Autor Tópico: Problema para limpeza de sensor - OMD E-M5  (Lida 3445 vezes)

rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:17:41
Bom dia pessoal.

Após algumas pesquisas a respeito de material para limpeza do sensor de câmeras micro 4/3, mais especificamente da Olympus OMD E-M5, fiquei bastante preocupado com o quado que me foi apresentado.

Devido ao novo sistema de estabilização de imagem da OMD, o sensor fica "solto" quando a câmera está desligada, o que o faz movimentar-se ao menor toque no mesmo. Ao saber deste detalhe, entrei em contato com a única assistência técnica autorizada da Olympus no Rio de Janeiro, a qual me informou que não realizaria a limpeza deste sensor devido ao sistema de estabilização de imagem.

Algum possuidor da OMD para dar uma luz, ou desesperar-se junto, mediante tal problema?

Obs: já realizei a limpeza com a bombinha de ar e não foi suficiente, por isso procurei pela solução de limpeza através de produto químico (Eclipse, VDust...)
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:27:37
Bom dia pessoal.

Após algumas pesquisas a respeito de material para limpeza do sensor de câmeras micro 4/3, mais especificamente da Olympus OMD E-M5, fiquei bastante preocupado com o quado que me foi apresentado.

Devido ao novo sistema de estabilização de imagem da OMD, o sensor fica "solto" quando a câmera está desligada, o que o faz movimentar-se ao menor toque no mesmo. Ao saber deste detalhe, entrei em contato com a única assistência técnica autorizada da Olympus no Rio de Janeiro, a qual me informou que não realizaria a limpeza deste sensor devido ao sistema de estabilização de imagem.

Algum possuidor da OMD para dar uma luz, ou desesperar-se junto, mediante tal problema?

Obs: já realizei a limpeza com a bombinha de ar e não foi suficiente, por isso procurei pela solução de limpeza através de produto químico (Eclipse, VDust...)

uma assistência técnica se negar a fazer esse tipo de trabalho é dose, hein!!! Eu entraria em contato com a olympus para informar a situação e pedir uma luz.


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:33:06
Já fiz isso Helena, estou aguardando a resposta da Olympus, mas pelo que pesquisei na internet, em sites internacionais é que a Olympus está solicitando que o equipamento seja enviado para os EUA para ser limpo por ela! Agora imagina se cada vez que entrar sujeira no sensor eu tiver que mandar a câmera para os EUA.

Acho que vou ser obrigado a migrar para Fuji X-E1...
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 10:38:35
Já fiz isso Helena, estou aguardando a resposta da Olympus, mas pelo que pesquisei na internet, em sites internacionais é que a Olympus está solicitando que o equipamento seja enviado para os EUA para ser limpo por ela! Agora imagina se cada vez que entrar sujeira no sensor eu tiver que mandar a câmera para os EUA.

Acho que vou ser obrigado a migrar para Fuji X-E1...

putz, aí é doooose mesmo!!!!! De qua adianta manter uma assistência autorizada com servidores sem a devida capacitação...


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 11:03:43
Olá...sinceramente não vejo o porque da assistência, a não ser que seja algo muito grave colado no sensor....a OM-D tem um sistema de vibração auto limpante para poeira.... caso não seja poeira e vc perceba que existe algum resíduo  no sensor....existem muitos produtos próprios e vc mesmo pode fazer a limpeza....http://www.photosol.com/store/pc/viewContent.asp?idpage=10#   o sensor não é totalmente desprotegido como muita gente imagina...óbvio ele é uma peça delicada que requer cuidado, mas passando corretamente e suavemente o produto próprio, não existe segredo.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 19:29:31
Oliberal, o problema não é a superfície do sensor, que na verdade é um filtro. O problema é que todo conjunto do sensor da OMD se move, o que pode causar danos no sistema de estabilização de imagem.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 19:44:38
Bom dia pessoal.

Após algumas pesquisas a respeito de material para limpeza do sensor de câmeras micro 4/3, mais especificamente da Olympus OMD E-M5, fiquei bastante preocupado com o quado que me foi apresentado.

Devido ao novo sistema de estabilização de imagem da OMD, o sensor fica "solto" quando a câmera está desligada, o que o faz movimentar-se ao menor toque no mesmo. Ao saber deste detalhe, entrei em contato com a única assistência técnica autorizada da Olympus no Rio de Janeiro, a qual me informou que não realizaria a limpeza deste sensor devido ao sistema de estabilização de imagem.

Algum possuidor da OMD para dar uma luz, ou desesperar-se junto, mediante tal problema?

Obs: já realizei a limpeza com a bombinha de ar e não foi suficiente, por isso procurei pela solução de limpeza através de produto químico (Eclipse, VDust...)



Oi Rogério...
Estou com a E-M5 a pouco mais de 7 meses e não tive nenhum problema quanto a limpeza... Como oliberal disse, só me preocuparia com uma limpeza mais extrema se algo estivesse colado no sensor, o que é difícil de acontecer... Eu fotografo muitas vezes em condições extremas com ela, principalmente chuva, e nunca precisei de nenhuma limpeza mais drástica... uso apenas a bombinha de ar.

Agora, é preocupante o fato da autorizada se negar a fazer essa limpeza..Seja a ser ridículo!
Vc tentou ligar na assistência de São Paulo?

abs


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 20:02:48
Não cheguei a ligar para a assistência de São Paulo, mas liguei e enviei e-mail para o SAC da Olympus e estou no aguardo de uma resposta para poder me decidir que medida adotar.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 20:15:54
Tenta via twitter porque a resposta tende a ser bem mais rápida... esse é o link
https://twitter.com/getolympus

abs


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 20:28:38
Obrigado pela dica Anderson, mas prefiro continuar pelo e-mail pois gero provas mais sólidas para um possível processo judicial se for necessário.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 21:45:08
Até agora encontrei apenas uma única alma na internet que realizou a limpeza líquida do sensor da OMD EM5 com sucesso. Por outro lado, ainda não encontrei nenhum caso de dano, apenas pessoas apreensivas com o movimento do sensor. Segue o link do tópico:

http://forums.dpreview.com/forums/thread/3268209
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 22:50:36
O sistema de estabilização da Olympus é tão diferente dos que são utilizados nas Sonys e Pentax? Porque nunca vi relatos de problemas na limpeza do sensor nas outras marcas... Inclusive já tentei limpar até com cotonete meu sensor algumas vezes e não vi problema algum, só o fato dos fiapos de algodão terem atrapalhado mais do que ajudado na limpeza rs


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 23:18:37
Pedro, realmente eu não sei te dizer se são tão diferentes, o problema é que existem diversos rumores sobre o sistema novo da Olympus e quase nenhum caso de relatos de pessoas que tenham realizado a limpeza do sensor com algum produto químico e as famosas espátulas para limpeza.

Espero que realmente não haja tanta diferença e que seja tão simples quanto os demais sensores a sua limpeza, pois já encomendei o kit da Visible Dust e assim que o mesmo chegar irei realizar o teste.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 02:44:35
Pedro, realmente eu não sei te dizer se são tão diferentes, o problema é que existem diversos rumores sobre o sistema novo da Olympus e quase nenhum caso de relatos de pessoas que tenham realizado a limpeza do sensor com algum produto químico e as famosas espátulas para limpeza.

Espero que realmente não haja tanta diferença e que seja tão simples quanto os demais sensores a sua limpeza, pois já encomendei o kit da Visible Dust e assim que o mesmo chegar irei realizar o teste.

Rogério vai ser sim! A gente olha o sensor ele tá lá bonitinho no lugar...talvez pela estabilização... Quando vc encostar a espátula ele "sambe" um pouquinho, mas creio que seja algo bem sutil, inclusive porque deve limpar com cuidado sem colocar muita força...realmente creio que a única diferença seja que sentirá algum leve movimento e não um sensor 100% estático...só isso.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


rogerioferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 08:42:46
Obrigado por comentar Oliberal. Estou ficando mais confiante e ansioso, tomara que chegue logo o material para limpeza.

Eu não sabia que a Sony e a Pentax já possuiam sistema de estabilização de imagem eletromagnético no sensor, isso me deixou muito mais confiante.
OMD E-M5, Olympus 2.0/12, Olympus 1.8/17 e Panasonic 1.4/25 - Flickr: http://flickr.com/photos/rogerioferreira/

"Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente perto."
                                                                                                            Robert Capa