Autor Tópico: Minha primeira revelação P&B (finalmente!!)  (Lida 3309 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 05 de Fevereiro de 2013, 01:06:46
Pessoal, criei coragem e resolvi revelar o primeiro rolo de filme P&B.
Usei uma câmera digital de filme com AF para não me preocupar com foco das imagens (Canon EOS 500N + lente 28-80mm) e um filme Ilford Pan 400 ASA.
Revelador e fixador Kodak.
Foi em um churrasco em casa de amigos, em um domingo nublado e com chuvinha fina.
Ao invés de escanear, resolvi usar meu copiador de slide e a luz de tela branca do monitor do meu Mac e minha D700 regulada em ISO 200, com tripé e no modo monochrome.
Depois inverti as imagens em NEF no próprio Nikon Capture NX2 e fiz os ajustes básicos de sempre.
Aqui vão os resultados preliminares para análise e críticas:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.



thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 01:22:49
Sensacional, inclusive a digitalização!  :ok:

Mesmo, nem parece primeira vez.

Só assim pra não dizer que que eu não dei dica... tá vendo nas altas luzes na imagem, tá meio posterizado? Tipo na testa do cara na última foto...

Talvez dê pra melhorar isso se vc subir um pouquinho o brilho do monitor ou sei lá, aumentar o tempo de exposição na câmera... porque ai no negativo é preto, entendeu? Por isso que tá assim brancão na tela. Mas geralmente é difícil o negativo ficar realmente preto em alguma parte, se vc aumentar um pouquinho a exposição da digitalização talvez apareçam aqueles tons ali...

Mas isso que eu tô falando é detalhe... vc quebrou tudo, mandou muito bem mesmo!  :ok:
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 07:49:00
Sensacional, inclusive a digitalização!  :ok:

Mesmo, nem parece primeira vez.

Só assim pra não dizer que que eu não dei dica... tá vendo nas altas luzes na imagem, tá meio posterizado? Tipo na testa do cara na última foto...

Talvez dê pra melhorar isso se vc subir um pouquinho o brilho do monitor ou sei lá, aumentar o tempo de exposição na câmera... porque ai no negativo é preto, entendeu? Por isso que tá assim brancão na tela. Mas geralmente é difícil o negativo ficar realmente preto em alguma parte, se vc aumentar um pouquinho a exposição da digitalização talvez apareçam aqueles tons ali...

Mas isso que eu tô falando é detalhe... vc quebrou tudo, mandou muito bem mesmo!  :ok:

Legal a sugestão Thiago.
Vou prestar mais atenção nesses detalhes na próxima vez.
Talvez eu tenha aumentado o contraste demais
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 07:54:05 por fcsergio »


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 11:32:58
Cara deixa eu te perguntar uma coisa:

Esse seu copiador de slide como que funciona? Vc comprou isso pronto ou fez? É colocado numa lente macro ou ele já tem a lente nele?

Eu tô escaneando meus 35mm num minotinha desses dedicado, fica bacana... mas eu peguei uma d800 agora, queria testar se de repente não fica melhor ainda...

Como que é esse seu copiador?
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 11:34:13
Sergio ficou excelente, pra primeira mão está impressionante... parabéns...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 11:40:36
As fotos ficaram muito bacanas!
É gostoso fotografar com filme e depois revelar você mesmo!!!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 11:50:19
parabéns Sergio.. muito bom!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 17:54:33
O resultado foi muito bom mesmo!
Imagina isso passado num scanner de alta resolução... (que saudades do flme...)

 :clap:

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 22:43:04
Cara deixa eu te perguntar uma coisa:

Esse seu copiador de slide como que funciona? Vc comprou isso pronto ou fez? É colocado numa lente macro ou ele já tem a lente nele?

Eu tô escaneando meus 35mm num minotinha desses dedicado, fica bacana... mas eu peguei uma d800 agora, queria testar se de repente não fica melhor ainda...

Como que é esse seu copiador?


Thiago, eu uso um copiador de slides da Nikon (ES-1) que custa uns 50 reais no eBay, montado em uma lente Nikkor 55mm/3.5 AIS e um tubo de extensão de 20mm acoplado.
Vc pode usar como fonte de luz um flash ou qualquer luz (usei o monitor do Mac com um documento de texto em branco como fundo e regulei a camera para monochrome, com abertura pequena e bastante DOF e menor ISO disponível.
Imaginei que dificilmente algum scanner tem mais nitidez que uma lente de micro da Nikon em um tripé em um sensor full frame e já digitalizei em P&B.








fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 00:48:03
O resultado foi muito bom mesmo!
Imagina isso passado num scanner de alta resolução... (que saudades do flme...)

 :clap:

[]s,

RSalles

parabéns Sergio.. muito bom!
Sergio ficou excelente, pra primeira mão está impressionante... parabéns...

As fotos ficaram muito bacanas!
É gostoso fotografar com filme e depois revelar você mesmo!!!


Obrigado pessoal.
Esse tipo de feedback é muito gratificante e motivador. :ok:


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 00:56:21
Muito bom! Acho que está muito parecido com a qualidade do meu Coolscan V - se não estiver melhor. A revelação também está na mosca, pouca sujeira (limpou com algum material antiestática/papel higiênico extramacio)? A preguiça de revelar PB tem imperado aqui em casa, mas vendo as suas fotos deu vontade de retomar.

Abraço e continue firme no filme!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 09:31:42
Sergio, vc revelou o filme e, casa e digitalizou o negativo com uma D800 + lente Macro????
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 23:15:51
Sergio, vc revelou o filme e, casa e digitalizou o negativo com uma D800 + lente Macro????

Sim Mad.
Revelei o filme P&B no banheiro ce casa e depois digitalizei coma minha D700 e o copiador de slides, com uma lente Nikkor 55/3.5 Micro, manual e um tubo de extensão de 20mm, usando a luz do monitor do computador com um documento de rexto em branco como luz de fundo + tripé.
Para evitar qualquer problema de WB, já regulei a câmera para o modo monochrome.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2013, 20:10:16
muito bom mesmo para primeiro filme! E super bacana também esse jeito de scanear as fotos!


fl00de

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2013, 12:03:33
..

usaste o qual revelador? dektol?