muitos outros q considero bons, postarem suas fotos, eles tendem a receber mais elogios q criticas. Panelinha???? Depende do ponto do vista! Acho q seja mais uma questao de reconhecimento pela qualidade de seu trabalho q panelinha pura e simples!

Jah tive muita foto sem um unico comentario sequer e nao sou de ficar mendigando comentarios. Nao chamou a atençao?! Foto boba e banal?! Eh pra ser ignorada mesmo!!!!! Se aparecer um doido com um comentario descabido escrevendo besteiras, apenas digo: "Muito obrigado por comentar! :ok: " e bola pra frente!!!! Nao vou ficar com o ego ferido e refutando cada abobrinha q escrevem.

Agora, briga de ego sempre existe! Eh uma area meio delicada do forum que sempre tem um ou outro q comenta com tom rispido, outro q nao aceita criticas, gente q posta fotos de praia em P&B com composiçoes bizarras e nao tem a decencia de retornar um comentario sequer da galera q paga pau pra ele, gente q cobra foco no olho de foto de MMA com 2 lutadores engalfinhados num ringue, gente q reclama de flash chapado em foto noturna de passarinho e por aih vai... Se vc nao tem jogo de cintura, educaçao, um minimo de noçao de composiçao, tecnica e pós pra saber argumentar quando diz "Nao gostei", a Galeria e o Corredor se tornam uma especie de campo minado que fatalmente vc pisar numa mina cedo ou tarde!!!! Isso jah aconteceu comigo, com Thais Jacob e com muitos outros. Esteja seguro, tenha auto-critica, mantenha a educaçao SEMPRE, filtre "o q presta e o q nao presta" e aprenda com as preciosas dicas q surgem de suas fotos.


Outra: O peso da critica varia muito com quem escreve! Sempre torço pros feras aparecerem no meu topico da Galeria para dar suas preciosas dicas! O peso do comentario q Leonobox ou Luiz L. fazem sobre uma foto de still eh MUITO diferente do peso do meu comentario ou de outro q nao eh bom nessa area. Tenham isso em mente!!!! Ignorem o meu comentario, mas nao o deles!

A Galeria e o Corredor sao areas legais do forum, mas eh um campo minado de ego, amizades antigas, reconhecimento por centenas de fotos boas postadas anteriormente, status no local, gente q acorda com o ovo virado querendo descontar a sua ira nos outros, gente q sabe, gente q acha q sabe e por ai vai...

Pow Mad... dimigobb:hysterical:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #31 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:29:00
Desculpa, cara... Me desculpe! :doh:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.288
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #32 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:33:16
Pow Mad... dimigobb:hysterical:

gogo boy

AHUIEHIAUEHIUAHEIUA


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:34:56
Desculpa, cara... Me desculpe! :doh:

 :hysterical: :hysterical:

BTW: não sou tudo isso que vc falou aí não :no:

gogo boy

AHUIEHIAUEHIUAHEIUA

com meu shape... tá mais pra gordo boy!  :hysterical:

Abcs
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 14:35:28 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:49:00
Pô Mad.... >:( coloca o Dimi na lista e não me inclui??? :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:  Quero "reconhecimento ao meu trabalho" tbém..... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:52:39
Eu sou um dos ignorados e sempre estou participando e dando uma ajuda aos novatos. Minhas fotos - ainda que boas pra mim - não conseguem despertar nem a atenção nem o entusiasmo de mais do que 2 ou 3 foristas. M s minha idéia é: nenhum dia sem um click.
Sobre comentários, eu tenho ainda uma coisa a acrescentar pra quem deseja uma "esmola" de apreciação e de reconhecimento: é MUITO mais importante voce ter o tempo todo em mente que como fotógrafo, voce está permanentemente em busca da sua própria linguagem e esse é o verdadeiro triunfo de quem se aplica, estuda e trabalha pra melhorar todo dia.
Se voce que está lendo aí, e é um pouco como eu, que além de ter certeza do valor da estrada que voce vem percorrendo em direção à plenitude da qualidade do seu trabalho, não tem obtido tanta atenção de parte do "público" quanto voce acha que merece, não desanime e siga em frente. Poderia ser pior. Voce poderia imitar um fotógrafo que tem público, e ter sucesso nessa imitação e  também obter o aplauso e o reconhecimento de todos mesmo quando voce sabe que aquela imagem ficou muito aquém da sua capacidade, e jogar pela janela a única razão pela qual voce começou nessa aventura: encontrar na fotografia a sua, intransferível, única, forma pessoal de se expressar.
Encontrar sua própria linguagem e se reconhecer nela em todas as suas vertentes e nuances é mais do que o reconhecimento do público. Parafraseando um escritor dinamarquês que eu gosto muito: o que adianta o homem ganhar o mundo e perder a sí mesmo?


[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:55:39
Peraí meu povo, aguenta um pouco que eu vou botar Maísa na vitrola

Mad mandou bem agora, no dia que postar algo semelhante eu paro de postar pro pessoal ficar com essa última impressão de mim.

"Um dia tomo coragem e escrevo que nem o Mad"


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2013, 15:05:56
Respondendo reto ao questionamento inicial: Porque somos HUMANOS!!!!!!!
E humanos são muitoooooo diferentes.

Evidentemente que num ambiente de um fórum sobre fotografia a crítica é uma constante, natural e universal. Ainda que o forista não tenha disponibilizado sua foto para receber críticas, p. ex. como o Kaiskais, elas aparecem. Isso é inevitável.
Aí a gente entra naquele chavão batido: Se não quer crítica vá para o FB!!! Mas é verdade. O cara tem que ter essa consciência. Aqui ele vai receber críticas, queira ou não queira.

EU quando entrei, entrei como uma grande maioria... Entrei pelo 'Corredor', lendo muito e comentando pouco (falei um monte de asneira lá...rs) e aprendi a fazer e "ler" a crítica lá.
Com o passar do tempo saquei quem faz crítica embasada e quem faz crítica "fora". Aí é questão de saber filtrar.

A crítica é a melhor amiga de quem quer crescer em sua fotografia. Crítica é uma boa... Mesmo aquela que o cara só consegue dizer "gostei dessa foto. não sei exatamente porque. mas ela me passa um tranquilidade..." aí tem informação suficiente para o autor agregar informação do observador sobre sua obra. Uma coleção de informação dá uma panorama geral de como a obra foi recebida.

O resto é ego e xiliquinho de menino mimado. E desses, definitivamente, busco me afastar. Tanto assim, que estou indo muito pouco na 'Galeria' pq vejo muito mais egos e xiliquinhos do que gente de peito aberto para receber críticas, ainda que duras.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2013, 15:21:53
RSalles, tb faço parte dos "excluidos da Galeria". Nao por causa dos outros, mas minha culpa mesmo: posto pouco, o q posto nao chama a atençao em geral mas percebo q Portela2011 e Pedro Ravitz aparecem as vezes nas minhas postagens, dando boas dicas, assim como Luiz L.  e Thais Jacob. Acho q isso q faz valer a pena postar lah: Dicas preciosas de como se melhorar! Nao desmerecendo quem jah passou por uma foto minha e comentou e agregou alguma coisa, ateh pq nao me lembro de todos.

Oliberal, nao fica enciumado, nao! Jah basta Spiderman com ciumes! :D

Como Hyde disse, me afastei por causa desse mimimi de gente que quer aparecer com fotos banais e nao aceita criticas. Mas dou uma olhadinha e comentadinha de vez em quando...

certa vez, um cara postou umas fotos de uma galera nua, suja de terra, deitada numa floresta ( ensaio para gastropode ). Como foi bem polemico, disse q era criativo, mas de mau gosto, pois me parecia fotos periciais da policia civil quando encontra corpos numa floresta. O cara ficou puto comigo e deu uma "carteirada" alegando q as fotos dele iriam para uma exposiçao. 

A Galeria tem dessas coisas...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 15:38:58 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #39 Online: 30 de Janeiro de 2013, 16:07:49
Bom meu caso, foi um pouco diferente mais a essência seria a mesma : critica.....

Quando entrei no fórum, fiz meu primeiro tópico, todo satisfeito e feliz "Galera qual câmera comprar"...... e tals,

Intaum veio o natão e escreveu a seguinte resposta : "CADE A MODERAÇÃO? TEM UNS TROCENTOS TÓPICOS DESSE TIPO. DELETEM E PASSEM O TÓPICO ORIGINAL"

Eu como estava acabando de chegar no fórum, achei meio arrogância da parte dele na época, mais depois pensando bem com mais calma percebi que ele tinha razão, pois a informação que eu precisava estava ali, bastava eu procurar, com isso, eu passei a procurar pesquisar ler, e usar muito mais o conteúdo já existente no fórum, do que criar novos tópicos, e por vez, quando percebo um tópico criado para uma informação que já vi em outro tópico também indico o tópico que contem a informação.....

Ou seja, a critica quando bem feita, ela só tende a ajudar, você deve saber recebe-la com calma, e as vezes nem responde-la na hora, mais sim, pensar, repensar e verificar se o que você entendeu era realmente a mensagem que a pessoa queria passar, pois, muitas vezes tomamos decisões no calor do tópico e essas nem sempre são as mais acertadas.... gerando polemicas muitas vezes desnecessárias.... bom senso é a essência para que num grupo imenso de pessoas haja boa convivência....

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 16:08:42 por jaso »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2013, 16:27:06
Mad. Se um dia eu comentar uma foto sua e você responder: "Muito obrigado por comentar!  :ok:", vou entender o recado.  :hysterical:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2013, 18:02:37
Huahauahauauaiau... :D
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2013, 22:06:18
Não tive paciência de ler todos os posts, são muitos, portanto, se estou repetindo o que alguém disse, desconsiderem.

Primeiro, quem apresenta seu trabalho em local público (seja lá em que área for), está é alvo de alguma crítica. Fundamentada tecnicamente ou não. Se tecnicamente, aproveite as dicas e reflita sobre o seu trabalho e o que pode ou não ser aproveitado, e o que você gosta ou não. Se não fundamentada, aproveite: 1- se não é profissional, veja o que seus colegas acham... 2 - se for profissional, mais atenção ainda, 90% dos seus clientes não entende de fotografia... observe o que os "leigos"acham de tuas fotos. Se vc não é autoral, isso definirá o que vc venderá ou não.

Se você viu uma foto e tem algo a dizer, diga. Se o autor não gostar da crítica, pode simplesmente ignorar, ou, já que se cobra tanto críticas embasadas... dê uma explicação embasada a alguém que tem menos conhecimento e ajude-o a crescer. Em um frum, não é só quem posta a foto que pode receber ajuda, alguém que faz um comentário sem base, pode também ser ajudado, também de fotma educada.

Já recebí críticas educadas e duras, e sinceramente, as que mais aproveitei foram as duras.


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #43 Online: 31 de Janeiro de 2013, 02:10:03
Mad. Se um dia eu comentar uma foto sua e você responder: "Muito obrigado por comentar!  :ok:", vou entender o recado.  :hysterical:

2x!  :hysterical:


A questão é: Tem que saber criticar. Com educação mas querendo dizer algo. Tem que entender o click do cara que posta a foto, não basta só criticar como se não houvesse amanhã. Não to dizendo pra nego postar ctlr+c e ctlr+v com "parabéns, essa foto pode ser a nova capa do Nat Geo", mas já vi gente criticando apenas por criticar, nem se preocupou em parar um segundo os dedos que estavam digitando freneticamente pra olhar e ler a foto.
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 31 de Janeiro de 2013, 08:24:44
2x!  :hysterical:


A questão é: Tem que saber criticar. Com educação mas querendo dizer algo. Tem que entender o click do cara que posta a foto, não basta só criticar como se não houvesse amanhã. Não to dizendo pra nego postar ctlr+c e ctlr+v com "parabéns, essa foto pode ser a nova capa do Nat Geo", mas já vi gente criticando apenas por criticar, nem se preocupou em parar um segundo os dedos que estavam digitando freneticamente pra olhar e ler a foto.

Suco de maçã, é aí o ponto que discordo. Qualquer pessoa que vê um trabalho exposto em local público (o que é o caso de foruns), tem o direito de criticar. Criticar não é só apontar pontos técnicos. Por exemplo, todo mundo critica o governo em sua politica econômica. Quantos destes são econmistas e estudaram as técnicas e teorias econômicas? Todos criticamos as políticas governamentais... quantos de nós somos formados e estudamos ciências políticas em seu âmago. Quantos falam que o cara é "Maquiavélico"... quantos já leram as obras de Maquiavel, para saber o que é realmente o significado do termo? Nem por isso, estas críticas não são válidas. Não tem validade técnica, mas tem validade de opinião sim. Você posta uma foto de book. O pessoal que é super fotógrafo te dá uma pá de dicas, legal, você vai poder melhorar sua técnica. Um desavisado que entrou no foum e não pratica fotografia, mas que gosta e contrata diz que está ruim, é seu potencial cliente, é importante saber o que ele gosta. É uma crítica. Você pode até achar que uma técnica x é mais legal. Para foto autoral  :ok:, mas mesmo com uma super técnica, pode não agradar teu segmento de clientes. Vai de dar um norte para teu potencial público, que é o que desconhece regras, e não os feras. :ok:

Só para ilustrar. Tenho uma amiga arquiteta. Todo arquiteto vai te dizer que Chalé no Brasil é o maior mico arquitetônico, em sua teoria (e não confunda chalé com telhado duas águas - Chalé é aqule com uma angulação forte, utilizado para não acumular neve). Isso porque, justamente o Brasil não tem neve suficiente para pesar em um telhas. Mas o brasileiro acha super chic... ela projeta um monte, mesmo odiando, porque alguns clientes não querem nem saber... querem um chalé. Outros querem um telahdo duas águas e chamam de chalé... e daí, deixa o cara chamar de chalé, relaxa e projete o "chalé"para ele. É seu pão de cada dia. Cabe a você explicar ao cliente, mas daí se ele não aceitar, vai ter de escolher para o bolso de quem vai o dimdim, para o seu ou da concorrência. Então, a crítica de quem não conhece, também é importante... por um olhar diferente, mas é.

É só uma questão de saber selecionar qual crítica é importante para um aproveitamente ou outro.  ;)

PS: fotografia autoral é outra história. Sua clientela é outra, o nível de exigência é diferenciado.  :ok:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 08:34:30 por Portela 2011 »