Autor Tópico: Câmeras Mirrorless - ajuda na escolha.  (Lida 10641 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Fevereiro de 2013, 12:45:52
Boa tarde,

Não sei se aqui é o espaço ideal, mas não achei um espaço específico para câmeras mirrorless.

Finalmente vendi todo meu equipamento, uma D300s, duas lentes (18-105mm VR e uma 70-300mm VR) mais um flash SB-600. O motivo da venda, para quem não acompanhou, é que quase não fotografava mais, achava a câmera grande, pesada, muito coisa para levar em viagem, etc. Apesar da D300s ser excelente, não adianta ter uma ótima câmera e não usar. Estou feliz com minha decisão e agora quero partir para o sistema mirrorless, mais compacto, e ver se assim fotografo mais e com mais frequência.

Minha dúvida é a seguinte: fiz algumas pesquisas e estou inclinado a comprar uma Sony NEX-6. Pensei na NEX-7, que está muito bem falada, mas parece que a NEX-6 está entregando uma qualidade de imagem tão boa quanto e é um pouco mais barata. Um vendedor em uma loja aqui do Rio me disse: Só vendo NIKON e CANON, as SONY não tem preço de revenda aqui no Brasil, é difícil vender depois. Bem, não sei se é verdade, mas também não acho que devo comprar uma câmera pensando no momento em que quiser trocá-la e sim na qualidade que esta me dará e no prazer de fotografar. De qualquer maneira alguém sabe se essa informação procede? Pelo que vi as mirrorless Canon e Nikon, pelo menos por enquanto, não estão apresentando uma qualidade tão boa quanto as Sony. Uma outra opção é a Olympus OM-D E-M5. mas é um pouco mais cara que a Sony, então só compraria se a diferença realmente compensar.

Gostaria da opinião e sugestão de quem já usa ou entende do sistema, vale qualquer opinião. Por favor, me ajudem a fazer uma compra mais acertada. Minha intenção, no caso da Sony, seria adquirir a câmera com uma lente 18-55mm, uma lente 55-210mm, um flash externo e outros acessórios de praxe, como bateria extra, cartões de memória SD, etc. Sugestão de acessórios importantes também é bem vinda.

Desde já agradeço a todos que puderam e quiseram opinar.

Abraços,

Achilles
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 13:24:55
Cara, eu não sei muito sobre elas, só o que vejo o pessoal daqui falando mesmo... Mas pelo que tenho visto a OM-D 5 está muito bem cotada entre o pessoal por muitos motivos, facilidade de encontrar lentes por exemplo é uma delas...
Mas logo logo aparece o pessoal que realmente manja ;)
Abraço e boa sorte! Acho que está indo pra um caminho muito promissor mesmo
Tecpix + motorola do guga


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 14:01:26
Eu pesquisei muito (deve ter umas 60h acumuladas entre fóruns, youtube e review durante minhas merecidas férias de final de ano) sobre mirrorless pois também pretendo migrar em breve. Vamos lá, minhas considerações:

Sobre a Sony NEX:
a. Tem melhor rendimento ISO em comparação à uma OMD, trabalhando com 1 stop de vantagem.
b. OS EVFs são os mais top do mercado com 2.2 M de pixels.
c. Os menus de navegação são mais intuitivos.
d. Vá de NEX 7, visto que você veio de uma DSLR top em termos de comandos, pois ela apresenta dois dials (coisa que a NEX 6 não tem).
e. O grip da 6 e 7 é muito bom.
f. O grande ponto negativo das NEX são as lentes pois tem pouca oferta e pouquíssimas top (essas custam bem caro).

Sobre OMD e sistema M4/3:
a. As lentes são sensacionais (entenda-se, principalmente, nitidez) e com excelente custo benefício.
b. A OMD apresenta ISO excelente até 1.600 e usável com segurança a 3.200.
c. A OMD tem o estabilizador de imagem ninja que permite tirar fotos em 1/10 com sucesso (permiti evitar ISOs elevados).
d. O foco é rápidíssimo e preciso (ligeira vantagem sobre NEX).
e. A ergonomia não é das melhores quando comparada à NEX mas, usada com o grip, fica show de bola
f. Na OMD, o acabamento é melhor e, principalmente, há selamento contra chuva e intempéries.
g. Processamento jpeg da OMD é melhor.
h. OMD é mais carinha.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 14:01:56
Fernandez, muito obrigado por sua opinião.
Pena a Olympus ser mais cara, só a comprarei se realmente compensar.

Vamos esperar mais opiniões,

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 06:44:17
Qualquer coisa que não seja Nikon/Canon tem dificuldade de revenda no Brasil...

Olhando no http://www.dxomark.com elas são virtualmente equivalentes.


Baixa alguns RAWs, faz o seu tratamento e manda imprimir...
Não esquecer de verificar que lente foi usada, geralmente usam o que tem de melhor disponível no momento, que pode
não ser o ideal e principalmente a lente que vc vai usar.

http://www.dpreview.com/reviews/sonynex7/27
http://www.imaging-resource.com/PRODS/omd-em5/omd-em5THMB.HTM
http://www.focus-numerique.com/test-1583/compact-sony-nex-6-bruit-electronique-12.html

Difícil escolha...  :snack:
A OMD-5 é mais máquina, visual retro, corpo com IS e selada:ok:
Se for pelo quesito imagem, a NEX ganha *se* usar com lente que preste e não duvido qualquer dia sair
uma NEX FF, já existe uma
A NEX da para comprar parcelado com garantia no Brasil e tem o  esquema do desconto lá do Sony Style.

Para pensar...
O Kurt Munger que tem um site sobre Sony, passou a testar micro 4/3 também, olha o que ele escreveu...  :o
”If you enjoy using your APS-C Sony SLT cameras, the CZ16-80mm or 16-50mm SSM are both excellent once you zoom in just a bit.  If you enjoy
photography and want a small camera system with tack sharp images, I'd jump to the micro 4/3 with the Olympus E-M5; I did, and it's absolutely
awesome with their newest lenses!  More lens reviews to follow!”

Vindo de uma cara que sabe o que faz e tem os brinquedos todos na mão... :assobi:

Outro cabra cheio de brinquedos interessantes.

Kai - DigitalRevCom - Olympus OM-D E-M5 Hands-on  :D

Kai - DigitalRevCom - Sony NEX-6 - Two Different Opinions  :D
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 11:07:05 por Pictus »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 09:34:54
Se curte lentes mecanicas, pode ir de NEX sem medo de ser feliz! :ok:

Se preferir usar as lentes proprietarias da camera, iria de M4/3. A nao ser q ISO alto seja algo fundamental na sua escolha. Aih tb eh ponto a mais para as NEX 6 e 7.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 10:05:04
Se curte lentes mecanicas, pode ir de NEX sem medo de ser feliz! :ok:

Eu uso a dupla ZZ (Zeiss & Zuiko-OM+4/3) na OMD.
Querer mais do que isso é pecado, mas se o indivíduo não ligar para o inferrno, parece que existem adaptadores até das lentes de óculos para o sistema MFT.
:)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 10:10:26
Sei que não é um dado muito técnico, mas ( NMHO) essa Sony é feia de doer. :)

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 11:10:34
Sei que não é um dado muito técnico, mas ( NMHO) essa Sony é feia de doer. :)

Nex 3,5,6 ou 7, sao todas iguais por fora. A marca nao investe num diferencial estetico, como a Olympus. Uma pena...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 12:11:54
No seu lugar, eu iria de Olympus ou Panasonic.

Eu já tive uma NEX-7 e achei a ergonomia dela ruim, embora houvessem muitas coisas que eu gostava nela, principalmente o LCD movel (permitindo usá-la como uma Rollei, pendurada), e a imagem em si, que de fato é muito boa. Os JPEGs que saem dela são bem ruins, tenha isso em mente.

A Oly tem selagem e um ótimo estabilizador no corpo, a Sony era pra ter isso, as suas cameras SLR/SLT têm, é uma pena terem tirado isso do projeto. A qualidade de imagem da Oly é quase nada diferente das Sony... pelas imagens que se acham na internet.

Ah, quanto a ISO alto, a NEX-5 vai pouca coisa melhor que a 7, segundo o Luminous Landscape e outros sites. Na época que eu tinha a 7, eu só podia compará-la com a D7000, e, a meu ver, ela perdia pra D7000 tanto em ISOs baixos como altos, tinha rúido quase imperceptível mesmo em ISO 200...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 15:55:12
Eu iria de MFT pelas lentes...
Minha opção seria:
1. OM-D
2. NEX 6
3. NEX 7
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 17:51:29
Olá,

Dei uma lida rápida nas respostas, pois estou em viagem e lendo através de um tablet. Já vi que tem muita informação que me ajudará na compra da minha câmera. Quando chegar lerei tudo com mais atenção e respondo com calma.

Desde já agradeço.

Até depois do carnaval.

Abraços.
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 13:51:04
Galera, onde posso encontrar lentes m.zuiko no Brasil?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 20:32:02
Mercado livre.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 17:32:50
tsouto,
Obrigado por suas opiniões, forem muito úteis.

Pictus,
Obrigado pelo trabalho, você me deu informações muito completas. Não acreditei quando vi que tinha até quadros comparativos... :clap:. Fora as demais dicas, como o site corporativo da Sony, todos os links, etc. Valeu mesmo.

mad666,
Obrigado por sua opinião.

Lordakner,
Valeu pela opinião...não acho a Sony feia...até acho a câmera bonitinha... :ok:

lsd,
Obrigado por suas considerações, parece que as duas câmeras entregam imagens de qualidade, mas a Olympus parece um pouco melhor.

rbpope,
Obrigado por sua opinião.

Bem, por tudo o que eu li, me parece que a Olympus é ligeiramente melhor que a Sony, mas as duas parecem entregar imagens de muito boa qualidade. Ainda estou pensando, mas o fator preço está pesando :(. Se eu comprar a sony, posso comprar aqui no Brasil (ter a garantia é sempre uma tranquilidade a mais). No site da Sony, como eu pagaria à vista, ela sairia por R$ 2.727,00. Se eu usar o site corporativo da sony, esse valor cai para R$ 2.600 e poucos reais, tudo isso com a garantia. Eu conheço alguém que pode trazer a Olympus para mim dos EUA, mas ele cobra 25%, sendo assim, se eu comprar na BH ela sairia para mim por U$ 1.199,00 + 8,75% do imposto + 25% da comissão dele, o que daria um total de U$ 1.630,00, mais ou menos R$ 3.260,00. A diferença é de R$ 530,00.

Pictus, comprar através do site corporativo sa Sony é totalmente seguro? Não tem perigo de dar alguma zebra? :ponder:

Não estou levando em consideração acessórios nesses valores. No caso da sony compraria a câmera aqui com a lente do kit e pediria para o meu amigo trazer uma lente extra e alguns itens como bateria extra, filtros, cartão de memória, controle remoto, etc. Coisas mais baratas, então a comissão dele pesaria bem menos. No caso do Olympus, tudo teria que ser trazido por ele e pode ser que a grana não dê. Se eu achar que a diferença de qualidade entre as duas câmeras é muito grande, faço um esforço e vou de Olympus, mas se a qualidade de imagem for semelhante, prefiro não gastar essa grana extra, que não estava prevista. Ainda vou estudar com calma todas as informações dadas aqui, analisar exemplo de fotos, etc. Assim tomar a minha decisão com calma. No fundo eu já cheguei à conclusão que ficarei bem feliz om qualquer uma das duas compras, mas é claro que pretendo tomar uma decisão com o máximo de segurança do que quero.

Desculpem eu ter me alongado, mas fiz questão de explicar bem meu ponto de vista e como estou pensando após ler as opiniões de todos.

Agradeço mais uma vez a todos  :worship: e se houver mais considerações a fazer, por favor, fiquem à vontade. :assobi:

Grande abraço,
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 17:34:22 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime