Autor Tópico: Industar 61 X Zeiss Opton Sonnar 1.5  (Lida 8288 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 17 de Junho de 2006, 11:12:22
Prezados

Há algum tempo experimentei na Canon 300d uma Industar 61L/Z e fiquei absolutamente impressionado com o resultado. Tenho uma CZJ 50mm Tessar, e achei a Industar superior a ela sem nenhuma dúvida.

Sempre venho falando bem dela, mas há no mundo uma crença de serem as coisas baratas ruins, quando muitas vezes são ótimas.

Neste site abaixo ela é comparada com uma Zeiss Sonar 1.5. Aparentemente há uma necessidade de compensação de exposição de 1/3EV, pois a imagem da Insdustar está mais clara em todos os detalhes, mas a comparação é interessantíssima de toda forma.

http://www3.telus.net/public/rpnchbck/sonnar_opton_I61.htm


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2006, 11:38:47
Realmente Ivan... as diferenças saltam aos olhos.
Pena que aqui no Brasil é difícil de se achar itens como este!

Estes dias eu estava procurando um adaptador de lentes m42 para eos, mas.... aqui nada!

Meus planos ainda para este ano é comprar uma tele e completar meu set básico de lentes. o próximo passo seria comprar lentes alternativas, afinal.... eu tenho uma slr pra que neh¿

bem... acho que qdo chegar a hora, vou procurar por conselhos seus.

Um abraço...
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2006, 11:40:00
Interessante, e a MC Jupiter-9 2/85  ?  :denken:  


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2006, 11:47:12
deve ser esta a menina dos olhos:



achei ela neste link aqui:

http://www.pbase.com/chanjo/lens
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2006, 11:52:35
O que se pode ver, é que a Industar 61 é tão boa quanto a Sonnar (a Zeiss é mais clara, e isso é uma vantagem, é lógico, mas nas aberturas médias elas são comparáveis). Só que a Industar custa cerca de 40 dólares em montagem m42...

Eu tenho um cronograma de compra de lentes, e primeiro preciso subetituir minha 28mm que não me convence por outra, mas depois vou comprar uma I-61 para mim.

O adaptador bom é o Jolos, que pode ser comprado em www.rugift.com ou no vendedor Zenitar do eBay. O do Zenitar não tem a marca Jolos mas é idêntico.



Pictus

Eu tenho uma Jupiter-9 em montagem Kiev (aliás, estou vendendo porque na prática só uso a RF com a 50mm). É uma lente excelente, e é outro caso de lente absurdamente boa vendida barato. Excelente construção, diafragma de 15 lâminas (fica redondinho), luminosa (f2), com excelente nitidez a partir das aberturas médias e boa nitidez geral, lindo bokeh. Defeito? Um pouco sujeita a Flare, mas na digital com um párasol de borracha de 49mm isso fica bem controlado sem medo de vinhetar devido ao crop do sensor.

É outra que está na lista.

Ivan


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2006, 11:55:23
Há três tipos de Industar. As primeiras são Industar 61 somente. Depois há as Industar 61 L/D (para rangefinder de rosca Leica) e Industar 61L/Z (para rosca m42 reflex). A diferença é que essas últimas têm lanthanio nos vidros, o que equivale a dizer serem de baixa dispersão no jargão moderno.


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2006, 12:12:25
Que endereço bacana Ivan! Muito obrigado!

nossa, tem muita coisa lá no "presente russo". aja grana!!!

Ivan, vc já comprou alguma coisa lah? eles entregam direitinho¿
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2006, 12:23:19
Nunca comprei com eles, mas têm, ótima reputação entre os que gostam das óticas russas.

Dê uma olhada no que diz o Claudio nesse post...

post sobre a Industar

O material russo, Murilo, é baratíssimo em função de sua qualidade. Duas coisas contribuem para isso. A primeira é que foi fabricado sob a visão solicalista, de difusão da fotografia. Isso criou um estoque muito grande de lentes que as torna baratas. A outra razão é que a economia russa ainda não se recuperou totalmente, então eles vendem relativamente barato o material.

Além disso como não lentes eletrônicas elas não agradam ao fotógrafo moderno que julga ser isso essencial á sua fotografia. Mas para quem pratica fotografia manual, bem, aí são papa-fina, lentes ótimas, sendo injuto dizer "são ótimas pelo que custam". Não é isso. São ótimas mesmo, custassem o que custassem seriam.

 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2006, 12:38:56
Obrigado Ivan!

Acho que vou seguir os passos de vcs!
Sinto a necessidade de ter um material alternativo também!
Se hoje tenho uma reflex, então posso diversificar e experimentar de tudo um pouco.

Vou guardar este endereço e colocar o adaptador e a lente na minha lista de prioridades, e provavelmente esta seja uma das minhas próximas aquisições depois da tele.
 
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2006, 12:46:17
Ivan, uma outra lente que achei neste site foi uma Tilt & Shift, que desde a primeira vez que conheci este sistema, me apaixonei. Sempre tive vontade de ter uma, mas os preços são proibitivos pro meu bolso. Mas na rugift tem uma 80mm por 379 dólares + frete. Pra mim ainda é caro, mas já é um sonho possível perto do delírio de 1100 dólares da original canon.
Quem sabe neh¿ Sonhar ainda não custa nada!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2006, 13:07:38
Interessante que tenho interesse em migrar para slr somente por causa dessas lentes boas e baratas. Não tenho nenhum interesse por lentes AF...


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2006, 13:09:56
Citar
Ivan, uma outra lente que achei neste site foi uma Tilt & Shift, que desde a primeira vez que conheci este sistema, me apaixonei. Sempre tive vontade de ter uma, mas os preços são proibitivos pro meu bolso. Mas na rugift tem uma 80mm por 379 dólares + frete. Pra mim ainda é caro, mas já é um sonho possível perto do delírio de 1100 dólares da original canon.
Quem sabe neh¿ Sonhar ainda não custa nada!
Murilo, acho o Tilt and Shift fascinante. Sou apaixonado pelo controle total dos desfoques. Outras interessantes, apesar de não chegarem nem perto das TS, são as Lensbabies, ja viu?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2006, 13:13:04
O único problema com a ótica russa é que vicia -risos.

Sim, lá tem Tilt&Shift boa e barata.  (relativamente).

Murilo, se me permite um conselho, tente obter um adaptador JOLOS desses (custa uns 30 dólares incluindo o envio), e depois uma lente baratinha tipo a Helios 44m ou a Industar 61. A Helios 44m é baratíssima, aqui no Brasil se compra por 50 reais uma até.

Depois experimente e veja se há alguma relação entre preço e qualidade -risos.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2006, 13:13:53
Citar
Interessante que tenho interesse em migrar para slr somente por causa dessas lentes boas e baratas. Não tenho nenhum interesse por lentes AF...
Também não tenho. Sorte nossa -risos.


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2006, 13:42:37
Citar
Murilo, acho o Tilt and Shift fascinante. Sou apaixonado pelo controle total dos desfoques. Outras interessantes, apesar de não chegarem nem perto das TS, são as Lensbabies, ja viu?
Sim Roberto... já conhecia a Lensbabies! É bastante interessante também e chega a ser engraçada!
Mas acho que vou setar minha prioridade primeiro para as lentes russas! Sempre tive vontade de ter lentes fixas. Quem sabe agora...
E aos pouquinhos vou montando meu set, só que com a velocidade da disponiblidade de grana :(
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.