Sobre essa questão de CRT contra LCD, no que diz respeito a tratamento de imagem, a resposta é muito simples:
LCD all the way!Mesmo os monitores LCD normais, que usam lâmpadas CCFL (Cold Cathod Fluorescent Light) para se iluminar, já possuem qualidade suficiente, em termos de reprodução de cores para a grande maioria das aplicações profissionais de tratamento de imagem, excluindo-se aí aquele meio porcento ou menos que realmente precisa de um espectro de cores superior.
Prova disso é que a Apple só faz LCDs atualmente, e eles são usados por muita gente que trabalha com imagem. E essas pessoas não só aceitam usá-los como consideram esses monitores uma verdadeira melhoria em relação ao que tinham antes. Os Apple Cinema HD Displays de 23" e 30" são muito bons, são excelentes, eu trocaria fácil um CRT de 21" por um desses.
Agora, voltando àquele meio porcento que precisa de um espectro de cores superior... Bem, para esses a resposta também é um LCD, só que com LEDs no
backlight ao invés de CCFL. Okay, esses monitores custam caríssimo (exemplo: EIZO ColorEdge CG221, tem 22.1" e custa mais de 50 mil reais), mas reproduzem um espaço de cores maior do que o AdobeRGB inteiro, coisa que nem mesmo os melhores CRTs (como o Sony Artisan, caríssimo) conseguem.
Uma coisa bem importante também quanto aos LCDs é o uso da conexão digital DVI. Vale muito a pena usar o DVI, a imagem fica melhor em qualquer monitor que você tente usá-la. Nada como tirar as partes analógicas do meio do caminho!
Além disso tudo, uma coisa que percebi é que o uso de CRTs, apesar de não me cansar a vista, *me* cansa. Passo boa parte do dia na frente do computador, e quando eu saio, percebo que estou mais disposto agora que mudei pra um LCD. Lembro de ter visto um estudo que apontava pra isso, mas não consegui achar facilmente procurando no google.
Quanto ao 'lag' dos monitores LCD pra jogar, é mito. Deviam fazer um MythBusters sobre o assunto. A verdade é que, como os LCDs não têm refresh, o que se mede neles é o atraso de reconfiguração dos pixels. Os números em ms que aparecem nas especificações referem-se ao atraso médio (ie, trocar radicalmente a cor de metade dos pixels da tela), que seria uma boa medida de algo análogo ao refresh, sobretudo para jogos de ação. Ora, os melhores painéis atuais têm esse número sempre como algo melhor do que 12 ms, que já passa de 1/60s, tornando-se impossível de ser detectado conscientemente pelo olho humano. E mesmo nos monitores ruins, em que há bastante atraso, o efeito desse atraso são os fantasminhas, rastros etc: nada que impeça tanto assim de acertar os inimigos na cabeça! :laughing:
Bem, acho que é isso! Adoro LCD! Hérnia de disco nunca mais!
Abraços!
-- thiago