Autor Tópico: Até onde criticar ? Quem somos nós ?  (Lida 18898 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:24:40
           
            O problema é quando tu posta fotos no fórum e tu não recebe comentários nem críticas. Ou teu trabalho é excelente e o pessoal não tem o que postar, ou ele é tão ruim que o pessoal não quer falar.

EXATO  :ok:

Geralemente é o segundo caso :). Quando a foto ou o tópico vale a pena e é om sempre alguém comenta, nem que seja para falar mal.
Tenho alguns tópicos desertos ahahahahahhahahah


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:30:33
EXATO  :ok:


Geralemente é o segundo caso :). Quando a foto ou o tópico vale a pena e é om sempre alguém comenta, nem que seja para falar mal.
Tenho alguns tópicos desertos ahahahahahhahahah

Não necessariamente. Tem muita "panelinha" de pessoal que posta em tópicos, e deixa outros com trabalhos realmente bons a ver navios.  Sem falar no Orgulho :X
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 10:31:19 por Carlos Ferrari »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:41:09
Não diria panelinha, mas amigos.  E acho que falta de interesse e trabalho ruim são as causas mesmo. E depois de acompanhar o fórum por algum tempo eu vejo que um trabalho, mesmo que tecnicamente bem feito, não tem repercussão se não houver algo que chama a atenção especial na composição ou no assunto fotografado, que seja diferente. Aí fica aquela coisa, se você não posta algo difetente ninguém comenta, se você o faz, vão comentar mas vai rolar polêmica.

Se um Bresson postasse no fórum iria ter gente falando bem e falando mal, o trabalho dele era diferente, tem que ter o espírito sereno e não ligar pra isso.

Já briguei muito em fóruns nos primeiros anos de internet, sei ser troll bem mais pesado que qualquer um, não tenho o menor gosto em brigas hoje. Não acrescentam nada a nada. O melhor é ter serenidade e deixar o comentário ruim passar por você sem tocá-lo.

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 10:43:55 por Carcarah »


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:42:22
Fotografia é arte, e gosto é pessoal. Tem quem gosta da técnica e tem quem gosta do sentimento. E tem os mix, claro. Tem gente que reclama de um estourinho numa nuvem e tem quem paga milhões num lençol velho que um "artista" esfregou o pincel. É a vida.

Acho que falta é habilidade em lidar com críticas ruins. O povo anda muito mimado, achando que merece parabéns por tudo que faz.

Quando não recebo pra isso, fotografo para agradar a mim mesmo. Por tabela posso agradar alguém, mas não é esse o foco. Quando posto coisas aqui espero, sinceramente, as críticas pesadas pois são nelas que mais me apoio para melhorar e evoluir. Quando vem só "parabéns" é chato... hahahahhaha...
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #19 Online: 30 de Janeiro de 2013, 10:46:47
EU posto minhas fotos para serem criticadas, não para receber elogios.


Se ninguém posta nada, o que da pra entender é que não tem nada a criticar.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #20 Online: 30 de Janeiro de 2013, 11:13:24
EU posto minhas fotos para serem criticadas, não para receber elogios.


Se ninguém posta nada, o que da pra entender é que não tem nada a criticar.
Criticada no sentido de ser avaliada e comentada.
Ruim é quando vem um não o que dizer, apenas que não gostei!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 30 de Janeiro de 2013, 11:30:40
Criticada no sentido de ser avaliada e comentada.
Ruim é quando vem um não o que dizer, apenas que não gostei!

Mas tu sabe que isso acontece, eu evito de falar pra não causar.

Mas tem algumas fotos que são bem executadas etc, mas que incomodam em alguma coisa que tu não sabe explicar... hehehe


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 30 de Janeiro de 2013, 11:50:32
Mas tu sabe que isso acontece, eu evito de falar pra não causar.

Mas tem algumas fotos que são bem executadas etc, mas que incomodam em alguma coisa que tu não sabe explicar... hehehe
Nestes casos eu só comento a técnica.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2013, 11:55:12
Nestes casos eu só comento a técnica.

bem colocado.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:11:37
Cara, se o cara postou a foto dele em um espaço destinado a análise e crítica das fotos, ele dever esperar... RECEBER CRÍTICAS!! Se elas vierem respeitando as regras, sem ofender o cara, tudo bem. Você pode dizer: Não gostei da foto. Mas não pode dizer: Cara, você é um lixo, abandona a fotografia e procura outro hobby (já vi nesse fórum pessoas mandando as outras procurar outro hobby... Daí não!).
***EDITADO***
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 14:41:45 por Mr. Hyde »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:14:52
O pessoal não reclama muito de crítica, mas de coisas como "Esse retrato ficou meio fora de foco, tenta usar um filtro close-up ou usa um flash".
Francamente isso não me incomoda, sou mais tranquilo com tudo hoje


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #26 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:33:00
Estou há quatro meses aqui pelo forum e o que o autor do tópico citou - egos inflados, criticas desqualificando e depreciando, ofendendo quem fez a foto - não vi isso por aqui. Já vi ânimos exaltados em tópicos diferentes da Galeria.... mas a maioria das críticas são educadas e nunca partindo para o lado pessoal ou desqualificando o equipamento.

O que o Eder questiona é se a crítica tem que ter limites... mas que limites? O forum é livre e expressar a opinião deve ser tbm. Se o forista "perder a linha" cabe à moderação intervir. Quem é criticado tbm tem o dreito de não gostar do que leu e retrucar, isto está bem claro. Aqui no forum, quem recebe a crítica só não pode retrucar no Corredor Polonês, que te regras específicas para ele.

A questão de quem somo nós para criticar o trabalho dos outros se responde pelo ambiente que estamos - um forum de fotograia, em que se encontram pessoas com conhecimento técnico para uma crítica com embasamento técnico, pessoas sem conhecimento técnico, mas um senso estético que enxerga algo além da técnica, pessoas iniciantes, mas que tem algum embasamento teórico que já sabem identificar uma composição ruim ou uma exposição errada ou até pessoas que estão aqui pq gostam de ver fotos bem feitas ou não e só sabem comentar gostei ou não gostei.

Não vejo problema em receber uma crítica de um iniciante. Ele pode ter percebido algo que ninguém notou...algo que posso tentar melhorar em uma proxima foto. a crítica de quem tem mais experiência sempre será bem recebida. E, como já comentaram, ter todos gostando de nossas fotos, é só postar no Facebook... nunca vi uma crítica ruim lá.

E vamos continuar fotografando  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Eder Messias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:02:26
Estou há quatro meses aqui pelo forum e o que o autor do tópico citou - egos inflados, criticas desqualificando e depreciando, ofendendo quem fez a foto - não vi isso por aqui. Já vi ânimos exaltados em tópicos diferentes da Galeria.... mas a maioria das críticas são educadas e nunca partindo para o lado pessoal ou desqualificando o equipamento.

O que o Eder questiona é se a crítica tem que ter limites... mas que limites? O forum é livre e expressar a opinião deve ser tbm. Se o forista "perder a linha" cabe à moderação intervir. Quem é criticado tbm tem o dreito de não gostar do que leu e retrucar, isto está bem claro. Aqui no forum, quem recebe a crítica só não pode retrucar no Corredor Polonês, que te regras específicas para ele.

A questão de quem somo nós para criticar o trabalho dos outros se responde pelo ambiente que estamos - um forum de fotograia, em que se encontram pessoas com conhecimento técnico para uma crítica com embasamento técnico, pessoas sem conhecimento técnico, mas um senso estético que enxerga algo além da técnica, pessoas iniciantes, mas que tem algum embasamento teórico que já sabem identificar uma composição ruim ou uma exposição errada ou até pessoas que estão aqui pq gostam de ver fotos bem feitas ou não e só sabem comentar gostei ou não gostei.

Não vejo problema em receber uma crítica de um iniciante. Ele pode ter percebido algo que ninguém notou...algo que posso tentar melhorar em uma proxima foto. a crítica de quem tem mais experiência sempre será bem recebida. E, como já comentaram, ter todos gostando de nossas fotos, é só postar no Facebook... nunca vi uma crítica ruim lá.

E vamos continuar fotografando  :ok:

isso mesmo  :worship:


Galera, só pra deixar claro, nunca aconteceu isso comigo aqui no forum, sou bem,o que vejo acontecendo é sempre em grupo de fotografia no facebook, e acho que como a grande maioria, eu gosto de receber criticas tambem para melhorar.

eu postei 2 fotos no forum até hoje, no corredor e como disseram acima o pior que receber uma critica é ninguem falar nada   :(
ainda pra mais pra alguem que nem eu que estou começando e estudando....kkkkkkk
Fotografia é que nem piada, se você tem que explicar, quer dizer que não está tão boa"


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #28 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:18:47
E vamos continuar fotografando  :ok:

BORA EM FRENTE :clap:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #29 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:13:19
Esse tipo de topico aparece bimestralmente por aqui. Isso denota a eterna insatisfaçao dos novatos de desejarem reconhecimento sobre o seu trabalho exposto na Galeria. Procuro fazer criticas diretas e tecnicas nas poucas vezes q ando por aquela parte do forum, mas tb na o sou perfeito e num dia ruim, pude ter sido rude com alguem.

Vou polemizar agora e dar nomes aos bois!  >:D

Se Pris Werso, Spiderman, Aria, Dimigogo, Pedro Ravitz, Kaskais, Luiz L., Leonobox, Mr. Hyde, Patagonio e muitos outros q considero bons, postarem suas fotos, eles tendem a receber mais elogios q criticas. Panelinha???? Depende do ponto do vista! Acho q seja mais uma questao de reconhecimento pela qualidade de seu trabalho q panelinha pura e simples!

Jah tive muita foto sem um unico comentario sequer e nao sou de ficar mendigando comentarios. Nao chamou a atençao?! Foto boba e banal?! Eh pra ser ignorada mesmo!!!!! Se aparecer um doido com um comentario descabido escrevendo besteiras, apenas digo: "Muito obrigado por comentar! :ok: " e bola pra frente!!!! Nao vou ficar com o ego ferido e refutando cada abobrinha q escrevem.

Agora, briga de ego sempre existe! Eh uma area meio delicada do forum que sempre tem um ou outro q comenta com tom rispido, outro q nao aceita criticas, gente q posta fotos de praia em P&B com composiçoes bizarras e nao tem a decencia de retornar um comentario sequer da galera q paga pau pra ele, gente q cobra foco no olho de foto de MMA com 2 lutadores engalfinhados num ringue, gente q reclama de flash chapado em foto noturna de passarinho e por aih vai... Se vc nao tem jogo de cintura, educaçao, um minimo de noçao de composiçao, tecnica e pós pra saber argumentar quando diz "Nao gostei", a Galeria e o Corredor se tornam uma especie de campo minado que fatalmente vc pisar numa mina cedo ou tarde!!!! Isso jah aconteceu comigo, com Thais Jacob e com muitos outros. Esteja seguro, tenha auto-critica, mantenha a educaçao SEMPRE, filtre "o q presta e o q nao presta" e aprenda com as preciosas dicas q surgem de suas fotos.


Outra: O peso da critica varia muito com quem escreve! Sempre torço pros feras aparecerem no meu topico da Galeria para dar suas preciosas dicas! O peso do comentario q Leonobox ou Luiz L. fazem sobre uma foto de still eh MUITO diferente do peso do meu comentario ou de outro q nao eh bom nessa area. Tenham isso em mente!!!! Ignorem o meu comentario, mas nao o deles!

A Galeria e o Corredor sao areas legais do forum, mas eh um campo minado de ego, amizades antigas, reconhecimento por centenas de fotos boas postadas anteriormente, status no local, gente q acorda com o ovo virado querendo descontar a sua ira nos outros, gente q sabe, gente q acha q sabe e por ai vai...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!