Autor Tópico: Carregar menor em viagem, dá problema?  (Lida 946 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.865
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:45:59
Fala meus amigos, beleza?
Então, surgiu uma oportunidade de fotografar um casamento em São Bernardo do Campo, e pretendo ir de carro para lá.
Sou de Maringá-Pr. Até aí, tudo bem, já fotografei em SC, MS, SP, de boas.

Minha dúvida é: Meu auxiliar é menor de idade. Pra viajar com ele por rodovias federais, atravessar estado, etc, pode ir na boa, ou tem que ter algum documento na mão, tipo aquelas procurações, autorizações, e tals...

Pergunto, porque não quero ter aporrinhação com polícia rodoviária no meio do caminho, srssrsr...

Já vou todo precavido, um dia antes, hotel reservado, tudo reserva no jeito, imagina bem na divisa de estado, ficar lá esperando a mae do moleque levar a certidão dele?


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:49:02
Menor quanto? Se for entre 12 e 18 anos, tá tranquilo...só carregar o documento de identidade...
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:49:46
Fala meus amigos, beleza?
Então, surgiu uma oportunidade de fotografar um casamento em São Bernardo do Campo, e pretendo ir de carro para lá.
Sou de Maringá-Pr. Até aí, tudo bem, já fotografei em SC, MS, SP, de boas.

Minha dúvida é: Meu auxiliar é menor de idade. Pra viajar com ele por rodovias federais, atravessar estado, etc, pode ir na boa, ou tem que ter algum documento na mão, tipo aquelas procurações, autorizações, e tals...

Pergunto, porque não quero ter aporrinhação com polícia rodoviária no meio do caminho, srssrsr...

Já vou todo precavido, um dia antes, hotel reservado, tudo reserva no jeito, imagina bem na divisa de estado, ficar lá esperando a mae do moleque levar a certidão dele?
Acho que tem que ter autorização sim.  :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:51:42
por via das dúvidas, pegue uma autorização com os pais com firma reconhecida em cartório.. coisa simples, só mencionando pra onde vai, com quem vai, quando vai, quando volta,e tc...

Não acho problema nenhum por causa da rodovia em si.. pelo menos nunca um policial me parou e pediu documento de quem estava no carro...

Mas nunca se sabe se ele passa mal e precisa ir ao hospital, se é assaltado, sofre acidente... milhões de coisas podem acontecer.. até pra registro em Hotel pode ter problema sem autorização..

[editado] - até quando viajo e levo primos menores de idade pego autorização com meus tios.. sempre é bom se precaver e não custa quase nada, só o reconhecimento de firma mesmo...
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2013, 15:54:02 por Luciano.Queiroz »


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2013, 15:57:58 por coposdeagua »
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 18:03:52
Assim, se for adolescente ele pode viajar sozinho. Se tiver 13 anos você pega um processo por trabalho infantil hahahahahha


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.865
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 08:48:07
Gente, obrigado pelas infos!

No post do coposdeagua eu vi que não precisa ter autorização, mas é como o Luciano citou, né... Vai que dá alguma zica, sei lá...

Carcarah, o moleque tem 16 anos, srsrsrs, então não dá zica não, srsrsr. Além disso, ele é freela!

Valeu gente :ok:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 09:21:32
Com mais de 12 anos não tem problema :ok:


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 10:54:54
Mas, ele deve ter carteira de identidade (RG), carteirinha de estudante não rola. Certifique-se de que ele tenha o documento durante a viagem e um celular carregado para caso a família tente saber dele.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 11:01:20
Melhor se informar bem sobre isso. Tenho ouvido várias vezes no rádio que mudaram algumas regras e tal, que agora precisa de autorização com assinatura de ambos os pais. Não sei até qual idade precisa, mas só sei que a regra mudou recentemente.

Abraços