Autor Tópico: Até onde criticar ? Quem somos nós ?  (Lida 18807 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 31 de Janeiro de 2013, 10:23:34
Tem que entender o click do cara que posta a foto,

Não seria, tem que entender como as pessoas olham para as coisas? Guiar o olhar e dar a ela uma visão extendida, além do que normalmente ela percebe?
Fotografar pra mim é isso. Você guia o olhar, entrega a pessoa uma hamonia não percebida normalmente por ela, ou um contraste, ou diversidade. É entregar a imagem que normalmente passaria rapidamente pelos olhos sem ser registrada, seja de um olhar, da luz do sol em certa posição.
Para tal a gente usa uma série de recursos, desfocamas coisa que atrapalham essa percepção, ou focamos tudo, clareamos, escurecemos, borramos, congelamos ou mesmo escondemos. Tudo para guiar o olhar para aquilo que nos tocou. Se a outra pessoa não percebe, ou você falhou, ou não faz parte da cultura pessoal dela e ela não percebe a sua.
Eu não procuro ver o que o fotógrafo quis mostrar, mas o que mostrou. Claro, que aqui, criticando, é diferente, faço essa procura até para dizer porque não se percebe isso que ele quis me mostrar, pergunto se era isso mesmo que ele queria mostrar, mas para tentar, com meus pobres recursos, ajudar. Mas, este não é o compromisso do mero espectador, é antes o ofício do fotógrafo.

IMHO




suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #46 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:42:26
Suco de maçã, é aí o ponto que discordo. Qualquer pessoa que vê um trabalho exposto em local público (o que é o caso de foruns), tem o direito de criticar. Criticar não é só apontar pontos técnicos. Por exemplo, todo mundo critica o governo em sua politica econômica. Quantos destes são econmistas e estudaram as técnicas e teorias econômicas? Todos criticamos as políticas governamentais... quantos de nós somos formados e estudamos ciências políticas em seu âmago. Quantos falam que o cara é "Maquiavélico"... quantos já leram as obras de Maquiavel, para saber o que é realmente o significado do termo? Nem por isso, estas críticas não são válidas. Não tem validade técnica, mas tem validade de opinião sim. Você posta uma foto de book. O pessoal que é super fotógrafo te dá uma pá de dicas, legal, você vai poder melhorar sua técnica. Um desavisado que entrou no foum e não pratica fotografia, mas que gosta e contrata diz que está ruim, é seu potencial cliente, é importante saber o que ele gosta. É uma crítica. Você pode até achar que uma técnica x é mais legal. Para foto autoral  :ok:, mas mesmo com uma super técnica, pode não agradar teu segmento de clientes. Vai de dar um norte para teu potencial público, que é o que desconhece regras, e não os feras. :ok:

Só para ilustrar. Tenho uma amiga arquiteta. Todo arquiteto vai te dizer que Chalé no Brasil é o maior mico arquitetônico, em sua teoria (e não confunda chalé com telhado duas águas - Chalé é aqule com uma angulação forte, utilizado para não acumular neve). Isso porque, justamente o Brasil não tem neve suficiente para pesar em um telhas. Mas o brasileiro acha super chic... ela projeta um monte, mesmo odiando, porque alguns clientes não querem nem saber... querem um chalé. Outros querem um telahdo duas águas e chamam de chalé... e daí, deixa o cara chamar de chalé, relaxa e projete o "chalé"para ele. É seu pão de cada dia. Cabe a você explicar ao cliente, mas daí se ele não aceitar, vai ter de escolher para o bolso de quem vai o dimdim, para o seu ou da concorrência. Então, a crítica de quem não conhece, também é importante... por um olhar diferente, mas é.

É só uma questão de saber selecionar qual crítica é importante para um aproveitamente ou outro.  ;)

PS: fotografia autoral é outra história. Sua clientela é outra, o nível de exigência é diferenciado.  :ok:


Entendi cara. Mas e quem não vive de fotografia? Eu sou uma dessas pessoas, portanto, minhas fotos são para mim, com o meu gosto pessoal. Posto aqui porque quero me aprimorar e aprender cada vez mais, mas aí vem uma pessoa e posta: "Ah aquilo tá estourado demais e do outro lado muito escuro", só que ninguém se pergunta: "Foi isso que ela quis fazer? Por que ela não igualou os dois lados  na pós? Talvez tenha sido de propósito" e depois faz sua critica embasada no que acha que eu quis passar na foto. Isso é uma critica construtiva e que agrega para qualquer pessoa.

Não seria, tem que entender como as pessoas olham para as coisas? Guiar o olhar e dar a ela uma visão extendida, além do que normalmente ela percebe?
Fotografar pra mim é isso. Você guia o olhar, entrega a pessoa uma hamonia não percebida normalmente por ela, ou um contraste, ou diversidade. É entregar a imagem que normalmente passaria rapidamente pelos olhos sem ser registrada, seja de um olhar, da luz do sol em certa posição.
Para tal a gente usa uma série de recursos, desfocamas coisa que atrapalham essa percepção, ou focamos tudo, clareamos, escurecemos, borramos, congelamos ou mesmo escondemos. Tudo para guiar o olhar para aquilo que nos tocou. Se a outra pessoa não percebe, ou você falhou, ou não faz parte da cultura pessoal dela e ela não percebe a sua.
Eu não procuro ver o que o fotógrafo quis mostrar, mas o que mostrou. Claro, que aqui, criticando, é diferente, faço essa procura até para dizer porque não se percebe isso que ele quis me mostrar, pergunto se era isso mesmo que ele queria mostrar, mas para tentar, com meus pobres recursos, ajudar. Mas, este não é o compromisso do mero espectador, é antes o ofício do fotógrafo.

IMHO

Mas do mesmo jeito, você pergunta pro dono da foto. Já vi gente metendo pau numa foto com pós proposital, e logo depois, postam uma foto com o mesmo tipo de pós (intencional também) e todos adoram a pós. Isso é simplesmente passar o olho nas duas fotos e tecer um comentário diferente pra fulano e ciclano com fotos parecidíssimas (não iguais), isso é não prestar atenção nas duas fotos e simplesmente postar pra ganhar um numero a mais embaixo do nome de user.
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #47 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:44:50
Resumo: é tudo questão de olhar. Mas enfim, esse não é o objetivo central do tópico.
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #48 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:08:59
Regra máxima da fotografia, segundo os "fotógrafos": Sei usar o manual, sou melhor do que você.

Como isso me irrita...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #49 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:14:14
Só hoje pude ler todo o tópico e ver as mais diferentes opiniões. Compartilho vários pedacinhos de post do pessoal mas vou dar a minha opinião:
1. Quando colocamos fotos é de se esperar que tenham críticas e elogio para calibrar o nosso trabalho e estilo
2. Acho sim que existe uma certa panelinha e favorecimento de alguns aqui mas não deixa de ser justo pois em parte a causa de tudo isso é a excelente qualidade das fotos que acabam fidelizando os nossos olhares (quem nunca abriu uma foto do Patagonico ou do Luiz L. só porque eles são os caras!?!?)
3. Fiquei muito tempo sem postar na Galeria por não me sentir preparado ou não ter fotos inéditas que justifiquem tal mas acho que postar uma foto e não receber críticas é muito frustrante, afinal, postamos justamente por isso
4. Acho que falta muito nas críticas que fazemos e recebemos (me incluo nessa) não somente gostar ou não gostar mas saber o que está bom (para manter) e o que está ruim (para corrigir)
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #50 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:28:45

Entendi cara. Mas e quem não vive de fotografia? Eu sou uma dessas pessoas, portanto, minhas fotos são para mim, com o meu gosto pessoal. Posto aqui porque quero me aprimorar e aprender cada vez mais, mas aí vem uma pessoa e posta: "Ah aquilo tá estourado demais e do outro lado muito escuro", só que ninguém se pergunta: "Foi isso que ela quis fazer? Por que ela não igualou os dois lados  na pós? Talvez tenha sido de propósito" e depois faz sua critica embasada no que acha que eu quis passar na foto. Isso é uma critica construtiva e que agrega para qualquer pessoa.

Mas do mesmo jeito, você pergunta pro dono da foto. Já vi gente metendo pau numa foto com pós proposital, e logo depois, postam uma foto com o mesmo tipo de pós (intencional também) e todos adoram a pós. Isso é simplesmente passar o olho nas duas fotos e tecer um comentário diferente pra fulano e ciclano com fotos parecidíssimas (não iguais), isso é não prestar atenção nas duas fotos e simplesmente postar pra ganhar um numero a mais embaixo do nome de user.

Desculpa, mas se as fotos são "para o autor" não faz sentido veiculá-las em ambiente público, seria o mesmo que dar um diário pessoal para outras pessoas "avaliarem". Nesse caso a absorção de outras pessoas não feria nenhum sentido. Se outras pessoas tomam contato com tal imagem é natural que façam leituras distintas e críticas idem. Obviamente essa leitura pode gerar um comentário técnico de alguns e "estético" de outros.

Enfim, fotografia é sempre criticável, questionável, comentável e afins. Quem está aprendendo (e todos nós aprendemos o tempo todo) tem que baixar a guarda e receber as críticas de maneira cordial. O que considerar bobagem, ignora.

abraço!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 13:34:26 por dondon »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #51 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:33:08
Eu parei de comentar na Galeria depois de ter várias respostas do tipo "Ah, isso é complicado pra mim, muito difícil."

Se o cara assume a própria preguiça, quem sou eu para motivá-lo, né não?

[]s


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #52 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:49:05

Mas do mesmo jeito, você pergunta pro dono da foto. Já vi gente metendo pau numa foto com pós proposital, e logo depois, postam uma foto com o mesmo tipo de pós (intencional também) e todos adoram a pós. Isso é simplesmente passar o olho nas duas fotos e tecer um comentário diferente pra fulano e ciclano com fotos parecidíssimas (não iguais), isso é não prestar atenção nas duas fotos e simplesmente postar pra ganhar um numero a mais embaixo do nome de user.

Suquinho, aih entra no caso q eu falei: existe um viés enorme na Galeria, baseado em muitas postagens boas anteriores, status do cara na Galeria, puxa-saquismo puro e simples, o cara lê 10 elogios e tem medo de tecer a primeira critica,...

Certa vez critiquei a composiçao de uma foto de Luiz L. e vieram com o argumento porco " mas Luiz nunca cometeria um erro desses!" Velho... Aquilo me doeu de um jeito, mas mostrou o viés q existe na Galeria: o comentario varia muito com o autor da foto. Nao tem como mudar isso... Ou vc participa assim ou nao aparece por lah!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:26:50
É um comentário ruim, mas, mas não deixa de ser verdade. Vi outro dia uma foto do Luiz com flash, aí pensei: "isso não fica mais fácil de controlar com luz contínua?"
Mas, vi trabalhos anteriores do Luiz e sei que ele controla a luz muito bem, preserva texturas e cores com grande qualidade. Então em vez de dizer "cara, eu usaria luz contínua se fosse você" que normalmente diria para um iniciante, perguntei a razão da opção. Em seguida ele postou uma boa foto como luz contínua e discutiu as escolhas. Logico que é natural tratar diferente pessoas diferentes, isso é igualdade, não sei se você me entende.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #54 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:38:17
Caracrah disse:

"Tudo para guiar o olhar para aquilo que nos tocou".
Tá. Tira a Maysa da vitrola senão vai furar o disco... rsrsrs

As fotos que mais gosto são as que menos me motivam a críticas, fico olhando, olhando, isso dá uma grande satisfação.
Pra avaliação tem que ter conhecimento, pra gostar de uma imagem, não precisa. Gosto é pessoal. Dizem que gosto não se discuste, so mau-gosto.
Tem críticas que sugerem ao cara que fez a foto podar as árvores da praça porque os galhos estavam atrapalhando - um bom fotógrafo sabe que uma imagem poucas vezes pode ser salva e 99% das vezes o salvamento mata o instante e o remédio fica pior do que a doença. Eu não gosto muito de críticas sugerindo mudanças no enquadramento da imagem - é alí que um fotógrafo mostra em primeiro lugar sua compétência ou falta dela.
Não gosto de avaliação de composição de fotos sem conhecimento, sem demonstração de alguma competência, sem nenhuma "cultura" da imagem. Pra mim não tem problema em alguém não gostar de uma foto porque a modelo não é tão bonita, ou a roupa tão cool, ou a cor da unha destoa da cor da bolsa, etc. O foda é quando o cara sai pra fazer street e recebe de volta pérolas do tipo, "... pô, se voce tivesse tirado aquela árvore..." "...pô, se o cahorro tivesse sentado..." Pqp, fotografia não é pintura de paisagem, deixem a perfeição dos detalhes estáticos de composição pra pintores de quadros!

Fotografia é dinamismo, movimento, vida - Carcarah, bota a Maysa - e inclui tudo que a pintura naturalista e realista não consegue abarcar porque é estática. Essa também é minha bronca com Photoshop: a modelo mostrou uma gota de suor então o mundo vai acabar. Manda pro cara do Photoshop pra ele tirar essa p*rra - e plastificar a imagem com oversharpening até matar todo indício de vida na pele daquele "serumano".

Pra que já viu paisagem e retrato de Matisse, Degas, Van Gogh, Modilliani ao vivo e em cores, esses "defeitos" nas fotos são características do instante da foto. Se ficou bom, a foto chegou lá, caso contrário, try again e segue em frente,

[]s,

RSalles


 

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #55 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:39:15
Quando digo q foristas recebem mais elogios q outros por centenas de fotos boas postadas anteriormente e por status na Galeria, isso se deve a merito pessoal do forista e longe de mim querer mudar isso!

O q nao se pode eh defender uma foto baseado no seu autor e nao na foto em si. No fim, "o erro de composiçao" foi uma opçao do proprio Luiz para tornar a foto mais realista e menos "Still" ( produzida e artificial ). E eh obvio q dei o braço a torcer e entendi a escolha.

tratar os diferentes de forma diferente, mas dando-os as mesmas oportunidades eh equidade, q eh mais justo q igualdade.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #56 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:58:59
Eu nem ia aparecer aqui, mas na verdade estou gostando muito desse topico.
Ao principio, antes de ler tudo me veio a ideia na cabeça de quando se é novato aqui no forum e a galera mete pau em tudo, na real bem mesmo sem saber qual foi a intenção da foto.
Ainda tem aquela quebra q se passa quando vc nunca participou de forum algum, uma quebra do ego mesmo. Vc posta uma foto q acha linda e ninguem gosta. (eh bom p quem quer ser budista, na precisa meditar, manda p o MF)
Um dia um novato me escreveu uma MP p agradecer que eu fui a unica que elogiei algo na foto.
Eu acho q tem bastante gente q sai do forum cedo porisso.
Ai tem o lado dos veteranos, ja com o coracao de pedra, querem ouvir criticas e nao estao nem ai de quando vem uma foto totalmente fora de tecnica mandar o neguinho estudar.

É a vida ne, tem sempre gente com mais conhecimento q outras. Eu entendo a falta de paciencia dos "velhos" e a "ingenuidade" dos "novos"

A galeria me ajudou muito e ainda me ajuda no meu crescimento. Eu bisbilhoto la e vejo as fotos. E panelinhas a parte, os grande da galeria sao grandes por algum motivo. Tavez p quem entre pareca panelinha, p mim pareceu na epoca, admito, mas a realidade e que quando vc olha o trabalho daquelas pessoas, elas sao, realmente geniais, e nos temos sorte de poder ver trabalho delas e ainda ouvir o que dizem.
A criatividade do spider, a sensibilidade da aria, as composicoes e tratamentos da elis, o trabalho de luz do luis, o fine art e exploracao de tecnicas da pris, paisagens de marcos lama, bom, ne, entre varios outros ai.
Isso nao quer disser que novatos nao tenham fotos geniais as vezes ou que esses outros nao tenham fotos "ruins" as vezes tb. Mas como conhecemos o trabalho deles e o do novato nao, claro q influencia.
A ausencia da aria, do spider, da elis ( q ta mais sumida q besouro no carvao) do hyde e por la vai na galeria, me encomoda muito, nao pq sao meu amiginhos, nem conheco eles. Mas pq eles acresentam muito p mim e p minha fotografia. Sorte q o luis, a pris, agora o patagonico tb, q eu nao conhecia antes, o lama e outros ainda dao a graca la. Isso sem falar no Irado, q fim deu ele?

Outra coisa q e dificil tb e responder e criticar, eu ja fiz criticas q foram mal tomadas, escrevendo eh dificil a pessoa saber o tom q se esta falando, as veses esqueco e falo com se fosssem meus amigos e faco piadas q acho q so eu entendo  e tal, ja dei opiniao sem embassamento no comeco aqui no forum, empolgada com o espaço e com a fotografia em si, que era mais nova p mim na época, q saiu faisca, tudo me de mais vontade ainda de aprender e de ser mais tolerante comigo e com os outros, ja recebi criticas tontas e outras otimas.
No fim, quem ta na chuva eh p se molhar, ne. Quando a gente se acostuma, as criticas sao otimas, muitas veses nos fazem ver coisas que nao tinhamos visto, as vezes nao, ai deixa passar.
Concordo muito com o bom senso do portela. Abcs e boas fotos a todos.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 15:15:54 por carolinaacastro »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:59:05
Caracrah disse:

"Tudo para guiar o olhar para aquilo que nos tocou".
Tá. Tira a Maysa da vitrola senão vai furar o disco... rsrsrs
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: mêi gay a desgraça da frase.
Visão terrível de proctologista calçando as luvas. Nunca tocarão!!!! :hysterical: :hysterical:

Passei muitos anos sem mostrar nada a ninguém, minhas fotos eram só minhas. Hoje me curvo ante minha própria deficiência e recebo as pedradas.

Assim como um escritor que escreve um livro de 300 paginas, alguém lê e diz: "que merda heim?"


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #58 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:04:05
bah, desculpem o portugues horroroso, faz um tempinho q nao escrevo na lingua mae.  :eek:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #59 Online: 31 de Janeiro de 2013, 18:17:39
Regra máxima da fotografia, segundo os "fotógrafos": Sei usar o manual, sou melhor do que você.

Como isso me irrita...
Mas isso é verdade!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr