Autor Tópico: Leicas R  (Lida 3475 vezes)

clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Janeiro de 2013, 01:06:14
Colegas foristas!
Dando um estudadinha nos modelos leicas, vi que ela fabricou SLR, as leicas R. A Leicaflex, a primeira SLR deles, era mecânica. Porém os modelos que se seguiram eram electromecânicos. Apenas a R6 que não. E minhas dúvidas são sobre esses dois modelos.
Sobre a leica flex, fiquei com algumas dúvidas sobre oq li:
"The Leicaflex did offer mirror lock-up, and shutter speeds up to 1/2000 visible in the finder."
"[...]was not full focusing, offering only a small focusing zone at the center".
Como assim? Oq isso significa? Como uma pequena área de foco? Oq é "focusing zone".
E sobre a r6 eu procurei algumas coisas mas não achei... Os textos que achei sobre ela são menos completos que os sobre as leicaflex. Então:
-Qual a magnificação do visor dela?
-E ela... tem "full focusing"? Por que eu não sei o que é não ter isso, mas parece ruim.
Obrigado
Cristopher


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:45:02
Essas câmeras mais antigas tem um jeito meio que diferente daquele que você usa para focar suas SLRs hoje. Hoje você foca e você percebe que o foco está certo ao olhar a foto toda. Naquela época, as telas de foco vinham com um microprisma, que ajudava você a focar.

O visor dessas câmeras são mais ou menos assim:


Você foca certo quando você alinha as duas imagens que estão dentro daquele círculo menor no centro do quadro.


Acho que é isso, ao menos...
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:53:36
Alinhar as imagens? Meio que uma rangefinder?


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:02:26
Alinhar as imagens? Meio que uma rangefinder?

Mais ou menos
Na verdade, o termo que eu deveria ter usado era : alinhar as linhas! Viu a garrafa? Se você alinhar a parte de cima com a parte de baixo da imagem naquele círculo do meio, você vai ter a imagem em foco...
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 13:02:39 por coposdeagua »
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:05:02
Mais ou menos
Na verdade, o termo que eu deveria ter usado era : alinhar as linhas! Viu a garrafa? Se você alinhar a parte de cima com a parte de baixo da imagem naquele círculo do meio, você vai ter a imagem em foco...
Vlw!  :ok: :ok:
Sabe se a R6 tem isso também?


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:33:51
O ruim é que as reflex de filme, principalmente os modelos de entrada, não tinham telas de focalização lá muito precisas, gerando fotos sempre com um leve desvio de foco em função do controle de qualidade. Só as câmeras top possuíam telas bem calibradas, com vidro de alta performance, capaz de permitir uma focalização certeira mesmo com objetivas f/1.2.

Os projetistas deviam supor que ninguém iria usar, nos modelos de entrada, uma objetiva com abertura muito grande (abaixo de f/2). Desta forma, a profundidade de campo daria conta de corrigir desvios de foco que só são perceptíveis com a câmera muito próxima do assunto e em abertura máxima. Hoje em dia, existem telas de focalização - "focusing screens" no Ebay - para substituição da tela padrão de DSLRs, mas a espessura e a forma como encaixam na câmera podem gerar erros de foco. Enfim, raramente compensa, exceto se forem desenvolvidas pela própria fabricante da câmera.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:51:44
A R6 tem 3 sistemas de focalização.

- Área despolida
- Auréola de microprismas
- Bipartido no centro

A R6 é mecânica, tem fotometria spot e por média central. É a melhor das "R". O visor é incrivelmente bom.

Quanto as reflex de filme não terem focalização precisa eu nunca vi isso, salvo em uma Zenit 3M, muito, muito antiga.
O problema com certas câmeras era a tela de foco escura, e estas telas só eram usáveis quando a objetiva era de abertura de pelo menos 2.8. Várias câmeras tinham este problema, por exemplo a Chinon CS e as Zenit (exceto talvez a 122). A tela da Leicaflex não é das melhores também, exatamente por ser mais escura. Nada a ver com precisão.

As melhores telas:

- Leica R5 a R8
- Fujicas ST605 em diante
- Pentax MX, ME
- Yashica Electro 35 (SLR)
- Olympus OM1/2/3/4
- Minolta SRT 505
- Contax, RTS,167,AX
- Bessaflex TM

Em seguida

- Olympus OM 10/20/30
- Pentax P30/P3
- Nikon FM2/FE/EF
- Pentax MZ-M
- Minolta X700 e similares
- Chinon até a série CS
- Nikkormats
- Contax 1a geração

Algumas câmeras permitiam a troca da tela de foco, e existia um fabricante chamado Beattie que fabricava telas especiais de altissimo desempenho para serem usadas no lugar das originais. Eu mesmo tinha uma Olympus OM-4T com uma Beattie com grade, split diagonal e microprisma. Só a tela custava 90 obamas na época.

Das Leicas, as não mecânicas (Leicaflex, R6) tinham a eletrônica da Minolta.
Não gosto das Leicaflex, dão muito problema, geralmente por nunca terem passado por manutenção preventiva. Se quer comprar uma mesmo, vá de R6

Só que as R6 necessitam das chamadas objetivas 3-cam para que possam fotometrar sem ter que fechar a iris. Se usar 1-cam ou 2-cam ai tem que usar a alavanca de preview para fotometrar.

As Leicaflex podem usar 1-cam e 2-cam
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 21:56:22 por AFShalders »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:59:46
Obrigado a todos! Entendi... Então a R6 é mesmo top!
Shalders:
Mas 90 dólares parece valer a pena. Não tem relação com o tópico, mas apenas aproveitando sua presença... Tem algo a dizer sobre a tela da Contax s2? Não está entre as Tops? E outra coisa... Esse Zenit, eu até pensei em comprar uma, mas vi que eles tinham altas câmeras de plastico e.. nah!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2013, 22:46:46
Obrigado a todos! Entendi... Então a R6 é mesmo top!
Shalders:
Mas 90 dólares parece valer a pena. Não tem relação com o tópico, mas apenas aproveitando sua presença... Tem algo a dizer sobre a tela da Contax s2? Não está entre as Tops? E outra coisa... Esse Zenit, eu até pensei em comprar uma, mas vi que eles tinham altas câmeras de plastico e.. nah!

Sim, a S2 é excepcional mas é tão rara hoje em dia que eu nem lembrei ! A S2 é mais ou menos equivalente a R6

Na verdade qualquer contax da 137 para cima é show. Se for a sua praia mesmo e quiser uma slr a sério de filme, compre uma que seja mecânica, isto é, obturador mecânico. Tem muita câmera de filme boa por ai, com obturador eletrônico, mas se quebrar é lixo, não tem mais peças de reposição para nenhuma delas. Se for eletrônica tem que ser bem barata. Tenho uma R6 cromo linda linda, já pensei em vender algumas vezes, mas na hora sempre desisto. No ebay acha por $350-$750 dependendo do estado, mas por isso nem pensar em vender a minha haha !

Não compre lentes R as cegas, porque quando tem no mercado barata é porque está detonada. Quem tem essas lentes em bom estado ou não vende ou cobra a altura.

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 22:48:28 por AFShalders »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2013, 22:51:48
Sim, a S2 é excepcional mas é tão rara hoje em dia que eu nem lembrei ! Na verdade qualquer contax da 137 para cima é show. Se for a sua praia mesmo e quiser uma slr a sério de filme, compre uma que seja mecânica, isto é, obturador mecânico. Tem muita câmera de filme boa por ai, com obturador eletrônico, mas se quebrar é lixo, não tem mais peças de reposição para nenhuma delas. Se for eletrônica tem que ser bem barata. Tenho uma R6 cromo linda linda, já pensei em vender algumas vezes, mas na hora sempre desisto. No ebay acha por $350-$750 dependendo do estado, mas por isso nem pensar em vender a minha haha !

Não compre lentes R as cegas, porque quando tem no mercado barata é porque está detonada. Quem tem essas lentes em bom estado ou não vende ou cobra a altura.
Sim, sim. Mesmo as Zuiko pra minha Olympus OM-1 eu avalio bem (são lentes bem, BEM mais baratas). Cara, uma história engraçada. Dia desses tavam anunciando uma zuiko OM nova, na caixa. Eu até botei o celular despertar as 8 da manhã, pq o leilão ia acabar 8:30. Dei um lance de 117 dólares, faltando uns 4 seg pra acabar. Mas demorou pra registar o meu lance, acabou o tempo antes. O cara que levou levou por 89... Nesse dias aprendi: Cristopher, de o lance no final, só que não tanto.  :hysterical: :hysterical:


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 21:45:00
Ver se consigo aproveitar o mesmo tópico, pra não ter que criar mais um. É mais ou menos no mesmo assunto. Eu não achei nada aqui no fórum. Achei tópicos parecidos, sobre câmeras mecânicas, mas não achei a resposta.
Vocês indicam alguma mecânica com corpo que não seja de plástico, que tenha velocidade igual ou superior a 1000, com sistema K, m42 ou yashica/contax? Pesquisando sobre algumas câmeras encontrei várias com essas características, mas não achei muitos detalhes sobre a resistência e qualidade. Gostaria de saber se vocês sabem.
Já estão na minha lista:
Pentax MX
Contax S2
Bessaflex TM
Tem mais indicações??? Afinal, quanto mais opções mais fácil de achar uma com boas condições no ebay.  :D
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 21:45:29 por clac »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 23:22:30
Essas câmeras mais antigas tem um jeito meio que diferente daquele que você usa para focar suas SLRs hoje. Hoje você foca e você percebe que o foco está certo ao olhar a foto toda. Naquela época, as telas de foco vinham com um microprisma, que ajudava você a focar.

O visor dessas câmeras são mais ou menos assim:


Você foca certo quando você alinha as duas imagens que estão dentro daquele círculo menor no centro do quadro.


Acho que é isso, ao menos...
Alinhar as imagens? Meio que uma rangefinder?

:eek: :eek: :shock: :shock:
Estou ficando velho!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 12:25:59
Ver se consigo aproveitar o mesmo tópico, pra não ter que criar mais um. É mais ou menos no mesmo assunto. Eu não achei nada aqui no fórum. Achei tópicos parecidos, sobre câmeras mecânicas, mas não achei a resposta.
Vocês indicam alguma mecânica com corpo que não seja de plástico, que tenha velocidade igual ou superior a 1000, com sistema K, m42 ou yashica/contax? Pesquisando sobre algumas câmeras encontrei várias com essas características, mas não achei muitos detalhes sobre a resistência e qualidade. Gostaria de saber se vocês sabem.
Já estão na minha lista:
Pentax MX
Contax S2
Bessaflex TM
Tem mais indicações??? Afinal, quanto mais opções mais fácil de achar uma com boas condições no ebay.  :D

FUjica St605 (vel. ate 1/750 mas e daí ?)
Ricoh KR-5 Super II (K)  - muito barata, plastico mas não é ruim, 100% mecanica
Chinon CS, brabo é achat uma em bom estado.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2013, 12:27:38 por AFShalders »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 23:15:33
Eu não fotografo coisas muito rápidas... Mas sempre achei que se um dia fosse fotografar, 1/2000, até 1/4000 seria útil.... Mas acho que você tem razão. Não vale abrir mão de uma boa câmera por uma velocidade que talvez eu use um dia.
To olhando as câmeras ai da sua lista (essa e a anterior) no ebay diariamente... Sério, valeu muito pelas indicações. Você é foda cara, você sabe muito... Trabalha com isso?


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 19:41:17
Após pesquisar sobre as câmeras indicadas e encontrar algumas outras cheguei a uma pequena lista de possibilidades. Passarei a acompanhar estas câmeras no ebay:
-Leica R6 (viu, ainda tem relação com o título do tópico...)
-Contax S2
-Bessaflex TM
-Fujica ST801
-Fujica ST705
-Fujica ST605
-Yashica fx-1
-Yashica fx-2
-Yashica fx-3
-Pentax MX
-Zeiss Ikon 706
-Contax c1
 :D :D Então é isso. Alguém tem algo a declarar?  Adicionaria alguma, retiraria alguma, tem alguma ressalva?
Algumas perguntas:
-Rollei 35 é mecânica?
-A câmeras da linha Icarex são boas?
Obrigado
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 19:41:41 por clac »