Autor Tópico: Time Lapse com variação na luminosidade  (Lida 7444 vezes)

Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Fevereiro de 2013, 19:45:59
Boa noite, povo!!

Estou começando a me aventurar agora com time lapse, fiz um pra teste e me deparei com uma dúvida de iniciante em relação à exposição.. Eu não achei aqui em nenhum tópico algo parecido pra me ajudar..

Em capturas externas, no anoitecer ou no clarear do dia, com a câmera disparando de 5 em 5 segundos, como faço pra adequar a exposição da máquina às condições de luz que vão mudando ao longo do dia?

Comecei o time lapse na varanda de casa de tarde (por volta das 18h, horário de verão), ainda estava claro. Ajustei a câmera para aquelas condições de luz. Dei uma saída e voltei pra casa às 20h, que foi a hra que eu dei o stop... Perdi muita foto (pq conforme ia escurecendo as fts iam ficando compeltamente escuras, pretas) e perdi muito detalhe do céu também.

Como faço pra reverter isso? Para que eu tenha qualidade no msm time lapse tanto no claro qnt no escuro?

 :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 20:09:34
acompanhando pra ver de perto...

já tive dificuldade com isso também e fazia o controle meio que manualmente de uma forma um tanto subjetiva, controlando a luminosidade pelo histograma,mas obviamente tinha que ficar perto da câmera pra corrigir a cada tem que a luminosidade ia caindo..

uma outra opção que usei depois com resultado satisfatório foi colocar medição matricial e deixar em modo de prioridade de abertura.. assim ela ia calculando a velocidade, alterando com o escurecimento do ambiente... mas não é em toda cena que isso iria funcionar porque num dado momento poderia ter uma variação muito grande por alguma luz que entrasse (farol de carro por exemplo, sei lá)..

mas não sei se tem uma forma correta e mais precisa de fazer isso...
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 20:11:14 por Luciano.Queiroz »


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 23:27:56
Obrigada Luciano! Amanhã vou tentar fazer time lapse do nascer do sol e usar a medição matricial no modo de prioridade de abertura!!

Uma outra dúvida que tenho: às vezes vejo time lapses enooormes e que o fotógrafo demorou n sei qntas horas e tirou n sei qntas ftos.. Como ele faz pra trocar as baterias?! Pelo menos no meu tripé, é preciso retirar a câmera pra fazer a troca da bateria.. Além de interferir no posicionamento e enquadramento das fts, eu não conseguiria fazer isso em tempo hábil da câmera bater a próxima ft...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 08:09:58
acho que com um bom tripe que trave firmemente na posição é até possível não perder o enquadramento com a troca... e mesmo que perca uns 30 segundo no vídeo não vai aparecer..

pode ser que utilize alimentação externa também, câmera ligada na corrente elétrica.. mas não sei também se toca câmera aceita funcionar assim.. (nem mesmo se a minha aceita!)
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 08:10:27 por Luciano.Queiroz »


gustavobays

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 09:53:08
Obrigada Luciano! Amanhã vou tentar fazer time lapse do nascer do sol e usar a medição matricial no modo de prioridade de abertura!!

Uma outra dúvida que tenho: às vezes vejo time lapses enooormes e que o fotógrafo demorou n sei qntas horas e tirou n sei qntas ftos.. Como ele faz pra trocar as baterias?! Pelo menos no meu tripé, é preciso retirar a câmera pra fazer a troca da bateria.. Além de interferir no posicionamento e enquadramento das fts, eu não conseguiria fazer isso em tempo hábil da câmera bater a próxima ft...
Conheço 2 opções. Colocando um grip de baterias, que as baterias saem do lado. Além de tirar pelo lado sem mover a camera, são 2 baterias. Isso te dá mais um tempo. E tem a fonte externa, lliga na tomada e faz sem se preocupar com tempo.
Eu uso um grip com funções que controlam os disparos pra fazer o time lapse, e coloquei uma fonte externa nele.


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 09:55:21
Eu até cheguei a pensar em ligar a câmera na corrente elétrica.. Mas com a minha tb n dá pra fazer isso nao, rs!

Fiz o segundo time lapse hj, dessa vez com as dicas que vc me deu (de deixar na medição matricial. confesso que fui um pouco preguiçosa e ao invés de deixar em prioridade de abertura, deixei no modo "P", só coordenei o iso e o balanço de branco com escala kelvin). Acordei de madrugada (n foi legal), e deixei ela fazendo o sunrise.. Ficou 2h, 847 fotos.

Ainda vou montar e no final posto o vídeo aqui. Dando uma rápida olhada nas fotos, já percebi que dei uma escorregada leve: esqueci de pôr o pára sol na câmera.. Já de manhã as fts ficaram com um pouquinho de flare  :(




lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 10:12:41
Sempre usei a camera no modo A (prioridade de abertura) e OK. Sempre ficou bom.

Quanto à alimentação... não sei a camera de vcs, mas nunca tive problema com isso, apenas usando uma GoPro (a bateria da minha dura uma sessão de 2h de fotos no máximo, batendo uma foto a cada 10s...) foi complicado. Em todo caso, talvez um grip resolva...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 10:23:10
Exitem baterias com conectores ligados direto a um cabo de força para ligar na tomada com a bateria acoplada na câmera, sem precisar de qualquer outro acessório, todas as câmeras (pelo menos Canon DSLR) possuem essa possibilidade, como esse para a 5D mkII http://www.amazon.com/Canon-ACK-E6AC-Adapter-Mark-Digital/dp/B001KBZ3PK  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 11:35:13
Sempre usei a camera no modo A (prioridade de abertura) e OK. Sempre ficou bom.

Quanto à alimentação... não sei a camera de vcs, mas nunca tive problema com isso, apenas usando uma GoPro (a bateria da minha dura uma sessão de 2h de fotos no máximo, batendo uma foto a cada 10s...) foi complicado. Em todo caso, talvez um grip resolva...


Foi mais ou menos o tempo que a minha sessão durou, no msm intervalo de tempo, e ainda sobrou bateria na câmera e no macbook.. Acho que não vou ter problemas com isso por enqt.. Estou transferindo as fotos pra fazer o time lapse.. Ponho mais tarde o resultado aqui =)


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 19:17:24
Pessoal, terminei o segundo time lapse, dessa vez deixando em medição matricial e no modo "P" da Canon. Ficou beeeeem meia boca, e não sei se é coisa da minha cabeça, mas o vídeo a partir dos 0:20seg parece passar mais rápido! Ainda não estou satisfeita quanto à iluminação tb, enfim..

O tempo total da sessão foi de aproximadamente 2h disparando de 10 em 10 segundos, num total de 800 e poucas fts (não lembro ao certo heh)

Edit: o filme está com essa marca d'água pq eu fiz o time lapse usando o notebook e o software da canon e esqueci de mudar a extensão das fotos. Precisei usar um programa pra isso e como o programa é gratuito só pra testar, tive que me conformar com essa marca d'água pelo menos nesse vídeo que foi só um teste, sem pretensões maiores!



http://www.youtube.com/watch?v=v3e1_YyWsjM
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 19:33:32 por Biia »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 20:59:39
legal.. ele não parece passar mais rápido não.. dá essa impressão por conta do vento que aumenta e aí obviamente as plantas se movimentam mais...

uma dica.. pode abrir as fotos no LR antes, aplicar um tratamento em lote pra melhorar cor, nível de sombras e altas luzes, etc...

uso aqui o videomach pra converter as fotos em vídeo.. nunca usei outro então nem sei o que ele tem de vantagem e desvantagem.. quando instalei baixei versão de teste e comprei a versão final que foi bem baratinha pra tirar a marca d'água, menos de 50 reais... não sei como está o preço hoje..


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 21:54:08

uso aqui o videomach pra converter as fotos em vídeo.. nunca usei outro então nem sei o que ele tem de vantagem e desvantagem.. quando instalei baixei versão de teste e comprei a versão final que foi bem baratinha pra tirar a marca d'água, menos de 50 reais... não sei como está o preço hoje..


Então Luciano, tô usando o videomach aqui tb, mas o programa que deixou com marca d'água n foi ele não, foi um outro que eu usei pra converter as fts pra jpeg antes de jogá-las no videomach, pq com a extensão que tava, o videomach não lia e dava erro.. O videomach é tranquilo, peguei a versão full com um amigo, não deixa marca nenhuma..

Muito obrigada pelas dicas do LR.. Tem como eu fazer esse tratamento em lote pelo cs5?!


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 04:46:28
Pra segunda tentativa ficou muito bom!

Mudaria poucas coisas, que eu acho serem questão de gosto.

Usaria uma lente um pouco mais wide, um pouco mais aberta e deixaria entrar mais o flare.

Na pós daria um pouco mais de cor e ajeitaria o contraste.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 08:03:15

Muito obrigada pelas dicas do LR.. Tem como eu fazer esse tratamento em lote pelo cs5?!

sei não...
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2013, 08:04:02 por Luciano.Queiroz »


gustavobays

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 08:42:13
No CS5 tem como sim. Abre uma foto, abre a janela ações, Clique em criar nova ação, e manda gravar, abra uma foto, faça a sua edição. Depois clique em interromper gravação.
Tá pronta a ação. Vá em arquivo>automatizar>Lote
Abre uma janela pra você escolher algumas opções, escolher pasta.
Copie umas 5 fotos numa pasta e faça um teste.