Autor Tópico: Ilford Pam 400 Vs HP5  (Lida 2501 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 05 de Fevereiro de 2013, 07:59:52
Alguém saberia me dizer o que muda entre os filmes da Ilford  HP5 e Pam 400 ?
Já vi comentários em fórum na internet que seriam o mesmo filme, mas então pq o HP5 seria mas caro ?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 12:01:47
já usei os 2 e não sei te dizer uma diferença extremamente notável entre eles... pra mim, com minha pouca experiência são quase iguais..

o que sei é que os PAn 100 e 400 não são produzidos/ vendidos no mundo todo, somente em algumas regiões.. os HP5 parecem ser mais "mundiais"...

dá uma olhada nas especificações dos dois..

Ilford Pan 100/400 : https://www.silverprint.co.uk/pdf/ilford_pan_100_400.pdf
Ilford HP5 Plus 400 : http://www.gommamag.com/v4/downloads/data/003_page/other_links/HP5_PLUS.pdf


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 10:04:42
Cheguei a ver em algum lugar que seria o mesmo filme, mas observando as tabelas, eles possuem diferentes tempos de revelação.
Vc já experimentou usar o D76 sem ser stock (1+1)?
Aumenta muito a granulação (menos sulfito)?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 18:12:48
Cheguei a ver em algum lugar que seria o mesmo filme, mas observando as tabelas, eles possuem diferentes tempos de revelação.
Vc já experimentou usar o D76 sem ser stock (1+1)?
Aumenta muito a granulação (menos sulfito)?

nunca usei D-76 puro.. uso somente 1:1...... não acho nada demais os grãos nessa medida de solução, mesmo puxando 1 ponto a mais...  ele puro deve dar menos grão pela diminuição do tempo de revelação imagino eu..



fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 00:44:38
Luciano, hoje revelei um TMax 100 com D-76 1:1, mas não gostei muito do resultado.
Não sei exatamente o motivo mas o filme (que já é bem nítido) ficou meio duro (achei que poderia ter mais tons de cinza.
Estava chuvoso e com o céu completamente nublado e fotometrei no olho (sunny 16, com ISO 100 é fácil).
É posssível que o maior tempo de revelaçáo tenha aumentado o contraste ou eu talvez sobrexpus sem querer, mas não creio que aconteceria com o  Ilford HP5....
Gosto mais dos filmes da Ilford, até mesmo para colocar na espiral são mais fáceis (parecem ser mais rígidos).
Se eu for padronizar um ISO 100/125 certsmente será o Ilford HP4 ou o Delta 100 (ouço falar muito bem dele).
Alguma experiência nesse sentido ?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 09:16:11
Dr. Sérgio,

O que ouço falar do TMax é que se trata de um filme maravilhoso, com uma gama tonal de cinza muito rica. Mas... é o tipo de filme que não tem meio termo: você o ama ou o odeia.

Sempre que tenho "um dedinho de prosa" com o Mestre Ballot, o que ele sempre fala é: "Um filme que exige muita disciplina no que diz respeito à rotina de trabalho". Quer ele com isso dizer que tudo precisa estar rigorosamente ao seu controle, que todas as variáveis precisam estar padronizadas. Algo como:
  • Temperatura estável em todo o processo
  • Boa qualidade dos químicos (tempo de armazenamento, evitar reaproveitamento,etc.)
  • Anotações desde a exposição do filme até a sua revelação
  • Eleger o "SEU" revelador e extrair dele o máximo de aprendizado, observando sempre o trabalho do dia anterior
  • Entre outras (muitas) coisas, é claro

D76 + TMax é um casamento muito bom. Eu, particularmente, gosto muito do que vejo nesse filme. Dizem que tanto melhor é o resultado quanto maior for o frame, logo, uma película de formato 120 produz melhor imagem que o 35mm, mas fica aquém do que entrega uma chapa 4x5.

Por fim, minha opinião é a de que falamos de um filme que se compara a um cavalo xucro. Depois de domado...
-22.352971,-48.775582


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 12:19:29
Bom... nunca usei o TMax Sérgio.. mas como já usei vários ilford (hp5 400, pan100, pan 400, delta100), kodak tri X, acho que o seu problema não deve estar no uso do revelador em 1:1... deve ser alguma outra coisa aí.. já usei tanto na exposição correta como puxando pra baixo (não costumo fazer isso, mas um dia só tinha um 400 e a câmera só ia até 200) ou pra cima...



fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 00:42:28
Obrigado Braga e Luciano. :ok:
Vou ver se amanhã posto umas fotos desse filme para avaliação de vocês.