Autor Tópico: Place de l'Europe  (Lida 6365 vezes)

Pris WerSo

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Online: 07 de Fevereiro de 2013, 11:02:29
Estou lendo um livro com fotos e entrevistas de Cristiano Mascaro (http://bei.com.br/livros/arte-e-fotografia/cristiano-mascaro-desfeito-e-refeito/). No início, fala sobre como se interessou por fotografia e cita uma foto de HCB (Joinville-le-Pont) como a que o cativou... no fim do livro havia esta e a do título deste tópico, que sempre vi mas acho que nunca inteira (só a parte do homem) e nunca achava nada demais nela.



Resolvi parar um pouco mais e ficar olhando cada pedaço da foto e fui me surpreendendo com ela... não só pelo salto, com o homem quase tocando a água, mas também o alinhamento, as linhas verticais das antenas e da grade. Percebi o cartaz rasgado ao fundo e desejei saber sobre o que seria e vi... o que mais me fez gostar e muito desta foto... o desenho de uma bailarina saltando, um salto semelhante ao do homem, fazendo um par, um para cada lado, ambos no ar, ambos em silhueta, formando uma composição fantástica!! E pensei: "que danado!!!" E desejei muito saber o que havia passado na cabeça dele antes e no momento decisivo... será que havia percebido tudo isso e só estava esperando alguém passar para compor isto? Foi completamente ao acaso? E qual não foi minha surpresa ao saber que fez a foto no susto... ("There was a plank fence around some repairs behind the Gare Saint Lazare train station. I happened to be peeking through a gap in the fence with my camera at the moment the man jumped. The space between the planks was not entirely wide enough for my lens, which is the reason why the picture is cut off on the left." - http://digitaljournalist.org/issue0412/friend.html)
Gostei de poder ver minha visão se transformando por um detalhe que me havia passado totalmente desapercebido, agora me fazendo gostar muito desta imagem...

Acho interessante dar uma olhada no post sobre esta foto no blog abaixo...

http://saisdeprata-e-pixels.blogspot.com.br/2008/09/atrs-da-estao-de-so-lzaro.html

 :)


Mr. Hyde

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Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 11:24:00
Marcando para ler com calma em casa.

Só uma observação... Pelo que o HCB declara não dá pra dizer que a foto foi feita "no susto". Ele era muitooo observador da realidade em volta dele e conseguia fotos tendo percebido um alinhamento dos elementos da cena que se harmonizavam numa composição diferenciada e conseguia nesse exíguo momento de "alinhamento" fazer a foto (momento decisivo).
Nesse caso daí, pode ser que ele tenha metido o olho no fresta da cerca e antevisto a cena (ele tinha olho clínico para a composição dos elementos) com a aproximação do homem. Colocou a lente na fresta e esperou o momento correto. Não chamaria uma foto nesses condições de "foto no susto". Evidentemente ele compunha e antevia com grande rapidez mas "susto" acho que fica uma expressão muito imediata, muito rápida. Tenho certeza que ele fez fotos "no susto". Mas essa não me parece ter sido uma delas.

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Pris WerSo

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Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 11:42:49
Marcando para ler com calma em casa.

Só uma observação... Pelo que o HCB declara não dá pra dizer que a foto foi feita "no susto". Ele era muitooo observador da realidade em volta dele e conseguia fotos tendo percebido um alinhamento dos elementos da cena que se harmonizavam numa composição diferenciada e conseguia nesse exíguo momento de "alinhamento" fazer a foto (momento decisivo).
Nesse caso daí, pode ser que ele tenha metido o olho no fresta da cerca e antevisto a cena (ele tinha olho clínico para a composição dos elementos) com a aproximação do homem. Colocou a lente na fresta e esperou o momento correto. Não chamaria uma foto nesses condições de "foto no susto". Evidentemente ele compunha e antevia com grande rapidez mas "susto" acho que fica uma expressão muito imediata, muito rápida. Tenho certeza que ele fez fotos "no susto". Mas essa não me parece ter sido uma delas.

Susto realmente foi um exagero, mas a frase dele deixa margem a este pensamento... ele já estava por lá fotografando outra coisa e olhou através da grade e anteviu a cena do homem, mas não todo o resto ou estava lá já com a câmera preparada e a cena composta aguardando que algo acontecesse? Como ele poderia imaginar que esta imagem ocorreria? Isto é que acho incrível e não sendo então no "susto", mais ainda!


thiagolara123

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Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 11:43:34
Marcando para ler com calma em casa.

Só uma observação... Pelo que o HCB declara não dá pra dizer que a foto foi feita "no susto". Ele era muitooo observador da realidade em volta dele e conseguia fotos tendo percebido um alinhamento dos elementos da cena que se harmonizavam numa composição diferenciada e conseguia nesse exíguo momento de "alinhamento" fazer a foto (momento decisivo).
Nesse caso daí, pode ser que ele tenha metido o olho no fresta da cerca e antevisto a cena (ele tinha olho clínico para a composição dos elementos) com a aproximação do homem. Colocou a lente na fresta e esperou o momento correto. Não chamaria uma foto nesses condições de "foto no susto". Evidentemente ele compunha e antevia com grande rapidez mas "susto" acho que fica uma expressão muito imediata, muito rápida. Tenho certeza que ele fez fotos "no susto". Mas essa não me parece ter sido uma delas.

É exatamente isso daí... Ele é mais um colocador de armadilha do que um caçador. Ele acha a composição e fica um tempão no mesmo lugar, esperando acontecer alguma coisa.

Eu não sabia disso, quem me contou foi o Igor, lá do brfoto, um que faz street... Ele tb faz assim, dá uma paradinha, fica ali um pouquinho... Aí eu vendo ele fazendo isso perguntei e ele me explicou isso daí, foi dia desses isso. Daí depois eu fui correr atrás e tem uns contatos do Bresson aí pela internet, e é isso mesmo que ele fazia.

Desse pessoal do street eu gosto do Winogrand, que é bem outra onda, "retrato-estupro", já fiz isso um pouco aqui na paulista de sair clicando as mulheres ofensivamente assim de frente algumas vezes... já ganhei bolsada e já peguei telefone tb, rs... mas é muito estressante, prefiro fotografar aqui na minha casa mesmo.  :)
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


dimigobbo

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Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:36:02
Essa maneira de fotografar como o Bresson fazia muita gente que faz street chama de "bressonzar" :hysterical:

Você fica ali, parado, com a "composição pronta" e espera completar.

Quando vou à São Paulo fotografar, muitas vezes faço isso.

Abcs
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Brupikk

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Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:41:30
"retrato-estupro"
isso é coisa do Bruce Gilden tb

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thiagolara123

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Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:43:12
Essa maneira de fotografar como o Bresson fazia muita gente que faz street chama de "bressonzar" :hysterical:

Você fica ali, parado, com a "composição pronta" e espera completar.

Quando vou à São Paulo fotografar, muitas vezes faço isso.

Abcs

Então, bora marcar esse rolê de poste, aí! kkkkkkkkk :D

é bom que não cansa muito, né! rs

Cara eu tava mandando uma que era fotografar de bike... é muito irado porque vc vê o fulano lá na casa do chapéu e vai buscar, ainda escolhe o melhor angulo, tava fazendo isso com uma Olympus XA mas aí minha bicicleta fixa quebrou e pra fotografar de roda livre eu não consigo, e tb perdi a câmera. rs...

Não era pra mim essa tarefa, rs.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 13:48:31 por thiagolara123 »
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Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:44:41
isso é coisa do Bruce Gilden tb

Esse cara pra mim é louco... uma mão com a câmera, outra com o flash... como ele se protege?  :eek:

Eu preciso de uma mão livre pra me sentir bem, rs...
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Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 13:54:54
Então, bora marcar esse rolê de poste, aí! kkkkkkkkk :D

é bom que não cansa muito, né! rs

Cara eu tava mandando uma que era fotografar de bike... é muito irado porque vc vê o fulano lá na casa do chapéu e vai buscar, ainda escolhe o melhor angulo, tava fazendo isso com uma Olympus XA mas aí minha bicicleta fixa quebrou e pra fotografar de roda livre eu não consigo, e tb perdi a câmera. rs...

Não era pra mim essa tarefa, rs.

Quando for te aviso e falo com o Igor também.

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thiagolara123

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Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 14:27:18
Quando for te aviso e falo com o Igor também.

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Noiz! Só quero ver!  :ok:
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Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 14:36:50
Bresson também não fazia uma única foto de uma cena, ele chegava a gastar rolos para ter a foto que ele queria, já vi outros artigos sobre ele.
O segredo dele não é que, ele está no local certo na hora certa, só esperando o "Momento decisivo" e sim que ele fazia várias fotos, e só mostrava aquela que ele julgava ser a melhor.
Acho que o segredo é bem esse mesmo, mostrar só o que considerou bom, assim seu material sempre terá um nível alto. O que ficar ruim, guarda, esconde, apaga, queima, qualquer coisa...
Vinícius Ribeiro
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Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 14:38:29
Bresson também não fazia uma única foto de uma cena, ele chegava a gastar rolos para ter a foto que ele queria, já vi outros artigos sobre ele.
O segredo dele não é que, ele está no local certo na hora certa, só esperando o "Momento decisivo" e sim que ele fazia várias fotos, e só mostrava aquela que ele julgava ser a melhor.
Acho que o segredo é bem esse mesmo, mostrar só o que considerou bom, assim seu material sempre terá um nível alto. O que ficar ruim, guarda, esconde, apaga, queima, qualquer coisa...

Na verdade, ele "fazia" o momento decisivo.

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Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 14:39:00
Então, bora marcar esse rolê de poste, aí! kkkkkkkkk :D

é bom que não cansa muito, né! rs

Cara eu tava mandando uma que era fotografar de bike... é muito irado porque vc vê o fulano lá na casa do chapéu e vai buscar, ainda escolhe o melhor angulo, tava fazendo isso com uma Olympus XA mas aí minha bicicleta fixa quebrou e pra fotografar de roda livre eu não consigo, e tb perdi a câmera. rs...

Não era pra mim essa tarefa, rs.

Ei Thiago tem coragem de enfrentar o transito com fixa?
Tem saco roxo em meu...

Tenho vontade de montar uma fixa pra mim, acho muito estiloso a bike pelada... Mas a ideia de nunca parar de pedalar ainda é estranho pra mim, ainda montarei uma porém com dois lados na roda, uma com fixa e outra com k7. E um freio na roda dianteira pra ficar seguro...
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Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 20:46:49
O HCB era muitooo cioso de suas composições. Dava ordem bem especificas para que não cortassem nas revelações e nem mesmo nas ampliações (que usam 2-3mm de borda para prender o papel).
ACHO que ninguém jamais viu a 'Behind the Gare Saint Lazare' revelada sem os cortes (EU ao menos nunca vi). Ela quando foi publicada originalmente, o foi cortada e sempre (ao que me consta) foi reproduzida assim.

Então vai a original aí:



Vejam o lado esquerdo e a parte de baixo do negativo.
O cara era um mestre da composição.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 20:48:11 por Mr. Hyde »

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Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2013, 21:01:02
Como é que você consegue achar estas coisas? Pelo que li, talvez tenha sido a única foto que ele fez que foi cortada... acredito que esta tenha sido a única foto com esta composição... sabe se foi, Hyde? Tem uma foto no "Magnum Contatos" que mostra o que foi dito antes, que ele fazia várias fotos e depois escolhia a melhor...

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, 21:01:39 por Pris WerSo »