Autor Tópico: Indicação Câmera Compacta - Ambiente Interno - Não SuperZoom  (Lida 4747 vezes)

malucow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Aspirante a fotógrafo
Online: 06 de Fevereiro de 2013, 09:59:10
Olá feras da fotografia, tudo bem?

Gostaria de um auxílio para escolha de um modelo de câmera digital baseado nos modelos que temos hoje a venda.
Já fiz algumas buscas nos tópicos e algums sugestões que achei não encontrei a venda em loja e/ou geraram algumas dúvidas na minha cabeça.

Vou expor os meus requisitos/uso que ajudam a filtrar e definir:
1- para uso exclusivamente em ambientes internos (para tirar fotos de reuniões de assembleias, eventos, palestras, ambientes e associação do condomínio, serão usadas no jornal interno e na versão digital)
2- para uso interno com luz diurna, artificial e noturna
3- para uso estático, ou seja, não terá movimentação de pessoas (ex: shows)
4- foco mais na qualidade da imagem, ao invés do tamanho (megapixels) ou tamanho da camera (gorda superzoom)
5- não será usado ZoomXXXXX, ou seja, não precisa ser essas máquinas gordas superzoom.
6- será usada com tripé básico e nas mãos.

Foi sugerido comprar uma compacta 'premium' (tipo Sony NEX), mas o orçamento da associação é de até uns R$600,00.
Infelizmente não temos $ para uma Dslr.

É possível chegar em um modelo de muita qualidade com até uns R$600,0?

Antecipadamente muito obrigado,

Abraham.
Abraham
Fotógrafo Amador
Curitiba - PR


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:50:51
Existe essa câmera, mas não com esse valor.... as compactas premium (que passam longe da NEX - as Sony NEX são mirrorless, e não compactas premium) fazem isso, mas pelo dobro do valor.
Fora isso, acho que só mesmo uma canon SX240 ou Panasonic ZS15, que estão na casa dos 600.
Não tô me lembrando de outras.
Para ambientes internos, é super necessário que vc tenha uma EXCELENTE grande angular. 24mm é o ideal, mas 28 já ajuda. Hj a maioria das compactas entregam isso. Mas uma lente clara, tipo 1.4; 1.8; 2.0, tbém seria bacana. Só que pra isso, precisaria desembolsar mais.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:53:50
O Rodrigo (Foto Fácil) talvez possa dar sugestões melhores.  :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 11:20:12
Bom dia amigo. Olha, MUITA qualidade eu acho difícil, mas pode conseguir algo bem bom, e se for pra usar em mídia digital vai ser bem atendido. Apesar de dizer que não necessita de zoom, a melhor na faixa de preço seria justamente uma superzoom compacta. Estourando o orçamento um pouquinho apenas, poderia pegar a sx240. Encontra por 630,00 com um vendedor aqui do fórum, o Nelson Nakamura. Não sei se tu vai precisar de nota fiscal, se sim ele não é o mais indicado. Pode dar uma olhada nela no www.tecnoinfosul.com.br eles tem preços excelentes, minha namorada comprou lá a mesma câmera e veio tudo perfeitamente.
E como as fotos são para registro e não de cunho artístico não teria muito problema em utilizar o flash dela em fotos noturnas, o que vai quebrar um galhão...
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 11:21:34
Mas que velocidade hein Helena... Comecei a escrever e o tópico ainda estava vazio... Quando enviei, já tinha duas respostas tuas... hehehe :p
Tecpix + motorola do guga


malucow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Aspirante a fotógrafo
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 11:49:03
Olá Helena e Fernandez,
Muito obrigado pelo retorno.

Realmente achei bons reviews da SX240.
Achei um post do Foto-facil e vou ler também o comentário da galera. (http://www.foto-facil.com/2012/02/canon-sx240-e-sx260-o-reinado-continua.html)
Fernandez: valeu pela indicação, o preço no site está bem interessante mesmo. Vou pesquisar agora os valores dela. Até poderia ser sem nota, mas fico com receio em relação a garantia.

* Atualmente utilizo uma Nikon Coolpix 5900 (5mp), é bem velha e queria muito dar uma melhorada na captação das fotos (rs rs rs, comprei no lançamento a mais de R$1mil) Tempo passa :/

Muito obrigado galera!
Abraham
Fotógrafo Amador
Curitiba - PR


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 12:10:04
Olá Helena e Fernandez,
Muito obrigado pelo retorno.

Realmente achei bons reviews da SX240.
Achei um post do Foto-facil e vou ler também o comentário da galera. (http://www.foto-facil.com/2012/02/canon-sx240-e-sx260-o-reinado-continua.html)
Fernandez: valeu pela indicação, o preço no site está bem interessante mesmo. Vou pesquisar agora os valores dela. Até poderia ser sem nota, mas fico com receio em relação a garantia.

* Atualmente utilizo uma Nikon Coolpix 5900 (5mp), é bem velha e queria muito dar uma melhorada na captação das fotos (rs rs rs, comprei no lançamento a mais de R$1mil) Tempo passa :/

Muito obrigado galera!

Qualquer produto comprado pelo mercado paralelo terá garantia de balcão. Vc devolve o produto e o vendedor te envia outro. Se quiser garantia oficial do fabricante, só comprando em revendedores oficiais mesmo, e pagando o abusivo preço praticado pelas revendas oficiais.


malucow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Aspirante a fotógrafo
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 15:02:28
Olá,
Algumas horas analisando me surgiu o modelo canon sx500.
Ela acabando se enquadrando no tipo 'gorda', mas tem uma angular de 24mm (contra 25mm da sx240) e um posicionamento de flash um pouco melhor.

O que vocês acham? Ou seria muito pouca diferença para em médio R$200,00 a mais?

Abraço!
Abraham
Fotógrafo Amador
Curitiba - PR


malucow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Aspirante a fotógrafo
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 15:35:20
Complementando o ponto acima (diferença de ser quase 24mm, ao invés de 25mm da Sx240).

1-A Sx500 tem processador Digi4, a Sx240 é Digi5: é muito relevante?
2-A Sx500 é CCD e a Sx240 é CMOS, ponto para SX240. Mas mesmo no modo manual a sx500 não consegue chegar em um resultado igual a Sx240, digo, o Cmos vai pesar muito nesta categoria de camera?

Obrigado
Abraham
Fotógrafo Amador
Curitiba - PR


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 15:42:47
Complementando o ponto acima (diferença de ser quase 24mm, ao invés de 25mm da Sx240).

1-A Sx500 tem processador Digi4, a Sx240 é Digi5: é muito relevante?
2-A Sx500 é CCD e a Sx240 é CMOS, ponto para SX240. Mas mesmo no modo manual a sx500 não consegue chegar em um resultado igual a Sx240, digo, o Cmos vai pesar muito nesta categoria de camera?

Obrigado

Vá de SX240.  :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Tecpix + motorola do guga


malucow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Aspirante a fotógrafo
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 16:29:40
Olá, tudo bem?

Infelizmente não comprei a sx240 - tinha esperado resolver isso depois do Carnaval.
Papo vai, papo vem com pessoas que usam Cameras e me questionaram o seguinte:
"se você não vai usar o superzoom e precisa de angulação de 18 a 24mm, por que já não gasta um pouquinho a mais e pega uma Nikon D3100?"

O sensor é melhor pra ambientes internos que essas compactas, gasta-se mais que o esperado mas aí poderíamos pensar já a longo prazo o investimento nessa Dslr de entrada?

Consigo justificar o orçamento, mas vale mesmo muito mais a pena nos meus requisitos de uso?

abraço
Abraham
Fotógrafo Amador
Curitiba - PR


malucow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Aspirante a fotógrafo
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 17:39:59
Olá Helena Bsb,

Você tem uma Sx40 certo? Me recomendaram ela como investimento "melhor" a longo prazo - mas está mais fácil de achar apenas a Sx50.

Pensando em modo prático, e a longo prazo, a sx50 se parece uma opção pior, melhor ou igual a Nikon D3100? Saberia opinar?

Valeuzão!
Abraham
Fotógrafo Amador
Curitiba - PR


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 20:00:46
Olá Helena Bsb,

Você tem uma Sx40 certo? Me recomendaram ela como investimento "melhor" a longo prazo - mas está mais fácil de achar apenas a Sx50.

Pensando em modo prático, e a longo prazo, a sx50 se parece uma opção pior, melhor ou igual a Nikon D3100? Saberia opinar?

Valeuzão!
A SX40 é uma boa opção sim. Com relação à D3100, são categorias diferentes... uma é reflex e outra é superzoom. a reflex tem melhor qualidade e a SZ tem mais versatilidade.  :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 22:24:30
Cara, se pensa em ir evoluindo mesmo, não vejo porque não ir de dslr (independentemente se canon ou nikon). O ganho em qualidade de imagem e possibilidade de aprendizado será imenso. Regra geral, quanto maior o sensor, mais qualidade se tem. Pode dar uma comparadinha aqui http://cameraimagesensor.com/size/#60,31,a e ter uma ideia do que estou falando. Mas como disse a Helena, se quer versatilidade a superzoom é excelente. Mas se preza qualidade acima de tudo, vai de dslr sem medo. E tu gostando da brincadeira vai ter a possibilidade de ir "upgradeando" teu equipamento conforme tuas necessidades (coisa que tu não poderia com uma superzoom).
Tecpix + motorola do guga