Autor Tópico: PROVIA NA CANON PRIMA REVELADO NO C - 41  (Lida 2292 vezes)

clovis1612

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
    • http://clovis1612.multiply.com/photos/album/3
Online: 17 de Junho de 2006, 08:42:43
Olá pessoal , neste instante lamentando a morte do humorista do GRUPO CASSETA E PLANETA  na Alemenha, submeto minhas fotos a apreciação e critica de vocês. Usei um provia e o revelei no C -41 . Gostando ou não , pouco importa , avaliem . Muito obrigado!

http://clovis1612.multiply.com/photos/album/4

 
« Última modificação: 17 de Junho de 2006, 08:44:47 por clovis1612 »
Citar
undefined
Uma boa foto tem que conter vida : emoção , idéia , história e alma . Esta muito além da tecnica.


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2006, 21:27:11
Muito legais as fotos, eu já tirei algumas com cromo e fiz esse processo, elas ficaram como o Ivan falou, bem esverdeadas.

Se quiserem dar uma conferida elas estão no endereço:

X-Process

Se quiserem comentar fiquem a vontade!
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8


clovis1612

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
    • http://clovis1612.multiply.com/photos/album/3
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2006, 09:39:17
Citar
Muito legais as fotos, eu já tirei algumas com cromo e fiz esse processo, elas ficaram como o Ivan falou, bem esverdeadas.

Se quiserem dar uma conferida elas estão no endereço:

X-Process

Se quiserem comentar fiquem a vontade!
Obrigado pela sua atenção .
A revelação de cromos no c - 41  me parece que oferece melhores resultados na super exposição .
Porfavor tente outras vezes , e faça testes sempre com variações de velocidade .
comunicar ao laboratório que é uma revelação cruzada e solicitar serviço profissional é uma boa dica. Sempre faço isso . Sei que eles dão um tratamento para filems de amadores e outro para prof. Certifiquese de que sera uma revelação profissional.
Boas fotos. !!!  
Citar
undefined
Uma boa foto tem que conter vida : emoção , idéia , história e alma . Esta muito além da tecnica.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2006, 10:10:00
Clóvis.

É interessante porque há algumas questões aí que não consegui compreender bem...

A revelação C-41 é padronizada. Ela não varia (ou não deve variar) se o filme é rvelado como profissional ou amador, pois os filmes todos passam pelos mesmos banhos no mesmo tempo. As correções, quando são feitas, são depois, na hora da cópia.

Além disso minha experiência com revelação cruzada é que há fortíssimo desvio cromático puxando para o verde, e além disso há um brutal aumento de contraste. Assim, a técnica de superexposição simplesmente arruina o filme, pois leva a estouros imensos que não observei em suas fotos.

Veja que gostei das fotos independentemtne do processo, mas o processo descrito por você simplesmente não bate com minha experiência e com a aparência das suas fotos, onde não se nota nenhuma tendência ao verde, somente uma certa intensificação das cores (e nem tanto assim).

Pergunto. O filme mesmo, como voltou para você, como positivo ou negativo?

Ivan


zardosx

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2006, 15:26:07
Cara faço sempre esse processo cruzado, adoro o resultado  


zardosx

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2006, 15:35:02


A sua fotometria estava correta? :snack:  
« Última modificação: 18 de Junho de 2006, 15:36:12 por zardosx »


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2006, 20:34:31
Como o Ivan disse não há diferença na revelação do negativo do profissional para o amador(trabalhei 4 anos em um laboratório e inclusive essas fotos fui eu que ampliei), e nesse filme que fiz isso acabei errando e super expondo algumas fotos que ficaram inutilizadas. Alguma coisa está extranha.
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8


clovis1612

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
    • http://clovis1612.multiply.com/photos/album/3
Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2006, 01:35:19
Citar
Clóvis.

É interessante porque há algumas questões aí que não consegui compreender bem...

A revelação C-41 é padronizada. Ela não varia (ou não deve variar) se o filme é rvelado como profissional ou amador, pois os filmes todos passam pelos mesmos banhos no mesmo tempo. As correções, quando são feitas, são depois, na hora da cópia.

Além disso minha experiência com revelação cruzada é que há fortíssimo desvio cromático puxando para o verde, e além disso há um brutal aumento de contraste. Assim, a técnica de superexposição simplesmente arruina o filme, pois leva a estouros imensos que não observei em suas fotos.

Veja que gostei das fotos independentemtne do processo, mas o processo descrito por você simplesmente não bate com minha experiência e com a aparência das suas fotos, onde não se nota nenhuma tendência ao verde, somente uma certa intensificação das cores (e nem tanto assim).

Pergunto. O filme mesmo, como voltou para você, como positivo ou negativo?

Ivan
Olá Ivan !

O filme foi renvelado como negativo, a imágem gravada é uma imágem negativa que foi escaniada como negativo . O laboratório pediu que eu colocasse minha rúbrica ao lado do pedido para revelar no C - 41 . É lógico que o que recebi foi um negativo .
Dizer que no laboratório profissionais e amadores são tratados de uma mesma forma e que tudo é a mesma coisa ,não corresponde exatamente a realidade.Um labizinho de suburbio e um no centro da cidade não apresentam os mesmos resultados até en virtude do equipamento que usam . NADA É A MESMA COISA.
Esta foto ...

http://clovis1612.multiply.com/photos/photo/5/1

foi feita com um Konica 100 positivo .Usei uma Vivitar V 4000 , f. 21 e modo B .
Era uma tarde ensolarada de verão e o resultado foi um crepusculo . Este foi o melhor resultado em um filme de fotos esverdeadas como posso mostrar .
OK ! concordo que troquei as bolas , acho que os melhores resultados ocorrem com sub exposições. Só praticando .  
Citar
undefined
Uma boa foto tem que conter vida : emoção , idéia , história e alma . Esta muito além da tecnica.


clovis1612

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
    • http://clovis1612.multiply.com/photos/album/3
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2006, 02:00:18
Citar
Como o Ivan disse não há diferença na revelação do negativo do profissional para o amador(trabalhei 4 anos em um laboratório e inclusive essas fotos fui eu que ampliei), e nesse filme que fiz isso acabei errando e super expondo algumas fotos que ficaram inutilizadas. Alguma coisa está extranha.
Oi !
Perdão acho que me enganei . Sub exposição deve ser o caminho mais adequado . O certo mesmo é tentar três velocidades diferentes . Experimentar .

http://clovis1612.multiply.com/photos/photo/5/1  ESTA FOTO FOI FEITA COM O KONICA , NESTE FILME VÁRIAS FOTOS FICARAM ESVERDEADAS.



NADA É A MESMA COISA NO MUNDO DA FOTOGRAFIA. Você deveria ser o primeiro a saber que existem revelações de alto , médio e baixo nível. Todos os tempos e temperaturas  podem ser rigorosamente respeitados ou não conforme quem manipula o processo. Existem equipamento mais ou menos precisos . tecnicos mais ou menos experientes e por ai vai .

Gosto muito dos resultados da revelação cruzada . Esta foto

http://clovis1612.multiply.com/photos/photo/5/3  

foi feita com uma Canon Prima com O mesmo rolo de filmes do PROVIA 400 . Em breve vou mostra vários outros resultados com revelação cruzada e desta forma comprovar que que não tem que sai esverdeado coisa nenhuma .
Por favor acredite que existem REVELAÇÕES E "REVELAÇÕES"  talvez a estranheza esteja ai . Quem sabe ??
 
Citar
undefined
Uma boa foto tem que conter vida : emoção , idéia , história e alma . Esta muito além da tecnica.


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2006, 12:35:40
Mas isso vai de laboratório para laboratório, e não em um mesmo laboratório, eles não vão revelar o filme do povão de qqr jeito e o filme do cara que avisou que eh profissional de forma diferente, se vc for em um lugar e nesse lugar estragarem o seu negativo na revelação, não espere q quando vc avisar que é profissinal eles farão diferente, se a maquina deles está mal calibrada, se os quimicos deles estão sendo trocados raramente, eles vão continuar fazendo isso, mas se vc for em um lugar bom, eles não vão estragar seu negativo e ele vai ser revelado da mesma forma como sempre foi.
Onde eu trabalhei nós tinhamos as datas certas em cada mês para fazer a substituição dos quimicos, a manutenção nas maquinas e os ajustes necessários de acordo com a variação do quimico. Em 4 anos eu tive problema apenas com 1 negativo que por causa de uma engrenagem quebrada na máquina, enroscou na estufa e acabou grudando, isso foi a pior dor de cabeça que eu tive lá, mas agente conversou com o cliente e ele entendeu e disse que as fotos ele tinha tirado em casa só e não era nenhum evento muito importante, nós demos um filme novo pra ele e tudo bem.
Mas isso foi, como eu disse, uma vez em 4 anos, imagine se em um lugar acontece isso frequentemente, simplesmente os clientes prejudicados nunca mais voltarão, a unica diferença que eu vejo de tratamento entre amadores e profissionais são os descontos para profissionais que são maiores do que para amadores e só, nada mais.
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8


clovis1612

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
    • http://clovis1612.multiply.com/photos/album/3
Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2006, 17:29:21
Citar
Mas isso vai de laboratório para laboratório, e não em um mesmo laboratório, eles não vão revelar o filme do povão de qqr jeito e o filme do cara que avisou que eh profissional de forma diferente, se vc for em um lugar e nesse lugar estragarem o seu negativo na revelação, não espere q quando vc avisar que é profissinal eles farão diferente, se a maquina deles está mal calibrada, se os quimicos deles estão sendo trocados raramente, eles vão continuar fazendo isso, mas se vc for em um lugar bom, eles não vão estragar seu negativo e ele vai ser revelado da mesma forma como sempre foi.
Onde eu trabalhei nós tinhamos as datas certas em cada mês para fazer a substituição dos quimicos, a manutenção nas maquinas e os ajustes necessários de acordo com a variação do quimico. Em 4 anos eu tive problema apenas com 1 negativo que por causa de uma engrenagem quebrada na máquina, enroscou na estufa e acabou grudando, isso foi a pior dor de cabeça que eu tive lá, mas agente conversou com o cliente e ele entendeu e disse que as fotos ele tinha tirado em casa só e não era nenhum evento muito importante, nós demos um filme novo pra ele e tudo bem.
Mas isso foi, como eu disse, uma vez em 4 anos, imagine se em um lugar acontece isso frequentemente, simplesmente os clientes prejudicados nunca mais voltarão, a unica diferença que eu vejo de tratamento entre amadores e profissionais são os descontos para profissionais que são maiores do que para amadores e só, nada mais.
Rafael,
Vejo que vc trabalhou em uma empresa séria . Você fala com base nesta experiencia. Aqui em Salvador minha experiencia é outra.
Amigo , tem empresário aqui que não tá nem ai pra amador , llhe garanto amigo , se vc leva o seu filminho pra revelação e entra como amador , o serviço sai uma porcaria, com fotos azuladas , esverdeadas etc . Quando vou revelar eles colocam um carimbinho "profissional" , ora , por que o carimbinho no envelope se todos são "iguais" ?
Lembrei hoje que a REVISTA FOTOGRAFE MELHOR publicou um artigo que apresenta um comparativo entre serviços de minilab voltados para o público amador e os que trabalham para o público mais prof. ou amador avançado. Nada neste mundo é a mesma coisa.
Rapaz , o que me surpreendeu de verdade foram minhas últimas fotos usando PROVIA na Canon Prima 800 e revelado cruzado.Pela minha experiencia sairiam quase todas as fotos imprestávelmente esverdeadas e para minha surpreza saiu tudo legal !!!!
Tente Rafael , vale a pena .
 
Citar
undefined
Uma boa foto tem que conter vida : emoção , idéia , história e alma . Esta muito além da tecnica.


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2006, 23:03:07
Bom, eu gosto do tom esverdeado, não acho que as fotos ficam imprestaveis. . .
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 23:03:30 por Rafael David »
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8


clovis1612

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
    • http://clovis1612.multiply.com/photos/album/3
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2006, 05:38:28
Citar
Bom, eu gosto do tom esverdeado, não acho que as fotos ficam imprestaveis. . .
OK !
ACHEI QUE VÁRIAS FOTOS QUE FIZ FICARAM COM UM VERDÃO MUITO RUIM NO C-41 . É UM PROCESSO MEIO IMPREVISÍVEL. TAMBÉM GOSTO DE ALGUMAS FOTOS SUAS , ONDE O VERDÃO DEU UM CLIMA ARTÍSTICO E TORNOU A IMÁGEM INTERESSANTE. :thmbup:  
Citar
undefined
Uma boa foto tem que conter vida : emoção , idéia , história e alma . Esta muito além da tecnica.