Autor Tópico: AJUDA: Função ISO D+ na 5DMII!!!!!!  (Lida 7640 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Fevereiro de 2013, 09:54:48
Por favor, alguém sabe como desativar a função do ISO D+ na 5DII????  Meu ISO não vai menos que 200.... :( :( :(

Obrigado.
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 10:36:39
Por favor, alguém sabe como desativar a função do ISO D+ na 5DII????  Meu ISO não vai menos que 200.... :( :( :(

Obrigado.

Isso é o Highlight Tone Priority, se ele estiver ativado, você perde os ISOs expandidos e também o ISO100. É só desativar.

Eu só uso o HTP quando eu sei que vou encontrar uma situação de grande contraste, como fotos em externas. De resto eu penso que não vale a pena, principalmente quando preciso usar ISOs altos, pois ele aumenta o ruído. Ao contrário do que muita gente pensa, o HTP interfere nos arquivos RAW, e não só no JPEG, então tem que pensar mesmo em quando e onde usar.

Abraços


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 13:22:57
Isso é o Highlight Tone Priority, se ele estiver ativado, você perde os ISOs expandidos e também o ISO100. É só desativar.

Eu só uso o HTP quando eu sei que vou encontrar uma situação de grande contraste, como fotos em externas. De resto eu penso que não vale a pena, principalmente quando preciso usar ISOs altos, pois ele aumenta o ruído. Ao contrário do que muita gente pensa, o HTP interfere nos arquivos RAW, e não só no JPEG, então tem que pensar mesmo em quando e onde usar.

Abraços

Tetê,

Voce pode indicar a fonte desa informação - sobre a intereferência do HTP no raw?

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 13:35:08
Tetê,

Voce pode indicar a fonte desa informação - sobre a intereferência do HTP no raw?

[]s,

RSalles


Rapaz, isso eu li faz muitos anos atrás, com fotos de exemplos. Mas depois eu fui tirar a prova por conta própria e sim, realmente ele afeta o RAW... Vou até refazer esses testes pra ver se é realmente verdade, ou se era só minha falta de experiência na época. É diferente do Auto Light Optmizer, que parece que só afeta o JPEG.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 14:06:26
Bem, fiz uns testes rápidos e existe diferença embora sutil, mas só não sei se fiz exatamente do jeito correto. Como eu sei que o DPP copia as configurações do JPEG, fiz a conversão pelo LR, mantendo exatamente as configurações como vieram da câmera, apenas redimensionei o tamanho da foto. São dois exemplos, colei um ao lado do outro para facilitar comparação:






As fotos da esquerda são sem HTP e as da direta são com HTP. Dá pra perceber mais facilmente nas partes escuras das imagens (nas árvores da 1ª foto e nas gavetas da 2ª foto).

Agora, o que eu não sei é se o LR consegue copiar alguma configuração da câmera ou se realmente isso mostra que o RAW é afetado pelo HTP.  :ponder:



Editado: acabou ficando pequena demais a imagem, mas acho que dá pra comparar ainda assim...
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 14:07:06 por Humberto Teté »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 15:18:58
Tetê,

Hightlight tone priority é principalmente pro que diz que é: highlights. Se mexe na exposição mesmo no raw file, então isso é uma desgraça! No entanto, deve ser bom pra filmagens...

No exemplo que voce enviou seria util ver crops em 100% das áreas de altas luzes e de sombras, do geito que está não ví diferença, ainda assim, obrigado,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 16:56:50
Isso é o Highlight Tone Priority, se ele estiver ativado, você perde os ISOs expandidos e também o ISO100. É só desativar.

Eu só uso o HTP quando eu sei que vou encontrar uma situação de grande contraste, como fotos em externas. De resto eu penso que não vale a pena, principalmente quando preciso usar ISOs altos, pois ele aumenta o ruído. Ao contrário do que muita gente pensa, o HTP interfere nos arquivos RAW, e não só no JPEG, então tem que pensar mesmo em quando e onde usar.

Abraços


Valeu Humberto!! Consegui desativar em "prioridade de tom de destaque", e agora liberou o ISO 100... (..? e o que seria "L" antes do ISO 100??)
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 21:06:14
Tetê,

Hightlight tone priority é principalmente pro que diz que é: highlights. Se mexe na exposição mesmo no raw file, então isso é uma desgraça! No entanto, deve ser bom pra filmagens...

No exemplo que voce enviou seria util ver crops em 100% das áreas de altas luzes e de sombras, do geito que está não ví diferença, ainda assim, obrigado,

[]s,

RSalles


Sei disso, RSalles, o que eu quis dizer é que dá pra perceber nas partes claras das árvores e das gavetas, com o HTP ligado diminui a intensidade dos reflexos, mas não diminui a exposição das partes escuras em si.

As fotos que eu tirei claramente não foram o melhor para exemplificar, mas de qualquer forma, como eu falei, o efeito é bem sutil. Dá pra perceber bem de leve na parede branca e em alguns pedaços do céu. Com o céu mais limpo, dá pra ver melhor o efeito, já fiz isso antes, pois com o HTP ligado parece que aumenta o contraste das nuvens. Assim, nublado, fica ruim mesmo.

Vou ver se faço mais alguns testes, mas você também pode testar por conta própria, pois fica bem mais fácil de ver em fotos com tamanho maior.

Abraços


bernardosardinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • The 35mm Blog
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 04:43:35
A vida seria bem mais fácil se o pessoal lesse manual do seu próprio equipamento antes de vir fazer pergunta aqui...
The 35mm Blog - Informações e dicas sobre fotografia


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 17:48:52

Valeu Humberto!! Consegui desativar em "prioridade de tom de destaque", e agora liberou o ISO 100... (..? e o que seria "L" antes do ISO 100??)

A opção "L" é o ISO "low" da expansão da 5D², que corresponde ao ISO 50 (metade da sensibilidade do ISO 100). É útil quando se quer mais tempo de exposição (dá para dobrar o que se colocava de tempo em ISO 100). Abraço!
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2013, 17:49:16 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 20:20:27
A opção "L" é o ISO "low" da expansão da 5D², que corresponde ao ISO 50 (metade da sensibilidade do ISO 100). É útil quando se quer mais tempo de exposição (dá para dobrar o que se colocava de tempo em ISO 100). Abraço!


Valeu Sakco!!! Um abraço e boas fotos!!

Fernando K.
Sony A5100 + 16-50mm