Autor Tópico: Novos fotógrafos  (Lida 5848 vezes)

vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:37:07
Ficar falando que o cara tem equipamento ( equipo é aquele tubinho que leva o soro para veia do sujeito) caro e não consegue fotografar é recalque e inveja!

Tb é uma forma coloquial de se referir aos seus equipamentos, sejam eles fotográficos, musicais ou o que quer que seja, mas isso não vem muito ao caso.

Quanto ao recalque e inveja, concordo plenamente.


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #31 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:43:33
Tb é uma forma coloquial de se referir aos seus equipamentos, sejam eles fotográficos, musicais ou o que quer que seja, mas isso não vem muito ao caso.

Quanto ao recalque e inveja, concordo plenamente.

achar que fulano não é mercedor de ter tal equipamento realmente é inveja, achoque o dinheiro sendo seu e honesto, pode fazer o que quiser, se o cara nao pode comprar uma D4 pq nao é fotografo, nao pode comprar uma ferrari pq provavelmente nao é piloto!


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:50:07
Bem por aí.

Mas thipac, afinal, cadê o texto que deu origem ao tópico? Ou é só aquilo mesmo que tu postou lá no começo?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:55:36
Gostei e concordo com a opinião do Carcarah e do rbpope.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:03:38
Na minha opinião:
Ficar falando que o cara tem equipamento ( equipo é aquele tubinho que leva o soro para veia do sujeito) caro e não consegue fotografar é recalque e inveja!
Eu tenho uma D3s e uma médio formato digital, curto muito minha fotografia com elas, porém, também curto minha fotografia com a V1. Tenho estudado bastante e o fato de ter aprendido a fotografar com uma câmera totalmente manual, me ajudou bastante.
Tenho feito alguns trabalhos com um amigo cobrindo casamentos e as fotos ficam excelentes (na opinião dele, que é profissional e ganha a vida com isso).
Eu gasto uma quantia considerável em lentes, é meu prazer, alivia a agressão do meu trabalho e me sinto melhor.
Não é desmerecimento algum alguém trabalhar com D40, desde que o resultado seja bom; só que este profissional com uma D4 teria um resultado muito melhor, isto é certo!
Quem fotografa bem, o faz com qualquer maquina.
E tem mais uma:
Câmeras Top não tem quadradinho verde!
Concordo com você! Mas eu não sei qual o seu conceito de câmeras TOP. Por que algumas que eu acho top tem quadrinho verde sim. Claro, imagino que é bem pedreiro (afinal ela não foi feita pra aquilo... coitada, tão boa e no modo verdinho...  :hysterical:), mas tem.


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:09:21
Quem fotografa bem, o faz com qualquer maquina.
Concordo com você e vou alem, inclua lente ai. Vejo bastante gente criticando lentes,  é essa 18-135 que eu tenho por ex.. Ta tudo bem, nao tem aquela nitidez, ehhhhh ...
Tiro com fotos com ela, para mim sai bom, está otimo. Alguem nao acha isso? fazer o que? Muitas vezes o cara nunca teve tal lente, esta opinando que é ruim, que não presta.
É ruim mesmo ou nao soube usar?? tem diferença. Da mesma maneira postam fotos com lente L e a foto nao esta boa.

O ex. do carro que eu dei me referi apenas a experiencia e o que vc pode (e tem que) extrair dele com fez o Portela, nada mais. Não tem nada a haver com a possibilidade de ter ou nao ter, de inveja.
Com conhecimento e causa vc supera tudo!
abrçs.



clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:17:57
Concordo com você e vou alem, inclua lente ai. Vejo bastante gente criticando lentes,  é essa 18-135 que eu tenho por ex.. Ta tudo bem, nao tem aquela nitidez, ehhhhh ...
Tiro com fotos com ela, para mim sai bom, está otimo. Alguem nao acha isso? fazer o que? Muitas vezes o cara nunca teve tal lente, esta opinando que é ruim, que não presta.
É ruim mesmo ou nao soube usar?? tem diferença. Da mesma maneira postam fotos com lente L e a foto nao esta boa.

O ex. do carro que eu dei me referi apenas a experiencia e o que vc pode (e tem que) extrair dele com fez o Portela, nada mais. Não tem nada a haver com a possibilidade de ter ou nao ter, de inveja.
Com conhecimento e causa vc supera tudo!
abrçs.
Entendi seu comentário anterior. E é o que falei, claro que um iniciante não vai aproveitar tudo que a câmera pode oferecer. Mas ele pode deixar de ser iniciante.
E acho que um fotografo top tirar fotos tops com câmeras não tão "boas". Como falaram, fotografia, independe da câmera. Mas se a câmera tiver uma qualidade superior, com lentes mais nítidas, menos ruído em ISO elevado, esse mesmo fotografo vai poder tirar uma foto com mesmo valor fotográfico (??), mas com uma qualidade DE IMAGEM superior... E isso é bom (EMHO).


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #37 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:26:29
Bem por aí.

Mas thipac, afinal, cadê o texto que deu origem ao tópico? Ou é só aquilo mesmo que tu postou lá no começo?

é aquilo mesmo, ai a conversa pegou esse rumo rsrs


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #38 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:31:37
mas era pra retratar mais a galera novata que sempre pergunta qual cam começar


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:27:09
mas era pra retratar mais a galera novata que sempre pergunta qual cam começar

Acho que o preconceito é muito maior contra os que tem cropadas de entrada (que vale uns 1300) do que quem tem FullFrames de entrada (que vale os seus 5000,).

Mas como dito, é preconceito.

Equipamento não faz fotos sozinho. Equipamento não procura melhor ângulo, um flash não pula da câmera sozinho pra fazer um strobist, uma camera não sabe o que é uma lágrima, não sabe diferenciar um grito de um bocejo. Se não tiver um olhar, uma idéia e braços e pernas dispostos a se movimentarem, não há foto que se preze.

O que eu quero dizer é que equipamentos melhores podem fazer imagens melhores, mas se as imagens melhores serão fotos melhores, aí é outra história. E é aí que entram o olho, o cérebro e o dedo do fotógrafo.


« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 14:30:18 por hbrandao »
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #40 Online: 31 de Janeiro de 2013, 20:55:52
Vejo as coisas de forma muito simples:

1-ISO mais altoe sem ruído é bom pra qualquer pessoa, sem limites
2-Lentes mais claras e com menos distorções são boas pra qualquer pessoa, sem limites
3-câmeras com melhores atalhos, melhor pegada e com mais recursos contra ruídos, AF mais rápido e fotometria mais acurada são boas pra qualquer pessoa, sem limites
4-cenas com boa iluminação, facil enquadramento e composição sairão boas com bons equipamentos, mesmo que nas mãos de não fotógrafos
5-Cenas com iluminação complicada, dificuldades para enquadramento e composição são sujeitas a erros por pessoas sem experiência em fotografia,seja qual for a câmera que ela use.

(...)

Exceto pela item 4 ali que fala de composição, acho que todo o restante se resume a boas imagens técnicas.
Pessoalmente (e ninguém tem a obrigação de aceitar ou mesmo entender) estou separando ultimamente imagem de fotografia.
De imagens boas a WEB tá cheia, o fórum tá cheio, a 'Galeria' tem muitasss (bem como um monte de imagens ruins), mas fotografia é outra coisa distinta.

Por exemplo:

http://www.flickr.com/photos/mr_hyde_forum_mf/6495426805/in/photostream
Essa é uma imagem (boa ou má fica ao alvitre do observador)

http://www.artvalue.com/photos/auction/0/49/49950/cartier-bresson-henri-1908-200-behind-the-gare-st-lazare-2862503.jpg
Essa é uma FOTOGRAFIA (em maiúsculas para diferir de fotografia) (de se observar que a foto do HCB é granulada, estourada no branco e no preto, com motion blur e, ainda assim, icônica)

Evidentemente o exemplo é extremo, mas é isso que quero dizer com diferir imagem de foto. Equipamento ajuda e muito a fazer imagem. Foto é outra coisa.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:03:22
Exceto pela item 4 ali que fala de composição, acho que todo o restante se resume a boas imagens técnicas.
Pessoalmente (e ninguém tem a obrigação de aceitar ou mesmo entender) estou separando ultimamente imagem de fotografia.
De imagens boas a WEB tá cheia, o fórum tá cheio, a 'Galeria' tem muitasss (bem como um monte de imagens ruins), mas fotografia é outra coisa distinta.

Por exemplo:

http://www.flickr.com/photos/mr_hyde_forum_mf/6495426805/in/photostream
Essa é uma imagem (boa ou má fica ao alvitre do observador)

http://www.artvalue.com/photos/auction/0/49/49950/cartier-bresson-henri-1908-200-behind-the-gare-st-lazare-2862503.jpg
Essa é uma FOTOGRAFIA (em maiúsculas para diferir de fotografia) (de se observar que a foto do HCB é granulada, estourada no branco e no preto, com motion blur e, ainda assim, icônica)

Evidentemente o exemplo é extremo, mas é isso que quero dizer com diferir imagem de foto. Equipamento ajuda e muito a fazer imagem. Foto é outra coisa.  :ok:
:clap: :clap: :clap: Sem mais... Os exemplos achei que ilustraram muito bem também!
------
PS: Me lembro que você usou essa mesma foto do Henri pra defender a tek-pix...
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 21:17:11 por clac »


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #42 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:35:57
Exceto pela item 4 ali que fala de composição, acho que todo o restante se resume a boas imagens técnicas.
Pessoalmente (e ninguém tem a obrigação de aceitar ou mesmo entender) estou separando ultimamente imagem de fotografia.
De imagens boas a WEB tá cheia, o fórum tá cheio, a 'Galeria' tem muitasss (bem como um monte de imagens ruins), mas fotografia é outra coisa distinta.

Por exemplo:

http://www.flickr.com/photos/mr_hyde_forum_mf/6495426805/in/photostream
Essa é uma imagem (boa ou má fica ao alvitre do observador)

http://www.artvalue.com/photos/auction/0/49/49950/cartier-bresson-henri-1908-200-behind-the-gare-st-lazare-2862503.jpg
Essa é uma FOTOGRAFIA (em maiúsculas para diferir de fotografia) (de se observar que a foto do HCB é granulada, estourada no branco e no preto, com motion blur e, ainda assim, icônica)

Evidentemente o exemplo é extremo, mas é isso que quero dizer com diferir imagem de foto. Equipamento ajuda e muito a fazer imagem. Foto é outra coisa.  :ok:

excelentes exemplos Hyde


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #43 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 01:27:44
:clap: :clap: :clap: Sem mais... Os exemplos achei que ilustraram muito bem também!
------
PS: Me lembro que você usou essa mesma foto do Henri pra defender a tek-pix...

Pois é... Imagine se a TekPix fosse a cam do HCB?!?!?!? De o Pelé do futebol (como é considerado hj para a fotografia) iria se tornar o Odim do Vahalla!!!!

Ainda bem que ele ficou na dele e só clicava de Leicazinha mequetrefe e 50tinha simples e muitas vezes revelava ele mesmo num banheiro improvisado. Aqui pra nós, o HCB era ruimmmm de lab.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #44 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 10:51:24
Depois deste exemplo do Mr. Hide, ficou bem claro as diferenças.
 Acho que rola por uma parte dos fotógrafos que não tem equipamento top, uma especie de Complexo de inferioridade, principalmente quando está cobrindo um evento como eu com uma D90 + 17-55 2.8 Tanrom, e  aparece outro colega de trabalho com uma D3. Sinceramente fico muito feliz de ver o cara com uma boa camera, se tivesse grana sobrando, talvez compraria uma tambem, mas quando trabalho fico muito focado, é quero tirar o máximo do equipamento. Também tem aqueles que usam equipamentos como simbolo de status.... vai entender?