Autor Tópico: Olympus E-PL1  (Lida 7687 vezes)

Softlonshans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Fevereiro de 2013, 00:40:28
Olá pessoal, sou novo no mundo da fotografia, até hoje só tirei fotos com celular e com uma câmera compacta da samsung que tenho aqui em casa, da qual não me recordo o modelo.

Bom, um dia desses eu decidi me infiltrar mais nesse mundo fotográfico, pois sempre gostei, e decidi comprar uma câmera melhor para tirar minhas fotos. Dei uma boa pesquisada em câmeras que estavam dentro do meu orçamento(1000 reais), e decidi comprar essa Olympus E-PL1, que ainda não chegou(ainda não efetuei o pagamento).

Eu queria saber, de pessoas que possuem a máquina, se esta é uma boa escolha para tirar todo tipo de foto, desde macro até exposições do céu noturno(já que tem censor CMOS e 60 segundos de exposição :D ).

Ah, e quem puder postar fotos feitas por essa máquina eu agradeceria  :)

Abraços!
Olympus E-PL1, kit 14-42mm.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 01:43:07
Eu tenho uma a 2 anos e meio e só me arrependo de não tê-la descoberto mais cedo...sim, ela possibilita tirar fotos de praticamente tudo, mas um bom conjunto de lentes auxilia muito nessas horas. Provavelmente a sua virá com a lente de kit padrão, 14-42mm f 3,5 - 5,6, é uma boa lente apesar de ter o encaixe de plástico. Apesar de estar fora de linha é uma excelente máquina para entrar num mundo onde as fotos não dependem exclusivamente de apertar o botão, onde se pode aprender na prática que dá pra fazer muito mais com ela. A grande vantagem que vejo nas olympus MFT é que elas tem o estabilizador no próprio corpo e não em cada lente como as Panasonic, isso possibilita utilizar perfeitamente lentes tanto de uma quanto de outra marca, sem prejuízo algum. Se queres achar bons exemplos de fotos com a E-PL1 recomendo o Flickr, faça um cadastro gratuito e entre nos grupos, tem um só para E-PL1 http://www.flickr.com/groups/e-pl1/, mesmo sem ser fluente no inglês é possível acompanhar as discussões que rolam ali e principalmente ver as fotos postadas e aprender com o EXIF da maioria delas. No mais tire muita foto, mas muita foto mesmo e procure matérias na internet para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua E-PL1, bem vindo a bordo... :clap:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Softlonshans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 04:03:23
Obrigado pela atenção cara! :)
Prevejo que terei que pesquisar muito para conseguir fotos boas com ela, e estou muito ansioso, muito mesmo :D
Vou fazer o que disse e acompanhar as fotos e discussões no Flickr!
Ah, você já tirou fotos com longas exposições do céu noturno com ela?Se sim, fica bom?
Pergunto isso porque pretendo fazer esse tipo de foto com ela ^^

Ahh, e você sabe onde posso encontrar lentes para essa câmera? Não pretendo comprar agora, mas mais para frente sim.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 04:08:44 por Softlonshans »
Olympus E-PL1, kit 14-42mm.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 06:14:04
Pra começar, qualquer foto que tu tirar com ela será melhor que as que tu tirava com as anteriores, pela qualidade e tamanho maior do sensor. Não te assusta que tu vai gostar dela. Quanto as lentes, por enquanto é meio difícil conseguir por aqui, tem que dar uma olhada no Mercado Livre e em algumas lojas já trabalham com elas, sempre tem a opção de mandar vir de fora, mas cuidado porque se trouxer "oficialmente" os impostos são na casa de 120%, ou seja vais pagar pela lente o dobro e mais um pouco, mas sempre tem um jeitinho brasileiro para driblar isso. Já comprei de todas as formas descritas ai em cima e o principal é pesquisar bem e achar alguém de confiança porque tem muita mutreta nesse mundo. Se tu conseguir um endereço nos EUA para que depois seja remetido pra ti como "presente", recomendo a BHphotovideo, tem 0800 e atendente brasileiro se precisar, sempre tem tudo por um preço bom. Quanto a fotos noturnas, não me interesso muito...recomendo um tripé, bem leve, porque a máquina não pesa quase nada. Sou um fotografo amador, quase um entusiasta, trabalho na área de design gráfico e a fotografia entrou como hobby nas horas vagas, mas hoje já utilizo minhas próprias fotos, tanto de produtos quanto de cobertura jornalistica no meu trabalho. Tenho muito a aprender ainda e a cada dia descubro coisas novas ou aprendo a usar as velhas. Pra mim a fotografia é um aprendizado contínuo e isso é o legal, porque a hora que eu achar que já sei tudo, com certeza vou largar  e partir para outra...mas duvido que esse dia chegue, porque como disse antes, cada dia aprendo e descubro coisas novas na minha velha maquininha. Para ir vendo as possibilidades que a E-pl1 vai te oferecer, baixa o manual em PT http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/manual/7440680.pdf, só não te assusta.
O mais perto de uma foto noturna que eu fiz foi essa do raio, mas não foi com exposição longa, pelo contrário, tive que tirar fotos em sequencia para pegar o bicho:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 06:33:08
Essa foto foi tirada com uma E-PL1, não sei se é bem o que tu procura...mas da uma procurada lá no Flickr, digita: E-PL1 sky night e ve o que aparece.

OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 06:43:12
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Softlonshans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 15:04:59
Nossa cara, curti demais suas fotos do raio e da lua, a da lua principalmente ficou muito boa.
Já essa ultima do flickr, se eu conseguir tirar uma assim eu piro  :eek:
Isso que o cara usou ISO 100, se tivesse usado mais apareceriam mais estrelas.
É...agora o jeito é esperar a bichinha chegar.
Olympus E-PL1, kit 14-42mm.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 16:03:16
A questão e que você não compra uma maquina, você esta adquirindo um sistema, tem que investir em lentes adequadas e de qualidade para o tipo de fotografia que você quer fazer!
De resto é só estudar e fotografar! Duvidas poste aqui, sempre tem alguém disposto a ajudar!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 20:08:04
A questão e que você não compra uma maquina, você esta adquirindo um sistema, tem que investir em lentes adequadas e de qualidade para o tipo de fotografia que você quer fazer!
De resto é só estudar e fotografar! Duvidas poste aqui, sempre tem alguém disposto a ajudar!

E haja investimento, hehe. Já levei minha primeira facada, devo pegar minha nova lente amanhã. Ainda tem pelo menos mais 2 por vir. Devo fechar um set de no mínimo 4 lentes. Já tô na metade, hehe.  :D
Mas pretendo trocar a 14-42 pela 12-50.

E vc ,pessoa de apelido esquisito :D, seja bem-vindo ao maravilhoso mundo das micro 4/3, que alia qualidade e (relativa) portabilidade. Minha câmera reflex e todo o seu conjunto serão vendidos em breve, tão logo eu tenha meu set de lentes prontinho.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 20:14:23 por Helena Bsb »


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 20:32:52
Helena Bsb, vc usa o VF-2 em sua câmera? Estou perguntando porquê tenho uma Epl1 e não sei se vale o investimento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 20:47:21
Helena Bsb, vc usa o VF-2 em sua câmera? Estou perguntando porquê tenho uma Epl1 e não sei se vale o investimento.

Não uso... minha próxima m43 será uma OM-D, que já vem com EVF. Pra mim, não valeria o investimento. Mas pra quem quiser ficar na linha PEN, acho que de repente até vale!


Softlonshans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:02:45
Hahaha, obrigado pelas saudações Helena, tenho certeza de que ficarei muito satisfeito com a máquina, ou melhor, sistema(hehehe); e que serei (já estou sendo) bem acolhido aqui no fórum.  :D

Ahh, e quanto ao meu apelido, pode me chamar de José, eu coloco esse apelido porque tenho certeza que é único hasuasuas   :)
Olympus E-PL1, kit 14-42mm.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:33:43
Hahaha, obrigado pelas saudações Helena, tenho certeza de que ficarei muito satisfeito com a máquina, ou melhor, sistema(hehehe); e que serei (já estou sendo) bem acolhido aqui no fórum.  :D

Ahh, e quanto ao meu apelido, pode me chamar de José, eu coloco esse apelido porque tenho certeza que é único hasuasuas   :)

aaah, beleza então, José, rsrs.
Bem, fotografia é um vício, então vai preparando o bolsinho aí, e aproveitando os amigos que forem para os States, pra pedir acessórios pra sua PEN.  Acabei de comprar uma lente nova, até o fim do ano devo pegar outra. Ano que vem quero ver se já troco minha PEN (a minha é a EP3) pela OM-D. Até 2015 quero já estar com meu conjunto completinho.


Softlonshans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 22:00:03
Pois é, sei que esse é um hobby caro, mas por enquanto vou ficar só com a EPL1 e a lente que vem nela mesmo, até porque presto vestibular esse ano, ou seja, ainda não tenho fonte de renda, dependo da minha mãe , e essa será uma fase de muitas despesas.
Mas claro, quando der comprarei mais lentes para aproveitar o máximo da minha PEN sim  :D
Olympus E-PL1, kit 14-42mm.


Softlonshans

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2013, 23:15:52

Bom, depois de tanto tempo, aqui está uma foto tirada com a minha epl1. Sei que não está lá aquelas coisas, mas estou aprendendo a mexer ainda :D .
ISO: 100
f/5.6
Exp: 2s
Olympus E-PL1, kit 14-42mm.