Autor Tópico: Problema para limpeza de sensor - OMD E-M5  (Lida 3471 vezes)

rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 00:14:25
Pessoal, trago boas e más notícias!

A boa notícia é para os possuidores e pretendentes da OMD EM5, a limpeza do sensor é simples como em qualquer outra DSLR, o sensor possui um pequeno movimento inicial mas não passa de 1 ou 2 mm e a limpeza é realizada tranquilamente e com os mesmo materiais que já estamos familiarizados (eclipse e vdust).

A má notícia foi para mim, pois o ponto que encontrei no meu sensor não era de sujeira e sim um defeito de fabricação no filtro do sensor da minha câmera! Graças a Deus comprei a mesma no Brasil e a mesma está na garantia. A câmera será enviada amanhã para a BH nos EUA onde será acionada a garantia da Olympus, pois a importação foi feita de lá.


Manterei o tópico atualizado conforme for recebendo informações dos futuros procedimentos.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 08:57:52
Pessoal, trago boas e más notícias!

A boa notícia é para os possuidores e pretendentes da OMD EM5, a limpeza do sensor é simples como em qualquer outra DSLR, o sensor possui um pequeno movimento inicial mas não passa de 1 ou 2 mm e a limpeza é realizada tranquilamente e com os mesmo materiais que já estamos familiarizados (eclipse e vdust).

A má notícia foi para mim, pois o ponto que encontrei no meu sensor não era de sujeira e sim um defeito de fabricação no filtro do sensor da minha câmera! Graças a Deus comprei a mesma no Brasil e a mesma está na garantia. A câmera será enviada amanhã para a BH nos EUA onde será acionada a garantia da Olympus, pois a importação foi feita de lá.


Manterei o tópico atualizado conforme for recebendo informações dos futuros procedimentos.
Rogério, posta o link ou o local que comprou a sua OMD aqui no Brasil.
Esse defeito que você detectou estava afetando o funcionamento e a qualidade das fotos da sua OMD?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, 08:58:29 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 10:34:56
T. Souto, minha OMD foi comprada através da loja do Sr. Carvalho (http://www.carvalhofoto.com.br/), no centro do Rio, o qual trabalha com equipamentos novos e usados. O Sr. Carvalho se prontificou de imediato à fazer o envio da câmera de volta aos EUA, para que pudesse ser acionada a garantia do produto junto à BH, sem qualquer custo para mim, para que pudesse ser acionada a garantia do produto junto à BH, local de onde foi importado o produto.

O defeito causava o aparecimento de um ponto preto nas fotos, em aberturas menores que f/8 e quando levei a um amigo que faz a limpeza de sensores o mesmo me informou que não se tratava de sujeira e sim um defeito no filtro do sensor.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 15:19:19
Eu ia mencionar o que já foi dito, acredito que se o sensor se mover, será por poucos milímetros. Eu limparia sem nenhuma hesitação, só utilizaria menos força e mais delicadeza por conta dos mecanismos de estabilização.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 15:28:13
Eu iria com muita calma na hora de limpar o sensor. Tenho um amigo que possui uma Sony Alplha mais antiga, quando eram DSLR ainda, que está com o sensor desalinhado. Tem uma diferença significativa entre o que ele vê no viewfinder e o que é registrado no sensor, eu não experimentei para ver, nas segundo ele, acostumou a enquadrar sempre para a direita, no chute, para que a foto saia do jeito que quer. Também segundo ele, o preço do conserto era inviável.

Aqui mesmo no DF tem alguns posts sobre isso. Como ambas tem sensores móveis, acho que a limpeza até é possível, mas o cuidado tem que ser redobrado para que ele se não  desalinhe.

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, 15:29:16 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 01:53:18
A limpeza do sensor foi realizada sem problemas, mas em se tratando de sensor todo cuidado é pouco.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 16:16:57
A limpeza do sensor foi realizada sem problemas, mas em se tratando de sensor todo cuidado é pouco.

 :ok: :ok: :ok: :ok:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8