Autor Tópico: Monitor CRT X Monitor LCD  (Lida 6050 vezes)

Meireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 19 de Junho de 2006, 00:19:31
:denken: Caros amigos do Mundo Fotográfico,
Tenho um monitor Samsung SyncMaster 753 DFX, 17" tela plana e estou pensando em trocar por um Samsung LCD  SyncMaster 940 B, de 19", com contraste de 700:1 e brilho de 300 cd/m² com resolução máxima de 1280 x 1024.
Ouvi dizer que o contraste e definição das imagens digitais são de melhor qualidade num monitor de tubo (CRT), do que nos finíssimos e elegantes LCD's!
Isto procede? Será que vou trocar para pior?
Este LCD tem a opção de usar entrada de vídeo via DVI (digital), mas meu micro só trabalha com RGB (analógico).
Quem já teve esta experiência de trocar um CRT por um LCD, por favor faça seu comentário sobre a qualidade (principalmente o contraste na cor preta) do LCD.
Um abraço a todos!
Meireles


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2006, 00:34:21


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2006, 00:56:31
Meireles, não tenho dúvida em afirmar que a menos que o LCD seja de alguns poucos modelos caríssimos, U$3000 em média, ele vai perder para qualquer CRT Flat, sim. Mesmo assim eu optei por trocar, tenho um Philips 17'' Flat CRT e estou pegando um notebook com tela 15,4'' Wide (na prática é a mesma área, já que o 17 CRT tem área útil de 16 e o LCD 15,4 também), só que já notei diferenças absurdas especialmente nas fotos p/b, só que aí entra o que é mais importante. Eu não abro mão de qualidade, mas também não aguentava mais fios, a dificuldade de limpar e o CRT ocupando espaço enorme em cima da mesa, então vai ser notebook mesmo, e por tabela o LCD.
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 01:00:54 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2006, 05:08:13
Aqui tem um LG T910B 19" CRT e um Samsung 740n LCD de 17”.
Prefiro o LCD mesmo  sendo de 17” e não sendo um LCD TOP de linha.
Os benefícios sobrepõem as deficiências!
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 07:56:26 por Pictus »


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2006, 08:10:01
Eu pretendo comprar muito em breve um LCD, mas vou comprar um bom, não esses que vendem no Brasil. Estou de olho em um ViewSonic VX724, que tem tempo de resposta de 3 ms e é digital.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2006, 08:36:17
Para fotografia eu não sei, mas digo que eu prefiro centenas de vezes um LCD do que um CRT.
A maioria que vende no brasil não é digital, mas mesmo não sendo, eu prefiro.
Eu estava vendo alguns LCDs  Wide, estava procurando um modelo que integrasse TV tambem, mas os modelos comercializados aqui, são muito lerdo, não são digitais e a resolução é mais baixa... para pegar um legal... só indo para os USA, ou então pagando uns 6 mil em um aqui.
 mas estou na mesma do Gustavo, não aguento fios e preciso de mobilidade.
Estou estudando comprar um Note.
 
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2006, 09:42:32
Acho que a única coisa que de fato é "melhor" no LCD é a nitidez, pois os pixels são independentes, já no CRT um acaba "invadindo" o espaço do outro. Mas isso também tem um efeito colateral no LCD: aliasing.  

Pretendo continuar com meu velho e não tão bom Samsung 753DFX por um loooongo tempo. Detesto LCD  :mf_tongue:
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 10:10:52 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2006, 12:51:48
Quando comprei meu monitor Samsung 19" fiz uma longa pesquisa sobre LCD e CRT.
Para quem busca qualidade de imagem o CRT não foi superado pelo LCD.

Só pra citar um dos pontos negativos do LCD está a Resolução Nativa. Os LCDs tem uma grande dificuldade de mudar a resolução sem distorcer a imagem. Por isso a resolução na qual foram projetados é chamada de Resolução Nativa. Qualquer mudança pode gerar distorção da imagem. Basta passar numa loja de Televisores pra notar as diferenças nas imagens.

Há também uma diferença em cores, brilho e contrastes no LCD que ainda não superou o CRT.

O que o LCD ganha disparado é no quesito economia de energia, peso, volume e visual.

Sobre o que o TheRipper falou de pixel invadir espaço do outro, nunca vi nada sobre isso no CRT.

Depois que comprei meu monitor CRT 19" não me arrependi de maneira nenhuma.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Meireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2006, 12:54:20
Citar
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...wtopic=3109&hl=
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...wtopic=2606&hl=

Acho que esses tópicos te ajudam um pouco =]
Valeu pessoal!
Acho que vou ficar com meu CRT mais um tempo!!!
Talvez troque por um CRT de 19 ou 20".
Agradeço as dicas.
Um abraço
Meireles


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2006, 14:11:25
Citar
Sobre o que o TheRipper falou de pixel invadir espaço do outro, nunca vi nada sobre isso no CRT.
 
Esse tipo de efeito ocorre de alguma forma na maioria dos CRT, mas é mais observados em TVs e monitores antigos. Ao mesmo tempo em que diminui a nitidez, funciona como anti-aliasing, o que acaba deixando a imagem final mais natural. Outro ponto é que, no monitor, as cores (RGB) na tela são separadas. No LCD, o pixel já é o resultado final da mistura das cores.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2006, 14:34:04
O LCD não alcançou o CRT realmente... Mesmo assim, não volto pro monitor de tubo nunca mais. Depois de trabalhar um tempo com o LCD, mesmo os melhores CRTs dão a impressão de ter a imagem desfocada. Outra coisa é que mesmo trabalhando num bom CRT em alta frequência, ele me cansava muito mais a vista do que no LCD. Posso ficar o dia todo em frente ao LCD que não causa cansaço algum, é impressionante. Esse é um depoimento bem pessoal, claro, já que tem gente por aí capaz de usar um CRT a 60 Hz e ainda achar bom aquela cintilação toda, mas vai da capacidade de percepção de cada um. Meu LCD tem contraste de 450:1, e já mostra todos os tons de cinza lá da barrinha do DPReview, que dirá esse de 700:1. Pode não ser o ideal ainda, é claro, mas também não é esse lixo todo que muita gente pinta. Outra coisa, o meu tem atualização de 14 ms, e não mostra rastro algum (como se via nos notebooks antigos, por exemplo). Vejo filmes nele tão bem quanto na TV. O único contra que realmente me incomoda, é que a sua luminosidade varia um pouco de acordo com o ângulo em que olhas pra tela. Resumindo, pra ver filmes não é o ideal (exige deixar a tela bem virada pra ti), e pra edição de fotos tem suas limitações (os tons muito claros ou muito escuros se confundem mais), mas pra todo o resto (trabalhar, navegar) ele é fantástico. Monitor de tubo, nuuunca mais, nem de graça!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2006, 17:10:06
Complementando o que já falei.
Quem tem LCD não quer mais saber de CRT.
Pergunte para o Pedro Macarrão ou para o Carlo Luciano
se eles querem voltar para CRT...
 


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2006, 18:10:51
Tenho monitor CRT e nunca tive um monitor LCD mas não gostei de nenhum monitor LCD que vi até hoje...

Os "pixels" do LCD são bem maiores que os do CRT (consigo ver as "serrilhas" em linhas diagonais de uma figura) e as cores também não me agradaram (pelo menos nos LCD que eu já vi por aí).

Um monitor CRT, com alta frequência, resolução e pequeno dot-pitch supera o monitor LCD em qualidade de imagem.

Utilizo monitor CRT no trabalho a 85Hz, 8 horas por dia e não sinto a vista cansada.

Minha opinião.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2006, 19:46:42
A tecnologia dos LCDs está evoluindo depressa, mas em termos de QUALIDADE de imagem eles ainda não superam os bons e velhos CRTs.

Para o uso normal e ocasional tratamento de imagem os LCDs já é bastante aceitavel, mas ainda tem diversas limitações. O brilho e o contraste não são uniformes através da tela inteira, o preto dependendo do monitor fica bem cinza, dependendo do monitor as sombras ficam todas pretas sem detalhes ou os highlights todos estourados, o ponto (dot pitch) é muito maior do que qualquer CRT comum, etc. E se vc gosta de filmes e jogos, tem a latência que pode atrapalhar formando fantasmas e motion blur.

É claro que trás várias vantagens como não cansar a vista, é bem menor, etc.

Mas em termos de qualidade ainda não chegou lá.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Junho de 2006, 20:21:28
Aqui eu uso um Sony SDM-X93 de 19'' LCD.

Pontos Positivos:

Entrada para 3 conexões diferentes: duas convencionais e uma DVI
Taxa de atualização: 180Hz via DVI (uso uma Radeon X800 XL Hybrid com 512mb)
Ajuste de gamma: 3 níveis pré-definidos
Cor: 3 modos de ajuste: 9300k / 6500k / Ajuste nos canais RGB individualmente
Ajuste de nitidez, brilho, contraste e iluminação do fundo (backlight) em escala de 0 a 100
Resolução máxima: 1280x1024
Rotaciona base em 360º
Ajuste de altura e profundidade
Caixa de som com entrada individual para cada entrada de vídeo
Possibilidade de trocar a entrada de vídeo e audio com um toque
Garantia Sony Brasil de 3 anos

Pontos negativos:

Foi meio carinho (R$3.000,00)
Pesado (uns 2kg)
Se você achar mais algum me avisa.

Edit:

A Radeon controla parte do vídeo com os seguintes dados em ambiente comum (em jogos é diferente, já que precisa configurar no próprio jogo):

Filtro Anti-aliasing: 6x em modo temporal, ou seja, na verdade é 12x
Filtragem Anisotrópica: 16x
Catalyst A.I. modo: avançado
Detalhamento do Mipmap: Máximo
Modo TrueForm: Máximo
Vsync: Sempre On.

Se quiserem depois eu posto uma tela do NFSMW durante o jogo para terem idéia de como fica.

Normalmente ele roda aqui a 1280x1024 a 180Hz.


Abs!
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 20:31:34 por Carlo Luciano »
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/