Autor Tópico: Fotografia de Casamento sem Flash  (Lida 32689 vezes)

ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Fevereiro de 2013, 13:37:16
Pessoal, gosto muito de fotografar sem o uso do flash, tenho feito alguns trabalhos assim em espetáculos e dança.
Estou para fotografar o casamento de uma amiga, que gosta muito das minhas imagens, e queria testar algo nessa minha linha, sem flash!

Alguém sabe um site ou fotógrafo que tenha feito um casamento sem o uso do flash, usando lentes claras? Eu gostaria de ver as imagens...
Lembrando que eu não possuo uma Full Frame... é uma Nikon D5100, e tenho conseguido belos resultado com ela e a lente do kit.

Obrigado,
abraço!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 13:50:09
O maior problema é as sombras provocadas pela iluminação do local que acabam aparecendo no rosto da pessoa quando não se usa flash.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 14:29:43
se fosse com uma 5D3 acho que até arriscaria, sem compromisso.
mas com uma D5100 acho (ACHO) que não rola...
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 14:48:21
Se fosse uma D5100 com uma lente clara, ainda assim acharia arriscado. Em certas situações, como fotografia de grupos de pessoas, vc vai ter que fechar a lente para aumentar a profundidade de campo e daí conseguir um bom resultado sem flash começa a se tornar difícil. Fotografar sem flash um grupo de 6 pessoas com abertura de f/5.6 pode exigir um ISO bastante alto.

No último casamento que eu fui tinha mais de um fotógrafo, um fotografava com flash e outro sem - em uma FF. Até acho que é possível, mas também acho muito arriscado. Foto com luz vindo apenas de cima, sem flash, eu por exemplo acho que nem sempre fica legal - prá não dizer que quase sempre não gosto. Quase invariavelmente o efeito guaxinim aparece...

O ideal mesmo é saber usar corretamente o flash, e não usá-lo apenas nas fotos que são propícias a este tipo de fotografia, fotos com luz natural lateral por exemplo.



« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 14:52:33 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 16:05:27
Pois é. Gostaria de fazer sem flash mesmo.
Eu até tenho uma luz de led, essas que colocamos na sapata da câmera, tem 126 lâmpadas de led.
Não tenho flash para essa câmera, só se eu mudasse meus planos e fotografasse com esse led, mas tenho a impressão que a luz forte dele poderá incomodar as pessoas.

Ainda assim, gostaria de ver um trabalho desse tipo, se souberem de algum fotógrafo que tenha arriscado,
postem aí...


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 16:45:35
Pois é. Gostaria de fazer sem flash mesmo.
Eu até tenho uma luz de led, essas que colocamos na sapata da câmera, tem 126 lâmpadas de led.
Não tenho flash para essa câmera, só se eu mudasse meus planos e fotografasse com esse led, mas tenho a impressão que a luz forte dele poderá incomodar as pessoas.

Ainda assim, gostaria de ver um trabalho desse tipo, se souberem de algum fotógrafo que tenha arriscado,
postem aí...

Não é regulável a intensidade dos leds?
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 17:03:55
Já tem alguns fotógrafos que trabalham com led's. Mas é uma linguagem própria, os leds tem uma luz dura, geram contrastes muito fortes, tem que saber usar prá ficar legal. Acho que vc está tentando trabalhar em dois opostos complicados, que dificilmente se aplicarão a todas as situações. Ou totalmente sem flash, ou com uma luz forte, dura e totalmente direcional. Se não está acostumado a cobrir eventos assim, será muito complicado.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 17:14:03
Não é regulável a intensidade dos leds?
a maioria sim!!
abs.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 17:14:25 por agalons »


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 17:21:44
Sim, é regulável e veio com 3 difusores, um transparente, um laranja e um meio cor de rosa.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 17:42:27
Eu arriscaria com uma Sony RX1, ISO 6400, f/2 cravado. O lance aí seria ter margem de edição para corrigir as sombras no PS depois. Não sei se nesse setup já seria possível, mas arrisco dizer que sim. Por ser mirrorless, haveria chances de ela tremer menos em baixas velocidades, o que lhe permitiria fotos posadas com boa qualidade. Nos flagrantes, eu aumentaria mais ainda o ISO (12000 ou algo do tipo), fotografaria em RAW e valorizaria o ruído (em vez de tentar suprimi-lo) no pós-processamento.

Outras brincadeiras possíveis:

- Usar iluminação contínua de LED para dar um efeito "pop" de smartphones (mas com toda a qualidade e dof de uma reflex/mirrorless).
- Usar uma compacta premium com flash externo ou iluminação de led.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 19:32:11
Já tem alguns fotógrafos que trabalham com led's. Mas é uma linguagem própria, os leds tem uma luz dura, geram contrastes muito fortes, tem que saber usar prá ficar legal. Acho que vc está tentando trabalhar em dois opostos complicados, que dificilmente se aplicarão a todas as situações. Ou totalmente sem flash, ou com uma luz forte, dura e totalmente direcional. Se não está acostumado a cobrir eventos assim, será muito complicado.
ja vi trabalhos extraordinarios com led e mk2,massss....
tem que saber usar a luz.
Eu sempre usei flash,mas vou começar a testar led  com assistente, iso bem alto.
abs.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 20:50:02
Sem flash e sem iluminaçao extra alguma, soh com uma Mark III ou D3s pra se conseguir isso!!!! Vc vai ter q fechar a lente em momentos do ensaio e aih, soh subindo o ISO ou recuperando sombras na pós produçao.

Jah substituir flash por luz continua aih eh outra estoria...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:16:32
Beleza pessoal... não vai ser fácil.
Vamos ver como vai ser.

Obrigado!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:56:02
Com led vai de boa...

Certa vez fui fotografar na igreja do Bom Jesus na cidade de Itu, chegando lá a equipe foi recebida pelo sacristão que ja veio logo nos avisando, "Aqui não se pode usar flash". Fiz todo o casamento sempre usando o led do cinegrafista a meu favor, hora colado a ele, hora a uma certa distancia para conseguir uma luz lateral, o resultado ficou muito bom. Usei 7D + 17-55 F2.8, na maioria do tempo em F2.8 e ISO3200, as vezes fechava para F4, ou descia o ISO para 1600.

Não tenho imagens disponíveis por que foi freelance.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 19:25:38
Sem um flash ou LED não arriscaria também. E só iria com o LED apenas caso soubesse que a iluminação da casa de festas fosse MUITTOOOO boa! Não adianta você ter lentes claríssimas se o local não ter iluminação alguma ou mal feita. É bom analisar bem o local antes de se arriscar, já vi muitass casas de festa com iluminação bem precária (a maioria vai do péssimo para ruim, principalmente na pista de dança)