Autor Tópico: Fotografia de Casamento sem Flash  (Lida 32709 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #105 Online: 15 de Dezembro de 2013, 13:32:12
  Olá.

  Pela primeira vez desliguei o flash em um cerimonia (bodas de prata) em um local nos qual eu fotografo uns batizados e que acho escuro, pequeno, teto baixo de madeira escura e sem local para rebater o flash...ou seja, eu estava descontente com os resultados, sempre tentando achar a melhor direção e intensidade do flash...dessa vez desliguei, aumentei o ISO para 4000 e gostei muito do resultado...nos proximos vou abusar disso  :D. Em alguns momentos usei o flash, mas as fotos abaixo estáo todas sem.

1

Sem título por Rezende_Varal, no Flickr
2

Sem título por Rezende_Varal, no Flickr
3

Sem título por Rezende_Varal, no Flickr
4

Sem título por Rezende_Varal, no Flickr
5

Sem título por Rezende_Varal, no Flickr
6


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #106 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:02:09
Ficaram muito boas Marcelo, gostei do tom de pele e cores em geral.
Sabendo oque se está fazendo e com um equipamento que aguenta bem Hi Iso, o resultado fica ótimo ! :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 15 de Dezembro de 2013, 15:58:38
Ficaram muito boas Marcelo, gostei do tom de pele e cores em geral.
Sabendo oque se está fazendo e com um equipamento que aguenta bem Hi Iso, o resultado fica ótimo ! :ok:

Concordo.

Ficou excelente. Gostei dos tons de pele, ficaram bem naturais.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #108 Online: 15 de Dezembro de 2013, 16:11:51
muito bom mesmo Marcelo! como estava a luz do local? Nem parece ISO4000 cara. numa 6d!


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 15 de Dezembro de 2013, 19:23:03
Pelo que vi o assunto aqui e para os pros mas noob mesmo assim insiste em meter o bedelho então lá vai. Assistindo ao digitalrev vi um vídeo de um cara com uma câmera do buslightyear e dois flash fazendo fotos muito boas conheci o strobist comprei 2 flashs sistema de rádio e encontrei um grande um baita barato da fotografia mudar a luz ambiente usando flash cara na boa infelizmente ainda não e meu caso mas quem domina flash fora da câmera - inclusive no vídeo um fotógrafo estava fotografando uma noiva na rua em hong kong durante o dia com uma assistente com uma sombrinha reflexiva - fazem fotos incríveis. Fotografia e luz e se você consegue manipular a luz...
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #110 Online: 15 de Dezembro de 2013, 21:00:45
Fotografia e luz e se você consegue manipular a luz...

Fotografia é luz, melhor ainda ser for natural ;)  :ok:
Mas claro que o flash bem usado faz maravilhas :)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Cauchy2003

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 26 de Dezembro de 2013, 15:26:22
Gostaria de fazer uma reflexão sobre o tema deste tópico.

Falar sobre usar ou não o flash é algo muito complicado que mexe com paixões: daqueles que defendem ardorosamente o uso do flash em qualquer situação e aqueles que acham que o flash é algo demoníaco que estraga as fotos. Ora gente, nem tanto nem tão pouco.

Estou mais para aqueles que defendem ardorosamente o uso do flash, porém com uma analise detalhada das condições de luz. Aqueles que acham que o flash é algo demoníaco que estraga as fotos, eu diria que esses não sabem usar o flash e não tem humildade para admitir: olha eu não uso o flash pois não sei como manuseá-lo.

Não é em qualquer situação de luz que o flash deve ser usado. Primeiro vamos estabelecer a diferença entre ambiente escuro, ambiente com iluminação média e ambiente brilhante.

Vamos usar o fotometro da câmera para tal: coloque o fotometro em modo Centro Ponderado, câmera em Modo A, abertura f/4 e iso 200. Enquadre o objeto e veja a velocidade de obturação. Se a velocidade de obturação for:
a) < 1/15s, ambiente escuro(o flash será usado como fonte de luz principal);
b) entre 1/15s e 1/125s, ambiente com iluminação média(o fotografo deve avaliar se o flash deve ser usado ou não);
c) > 1/125s, ambiente brilhante.

Nos casos (A) e (C) temos duas possibilidades:
1) se o objeto estiver em contra-luz, o flash deve ser usado como fill flash.
2) se o objeto não está em contra-luz, ou seja, se o objeto estiver corretamente exposto, não se deve usar o flash.

Quando se usa flash, tem-se agora duas exposições sobre o objeto: a da luz ambiente e a do flash.
Se o objeto já está corretamente exposto pela luz ambiente e acrescentarmos o flash, o objeto ficará superexposto em 1 stop. Vejam os dois exemplos abaixo:

1.

Modo A, 1/250s, f/2, iso 1600, foi usado fill flash e o fotômetro de luz refletida da câmera indicando exposição equilibrada. Notem como o objeto está superexposto em 1 stop pois temos duas exposições corretas: a do ambiente e a do flash

2.

Esta é a mesma foto do caso (1) porém com -1 do slider exposição no Camera RAW/Lightroom. Talvez com - 0,7 no slider exposição, a exposição do objeto ficaria perfeita

O flash deve sempre ser usado quando a cena a ser fotografada assim exigir. Mesmo usando grandes aberturas da lente e isos elevados, exceto quando o objeto já está corretamente exposto pela luz ambiente,  o flash deve ser usado para reduzir o contraste. Ao reduzir o contraste, a luz da cena é visivelmente melhorada. Vejam as duas fotos abaixo, usando fill flash, o que é reduzir contraste:




As fotos abaixo foram tiradas em situação de low light:

3.

Modo A, 1/250s, f/2, iso 1600, não foi usado flash e usei o fotômetro de luz refletida da câmera.

4.

Usei o Modo M e o fotômetro manual de luz incidente que indicou: 1/125s, f/2, iso 1600 e sem flash.

5.

Usei o Modo M, 1/60s, f/4, iso 400 e o flash em modo TTL-BL.

Vejam que a foto 3 está subexposta em 1 stop, mesmo que o fotômetro da câmera tenha apresentado 1/250s, f/2, iso 1600 como a exposição correta.

Na foto 4, a exposição(1/125s, f/2, iso 1600) está correta pois usei um fotômetro de luz incidente. O objeto não está em contra-luz e foi possível não usar flash.

Na foto 5, subexpus propositalmente em 3 stops a exposição e utilizei o flash para iluminar a cena, ou seja, usei o flash como fonte de luz principal(mesmo em modo TTL-BL).

Na exposição da foto 4, notem que o flash não foi usado, mas que, ao subexpor a cena em 3 stops(foto 5)(poderia ter subexposto em 2 stops), forcei o uso do flash como fonte de luz principal.

O que estou querendo enfatizar é que, mesmo que as condições de luz ambiente sejam aquela do caso (b)(ambiente entre 1/15s e 1/125s), onde poderíamos não usar o flash, podemos subexpor o ambiente em até 2 stops para podermos usar o flash como fonte de luz principal.

Uma justificativa secundária para se usar o flash é que o mesmo tem o poder de congelar o movimento.

O que podemos concluir de tudo do que foi escrito acima é que o flash é um dispositivo de luz muito poderoso que, nas mãos de quem sabe usá-lo(estou ainda aprendendo), torna-se um instrumento bastante útil para se obter uma boa exposição, principalmente: nas condições ambientes de pouca luz, como luz de preenchimento e, mesmo no caso de luz suficiente para iluminar o objeto, forçar uma subexposição da cena e usá-lo como fonte de luz principal.

Um Feliz Ano-Novo a todos.

Gilmar da Silva Melo.


« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, 15:38:55 por Cauchy2003 »
Cameras: Nikon D810/D700/D7000.
Objetivas:
a) Zoom: Tokina 16-28mm f/2.8, Nikon 24-70mm f/2.8, Tamron 70-200mm f/2.8 VC;
b) Prime: Sigma 24mm F1.4 Art, Sigma 50mm f/1.4 Art e Nikon 85mm f/1.8.
Diversos: Nikon SB900/SB910/SB5000, 6 Pocketwizard Plus III, Sekonic L-478DR.


Cauchy2003

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 26 de Dezembro de 2013, 16:43:10
Em todas as situações abaixo foi usado flash TTL/TTL-BL:

1.

1/125s, f/2.8 e iso 1600

2.

1/60s, f/4 e iso 1600.

3.

1/60s, f/4 e iso 1600.

4.

1/60s, f/4 e iso 1600. Nesta foto poderia ter usado iso 400 pois não havia nenhuma luz de fundo para capturar.

5.

1/60s, f/4 e iso 1600.

6.

1/250s, f/5, iso 200, fill flash + filtro de densidade neutra ND8.

Sou um Heavy-Users no uso do flash. Só não uso flash se o objeto já está corretamente exposto e eu não ver a necessidade de subexpor o objeto a fim de usar o flash como fonte de luz principal.
Cameras: Nikon D810/D700/D7000.
Objetivas:
a) Zoom: Tokina 16-28mm f/2.8, Nikon 24-70mm f/2.8, Tamron 70-200mm f/2.8 VC;
b) Prime: Sigma 24mm F1.4 Art, Sigma 50mm f/1.4 Art e Nikon 85mm f/1.8.
Diversos: Nikon SB900/SB910/SB5000, 6 Pocketwizard Plus III, Sekonic L-478DR.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #113 Online: 27 de Dezembro de 2013, 13:49:03


A foto nem é minha, é do Iury Carvalho, que fotografou esse casamento como segundo fotógrafo da minha equipe.

6D @ ISO 16.000 (isso mesmo, não é 1.600 é 16 mil)
85mm 1.8 @ 1.8
1/125

no flash.

Foi um certo exagero de ISO, mas a foto é totalmente usável no álbum e para ampliações num tamanho bem razoável.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 13:51:52 por viniciustb »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 27 de Dezembro de 2013, 16:11:22


A foto nem é minha, é do Iury Carvalho, que fotografou esse casamento como segundo fotógrafo da minha equipe.

6D @ ISO 16.000 (isso mesmo, não é 1.600 é 16 mil)
85mm 1.8 @ 1.8
1/125

no flash.

Foi um certo exagero de ISO, mas a foto é totalmente usável no álbum e para ampliações num tamanho bem razoável.

Com flash ou sem flash, o importante é o olhar e o controle sobre a luz e essa foto é a prova disso. :clap: :clap: :clap:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #115 Online: 27 de Dezembro de 2013, 19:21:45
Com flash ou sem flash, o importante é o olhar e o controle sobre a luz e essa foto é a prova disso. :clap: :clap: :clap:


Ótima colocação, isso é o resumo de tudo!  :clap:


Aliás, lindíssima a foto do Iury!!! :worship: