Autor Tópico: Fotografo Profissional  (Lida 11210 vezes)

Ronaldo Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:15:56
Boa Tarde pessoal!
Sou novo no mundo da fotografia, possuo uma Canon T3i 18-55 mm.
Tenho uma dúvida:
Quando um fotografo profissional vai cobrir algum evento: tipo casamentos, atividades esportivas e coisa e tal.
Ele obviamente utiliza sua câmera em modo manual certo? Mas todas as funções são no modo manual tipo: foco, iso, abertura, tempo de exposição e etc.
Ele não deixa nada no automático, para talvez não perder o momento ideal para o "click"?
Ou ele tem que usar sim tudo no manual, por ele ser um profissional?

Espero que tenham compreendido minha questão.
Obrigado!!

Abraço!!
 


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:40:15
Depende do estilo de fotografar de cada um!
Mas fotografo de eventos e esportes usam foco automático sim!
Usar a camera no manual, significa não deixar ela escolher pra você o valor de ISO, Abertura de diafragma e velocidade do obturador! è você quem decide os 3 componentes básicos para execução de uma foto!


decarlos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2013, 18:36:46
nem sempre fotografos profissionais usam a camera em modo manual.
os que conheco que fotografam  casamentos ajustam a camera em modo shutter ou aperture priority e o resto no manual.
a lente sempre no foco automatico.
5D MARKII
CANON 24-105
OLYMPUS EP1
ZUIKO 14-42
PANASONIC 45-200


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:09:02
nem sempre fotografos profissionais usam a camera em modo manual.
os que conheco que fotografam  casamentos ajustam a camera em modo shutter ou aperture priority e o resto no manual.
a lente sempre no foco automatico.


Eu fotografo casamentos em modo manual, mas uso sempre o foco automático e o flash em TTL.


Ronaldo Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:27:54
Valeu galera...
É que eu estava tirando fotos td no manual até mesmo o foco.
As vezes o ISO eu colocava em automático, por não ter muito conhecimento sobre fotografia
e para não perder muito tempo ajustando a câmera  para bater uma foto.
Então acho que eu posso colocar somente o foco no automático e resto no manual.
e quando for bater de algo que tenha tempo ajustar a câmera e dar um efeito legal, daí coloco o foco no manual tbm.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:37:01
Valeu galera...
É que eu estava tirando fotos td no manual até mesmo o foco.
As vezes o ISO eu colocava em automático, por não ter muito conhecimento sobre fotografia
e para não perder muito tempo ajustando a câmera  para bater uma foto.
Então acho que eu posso colocar somente o foco no automático e resto no manual.
e quando for bater de algo que tenha tempo ajustar a câmera e dar um efeito legal, daí coloco o foco no manual tbm.
Cara, hoje em dia ninguém usa foco manual, vc não entendeu muito bem... Você pode usar o autofucus, mas não deixando os pontos de foco no automático.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:47:26
Cara, hoje em dia ninguém usa foco manual, vc não entendeu muito bem... Você pode usar o autofucus, mas não deixando os pontos de foco no automático.
Não me chame de ninguém novamente, garoto  >:(  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 20:12:00 por clac »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:47:39
Cara, hoje em dia ninguém usa foco manual, vc não entendeu muito bem... Você pode usar o autofucus, mas não deixando os pontos de foco no automático.

Rafael, muita gente ainda usa foco manual hoje em dia, principalmente quem fotografa paisagens ou macro. Em esportes é mais difícil, mas em casamentos e festas eu mesmo às vezes uso o foco manual (deixo em automático, mas faço pequenos ajustes manualmente). Mas o foco automático das câmeras modernas está cada vez mais confiável mesmo.

Abraços


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:37:57
Eu fotografo casamentos.

Abertura/velocidade/ISO: Manual
Flash: Automatico (TTL)
Foco: automático, geralmente no ponto central.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:04:37
Sempre que uso FLASH coloco a câmera em modo MANUAL com flash em TTL.
Quando as condições de iluminação mudam muito e não estou usando flash, uso modo AV e compenso a exposição.
Cada um tem o seu workflow.
Foco sempre no ponto central.
Estou começando a usar o flash em modo MANUAL e tenho achado os resultados mais consistentes.

Um abração,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Ronaldo Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:22:09
Obrigado pessoal!
Já dá para ter uma noção do esquema.
Valeu mesmo!  :clap:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 08:40:58
Conheço pelo menos 3 "Fotógrafos" q vivem de fotografia (um razoavelmente bem) e não sabem nada de nada, nadinha sobre regulagem de uma DSLR.  Usam tudo no Automático Total. Tal qual se usa uma saboneteria básica. Também não sabem nada sobre lentes, nada mesmo....
PhotoShop´, quando muito só o básico. Não sabem nada de calibração de monitor, nem nada de cor ou monitores q prestem. Se a foto é revelada mais escura  pedem ao lab para "clarear".
Quem for do Rio e quiser conhecer estas peças eu apresento só para comprovarem. A coisa beira ao inacreditável. Chego a cocnlusão q no brasil (não sei outros lugares) o q mais diferencia quem ganha ou não dinheiro é a capacidade de convencer os incautos. O mais importante é parecer uma coisa e convencer os outros disso. Este tipo sempre se dá bem no brasil....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 08:49:32
Em tempo: Um destes certa vez me disse q comprou uma D300 e a vendeu (ele usava ou ainda usa uma D40 e D50) e a vendeu pois achou ela muito complicada e não tinha o auto total. Outro q conheço não sabe mexer em nada na CAM (uma D90). Do jeito q ele comprou ele usa. Se mexerem em alguma coisa ele tem de pedir alguem para "consertar".
Um outro deixa os flashs do estúdio (também faz book) sempre numa posição e regulagem. Se algo acontecer e mudar algo, ele se perde totalmente. Certa vez ele passou um dia inteiro tentando acertar a cam e os falshs do estúdio só na base de tentativa e erro. Assim, sem nenhum critério ou conhecimento. Pensei em mexer em algo uma certa vez e ele me pediu para não mudar nada q um amigo tinha certado para ele....
Tenho mais histórias do tipo....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 10:50:07
Lúzio,
Também conheço fotógrafo profissional assim, dono de estúdio.

É quadradinho verde e faca nos dentes!

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 10:51:52
Boa Tarde pessoal!
Sou novo no mundo da fotografia, possuo uma Canon T3i 18-55 mm.
Tenho uma dúvida:
Quando um fotografo profissional vai cobrir algum evento: tipo casamentos, atividades esportivas e coisa e tal.
Ele obviamente utiliza sua câmera em modo manual certo? Mas todas as funções são no modo manual tipo: foco, iso, abertura, tempo de exposição e etc.
Ele não deixa nada no automático, para talvez não perder o momento ideal para o "click"?
Ou ele tem que usar sim tudo no manual, por ele ser um profissional?

Espero que tenham compreendido minha questão.
Obrigado!!

Abraço!!

Errado. O modo "P" é exatamente "P" de "Professional". Isso de ficar brincando com iris, shutter speed, iso e olhando as coisas em 100% no monitor e testando mil técnicas é que é coisa de amador.

Um abraço a todos,

TL.

---------

EDIT: Inclusive quando eu comprei a D800 e não vi o "P" lá já fiquei bolado, já reclamei na hora: "Pô Diana tu me falou que essa câmera era profissional e ela não tem nem P? Como que tu quer que eu use isso? O bagulho lá é profissional!"

Aí ela me mostrou que apertando "mode" e rodando do dial de trás aparece o P.

Vc vê: a câmera é tão profissional que nem tem P na rodinha em cima, vc coloca ela no P uma vez no botãozinho e ela fica profissional pra sempre! Muito boa essa câmera! :ok: 

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 10:58:31 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k