Autor Tópico: Fotografia de Casamento sem Flash  (Lida 32701 vezes)

nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #60 Online: 21 de Junho de 2013, 13:13:06
Queria ter ido numa palestra desse pessoal e não consegui, mas uma amiga foi e disse que eles quase não usam flash em seus diversos eventos....

https://www.facebook.com/estudiodribeirao/photos_stream

http://estudiod.com.br/inicio/

Segundo essa amiga eles preferem realizar fotos sem flash ou apenas com o flash com difusor voltado para o lado oposto do assunto apenas para um breve preenchimento.... e também só contratam freelas com lentes mto claras para não terem que usar flash...

Já mandei mensagens perguntando algumas coisa pra eles e sempre respondem....

Dá pra ver pelas sombras que eles não usam mto flash mesmo....






Fotos retiradas do site: http://estudiod.com.br/Site/Albuns/miXBsnziJqxfQAxMyFv8C9vLT6/Cerim%C3%83%C2%B4nias

Vale a pena dar uma conferida....
« Última modificação: 21 de Junho de 2013, 13:15:58 por nildes »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #61 Online: 21 de Junho de 2013, 13:24:20
Eu não acompanhei o tópico todo, e nem tive paciência para ler ele inteiro, mas vou deixar minha opinião aqui. Acho um grande erro a fotografia de casamento sem flash. Explico porque.

Na Am. do Norte e na Europa, os casamentos são feitos em geral durante o dia, com aquela abundância de luz natural, luz do dia. Então tudo fica lindo sem flash mesmo.

Aqui no Brasil, os casamentos geralmente são feitos de noite, então não tem luz natural, é tudo iluminação artificial. E aqui quero fazer uma distinção entre luz natural e lua ambiente. Luz natural é a luz do sol, do dia, não tem nada mais bonito na minha opinião. Luz ambiente não. Se o casamento for de noite, a luz ambiente vai ser sempre artificial, e raramente se vê por aí uma iluminação artificial bonita o bastante para, por si só, garantir boas fotos. Geralmente não é uniforme, causa muitas sombras e tem cores variadas.

Então, muito mais importante que fotografar sem flash, é saber usar bem o flash e saber mesclá-lo com a iluminação ambiente. Pra isso, é estudar bem o flash rebatido e saber fotometrar legal para o ambiente, usando flash de preenchimento.


Eu uso flash em 90% das minhas fotos de casamento. Só faço foto sem flash quando o casal (ou quem quer que seja) está em um lugar privilegiado do ambiente, com uma luz bacana neles e tudo o mais. Se a luz estiver ruim, desigual, causando sombras, tento fotometrar o melhor possível para o ambiente e jogo o flash em cima disso. Não é simples, não é trivial, mas é onde eu considero que tiro os melhores resultados em termos de iluminação.

Abraços


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 21 de Junho de 2013, 13:43:39
Eu não acompanhei o tópico todo, e nem tive paciência para ler ele inteiro, mas vou deixar minha opinião aqui. Acho um grande erro a fotografia de casamento sem flash. Explico porque.

Na Am. do Norte e na Europa, os casamentos são feitos em geral durante o dia, com aquela abundância de luz natural, luz do dia. Então tudo fica lindo sem flash mesmo.

Aqui no Brasil, os casamentos geralmente são feitos de noite, então não tem luz natural, é tudo iluminação artificial. E aqui quero fazer uma distinção entre luz natural e lua ambiente. Luz natural é a luz do sol, do dia, não tem nada mais bonito na minha opinião. Luz ambiente não. Se o casamento for de noite, a luz ambiente vai ser sempre artificial, e raramente se vê por aí uma iluminação artificial bonita o bastante para, por si só, garantir boas fotos. Geralmente não é uniforme, causa muitas sombras e tem cores variadas.

Então, muito mais importante que fotografar sem flash, é saber usar bem o flash e saber mesclá-lo com a iluminação ambiente. Pra isso, é estudar bem o flash rebatido e saber fotometrar legal para o ambiente, usando flash de preenchimento.


Eu uso flash em 90% das minhas fotos de casamento. Só faço foto sem flash quando o casal (ou quem quer que seja) está em um lugar privilegiado do ambiente, com uma luz bacana neles e tudo o mais. Se a luz estiver ruim, desigual, causando sombras, tento fotometrar o melhor possível para o ambiente e jogo o flash em cima disso. Não é simples, não é trivial, mas é onde eu considero que tiro os melhores resultados em termos de iluminação.

Abraços

Concordo 100%. :clap: :clap: :clap:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #63 Online: 21 de Junho de 2013, 15:49:28
Queria ter ido numa palestra desse pessoal e não consegui, mas uma amiga foi e disse que eles quase não usam flash em seus diversos eventos....

Fotos retiradas do site: http://estudiod.com.br/Site/Albuns/miXBsnziJqxfQAxMyFv8C9vLT6/Cerim%C3%83%C2%B4nias

Vale a pena dar uma conferida....

WTF!!!???

O olhar é bom , mas a técnica deixa muito a desejar !!!

 :aua:
« Última modificação: 21 de Junho de 2013, 15:56:48 por Roberto Dellano »


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #64 Online: 21 de Junho de 2013, 17:55:30
Eu não acompanhei o tópico todo, e nem tive paciência para ler ele inteiro, mas vou deixar minha opinião aqui. Acho um grande erro a fotografia de casamento sem flash. Explico porque.

Na Am. do Norte e na Europa, os casamentos são feitos em geral durante o dia, com aquela abundância de luz natural, luz do dia. Então tudo fica lindo sem flash mesmo.

Aqui no Brasil, os casamentos geralmente são feitos de noite, então não tem luz natural, é tudo iluminação artificial. E aqui quero fazer uma distinção entre luz natural e lua ambiente. Luz natural é a luz do sol, do dia, não tem nada mais bonito na minha opinião. Luz ambiente não. Se o casamento for de noite, a luz ambiente vai ser sempre artificial, e raramente se vê por aí uma iluminação artificial bonita o bastante para, por si só, garantir boas fotos. Geralmente não é uniforme, causa muitas sombras e tem cores variadas.

Então, muito mais importante que fotografar sem flash, é saber usar bem o flash e saber mesclá-lo com a iluminação ambiente. Pra isso, é estudar bem o flash rebatido e saber fotometrar legal para o ambiente, usando flash de preenchimento.

Eu uso flash em 90% das minhas fotos de casamento. Só faço foto sem flash quando o casal (ou quem quer que seja) está em um lugar privilegiado do ambiente, com uma luz bacana neles e tudo o mais. Se a luz estiver ruim, desigual, causando sombras, tento fotometrar o melhor possível para o ambiente e jogo o flash em cima disso. Não é simples, não é trivial, mas é onde eu considero que tiro os melhores resultados em termos de iluminação.

Abraços
Concordo 100%. :clap: :clap: :clap:

Eu também concordo 100% !!

     Humberto e Fernandez, voltando ao assunto do ISO alto, para resolver esse problema de "fundo escuro", normalmente procuro aumentar a abertura do diafragma ao máximo possível. Vou começar a testar ISO mais alto agora. Obrigado aos dois pelas respostas à minha dúvida.

[]'s

Almeida Neto
« Última modificação: 21 de Junho de 2013, 18:02:16 por almeida.neto »
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #65 Online: 21 de Junho de 2013, 18:05:00
Humberto e Fernandez, voltando ao assunto do ISO alto, para resolver esse problema de "fundo escuro", normalmente procuro aumentar a abertura do diafragma ao máximo possível. Vou começar a testar ISO mais alto agora. Obrigado aos dois pelas respostas à minha dúvida.
Mas aí tem 2 coisas. Primeiro que muitas vezes o local é tão escuro que mesmo com a abertura no máximo ainda não é suficiente. Daí precisa baixar a velocidade e subir o ISO. E segundo que muitas vezes a gente precisa de uma profundidade de campo maior, em fotos de grupos, por exemplo, e aí não dá pra usar aberturas muio grandes.

Só tente ver qual o ISO limite para o seu gosto pessoal em relação aos ruídos, e aí não tenha medo de usá-lo.
« Última modificação: 21 de Junho de 2013, 18:05:14 por Humberto Teté »


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #66 Online: 24 de Junho de 2013, 14:57:57
Valeu Humberto,

     Entendi e concordo plenamente com você em todos os aspectos considerados. Já fiz alguns testes e estou procurando determinar um ISO aceitável para meu equipamento. Quanto ao tempo de "recarga" do flash, é surpreendente a diferença e deve economizar muito as pilhas.
     Muito obrigado mais uma vez.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 29 de Junho de 2013, 10:02:01
Galera fugindo um pouco do assunto mas dentro do mesmo tema  :D, o que vcs costumam usar durante os casamentos para armazenar os equipamentos? Como: lentes, flash, pilhas reservas, cartões de memória, câmera reserva e outros acessórios. :ponder:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #68 Online: 29 de Junho de 2013, 11:12:23
Galera fugindo um pouco do assunto mas dentro do mesmo tema  :D , o que vcs costumam usar durante os casamentos para armazenar os equipamentos? Como: lentes, flash, pilhas reservas, cartões de memória, câmera reserva e outros acessórios. :ponder:


Eu deixo dentro da mochila mesmo, mas procuro deixar a mochila em um lugar bem acessível e seguro. Perto do altar, escondido do público...


crislima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Feminino
  • Eu vou equalizar você ♫♪♫♪
Resposta #69 Online: 29 de Junho de 2013, 11:17:05
WTF!!!???

O olhar é bom , mas a técnica deixa muito a desejar !!!

 :aua:

O olhar é bom , mas a técnica deixa muito a desejar !!![2x]
Canon 60D+ EF 50mm f/18 II + Sigma 18-50mm f/2.8 + Canon EF 24-70 f/2.8


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #70 Online: 01 de Julho de 2013, 14:56:40
eu sinceramente nao entendo o motivo de odiar tanto o flash, gosto como qualquer um de lentes claras, mas nao penso em ter um set todo claro só pra nao usar flash, os principais motivos sao compressao de fundo aliada a curto DOF(numa 70-200 2.8 por ex) que eu considero maravilhoso, e principalmente pra situaçoes que NAO DA pra usar flash, como apresentaçoes ou uma dança no casamento em que o ambiente todo está pouco iluminado e seria totalmente corta-tesão iluminar a cena com o flash, agora em geral, nao vejo motivos pra nao aliar lente clara e um flash rebatido pra preenchimento

Concordo com o Humberto, e sinceramente, mesmo de dia eu usaria o flash, como nao aproveitar o sol e fazer um contra-luz utilizando do flash pra compensar com estouros bem colocados... ou ter um céu azul bem fotometrado e os noivos também...sei la, cada um cada um, mas eu sou apaixonado por flash
@jacobfotografiacriativa


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #71 Online: 01 de Julho de 2013, 16:30:55
eu jogo no time dos fleshs  :D

particularmente não gostei dessas 2 fotos,acho que falta detalhes e preenchimento.

o humberto disse uma coisa bacana
Citar
muito mais importante que fotografar sem flash, é saber usar bem o flash e saber mesclá-lo com a iluminação ambiente. Pra isso, é estudar bem o flash rebatido e saber fotometrar legal para o ambiente, usando flash de preenchimento.

acho que isso até encerra o tópico  :clap:

melhor que usar 1 flash em casamento é usar varios pra dar um efeito legal,da pra viajar na composição,um dia poderei usar essa ideia.
sem falar que vc. sai para fazer o evento e nem se preocupa se vai ter muita ou pouca luz,já que quem vai levar a luz é vc. mesmo kkkk :D


 


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #72 Online: 01 de Julho de 2013, 17:09:55
sasaitsuricumiashi, relendo agora essa minha frase fora de contexto, soou até meio estranha, pois nem parece que fu eu quem disse, rsrs. Mantenho o que eu disse, claro, dentro do contexto onde foi dito, mas acrescento algo a mais. Tão importante quanto saber fotografar bem com o flash, é saber quando não usar o flash. Tem algumas cenas, algumas situações onde o flash é dispensável. Não é nem que não precise de flash, mas é que fica melhor sem. Em cenas específicas, quando dá certo de ter uma luza bacana, e quando a pose dos noivos colabora, e tudo o mais. É bom ter o olho treinado pra sacar quando a cena vai ficar legal sem o flash e com o flash.

Abraços


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #73 Online: 01 de Julho de 2013, 17:24:19
Queria ter ido numa palestra desse pessoal e não consegui, mas uma amiga foi e disse que eles quase não usam flash em seus diversos eventos....

https://www.facebook.com/estudiodribeirao/photos_stream

http://estudiod.com.br/inicio/

Segundo essa amiga eles preferem realizar fotos sem flash ou apenas com o flash com difusor voltado para o lado oposto do assunto apenas para um breve preenchimento.... e também só contratam freelas com lentes mto claras para não terem que usar flash...

Já mandei mensagens perguntando algumas coisa pra eles e sempre respondem....

Dá pra ver pelas sombras que eles não usam mto flash mesmo....






Fotos retiradas do site: http://estudiod.com.br/Site/Albuns/miXBsnziJqxfQAxMyFv8C9vLT6/Cerim%C3%83%C2%B4nias

Vale a pena dar uma conferida....

Qual o motivo de apresentar tal sombra no colo da noiva? E no rosto?
Puritanismo ?! Sou natural ! Nao uso Flash !  Sou fodao!? :ponder:

Pois entre ter as sombras aqui apresentadas e usar o flash....eu USA-LO-IA com toda CONVICÇÃO!!!!


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 01 de Julho de 2013, 18:18:56
Qual o motivo de apresentar tal sombra no colo da noiva? E no rosto?
Puritanismo ?! Sou natural ! Nao uso Flash !  Sou fodao!? :ponder:

Pois entre ter as sombras aqui apresentadas e usar o flash....eu USA-LO-IA com toda CONVICÇÃO!!!!

x2
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.