Autor Tópico: Ajuda com cameras superzoom  (Lida 4031 vezes)

claudiadias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 31 de Janeiro de 2013, 20:37:03
Olá pessoa!  sou nova aqui no fórum e desde já peço desculpas se eu estiver repetindo algum tópico já existente,pois não encontrei nada parecido com o'que procuro.

Sou apaixonada por  fotografias e ainda mais de pessoas,como de moda,books etc.
Sou apenas amadora,mas pretendo esse ano fazer um curso básico para entender melhor e  fazer boas fotos.
Recentemente comprei uma câmera e pesquisei muito antes de comprá-la, mas de cara como me apaixonei por ela e pelos bons comentários optei por ela mesmo,mas cometi um erro que acho que deve ser mais do que normal para pessoas leigas como eu fazer,ou seja não dei prioridade para o tipo de foto que eu queria fazer.Mas com tantas opções e recursos que eu nunca havia tido em uma câmera optei por essa mesmo, a Panasonic fz150, gostei muito da câmera apesar de ainda não ter feito fotos com ela por estar esperando a chegada do meu flash externo que quero utilizar com ela através de sombrinha difusora,tudo por enquanto apenas vendo tutoriais pela internet e estou bem animada rsrs.

A minha dúvida é... como tenho lido várias dicas e turoriais de fotografia de pessoas,tipo book,ambientes fechados, espaço pequeno etc, descobri que e lente sendo grande angular,no caso da fz150  25mm, não fica bem fazer fotos de perto, de rosto por ex,porque distorceria a imagem final.

quero saber se fazendo esse tipo de foto  se eu colocar a camera um pouco mais distante da pessoa e aplicar um zoom a foto ficará perfeita sem distorções  e mais próximo do real, ou definitivamente não poderei usar essa câmera para fazer esse tipo de foto.

qual a solução para eu fazer fotos de rosto e corpo inteiro em um ambiente fechado com essa câmera?

como eu disse pretendo sim fazer um curso básico, e posteriormente trocar a câmera se for o caso, mas por enquanto não posso,pois estou ainda a pagá-la.

abrcs e obrigada.



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2013, 20:44:41
Claudia, usar o zoom e se afastar é uma boa ideia, afinal, aplicando o zoom vc aumenta a distancia focal e reduziria a distorção da lente em 25mm. E faça experiências para achar o ponto de zoom ideal.

Abcs

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


claudiadias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:07:46
Claudia, usar o zoom e se afastar é uma boa ideia, afinal, aplicando o zoom vc aumenta a distancia focal e reduziria a distorção da lente em 25mm. E faça experiências para achar o ponto de zoom ideal.

Abcs


Foi o'que pensei, mas eu aplicando o zoom ,isso não alteraria a foto ? vou ter uma foto real?    aproveito já para lhe pedir um dica de uma câmera que atenderia minhas necessidades  futuramente.Muito obrigada.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:31:43

Foi o'que pensei, mas eu aplicando o zoom ,isso não alteraria a foto ? vou ter uma foto real?    aproveito já para lhe pedir um dica de uma câmera que atenderia minhas necessidades  futuramente.Muito obrigada.

que tipo de alteração vc espera dando um zoom?


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:32:03
Por isso é bom fazer experiências... acho que a foto ficaria artificial e estranha de perto e em 25mm.

Para o que vc esta pretendendo, para iniciar vc pode comprar uma Canon T3i ou a Nikon 5100, ambas DSLR. Ambas com a lente do kit (18-55mm) e um flash externo.

Mas use e abuse da FZ150, já que até investiu em flash externo.

Abcs

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


claudiadias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 22:01:12
que tipo de alteração vc espera dando um zoom?



Oi Helena,a alteração que me refiro em aplicando o zoom em uma lente 25mm  é se a foto de rosto por ex,será fiel como outra foto feita de perto sem o zoom com outro tipo de lente.


claudiadias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2013, 22:03:27
Por isso é bom fazer experiências... acho que a foto ficaria artificial e estranha de perto e em 25mm.

Para o que vc esta pretendendo, para iniciar vc pode comprar uma Canon T3i ou a Nikon 5100, ambas DSLR. Ambas com a lente do kit (18-55mm) e um flash externo.

Mas use e abuse da FZ150, já que até investiu em flash externo.

Abcs



Sim, vou fazer isso Alexandre, usar bastante a fz150, obrigada pelas dicas das cameras.


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:00:17
Usar o zoom muda sim o tipo de distorção que a lente causa na imagem, o ideal é ir testando pra ver qual distancia focal fica melhor pra fotografar um retrato com tua câmera, existe sim alguma distância focal que vai ficar boa, vai perder nitidez mas nada demais

outra opção é aprender a editar a imagem no Photoshop pra corrigir a distorção


aqui um tópico parecido onde eu mostro um exemplo com imagens: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77451.0



claudiadias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:10:08
Usar o zoom muda sim o tipo de distorção que a lente causa na imagem, o ideal é ir testando pra ver qual distancia focal fica melhor pra fotografar um retrato com tua câmera, existe sim alguma distância focal que vai ficar boa, vai perder nitidez mas nada demais

outra opção é aprender a editar a imagem no Photoshop pra corrigir a distorção


aqui um tópico parecido onde eu mostro um exemplo com imagens: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77451.0


 Leo  - que bom que vou poder aproveitar dessa câmera então, estava preoculpada em ter que usá-la somente para fotos pnorâmicas,paisagens etc.

não tinha pensado nessa ideia do photoshop, é uma boa também vou dar uma olhada no link,  obrigada Leo


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:50:39
Eu acho que até como um exercício, vale a pena tentar e tentar bastante achar uma distancia e zoom ideais pra evitar ao máximo dar este tipo de correção pelo PS. Não que seja ruim mexer no photoshop, longe disso, mas tu acaba te obrigando a raciocinar mais um pouco sobre os fundamentos e com isso vai pegando um monte de macetezinho.
E tenha certeza que vai conseguir aprender muito com essa câmera, ela te dá todos os comandos manuais que tu precisa pra evoluir. Claro, acredito que com o tempo e principalmente após começar a fazer um curso sentirá a necessidade de evoluir pra uma dslr, e aqui acompanho o Alexandre na indicação das câmeras, duas grandes pedidas (t3i e d5100).
Mas até lá, vai curtindo o brinquedo novo e vai postando algumas fotos pro pessoal que entende (não eu) ir te passando algumas dicas...
Boa sorte
Tecpix + motorola do guga


claudiadias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 10:18:40
Eu acho que até como um exercício, vale a pena tentar e tentar bastante achar uma distancia e zoom ideais pra evitar ao máximo dar este tipo de correção pelo PS. Não que seja ruim mexer no photoshop, longe disso, mas tu acaba te obrigando a raciocinar mais um pouco sobre os fundamentos e com isso vai pegando um monte de macetezinho.
E tenha certeza que vai conseguir aprender muito com essa câmera, ela te dá todos os comandos manuais que tu precisa pra evoluir. Claro, acredito que com o tempo e principalmente após começar a fazer um curso sentirá a necessidade de evoluir pra uma dslr, e aqui acompanho o Alexandre na indicação das câmeras, duas grandes pedidas (t3i e d5100).
Mas até lá, vai curtindo o brinquedo novo e vai postando algumas fotos pro pessoal que entende (não eu) ir te passando algumas dicas...
Boa sorte


Obrigada mesmo pessoal pelas informações, vou sim fazer isso,meus acessórios chegando vou fazer as fotos com ela e depois posto aqui pra vocês analisarem.

Vou aproveitar aqui e se alguém puder me esclarecer sobre as lentes, por ex, essa que tenho de 25mm  sei que é uma grande angular e que em um ambiente pequeno  da para enquadrar bem uma pessoa de corpo inteiro, quais as vantagens e desvantagens dessas  lentes de 50mm ou 70mm, em que situação usaria uma ou outra.

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 10:19:08 por claudiadias »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 11:41:23
Claudia, vc sabe que na FZ150 não há a possibilidade da troca de lente, o que vc tem é uma câmera que varia a distância focal entre 25mm (uma grande angular) até 600mm (uma tele), ja que o zoom dela é de 24x, basta multiplicar a menor distância focal pelo zoom, que vc encontra a máxima distância focal.

Quanto as vantagens e desvantagens da 50mm e 70mm, passo a bola para algum forista com maior conhecimento sobre o assunto, para não falar bobagem  :assobi:

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 11:49:56


Oi Helena,a alteração que me refiro em aplicando o zoom em uma lente 25mm  é se a foto de rosto por ex,será fiel como outra foto feita de perto sem o zoom com outro tipo de lente.

O que distorce ou deixa de distorcer, é a distância focal. Grandes angulares sempre causarão distorções. Algumas mais, outras menos, pois algumas lentes possuem elementos para minimizar as distorções. Mas as lentes GA, independente de serem fixas ou zoom, sempre causarão distorções. Isso vai diminuindo à medida que vai aumentando a distância focal. Grandes distâncias focais, até onde me consta, não distorcem a cena.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 11:52:10 por Helena Bsb »


zorki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 15:59:43
Realmente, a FZ150 não é a câmera mais indicada para o tipo de fotografia que vc quer fazer, mas também não é de todo inadequada. Com ela você enfrentará algumas limitações e não conseguirá atingir alguns resultados, mas se souber utilizá-la de forma inteligente, poderá fazer fotos ótimas.

Evite fotografar em locais realmente muito pequenos, pq daí vc ficará restringida em termos de zoom e distâncias focais. Se puder fotografar acima de 35mm já evitará o pior da distorção. No mais é entender sua câmera, o local onde você fotografar, estudar as técnicas do tipo de fotografia que for praticar e otimizar tudo isso para fazer as melhores fotos que puder.
"One has to take several different shots of a subject, from different points of view and in different situations, as if one examined it in the round rather than looked through the same key-hole again and again." - Alexander Rodchenko


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 16:12:43
Vale como brincadeira e aprendizado, tentem fotografar um rosto com uma super grande angular, tipo 10mm. E esse link aqui é sempre válido: http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/15098-como-diferentes-lentes-de-uma-camera-podem-piorar-ou-melhorar-a-sua-aparencia.htm

Mas leia com muita atenção, interprete bem o texto e não leve ao pé da letra para não fazer conclusões precipitadas.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 16:13:05 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/