Autor Tópico: Novos fotógrafos  (Lida 5897 vezes)

clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 15:29:35
Legal é que vou nem precisar fazer uma pesquisa de preços... Só ver qual lugar o povo achou mais barato e comprar.  :snack:


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #61 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 15:55:56
Óbvio que faz diferença.
Outro dia por intermédio de outro tópico acabei entrando num papo privado com um forista comparando o trabalho de um forista daqui com o deoutros fotógrafos consagrados.
Postei imagens para comparação, olhei toda a seção Casamento de todos os fotógrafos e a diferença era nítida.
O trabalho do forista só tinha qualidade técnica : ótima nitidez, acerto na maioria da exposição.
Composição nenhuma, poesia, o que é fundamental em fotos de casamentos só tinha mesmo uma imagem.
Se esse fotógrafo não tivesse as lentes e a máquina FF que tinha tava ferrado para chegar ao nível (mediano baixo, por sinal) que está.
Mas é profissional, mesmo sem saber quase nada de composição, mesmo colocando ao fundo do casal no altar rostos não desfocados que tiravam a atenção do assunto, colocando pontos (grandes) estourados (alta luzes) tirando a atenção do assunto, não trabalhando de forma harmônica.
Então, faz diferença porque as pessoas querem entrar rápido no mercado e se não tiverem essas máquinas e lentes tops raramente conseguirão, com qualidade, porque é mais difícil.
Conheci esse site, através, se não me engano, do Fotogafia-DG, de dois irmãos, bem novos, de 21, acho e outro de 16. Estão ganhando grana, sem ter a mínima noção de composição (nem enquadramento) e serem devoradores de presets (é nítido o abuso nas fotos).
Mas quem compra sabe ? Não, não sabem.
Mas se comparassem com fotos de bons fotógrafos saberiam que se trata de um trabalho melhor, mesmo sem saber explicar o porquê.
Da mesma forma que as pessoas não sabem explicar qual o encanto de um filme em 24 quadros.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #62 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 16:11:17
Exceto pela item 4 ali que fala de composição, acho que todo o restante se resume a boas imagens técnicas.
Pessoalmente (e ninguém tem a obrigação de aceitar ou mesmo entender) estou separando ultimamente imagem de fotografia.
De imagens boas a WEB tá cheia, o fórum tá cheio, a 'Galeria' tem muitasss (bem como um monte de imagens ruins), mas fotografia é outra coisa distinta.

Por exemplo:

http://www.flickr.com/photos/mr_hyde_forum_mf/6495426805/in/photostream
Essa é uma imagem (boa ou má fica ao alvitre do observador)

http://www.artvalue.com/photos/auction/0/49/49950/cartier-bresson-henri-1908-200-behind-the-gare-st-lazare-2862503.jpg
Essa é uma FOTOGRAFIA (em maiúsculas para diferir de fotografia) (de se observar que a foto do HCB é granulada, estourada no branco e no preto, com motion blur e, ainda assim, icônica)

Evidentemente o exemplo é extremo, mas é isso que quero dizer com diferir imagem de foto. Equipamento ajuda e muito a fazer imagem. Foto é outra coisa.  :ok:

Engraçado,

essa foto do Cartier passaria batida se fosse tirada hoje e entrasse num álbum de uma pessoa 'comum' no facebook.
Nunca achei graça nessa imagem. Não falo do fotógrafo, e sim especificamente dessa imagem.
Iam falar que está tremida, que está 'suja', com poluição visual, etc...
Para mim não diz nada.
Outro dia li, não aqui, uma matéria falando sobre isso.
Sobre a tendência que a maioria tem de elogiar o 'elogiável', o consagrado, e que por medo, submissão, falta de personalidade e outros motivos jamais criticam essas imagens de forma sincera.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #63 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 16:32:34
Conheci esse site, através, se não me engano, do Fotogafia-DG, de dois irmãos, bem novos, de 21, acho e outro de 16. Estão ganhando grana, sem ter a mínima noção de composição (nem enquadramento) e serem devoradores de presets (é nítido o abuso nas fotos).
Mas quem compra sabe ? Não, não sabem.
Mas se comparassem com fotos de bons fotógrafos saberiam que se trata de um trabalho melhor, mesmo sem saber explicar o porquê.
Da mesma forma que as pessoas não sabem explicar qual o encanto de um filme em 24 quadros.


Cara, as fotos desses caras são muito boas.. pelo contrário o enquadramento, posição, luz são muito bons. O tratamento abusivo, pode ser seu monitor, ou o monitor deles. E preset de LR, bom, ai é uma questão de identidade deles?


E o importante, se eles estão vendendo... é porque o publico deles está sendo atingido.

E outra, eles tem 2,2k de likes no facebook.... estão fazendo o trabalho deles muito bem.

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 16:38:53 por Carlos Ferrari »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #64 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 16:42:59
Alexandre, a meu ver, a foto da menina sentada eh uma otima foto de book comum, mas bem feito. A foto do Bresson eh uma foto sui generis q capta a atençao por um bom tempo por ter muitos elementos na imagem, mas a silhueta pulando e duplicada pelo reflexo na agua eh o tempero dessa foto.

Algumas fotos dos grandes mestres sao uma especie de "B-Sides": foram descobertas apos a morte do autor e ele nao divulgou a foto por achar q nao valia a pena e estava abaixo do seu padrao de qualidade em vida. Vai q essa seja uma dessas...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 16:45:02 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #65 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 17:58:05

Cara, as fotos desses caras são muito boas.. pelo contrário o enquadramento, posição, luz são muito bons. O tratamento abusivo, pode ser seu monitor, ou o monitor deles. E preset de LR, bom, ai é uma questão de identidade deles?


E o importante, se eles estão vendendo... é porque o publico deles está sendo atingido.

E outra, eles tem 2,2k de likes no facebook.... estão fazendo o trabalho deles muito bem.

Carlos, não vou discutir de novo com vc com essa mania de achar que meu monitor tem problema.
Vc já deixou claro aqui seu desprezo por regras. E o que vc chama de regra eu chamo de composição.
E eles não entendem nada (ainda).
Não discuti o fato de venderem ou não. Interprete melhor o que as pessoas dizem.
Filminhos produzidos pela Globo estão levando milhões ao cinema e não é por isso que essas comédias horríveis são boas.
Brasileiro já é ignorante, se for falar em arte então, PQP.
Abusam de presets, é nítido, se vc não enxerga isso, é porque já se acostumou com eles.
A discussão aqui não é vendas, inserção no mercado. Não acho que eles estão errados, pois estão começando.
Mas já que estão fazendo público e grana, tá na hora de começar a investir em conhecimento.
E pelo amor hem, que comparaçãozinha mequetrefe Carlos. 2,2 k de likes... faça-me o favor.
O coreano bateu o recorde com um bilhão no youtube e vc acha mesmo aquilo bom ?
Prefiro esse aqui, com apenas 9 k likes.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 18:11:28 por Alexandre ABC »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #66 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:07:46
Carlos, não vou discutir de novo com vc com essa mania de achar que meu monitor tem problema.
Vc já deixou claro aqui seu desprezo por regras. E o que vc chama de regra eu chamo de composição.
E eles não entendem nada (ainda).
Não discuti o fato de venderem ou não. Interprete melhor o que as pessoas dizem.
Filminhos produzidos pela Globo estão levando milhões ao cinema e não é por isso que essas comédias horríveis são boas.
Brasileiro já é ignorante, se for falar em arte então, PQP.
Abusam de presets, é nítido, se vc não enxerga isso, é porque já se acostumou com eles.
A discussão aqui não é vendas, inserção no mercado. Não acho que eles estão errados, pois estão começando.
Mas já que estão fazendo público e grana, tá na hora de começar a investir em conhecimento.
E pelo amor hem, que comparaçãozinha mequetrefe Carlos. 2,2 k de likes... faça-me o favor.
O coreano bateu o recorde com um bilhão no youtube e vc acha mesmo aquilo bom ?
Prefiro esse aqui, com apenas 0,9 k likes.

Cara, eles não são artistas. Eles são comerciais. Não to dizendo que todas as fotos são perfeitas. de 10 fotos, 2 podem ter alguma relação com composição. E essa média é bem baixa.

As fotos deles vendem, o trabalho não é ruim, e é isso que importa para eles.

Eu não sou a favor de preset de LR, e tirando esse detalhe, as fotos deles são muito bem executadas.

E tem muita gente por ai que queria ter 2.2k de likes no facebook, isso tu pode ter certeza. E não é facil de conseguir... te garanto.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 18:12:22 por Carlos Ferrari »


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #67 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:17:33
Esse é o x da questão do tópico.
Equipamento...
Não são ruins a ponto de não serem vendidas pelo equipamento, e presets, ao qual não sou contra (principalmente como aprendizado e desenvolvimento do próprio estilo), mas dê um olhada aqui e verá do que falo, sobre o abuso.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #68 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:40:58
Esse é o x da questão do tópico.
Equipamento...
Não são ruins a ponto de não serem vendidas pelo equipamento, e presets, ao qual não sou contra (principalmente como aprendizado e desenvolvimento do próprio estilo), mas dê um olhada aqui e verá do que falo, sobre o abuso.

As fotos são bem executadas, estou no mac agora e vejo que os pretos estão bem fechados (mas isso é caracteristica do mac), se eu olhar no meu monitor, é bem capaz de estar aceitável... esse é um ponto.

O outro são as vinhetas, típico de quem ta começando, esse quem sabe o ponto que mais pecaram.

Tirando isso, uma que outra foto tremida e com foco duvidoso...  aí é tecnica básica.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #69 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:53:10
(...)
Iam falar que está tremida, que está 'suja', com poluição visual, etc...
Para mim não diz nada.
(...)

E ela tem isso tudo mesmo, e isso é olhar com obviedade para essa foto.
Mas se você consegue olhar pra ela com olhos históricos, talvez perceba que essa foto é um divisor de águas.
Quem aqui nunca ouviu falar do "momento decisivo"? Pois é... É por conta de uma proposição do HCB, calcada fortemente nessa foto aí.
Agora me diga que uma foto que divide a história da fotografia em 2 é uma foto "que não diz nada"?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #70 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:54:28
Alexandre, a meu ver, a foto da menina sentada eh uma otima foto de book comum, mas bem feito. A foto do Bresson eh uma foto sui generis q capta a atençao por um bom tempo por ter muitos elementos na imagem, mas a silhueta pulando e duplicada pelo reflexo na agua eh o tempero dessa foto.

Algumas fotos dos grandes mestres sao uma especie de "B-Sides": foram descobertas apos a morte do autor e ele nao divulgou a foto por achar q nao valia a pena e estava abaixo do seu padrao de qualidade em vida. Vai q essa seja uma dessas...

Não é o caso dessa foto em particular.
Essa foto foi reconhecida como uma grande foto ainda em vida e fez parte de muitas e muitas exposições sobre a obra do HCB e foi publicada em vários livros antes dele falecer.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 21:42:31
É simples, Bresson, Capa e mais dois, se não me engano, são os fundadores da Agência Magnun, que 'reconhecidamente uma das melhores, se não a melhor agência de fotografia do mundo. Aliás, que funciona como um tipo de cooperativa ou clube, onde todos associados participam. Apenas um brasileiro teve a oportunidade de ser convidado a participar da magnun. Se não me engano o nome dele era Miguel Rio Branco... ou algo parecido.  :ponder:

Os caras estão para fotografia como Kotler está para o Marketing.  ;)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #72 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 22:14:38
Mas o q essa foto, em particular, tem a ver com a agencia Magnun?!

Hyde, sabe o titulo dessa foto do Bresson q vc postou?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 22:18:04
Acho que tem nada a ver com a foto em particular. Só tem relação com a fodacidade deles.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 23:21:42
Mas o q essa foto, em particular, tem a ver com a agencia Magnun?!

Hyde, sabe o titulo dessa foto do Bresson q vc postou?

Com a foto especificamente nada Mad. Só estou citando a importância histórica do cidadão, e do porque alguns de seus trabalhos serem considerados (como disse o Hyde), divisores de águas. São referências e como por exemplo o Niemyer, pessoalmente e como usuário cotidiano, acho as obras dele uma b%#@ como projetos. São pouco práticas e de pouca praticidade na forma e no local onde foram construídas. Porém, sua importâcia para a arquitetura é inegável. O cara projetou os principais edifícios da única cidade modernista do mundo. Assumiu uma nova roupagem neste estilo arquitetônico, revolucionou o uso do concreto armado. Portanto, é um divisor de águas. Gostando ou não de suas obras (que tecnicamente são péssimas - por exemplo, o Pal da Alvorada, uma caixa de vidro em um locar que faz um calor do cão, seco... é um verdadeiro microondas. Só se habita aquela coisa devido a energia gasta com uma baita central de ar condicionado), elas são marco, e assim de suma importância. Fo isso que quis demonstrar.  :ok: