Autor Tópico: Monitor CRT X Monitor LCD  (Lida 6066 vezes)

GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #15 Online: 19 de Junho de 2006, 21:19:06
Carlo Luciano, postar um screenshot de jogo ouqquer outro aplicativo não adianta muito. Um creenshot é a captura da saida que ainda vai para o monitor. Então o screenshot vai mostrar só as capacidades da placa de vídeo (que é uma bela placa) e não do monitor.


E uma dica, VSync sempre off para qualquer coisa, senão o win XP vai limitar o fps do jogo (embora não tenha certeza q isso aconteça tb com monitores de LCD) Com vsync, o windows limita o fps do jogo para o maximo de refresh que vc está usando, e por causa de um bug no win xp, as aplicações OpenGL fullscreen ficam sempre em 60hz independente do que vc coloca nas configurações, a menos q instale um software para corrigir esse bug.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


schizoid man

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #16 Online: 19 de Junho de 2006, 21:40:21
Citar
O LCD não alcançou o CRT realmente... Mesmo assim, não volto pro monitor de tubo nunca mais. Depois de trabalhar um tempo com o LCD, mesmo os melhores CRTs dão a impressão de ter a imagem desfocada. Outra coisa é que mesmo trabalhando num bom CRT em alta frequência, ele me cansava muito mais a vista do que no LCD. Posso ficar o dia todo em frente ao LCD que não causa cansaço algum, é impressionante. Esse é um depoimento bem pessoal, claro, já que tem gente por aí capaz de usar um CRT a 60 Hz e ainda achar bom aquela cintilação toda, mas vai da capacidade de percepção de cada um. Meu LCD tem contraste de 450:1, e já mostra todos os tons de cinza lá da barrinha do DPReview, que dirá esse de 700:1. Pode não ser o ideal ainda, é claro, mas também não é esse lixo todo que muita gente pinta. Outra coisa, o meu tem atualização de 14 ms, e não mostra rastro algum (como se via nos notebooks antigos, por exemplo). Vejo filmes nele tão bem quanto na TV. O único contra que realmente me incomoda, é que a sua luminosidade varia um pouco de acordo com o ângulo em que olhas pra tela. Resumindo, pra ver filmes não é o ideal (exige deixar a tela bem virada pra ti), e pra edição de fotos tem suas limitações (os tons muito claros ou muito escuros se confundem mais), mas pra todo o resto (trabalhar, navegar) ele é fantástico. Monitor de tubo, nuuunca mais, nem de graça!
 :thmbup:  :thmbup:  :thmbup:
Concordo, mesmo não atingindo a mesma qualidade ainda prefiro a ter a vista menos cansada, ja no meu caso ainda por cima troquei pois tenho sensibilidade na vista devido a diabetes e a radiação do CRT estava danificando minha vista.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #17 Online: 19 de Junho de 2006, 21:41:52
Citar
E uma dica, VSync sempre off para qualquer coisa, senão o win XP vai limitar o fps do jogo (embora não tenha certeza q isso aconteça tb com monitores de LCD) Com vsync, o windows limita o fps do jogo para o maximo de refresh que vc está usando, e por causa de um bug no win xp, as aplicações OpenGL fullscreen ficam sempre em 60hz independente do que vc coloca nas configurações, a menos q instale um software para corrigir esse bug.
Olá Gabriel,

Configurei de forma que o Catalyst sobrepõe as configurações do windows.

Mesmo assim, jogar Doom3 a 1280x1024 com 180Hz, anti-aliasing em 12x e filtragem anisotrópica: 16x não é nada mal hein!  :heat:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2006, 11:15:22
Ressuscitando o tópico para tirar uma dúvida...  :denken:

Alguém poderia me indicar um artigo comparativo entre as conexões DVI (digital) e DB-15 (analógica) de um monitor LCD?

Valeu!  :thmbup:
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2006, 11:21:25
Infelizmente não tenho um comparativo técnico, mas posso dizer que no meu LCD fez uma diferença ABSURDA o DVI (claro que a placa também ajuda né)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2006, 11:50:19
Eu não troco meu velho CRT 17" por um LCD, nem que seja um de 19" top de linha. Achei um lixo todos os que vi até hoje. Cores e contraste ruins, serrilhamento absurdo. Fora a irritante limitação do ângulo de visão. Ah, e tem LAG. Para quem gosta de jogar, fique sabendo que a imagem no LCD aparece com atraso :mf_tongue:

Eu amo o tubo de raios catódicos  :laughing:  
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 12:10:47 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2006, 12:30:51
Citar
Infelizmente não tenho um comparativo técnico, mas posso dizer que no meu LCD fez uma diferença ABSURDA o DVI (claro que a placa também ajuda né)

Abraço,
Fernando
A Fnac está vendendo monitor LCD 17 pol. da Sony em 10x, por isso o interesse. Uma pena que não colocaram o que tem conexão DVI ao lado do que só tem a HD-15, para comparação...  :doh:

E vai saber se não ligaram os dois com o analógico...  <_<  


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2006, 12:38:41
Citar
Citar
E uma dica, VSync sempre off para qualquer coisa, senão o win XP vai limitar o fps do jogo (embora não tenha certeza q isso aconteça tb com monitores de LCD) Com vsync, o windows limita o fps do jogo para o maximo de refresh que vc está usando, e por causa de um bug no win xp, as aplicações OpenGL fullscreen ficam sempre em 60hz independente do que vc coloca nas configurações, a menos q instale um software para corrigir esse bug.
Olá Gabriel,

Configurei de forma que o Catalyst sobrepõe as configurações do windows.

Mesmo assim, jogar Doom3 a 1280x1024 com 180Hz, anti-aliasing em 12x e filtragem anisotrópica: 16x não é nada mal hein!  :heat:
Pena que fica tão lento que não dá pra jogar :)

 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:16:20
Citar
Citar
Infelizmente não tenho um comparativo técnico, mas posso dizer que no meu LCD fez uma diferença ABSURDA o DVI (claro que a placa também ajuda né)

Abraço,
Fernando
A Fnac está vendendo monitor LCD 17 pol. da Sony em 10x, por isso o interesse. Uma pena que não colocaram o que tem conexão DVI ao lado do que só tem a HD-15, para comparação...  :doh:

E vai saber se não ligaram os dois com o analógico...  <_<
Pra vc poder ver como fica no DVI pede pra eles ligarem no Apple. Aí sim vc vai ter uma noção de como ficaria.

Lá é uma droga pra ver funcionando se vc espera avaliar qualidade pq tudo é conectado de uma forma bem tosca.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:13:48
Sobre essa questão de CRT contra LCD, no que diz respeito a tratamento de imagem, a resposta é muito simples: LCD all the way!

Mesmo os monitores LCD normais, que usam lâmpadas CCFL (Cold Cathod Fluorescent Light) para se iluminar, já possuem qualidade suficiente, em termos de reprodução de cores para a grande maioria das aplicações profissionais de tratamento de imagem, excluindo-se aí aquele meio porcento ou menos que realmente precisa de um espectro de cores superior.

Prova disso é que a Apple só faz LCDs atualmente, e eles são usados por muita gente que trabalha com imagem. E essas pessoas não só aceitam usá-los como consideram esses monitores uma verdadeira melhoria em relação ao que tinham antes. Os Apple Cinema HD Displays de 23" e 30" são muito bons, são excelentes, eu trocaria fácil um CRT de 21" por um desses.

Agora, voltando àquele meio porcento que precisa de um espectro de cores superior... Bem, para esses a resposta também é um LCD, só que com LEDs no backlight ao invés de CCFL. Okay, esses monitores custam caríssimo (exemplo: EIZO ColorEdge CG221, tem 22.1" e custa mais de 50 mil reais), mas reproduzem um espaço de cores maior do que o AdobeRGB inteiro, coisa que nem mesmo os melhores CRTs (como o Sony Artisan, caríssimo) conseguem.

Uma coisa bem importante também quanto aos LCDs é o uso da conexão digital DVI. Vale muito a pena usar o DVI, a imagem fica melhor em qualquer monitor que você tente usá-la. Nada como tirar as partes analógicas do meio do caminho! :D

Além disso tudo, uma coisa que percebi é que o uso de CRTs, apesar de não me cansar a vista, *me* cansa. Passo boa parte do dia na frente do computador, e quando eu saio, percebo que estou mais disposto agora que mudei pra um LCD. Lembro de ter visto um estudo que apontava pra isso, mas não consegui achar facilmente procurando no google.

Quanto ao 'lag' dos monitores LCD pra jogar, é mito. Deviam fazer um MythBusters sobre o assunto. A verdade é que, como os LCDs não têm refresh, o que se mede neles é o atraso de reconfiguração dos pixels. Os números em ms que aparecem nas especificações referem-se ao atraso médio (ie, trocar radicalmente a cor de metade dos pixels da tela), que seria uma boa medida de algo análogo ao refresh, sobretudo para jogos de ação. Ora, os melhores painéis atuais têm esse número sempre como algo melhor do que 12 ms, que já passa de 1/60s, tornando-se impossível de ser detectado conscientemente pelo olho humano. E mesmo nos monitores ruins, em que há bastante atraso, o efeito desse atraso são os fantasminhas, rastros etc: nada que impeça tanto assim de acertar os inimigos na cabeça! :laughing:

Bem, acho que é isso! Adoro LCD! Hérnia de disco nunca mais!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:04:03
Citar
Quanto ao 'lag' dos monitores LCD pra jogar, é mito. Deviam fazer um MythBusters sobre o assunto. A verdade é que, como os LCDs não têm refresh, o que se mede neles é o atraso de reconfiguração dos pixels. Os números em ms que aparecem nas especificações referem-se ao atraso médio (ie, trocar radicalmente a cor de metade dos pixels da tela), que seria uma boa medida de algo análogo ao refresh, sobretudo para jogos de ação. Ora, os melhores painéis atuais têm esse número sempre como algo melhor do que 12 ms, que já passa de 1/60s, tornando-se impossível de ser detectado conscientemente pelo olho humano. E mesmo nos monitores ruins, em que há bastante atraso, o efeito desse atraso são os fantasminhas, rastros etc: nada que impeça tanto assim de acertar os inimigos na cabeça! :laughing:
 
Thiago, vou procurar e postar aqui um artigo com um teste PROVANDO que tem lag sim, e é bem perceptível. Ah, já tentei jogar em monitores antigos, que deixavam um leve rastro. Simplesmente impossível jogar :-/

Não gosto da imagem do LCD, acho brilhante demais, e os pixels são muito definidos, causando muito serrilhamento. Essa é uma questão subjetiva, há quem goste, há quem não goste, mas e quanto ao ângulo de visão? Existe algum LCD que não tenha esse problema? Acho inaceitável.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 15:07:01 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Resposta #26 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:15:33
Tinha um LCD Samsung 15" e sempre tive enorme dificuldade em regulá-lo. Pensei até em trocá-lo no ano passado por um CRT, de regulagem muito mais simples (quando falo de regulagem falo na fidelidade das cores e na possibilidade de distinção entre contrastes levemente diferentes). Resolvi meu problema comprando um calibrador (no caso, um Pantone Spyder): a imagem do LCD ficou perfeita. Há 4 meses, troquei o LCD por outro, 19" da LG. Excelente para se trabalhar no Photoshop.

O que eu diria para quem pensa em comprar um LCD é o seguinte: para qualquer trabalho sério, um calibrador faz-se necessário, com calibragens em intervalos de no máximo 15 dias (o ideal é realizar a calibragem semanalmente). Monitores CRT são mais fáceis de acertar sem um calibrador, e mantém regulagem por mais tempo.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 15:16:25 por rickmoon »
Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:39:16
Sou jogador de ocasional de counter-strike (infelizmente nenhum outro jogo conseguiu tirar esse meu vício) e monitores lentos de LCD fazem TODA a diferença do mundo.

Eu já estive em campeonato patrocinado pela Samsung onde todos os LCDs tiveram que ser trocados por CRTs da LG mesmo pq eram os que estavam disponíveis, pq TODOS os jogadores se recusaram a jogar em LCDs. Já vi LAN House vendendo mais de 80 LCDs a preço de banana pq ia falir concorrendo com LAN Houses menores, piores, mas que tinham CRT.

Hj em dia "resolveram" esse problema usando um truque que em muitos monitores LCD, é mal acertado e causa um "overshot" de um quadro para o outro, deixando a imagem, uma grande bosta.
Monitores mais recentes tb tem um angulo de visão melhor etc, mas é um constante desenvolvimento, e eu ainda não acho que compense trocar por enquanto para certas aplicações. Word, navegação, etc não existe nada melhor de fato.
Monitores LCD tem alguns aspectos novos a serem avaliados como uniformidade do brilho e contraste, tempo de resposta entre tons (pq o anunciado é uma piada. corresponde só a mudança de preto pra branco, e mesmo assim é MUITO otimista sempre)
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #28 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:42:03
Citar
Thiago, vou procurar e postar aqui um artigo com um teste PROVANDO que tem lag sim, e é bem perceptível. Ah, já tentei jogar em monitores antigos, que deixavam um leve rastro. Simplesmente impossível jogar :-/

Não gosto da imagem do LCD, acho brilhante demais, e os pixels são muito definidos, causando muito serrilhamento. Essa é uma questão subjetiva, há quem goste, há quem não goste, mas e quanto ao ângulo de visão? Existe algum LCD que não tenha esse problema? Acho inaceitável.
Até agora só consegui achar esse teste, que mostra com imagens o LCD atrás do CRT:
Teste

O problema desse teste é que ele desconsidera o fato que existe um hardware nos monitores LCD que é o escalonador. Ele redimensiona a imagem de entrada para a resolução nativa dos LCDs. Coisa que no CRT não é necessária.

Esse processamento introduz sim atrasos, e eles podem ser percebidos nas imagens do LCD Dell ao lado do CRT Mitsubishi. Ora, como ambos os monitores estão ligados na mesma placa de vídeo, e no modo clone, o monitor da Dell não está rodando na sua resolução nativa, que é 1920x1200, simplesmente porque o monitor CRT não a suporta (é muito larga). Portanto, o escalonador está entrando em ação, causando CERTAMENTE atrasos perceptíveis.

O teste que eu botei logo acima deve ser, portanto, desconsiderado, porque eles nem mencionam as resoluções usadas, nem a influência do escalonador, então ele é bastante falho.

Geralmente, o maior problema em se jogar com um LCD de qualidade é a sua máquina conseguir agüentar a resolução. Mesmo 1280x1024 em alguns jogos, e com alguns filtros, é difícil de rodar a mais de 60FPS, como você mesmo disse em um post anterior. O ideal é ter pelo menos uma 7900GT ou X1900XT pra garantir! :D

Quanto ao ângulo de visão, os melhores LCDs (os Apple que eu citei, por exemplo) cumprei os 170 graus prometidos. Deve ter algum desvio de cor muito leve, bem difícil de notar, quando você se aproxima dos 170 graus... Mas quem trabalha com o monitor virado pro lado, não é mesmo?

Já o que você fala sobre não gostar da imagem do LCD, isso é perfeitamente aceitável. Os pixels são definidíssimos, coisa que não acontece no CRT. Pra você ter uma idéia, quando mudei do CRT pro LCD, passei a usar menos Unsharp Mask no Photoshop, e isso acabou tornando minhas cópias impressas suaves demais. Então, o LCD acabou comprometendo meu julgamento de USM. Mas com o tempo, me acostumei. :)

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #29 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:58:09
Citar
O problema desse teste é que ele desconsidera o fato que existe um hardware nos monitores LCD que é o escalonador. Ele redimensiona a imagem de entrada para a resolução nativa dos LCDs. Coisa que no CRT não é necessária.

Esse processamento introduz sim atrasos, e eles podem ser percebidos nas imagens do LCD Dell ao lado do CRT Mitsubishi. Ora, como ambos os monitores estão ligados na mesma placa de vídeo, e no modo clone, o monitor da Dell não está rodando na sua resolução nativa, que é 1920x1200, simplesmente porque o monitor CRT não a suporta (é muito larga). Portanto, o escalonador está entrando em ação, causando CERTAMENTE atrasos perceptíveis.
Aliás, tem mais circuitaria digital necessária num LCD e que acaba gerando atrasos. Por exemplo, a lookup table, que é uma tabela que mapeia valores de pixels para as intensidades corretas das células dos LCDs, gerando as cores desejadas.

Tudo quanto é processamento extra gera atrasos, ainda mais porque é difícil imaginar que os fabricantes vão colocar sempre circuitos ultra rápidos pra fazer esse tipo de processamento. Se gera um lag pequeno, tudo bem, o usuário médio não vai perceber mesmo.

Um exemplo disso é o fato de alguns dos monitores do teste usarem o mesmo painel LCD mas terem atrasos bastante diferentes.

[]s,

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta