Autor Tópico: Temperatura de cor  (Lida 9312 vezes)

GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #30 Online: 19 de Junho de 2006, 18:12:34
Citar
Ta, e a escala de temperatura do ACR (adobe camera raw), ta em que? Kelvin? Por que se for, ela ta errada. Quanto maior o número, mais amarelada/avermelhada a foto fica.
Não, pq na verdade a temperatura não é da foto, e sim da LUZ. Então tendo uma luz amarelada, o camera raw (ou similares) tem q compensar no outro sentido para deixar o branco neutro.

É como botar um filtro azul para compensar a luz muito vermelha.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #31 Online: 19 de Junho de 2006, 19:15:25
Beleza!

É, li lá no Wikipédia desse objeto preto. Não tinha compreendido isso de ele absorver integralmente e não deixar nada "passar". Putz, muito interessante.

Poizé, pros editores/conversores serve a lógica que eu tinha pensado servir pros monitores.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 20 de Junho de 2006, 21:45:00
É importante notar que essa denominação vem da mensuração de temperatura de superfície de estrelas, esta relação de cores foi criada exclusivamente para que astrônomos conseguissem determinar temperaturas de superfície de estrelas a partir de seu tom irradiado. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #33 Online: 21 de Junho de 2006, 01:07:52
Citar
É importante notar que essa denominação vem da mensuração de temperatura de superfície de estrelas, esta relação de cores foi criada exclusivamente para que astrônomos conseguissem determinar temperaturas de superfície de estrelas a partir de seu tom irradiado. :)
Rá! Hoje no metrô encontrei um ex-colega que não via há uns 8 anos. Dai ele disse que tava estudando Física na UFRGS, e comentei com ele essa "novidade" (pra mim) da temperatura das cores. E ele disse isso mesmo, vem da medição da temperatura das estrelas.  =)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 21 de Junho de 2006, 01:11:08
Hehehehehe astronomia...
Na verdade eu descobri isso com meu pai tbm...
Meu pai é físico e um dia na minha curiosidade eu mandei a pérola:
"De quem foi a idéia fraca de dizer que luz azul é mais quente do que luz vermelha?" Ai ele deu risada e me falou o porque que a escala de cor em K era dessa forma e sua aplicação heheheheh! :)
É bem interessante isso, porque a maioria das coisas que temos na fotografia vem da astronomia, ou seja, é física PURA, e muitos relutam em encarar essa realidade.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #35 Online: 21 de Junho de 2006, 01:18:50
Citar
Hehehehehe astronomia...
Na verdade eu descobri isso com meu pai tbm...
Meu pai é físico e um dia na minha curiosidade eu mandei a pérola:
"De quem foi a idéia fraca de dizer que luz azul é mais quente do que luz vermelha?" Ai ele deu risada e me falou o porque que a escala de cor em K era dessa forma e sua aplicação heheheheh! :)
É bem interessante isso, porque a maioria das coisas que temos na fotografia vem da astronomia, ou seja, é física PURA, e muitos relutam em encarar essa realidade.
Eu luto é pra entender os textos que acho por aí, textos que tratem de "fotografia & física". Ainda mais que amaioria é em inglês.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 21 de Junho de 2006, 01:22:35
O duro são os cuidados que tem que tomar para não cair em errascada tbm e pegar uns textos ruins e sem base tbm, tem uns que ferem até princípios básicos de geometria heheehe! Mas é válido, o bom de matemática é que ela não falha, não é sugeita a erros de tradução, o que ela modela é bem embasado, então se existe sustentabilidade matemática em um texto (para ver isso é necessário saber matemática) ai fica fácil detectar o que é bom e o que é lixo. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 21 de Junho de 2006, 09:40:07
Show de cultura esse Fórum hein  :thmbup:
 :laughing:
É bo que a gente aprende um monte de coisas lendo os tópicos interessantes =)

Ahh tentei deixar meu monitor em sRGB (consequemetemnte em 6500k), mas não consegui hahahah
Minha irmã achou melhor pq tinha menos contraste, mas eu mudei de novo pra 9300K, diminui o contrate um pouco (pq ela tava falando que tava ficado com dor de cabeça quando mudei pra 9300 novamente  :laughing: ) e diminui um pouquinho  azul... talvez com o tempo eu mude de novo e vou e acostumando rs