Autor Tópico: Place de l'Europe  (Lida 6440 vezes)

clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 21:05:30
Caramba Hyde! Cara, da onde você tirou isso? Muito f0da!
Já procurei o livro que você indicou nas livrarias aqui, e não achei... Vou pedir pela internet amanhã.  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 21:31:46
Como é que você consegue achar estas coisas? Pelo que li, talvez tenha sido a única foto que ele fez que foi cortada... acredito que esta tenha sido a única foto com esta composição... sabe se foi, Hyde? Tem uma foto no "Magnum Contatos" que mostra o que foi dito antes, que ele fazia várias fotos e depois escolhia a melhor...
(...)]


Vc diz através do muro quebrado????
ACHO que já vi outras com esse mote... Pela localidade e característica da foto parece ser Espanha durante a Guerra Civil, década de 30... Perálá...

Aqui: http://4.bp.blogspot.com/-6DzwSjto_kc/TZqePC-7m4I/AAAAAAAAAiE/_02ydNDJ-kw/s1600/artwork_images_138991_401663_henri-cartier-bresson.jpg
Eu pesquiso gente. Procuro o nome da foto, abro váriosss sites, estudo a vida e obra do fotógrafo. Com informação, na WEB, se consegue outras informações e daí por diante, até chegar em informação difícil de ser obtida com pesquisas básicas.

Sobre o HCB tem muitasssss lendas. Uma delas é sobre a forma como ele obtinha as fotos. Alguns dizem que ele passava horasssss na mesma posição esperando a foto "acontecer", outros dizem que ele conseguia as fotos furtiva e rapidamente. Eu acho que pode ser das 2 formas, mas na biografia que li o autor descreve várias vezes como a foto foi obtida (especialmente um trabalho de retratos que ele fez sob encomenda com várias personalidades ilustres da época) e em algumas vc percebe nitidamente que o método dele era o furtivo. Inclusive ele declarava que durante suas conversas e passeios diários com as pessoas e pelos lugares que ele frequentava ele fazia dezenas/centenas de fotos mentais. Que era um exercício contínuo. Quando os elementos se harmonizavam ele clicava metalmente.

Agora vou precisar sair... Amanhã retorno com mais informação.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 21:34:17 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 22:21:44
Post magnífico!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 00:19:58
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 00:27:12
Logo que descobri esse método do Bresson, resolvi ir pra rua fazer algo parecido. Lembro que fiquei meia hora parado esperando um momento pra fazer uma foto. Achei aquilo um saco. Nem vi muito sentido nisso. Até me senti na idade do coroa :). Acho que quando eu for mais velho talvez eu passe a gostar dessa prática. O idosos são mais pacientes, né? Eles devem se sentir sempre com aquela sensação de um dia inteiro de piscina.  :D
Aí é só sentar num banquinho durante todo um dia e aguardar o momento certo do clique. Mas enquanto o bicho do zé ficar me aporrinhando, acho que não vai rolar.  :no:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 00:58:46
Street requer muito senso estetico e de oportunidade. Nao acho q seja pra qualquer um. Vc tem "ver a foto" antes do clique ou se antecipar q "aquela" composiçao ocorrerah e se preparar pro clique. Bresson esperou o cara pular pra bater essa foto. Ele mentalizou a composiçao antes q ela ocorresse!!!!! Se fosse eu, teria batido a foto sem o cara e ido pra casa. :(
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 08:57:31
Vc diz através do muro quebrado????
ACHO que já vi outras com esse mote... Pela localidade e característica da foto parece ser Espanha durante a Guerra Civil, década de 30... Perálá...

Aqui: http://4.bp.blogspot.com/-6DzwSjto_kc/TZqePC-7m4I/AAAAAAAAAiE/_02ydNDJ-kw/s1600/artwork_images_138991_401663_henri-cartier-bresson.jpg
Eu pesquiso gente. Procuro o nome da foto, abro váriosss sites, estudo a vida e obra do fotógrafo. Com informação, na WEB, se consegue outras informações e daí por diante, até chegar em informação difícil de ser obtida com pesquisas básicas.

Sobre o HCB tem muitasssss lendas. Uma delas é sobre a forma como ele obtinha as fotos. Alguns dizem que ele passava horasssss na mesma posição esperando a foto "acontecer", outros dizem que ele conseguia as fotos furtiva e rapidamente. Eu acho que pode ser das 2 formas, mas na biografia que li o autor descreve várias vezes como a foto foi obtida (especialmente um trabalho de retratos que ele fez sob encomenda com várias personalidades ilustres da época) e em algumas vc percebe nitidamente que o método dele era o furtivo. Inclusive ele declarava que durante suas conversas e passeios diários com as pessoas e pelos lugares que ele frequentava ele fazia dezenas/centenas de fotos mentais. Que era um exercício contínuo. Quando os elementos se harmonizavam ele clicava metalmente.

Agora vou precisar sair... Amanhã retorno com mais informação.

Oi Hyde! Não esta foto, das crianças... esta já sei que fez várias em sequência... (esta que eu vi no "Magnun Contatos"). Perguntei sobre a foto Place de l'Europe, se fez outras em sequência... não consegui achar. Esta descrição dele de como as fotos foram feitas é que não consegui achar.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 10:07:11
É realmente, Street é uma coisa que ao mesmo tempo parece simples, é muito mais complicado do que pensamos, porém, tem aquela, muita gente acha que street bom é street igual do Bresson, não concordo com isso...
É inegável que o ele é um cara genial, e tinha seu jogo de cintura pra conseguir o resultado esperado, seja ele ficar esperando, fazer várias fotos, ou simplesmente no "susto" clicar...
Acho que ele não tinha uma maneira única de conseguir a foto, o que realmente importava pra Bresson, acredito eu que, era simplesmente conseguir o resultado esperado, e era isso que ele buscava... (eu acho)...

Agora acho errado todo mundo querer seguir a maneira dele fotografar, ou então achar que só fotos do tipo das dele que são boas, pra ser bem sincero, acho que ninguém será igual ele, tão bom quanto sim, ou até melhor, mas igual jamais.

Mas que o cara era fod@ isso era... kkkk!!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 11:00:31
Oi Hyde! Não esta foto, das crianças... esta já sei que fez várias em sequência... (esta que eu vi no "Magnun Contatos"). Perguntei sobre a foto Place de l'Europe, se fez outras em sequência... não consegui achar. Esta descrição dele de como as fotos foram feitas é que não consegui achar.

Não, Pris. Eu só conheço essa daí.
Na verdade ontem eu estava numa correria para completar aquele post e acabei não conseguindo passar uma informação que encontrei ontem que é essa:



Foi a primeira vez que vi a publicação da original, originalzona mesmo. Sempre via ou a tratada ou a original com a revelação/ampliação do HCB (que evidencia ainda mais a precariedade da captura)

Uma coisa que a Pris colocou e eu queria falar...
Essa não foi a única foto que ele cortou ou permitiu que se cortasse. Ele dava instruções muito claras sobre isso e não permitia, nem cortes nem publicações sem suas famosas notas de rodapé (comentários curtos sobre a foto) ao ponto da Magnun ter criado um carimbo que ia impresso no verso da foto dizendo exatamente isso de forma muito direta e seca.
Embora ele fosse muito preocupado com isso, determinadas ocasiões não permitiram esse cuidado todo na composição. Me lembro que as fotos do enterro do Gandhi foi uma dessas ocasiões. Eram multidões e mais multidões em torno da casa do 'Maratma' e as fotos foram muito complicadas de serem obtidas. Como ele era um fotojornalista ele tinha a obrigação de conseguir as fotos do corpo e pira funerária (como conseguiu), mas essas fotos ficaram péssimas porque ele teve que colocar a Leica acima da multidão e era empurrado o tempo todo pela turba, de sorte que ele teve que fazer concessões para a Magnun conseguir vender as fotos. No entanto, a cobertura da morte do Gandhi foi outro marco jornalistico na vida dele. Estavam lá ele e a Margaret Burke-White. Eu já dei uma estudada em algumas fotos dela e não me lembro dessa cobertura especifica. Alguém se lembra?? De memória mesmo, sem precisar pesquisar. EU não lembro. No entanto tem 3 fotos da cobertura dele que nunca esqueço que são do povo indiano se despedindo de seu líder espiritual: http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP3=SearchResult&ALID=2K7O3R96EH_T
Esse era o diferencial do HCB. Ele olhava os detalhes. Enquanto todos estavam concentrados no acontecimento, ele olhava para a margem, para os lados, para baixo. Olhava os outros elementos no entorno daquele acontecimento e com isso deixava um registro muito mais fidedigno para a história.

Tem mais uma coisa que quero partilhar com vcs, mas minha internet aqui na roça é muito lenta e não sei se vou conseguir achar... Depois olho com calma.
Abç,


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 12:51:10
Conte-nos mais Hyde  :ponder:
 :worship: :worship: :worship:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 13:05:02
Marcado para ler com calma!


 :clap:


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 13:11:12
 :snack:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 19:30:43
Finalmente encontrei..

Alguém já viu o HCB "caçando"??
Deêm uma olhada no vídeo.
Ele parece ser do tipo de passa horas parado no mesmo lugar esperando a foto acontecer??
Veja a movimentação, o levantar e abaixar. Sempre carregando a Leica na mão, pronto para dar o bote e sair de fininho.
Pode até ser que ele tenha obtido algumas fotos esperando a coisa acontecer, mas me parece que esse não era o método preferido dele.
https://www.youtube.com/watch?v=CqsOYsZlPX4

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 20:42:01
Finalmente encontrei..

Alguém já viu o HCB "caçando"??
Deêm uma olhada no vídeo.
Ele parece ser do tipo de passa horas parado no mesmo lugar esperando a foto acontecer??
Veja a movimentação, o levantar e abaixar. Sempre carregando a Leica na mão, pronto para dar o bote e sair de fininho.
Pode até ser que ele tenha obtido algumas fotos esperando a coisa acontecer, mas me parece que esse não era o método preferido dele.
https://www.youtube.com/watch?v=CqsOYsZlPX4

Muito interessante poder vê-lo em ação... como um caçador que esconde a câmera e só a mostra no momento da foto. Pena que entendo pouquíssimo o francês... mas achei este outro vídeo muito legal também, para quem entende inglês... vale a pena:

http://youtu.be/MW7I3GBdsBw


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 21:02:50
Cara, que post legal esse daqui! Vou acompanhar, esse vai valer a pena. O Hyde é um profundo conhecedor da obra do Bresson, não sabia disso (quer dizer, não tinha noção de quão profundo era), gostei de ouvir algumas histórias.


Percebi o cartaz rasgado ao fundo e desejei saber sobre o que seria e vi... o que mais me fez gostar e muito desta foto... o desenho de uma bailarina saltando, um salto semelhante ao do homem, fazendo um par, um para cada lado, ambos no ar, ambos em silhueta, formando uma composição fantástica!!

Isso foi o que sempre me chamou a atenção nessa foto! Já a conhecia desde criança, mas nunca tinha olhado de verdade. No dia que olhei mesmo, vi todos esses detalhes e esse da bailarina foi o mais legal que eu vi!

Abraços