Autor Tópico: Até onde criticar ? Quem somos nós ?  (Lida 18889 vezes)

clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #195 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:40:47
"Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema."
Geralmente... Pelo amor de todos os Deuses que existem e que não existem não vamos entrar na discussão do conceito de arte! Por favor! Eu imploro! Porque além de ter (no próprio artigo) 3256426549677435832567153540327847632185568910 definições, a pessoas pode ter um outro conceito, particular.
Aqui ó:
"Chegando-se aos meados do século XX, o assunto se tornou tão complexo, volátil e subjetivo que muitos estudiosos abandonaram de todo a ideia de que a definição do que é arte é de alguma forma possível."
Acabou a discussão ( :assobi: :hysterical:). Blz galera, amo todos vocês, obrigado pela atenção e feliz natal.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2013, 20:09:11 por clac »


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 19:56:03
"Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema."
Geralmente... Pelo amor de todos os Deuses que existem e que não existem não vamos entrar na discussão do conceito de arte! Por favor! Eu imploro! Porque além de ter (no próprio artigo) 3256426549677435832567153540327847632185568910 definições, a pessoas pode ter um outro conceito, particular.
Aqui ó:



"Chegando-se aos meados do século XX, o assunto se tornou tão complexo, volátil e subjetivo que muitos estudiosos abandonaram de todo a ideia de que a definição do que é arte é de alguma forma possível."


Acabou a discução. Blz galera, amo todos vocês, obrigado pela atenção e feliz natal.

é... acabou mesmo... vamos voltar a discutir até onde criticar??? >:D >:D >:D 8-) :assobi:


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #197 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 20:08:29
 :aua: :aua: :aua: :aua: Caramba, agora que li...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:  :aua: :aua: :aua: :aua: Discução é foda...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #198 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 20:18:08
Me metendo no papo...
Para você, não...nem para mim...    mas experimenta dizer isto para um dos "artistas", hehehehhe... :assobi: :assobi: :fight: :fight: :hysterical: :hysterical: e, ai, em troca, falo para minha mana que as pinturas dela não são arte!!!!   >:D >:D :no:: mostre guernica para minha mãe, ela vai perguntar se o cara que pintou já esta no manicômio...  arte para alguns,  besteira para outros... :D  tipo as fotos exemplos de arte contemporânea que você postou...para mim, estão bem longe do que considero arte....apenas registros de algo construído... :ponder: a não ser que uma imagem tenha algo espetacular, que a diferencie, dificilmente vai ser considerada arte pela maioria absoluta das pessoas... gostos, amores e cores, é complicado... :)

Ps: Entre uma foto de uma privada deitada e o musiquinha do MK, fico com ela... :D :hysterical: :hysterical:

Duas questões bastante complexas aqui, a subjetividade e a "maioria".

O que eu tenho falado aqui é tentado, precariamente, me basear no que é "arte contemporânea", o que as galerias e museus exibem. Não daria para falarmos em subjetividade, pq aí sim a conversa é infinita.
Dificilmente uma foto direta (cena - fotógrafo - câmera) será considerada "uma obra arte contemporânea".

E arte nunca foi resultado de "maioria" ou da consideração da "maioria das pessoas".  Sempre foi resultado de uma minoria que dita (com ou sem critérios) o que é arte e o que não é arte.  :shock:

[]s


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #199 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 20:48:27
Duas questões bastante complexas aqui, a subjetividade e a "maioria".

O que eu tenho falado aqui é tentado, precariamente, me basear no que é "arte contemporânea", o que as galerias e museus exibem. Não daria para falarmos em subjetividade, pq aí sim a conversa é infinita.
Dificilmente uma foto direta (cena - fotógrafo - câmera) será considerada "uma obra arte contemporânea".

E arte nunca foi resultado de "maioria" ou da consideração da "maioria das pessoas".  Sempre foi resultado de uma minoria que dita (com ou sem critérios) o que é arte e o que não é arte.  :shock:

[]s

  :ponder: :ponder: E a a arte popular??? Nunca foi feita por e para poucos, não  :)  onde tem humanidade, lá esta ela, em qualquer pais, qualquer tribo, qualquer comunidade.... :) outra, porque um cara pegou uma privada, deitou a bicha, e chama de "a fonte", não alterou minha concepção de que aquilo é uma privada deitada...  :ponder:  aposto que esta discussão tem milhares de anos, e vai muitos outros, heheheh...

https://www.google.com.br/search?q=arte+popular&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=IvYrUcXvAqfh0QGq0IF4&ved=0CE8QsAQ&biw=1440&bih=795


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #200 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 21:21:06
Um conceito resumido de arte popular da Galeria Brasiliana de Arte Popular Contemporânea:

"No Brasil, a arte popular é provavelmente a arte mais praticada no país, por razões históricas, sociais e geográficas. Não se pode, entretanto, confundir arte com artesanato, embora as fronteiras entre ambos nem sempre tenham contornos claros. Para uma avaliação bastante simplificada, pode-se dizer que artesanato é quando a função predomina sobre e forma. Quando a forma se torna mais importante do que a função, estamos entrando no campo da arte."

Um de diversos conceitos (não linguística como no Aurélio, Wikipédia etc) sobre arte que encontrei em trabalhos de escolas de artes de Universidades como USP, UFRS, etc.

"Segundo Azevedo Júnior (2007) a arte é conhecimento, além de uma das
primeiras manifestações da humanidade para marcar sua presença em
determinado espaço (através da pintura nas
cavernas, templos religiosos, quadros, filmes) que expressam suas idéias,
sentimentos e emoções sobre determinado assunto para os outros, portanto a
arte tem a intenção de mostrar como as coisas podem ser de acordo com
determinada visão e não uma visão de como as coisas são, no entanto, a arte
é uma representação simbólica do mundo humano."


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #201 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 21:44:37
O conceito de arte acaba sendo indefinido porque em cada época ele sofre mudanças. Daí que não se pode chegar a um conceito geral do que seja arte. Mas quando se analisa determinados momentos históricos, então é possível encontrar certas características que podem definir sim o que é arte num determinado período.

O Kado fez referência à obra "A Fonte" do Duchamp, que influenciou bastante a arte contemporânea. Até hoje li pouquíssimas coisas subre Duchamp, mas o pouco que li me deu a entender que o Duchamp era um cara bem irônico e questionador. No meu ponto de vista, ao inverter a posição do urinol e dizer que aquilo era arte, ele estava justamente questionando o conceito de arte. Não creio que ele tivesse realmente a intenção de fazer aquilo ser arte. O que ele estava fazendo era uma reflexão sobre o processo criativo e inserindo a importância do conceito na arte. E acredito que esses são dois pontos muito importantes para a arte contemporânea.... talvez mais do que a própria obra em si.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #202 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 22:15:37
Um conceito resumido de arte popular da Galeria Brasiliana de Arte Popular Contemporânea:

"No Brasil, a arte popular é provavelmente a arte mais praticada no país, por razões históricas, sociais e geográficas. Não se pode, entretanto, confundir arte com artesanato, embora as fronteiras entre ambos nem sempre tenham contornos claros. Para uma avaliação bastante simplificada, pode-se dizer que artesanato é quando a função predomina sobre e forma. Quando a forma se torna mais importante do que a função, estamos entrando no campo da arte."


Desculpe, Portela.... mas essa explicação não convence não. :D

Achei interessante o questionamento do Kado e comecei a pesquisar sobre o assunto. Achei um texto bacana. Deixo o link pra quem quiser ler.

http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=404&Itemid=193
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #203 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 08:34:07
Desculpe, Portela.... mas essa explicação não convence não. :D


Aria, não é para convencer ninguém não. :ok:
Este pedaço de conceito que postei, é um pedaço de um texto de umas 2 páginas gastas para conceituar. Postei para mostrar que existem duas facetas da ärte popular". Uma coisa é arte, outra é artesanato. E existem estudo que definem arte. Claro, cada época tem sua característica. Por exemplo, antes da fotografia, quadros de retratos eram muito utilizados e eram arte, depois, a arte buscou novos caminhos. Monalisa, que todo mundo acha que tem o mérito da fotografia, é arte não pela imagem em sí, mas pelo estudo feito por Da Vinci, que fez o quadro todo sem utilizar tinta preta. Ou seja, o estudo de sombras que ele fez, sem utilização de uma cor que todos utilizavam até então. São diversos critérios para caracterizar algo como arte.

O conceito da USP, tem mais de 20 páginas. Achei contraproducente postar textos tão longos, então peguei um fragmento que trazia uma idéia que permeia por estes textos. Para a galera refletir. Depois posto os links (se achar de novo :doh:). :hysterical:


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #204 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 11:07:59
O "academicismo" sobre o assunto é importante, pois ajuda a criar a cultura do debate.

Mas por outro lado, toda essa cultura pode inibir pessoas que acreditam ser privilégio de uns poucos  o "ser artista", rotulando isto com uma série de pré-requisitos como talento, cultura, vivência etc.

Mas quero puxar pro lado mais simplista da coisa.

Exercer uma atividade que depende essencialamente do "olhar" , usando técnicas diversas em busca de um resultado determinado pelo CARINHO pela coisa.

Não tenham medo de se sentirem "artistas" exercendo sua própria sensibilidade sobre o que fazem. Não dói. Não cai o pinto.

Agora me dêem licença que vou fazer A PIPOCA de microondas.



Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #205 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:52:05
Aria, não é para convencer ninguém não. :ok:
Este pedaço de conceito que postei, é um pedaço de um texto de umas 2 páginas gastas para conceituar. Postei para mostrar que existem duas facetas da ärte popular". Uma coisa é arte, outra é artesanato. E existem estudo que definem arte. Claro, cada época tem sua característica. Por exemplo, antes da fotografia, quadros de retratos eram muito utilizados e eram arte, depois, a arte buscou novos caminhos. Monalisa, que todo mundo acha que tem o mérito da fotografia, é arte não pela imagem em sí, mas pelo estudo feito por Da Vinci, que fez o quadro todo sem utilizar tinta preta. Ou seja, o estudo de sombras que ele fez, sem utilização de uma cor que todos utilizavam até então. São diversos critérios para caracterizar algo como arte.

O conceito da USP, tem mais de 20 páginas. Achei contraproducente postar textos tão longos, então peguei um fragmento que trazia uma idéia que permeia por estes textos. Para a galera refletir. Depois posto os links (se achar de novo :doh:). :hysterical:

Não sei o que restante do texto diz, mas o trecho que postou dá a entender que arte popular sempre é artesanato. Talvez dentro do contexto do texto não diga somente isso. Acho que postar o link do texto não é contraproducente não. Quem quiser ler, lê. Quem não quiser, fica na mesma.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #206 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 18:53:11
Não sei o que restante do texto diz, mas o trecho que postou dá a entender que arte popular sempre é artesanato. Talvez dentro do contexto do texto não diga somente isso. Acho que postar o link do texto não é contraproducente não. Quem quiser ler, lê. Quem não quiser, fica na mesma.

Não entendi assim não, Aria.

desde a 1ª leitura entendi que, muito embora tenham semelhanças, elas são diferentes.
Releia lá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #207 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 20:38:20
Não sei o que restante do texto diz, mas o trecho que postou dá a entender que arte popular sempre é artesanato. Talvez dentro do contexto do texto não diga somente isso. Acho que postar o link do texto não é contraproducente não. Quem quiser ler, lê. Quem não quiser, fica na mesma.

Ária, entendí assim... em Ouro Preto, tem um monte de gente que esculpe pessoas com roupas coloridas coloniais em madeira... parece até que há um padrão geral, tamanha semelhança entre eles. Embora com uma técnica apurada de escultura em madeira, trata-se de artesanato. Não por sei feio ou mal feito, sem técnica. Mas por ser algo que se tornou comum. Porém, tem um escultor (não me lembro o nome, acho que mestre Ataíde - se é que não estou confundindo o nome) que faz figuras similares a estas, mas arranjada de forma diferente, com outros objetos e que acabam por formar um tipo de tela com estas figuras que acabam por formar plataformas vazadas para colocar na parede, esculturas vazadas, Biombos. Porém, este trabalho é singular, em sua concepção. Esta é arte.

Não sei se conseguí passar o conceito que vejo.  ;)
Mas o importante é as pessoas pensarem e cada um tirar sua conclusão. Embora os conceitos de arte já saiu da subjetividade e tem características concretas. Mas aí já foge de meu parco conhecimento teórico.  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #208 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 08:22:10
Acho que muitos nunca ouviram falar, mas esse ultrapassou os limites do artesanato: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Vitalino

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #209 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 08:24:19
Acho que muitos nunca ouviram falar, mas esse ultrapassou os limites do artesanato: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Vitalino
Pois e, quando se fala de arte a classificação é mera orientação, nunca se constituindo regra.