Autor Tópico: Revelação PB - Dúvida FIXADOR + Primeiras experiências  (Lida 7775 vezes)

sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:57:31
Boa noite caros!

Sou um rato aficcionado aqui no MF, leio praticamente tudo aqui nas analógicas, e gostaria antes de tudo, AGRADECER toda experiência compartilhada.

Não sou muito de postar, ainda mais na correria que ando atualmente, mas como gratidão vou montar um post legal (nesse tópico mesmo) com minha primeiras (2) revelações caseiras, falando um pouco do que usei, como foi, resultados, scaneando com a DSLR, etc...

Mas como ainda tenho coisas pendentes a fazer, vou deixar essa pergunta de uma vez e depois venho com a revelação "DETONADA" (escrita com mais calma):

Usei uma solução FIXADORA feita em farmácia de manipulação (basicamente devido à dificuldade de encontrar um fixador oficial por aqui) ,foram  125g de TIOSULFATO DE SÓDIO em 700mL Água Destilada: Solução 18,75 %m/v (encontrei esse receita perdida aí na net).

Enfim, o lance é o seguinte, usei 500mL dessa solução para fixar 2 filmes, revelados em separado, sempre voltando com todo o conteúdo para o frasco original. O Fixador é reutilizável até um certo ponto (ok?), mas como há resíduo da prata não reagida nele (até soltou uma corzinha rosa na solução) esta solução vai degradando com o tempo. E aí, quanto tempo será que ele vai durar? Vocês poderiam me informar um "padrão" de fixador para eu pelo menos ficar atento?


Grato ao extremo, depois venho com as especificações! VALEU


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2013, 20:18:53
Eu sempre usei ácido acético, uma tampinha pra 1 L e nunca reutilizei depois. A função do fixador é parar imediatamente a revelação, e o produto é tão barato que não tem razão pra reutilizar. Esse stoper aí de tiosulfato de sódio não sei de que não conhecia, deve ser algo novo então,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:00:00
RSalles,

acho que você confundiu. Você está falando de INTERRUPTOR, e eu de FIXADOR. Eu também uso ácido acético (vinagre) para interromper a revelação, o Tiossulfato (fixador) tem a função de fazer com que a imagem revelada não vá sumindo com o tempo da película.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 00:45:15
Putz, desculpe aí, é verdade, eu confundí as bolas!
Eu lembro bem nas embalagens da Kodak que tinha exatamente o numero de cópias que podiam ser tratadas com o fixador. Na prática, no lab, quando a solução começava a tornar-se "leitosa" ou perdia a transparência, enfim, a gente devia trocar por nova.
Nos últimos tempos em que fotografei com filme eu mesmo fazia a minha química com produtos que comprava na rua S. Bento em S. Paulo na Veado d'Ouro, é uma loja muito tradicional em manipulação de medicamentos. Usava as fórmulas que o Ansel Adams sugeriu no livro "The Print", e esse livro pode ser uma sugestão de aquisição pra voce, tem fórmulas pra filme P&B e papel, inclusive aquele toque de selênio lindo nas fotos dele tem a diluição lá,

[]s,

RSalles
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 00:52:20 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 12:30:34
sfortunato... tem um teste relativamente fácil pra testar o "poder" do seu fixador, garantindo não usar um fixador esgotado e determinando o tempo necessário pra utilização..

coloque um pedaço de filme não exposto e não revelado em água por 1 minuto só pra gelatina inchar...

depois coloque o pedaço do filme numa solução do fixador completamente nova, sem uso. O tempo que demora até que o filme fique transparente, sem qualquer aspecto leitoso é tido como o tempo padrão pra este filme, nessa temperatura e com essa solução, com o mesmo processo de agitação... A fixagem completa vai ser o dobro desse tempo gasto pra clareá-lo..

Quando vai utilizando o fixador e devolvendo pra solução total, vc vai saturando com prata, e obviamente diminuindo a ação do fixador (e aumentando o tempo necessário)

Uma solução poderia ser considerada esgotada e deveria ser descartada quando o tempo pra clarear o filme for o dobro do primeiro teste..

Você pode por exemplo fazer o teste inicial, e ir fazendo o mesmo teste na solução a cada 2 filmes por exemplo, e anotando os tempos padrão.. assim cria uma regrinha aí e não erro...



sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 21:05:21
RSalles,

valeu mesmo pela dica! vou procurar esse livro sim e quem sabe no próximo eu já faço uma nova fórmula para comparar!

e Luciano,

show de bola esse regrinha hein. Farei na próxima revelação com certeza, e também vou ir verificando a cada sessão de revelação! Obrigado, e agradecendo especificamente, suas dicas no Post "Primeiros Resultados" foram decisivas para montar meu esquema de revelação. VALEU

Vou deixar uma foto aqui dessa primeira revelação (escaneamento Canon T3i + caixa de leite):


Moliceiro em Aveiro, Portugal
Canonet QL17 G-III + Filtro Vermelho
Ilford Delta 100

Abraços, Samuel.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 19:07:22
(escaneamento Canon T3i + caixa de leite):

 :shock: você poderia explicar esse escaneamento com caixa de leite?? :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 00:59:46
Desconsiderar postagem
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2013, 01:00:15 por AFShalders »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 08:44:00
:shock: você poderia explicar esse escaneamento com caixa de leite?? :ponder:

Veja também isto: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76772.msg755628#msg755628

E pesquise mais sobre o assunto aqui mesmo no forum, tem bastante coisa.
-22.352971,-48.775582


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 09:33:43

E pesquise mais sobre o assunto aqui mesmo no forum, tem bastante coisa.

Eu procurei no Google e não achei. Zero para mim que deveriar ter procurado aqui no fórum primeiro. :doh:

Obrigado, Braga  :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 09:42:38
Scaner caixa de sapato


Feito em casa (homemade scanner) por Glauco França, no Flickr


Feito em casa por Glauco França, no Flickr

Os resultados podem ser vistos aqui http://www.flickr.com/photos/studiopixel/

Esse cara faz muito médio formato. Na caixa ele fez um lado para médio formato e o outro lado para 135.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 09:49:34
Eu procurei no Google e não achei. Zero para mim que deveriar ter procurado aqui no fórum primeiro. :doh:

Obrigado, Braga  :ok:

Zero paras os serviços de busca que não entregam o que a gente pede. :assobi: Eles precism entender melhor a nossa língua. :shock:

 :hysterical:
-22.352971,-48.775582


Pacata femea camponesa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:06:45
Oh uau... Você conseguiu uma boa revelação apenas com uma solução de tiossulfato de sódio e água destilada??  :shock:

Poxa, quero muito testar isso, então. Vi muitas receitas por aí, mas todas sempre tinham, ao menos, 4 ingredientes. Quanto tempo você fixou?
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 13:12:09 por Pacata femea camponesa »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:18:19
Eu faço igualzinho mais é tudo no "Olho". Coloco 150ml de tiosulfato (ml porque uso um medidor de volume e não tenho balança) e coloco 800 ml de água.
Esquento a água até ficar legal pra diluir, sem muita precisão, tipo uns 50 graus (no limite da mão aguentar) e misturo.

É tão, mais TÃO BARATO esse produto que eu não reaproveito. Eu paguei 5 reais em 1KG então minha dica é NÃO reaproveitar.
 :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Pacata femea camponesa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:24:02
Eu faço igualzinho mais é tudo no "Olho". Coloco 150ml de tiosulfato (ml porque uso um medidor de volume e não tenho balança) e coloco 800 ml de água.
Esquento a água até ficar legal pra diluir, sem muita precisão, tipo uns 50 graus (no limite da mão aguentar) e misturo.

É tão, mais TÃO BARATO esse produto que eu não reaproveito. Eu paguei 5 reais em 1KG então minha dica é NÃO reaproveitar.
 :ok:

Apois é isso que vou fazer! Na minha cidade é impossivel encontrar lugar pra revelar, então vai ser tudo caseiro mesmo.
Mas como será minha primeira revelação (yaay), por quanto tempo será que preciso fixar? E a lavagem precisa de algo mais? Um sulfito de sódio de leve, quem sabe? haha