Autor Tópico: Lentes para Iniciante em DSLR - T4i  (Lida 2213 vezes)

romero.martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 09 de Fevereiro de 2013, 21:37:37
Pessoal,

Muito bom este fórum, sabendo pesquisar vc aprende muita mais coisas do que em cursos.

Eu acabo de ganhar uma Canon T4i, nunca tive uma assim. A minha que tenho a 10 anos e deu defeito é um Fuji-S7000.

Como nunca tive que trabalhar com lentes eu não sei nada sobre o assunto.

Pretendo adquirir lentes da Canon mesmo, mas não sei o que comprar.

A lente que veio é uma 18-55mm. Esta já consegue tirar boas fotos panorâmicas (grande angular)?

Desejo tirar boas fotos de pessoas (retrato), fotos de paisagens (grande angular), de aves (tele?) e fotos macro (inseto, flores e frutos).

Nas filmagens quero trabalhar com lentes que possibilitem escolha de foco, não ficando a imagem chapada podendo variar o foco entre os planos.

Qual jogo de lente devo possuir? Existem lentes específicas que geram menor ruído durante o acionamento do motor na focagem durante a filmagem, que tipo são estas? Li que a 18-135mm seria a melhor para filmagens.

Só de falar que as lentes 70-300mm e 75-300mm tem diferenças significativas já fiquei perdido.

Qualquer ajuda será, por deveras, muito bem vinda.

Abraços,
____________
Romero Martins


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 21:44:04
você tá querendo muita coisa ao mesmo tempo, tem que quer qual vai ser seu foco, porque pra cada coisa que citou é praticamente uma lente diferente, e para filmagens as lentes novas com sistema stm é que são as indicadas, esperemos os mais entendidos lhe dar explicações mais complexas.

70-300mm e 75-300mm não tem difirenças significativas, tem um abismo entre as 2, a 75-300mm é dita como a pior lente da canon.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 21:49:16 por marcelo556 »
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


romero.martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 21:50:08
Marcelo,

Obrigado, já ajudou.
Tenho que ver lente com STM na descrição... este sistema é benéfico só para filmagens ou também para fotografias?

Quanto a 75-300mm, como pode não éh?
Um leigo como eu acaba comprando algo da Canon, imaginando uma boa comrpa, mas pode se dar mal....... Obrigado pela dica!

____________
Romero Martins
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 21:52:43 por romero.martins »


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 03:25:02
Olá romero  :)

As lentes possuem diversos pontos a serem discutidos.

Primeiramente, as lentes são definidas em 2 grupos: EF-S e EF, sendo a primeira mais indicada para uso amador e em câmeras de sensor menor (APS-C) e as EF indicada para uso profissional e para todos os tipos de sensores (full frame e com fatores de corte).

Depois disso, as lentes EF-S (como a 18-55) são muito mais baratas e tem uma qualidade de construção bastante inferior às lentes EF, e isso influencia diretamente na qualidade do resultado final.

Por que algumas lentes são muito mais caras que as outras? por possuir maior abertura, estabilizador (IS), resistência contra água e poeira, melhor construção e robustez, motor de foco ultrassônico.

Só de falar que as lentes 70-300mm e 75-300mm tem diferenças significativas já fiquei perdido.

A 75-300 é bem ruim e barulhenta no seu foco. Alem de não possuir estabilizador (IS), o que torna impossível fotografar a 300mm segurando na mão sem que a imagem fique tremida. Tem uma construção bem básica e frágil e uma qualidade óptica que não é das melhores.

A 70-300 é outro mundo. Possui IS o que auxilia muito para fotografar em velocidades menores, qualidade e robustez notavelmente superiores, foco muito melhor e silencioso. Fique atento às especificações das lentes e aos reviews que você não fará maus negócios  :ok:

Quanto ao STM, veja esse tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=71806.0

é uma ótima lente para começar ! abraços  :)


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 07:06:58
 Não é atoa que os fabricantes colocam uma 18-55mm como lente do kit e se vc quer um range maior colocam uma 18-135mm, porque são as melhores para iniciante, entregam uma imagem mais do que satisfatória, são baratas e muito versáteis.
 Se vc quer fotos realmente boas de nada adianta ter uma super lente e não saber usar arquivo RAW, fazer uma boa edição no LR ou PS. Então comece do começo ( :D) e tente extrair 100% do que vc tem antes de algo superior.

De uma olhada no link abaixo o que uma singela 18-55mm de kit faz: http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=445986&page=125


rrsolar

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
  • Ricardo Solar
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 08:13:45
Olá Romero;

Como o pessoal disse, você migrou pra DSLR, mas ainda com a ideia das prosumers de que pode fazer quase tudo com pouco equipamento. Isso é absolutamente normal, na minha opnião. Entretanto, o ponto-chave das DSLR é que, sim, você pode fazer tudo, mas terá que ter (pelo menos) uma lente pra cada objetivo final.

Meu primeiro conselho é: não compre nada antes de saber o que está fazendo muito bem. O gasto é alto e, muitas das vezes, voltar atrás não é possível

Estude primeiro o básico de fotografia, pós-processamento e RAW. Recomendo iniciar a fuçada sobre isso aqui mesmo no Fórum, mas também recomendo o site http://www.cambridgeincolour.com. Na aba "Tutorials" tem muita coisa legal e ele é bem ilustrado. O site é em Inglês, mas se isso for um problema, traduza pelo Google e seja feliz.

Nesse site - http://blog.rostev.com/2008/12/siglas-das-lentes-de-oticas.html - tem um post rápido sobre os códigos das lentes. Vai ajudar bastante!! Sobre abertura e essas coisas, o site anterior tem muita coisa também.

Boa sorte!!! :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2013, 08:32:27 por rrsolar »
Canon 7D Mk ii; 17-40mm f/4 L; 50mm f/1.4; 100mm f/2.8 Macro


romero.martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 09:41:05
Pessoal,

Antes de tudo quero agradecer ao pessoal daqui. Muito Obrigado mesmo!!

Olá romero  :)

Primeiramente, as lentes são definidas em 2 grupos: EF-S e EF, sendo a primeira mais indicada para uso amador e em câmeras de sensor menor (APS-C) e as EF indicada para uso profissional e para todos os tipos de sensores (full frame e com fatores de corte).

Então, caso eu queira ter lentes melhores devo adquirir as EF.
Além disso, pelo que entendi, as EF-S não podem ser usadas em máquinas com sensor full frame. É isto? Caso eu compre lente EF-S e migre de uma APS-C para uma Full Frame eu não posso usar o jogo de lentes EF-S?


Além disto, pelo que estou lendo, lentes boas devem ter:
IS - Estabilizador de Imagem e L - pois são as lentes mais claras.


Claro que não me imagino comprando uma lente com todas estas "extensões" pois estão na faixa de preço de um carro usado. É mais um estudo para entender o que devo adquirir.


Não é atoa que os fabricantes colocam uma 18-55mm como lente do kit e se vc quer um range maior colocam uma 18-135mm, porque são as melhores para iniciante, entregam uma imagem mais do que satisfatória, são baratas e muito versáteis.
 Se vc quer fotos realmente boas de nada adianta ter uma super lente e não saber usar arquivo RAW, fazer uma boa edição no LR ou PS. Então comece do começo ( :D) e tente extrair 100% do que vc tem antes de algo superior.

De uma olhada no link abaixo o que uma singela 18-55mm de kit faz: http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=445986&page=125


NATTIS,

Obrigado pelas orientações.
Eu já estava inclinado a me aprofundar nesta arte, então montei um PC bem potente na parte gráfica. Tenho tanto o LR quanto o PS instalados, mas ainda não comecei a lidar com estes programas.
Mas sei que é parte inerente ao moderno processo de fotografia digital.
Obrigado!!



Olá Romero;

Como o pessoal disse, você migrou pra DSLR, mas ainda com a ideia das prosumers de que pode fazer quase tudo com pouco equipamento. Isso é absolutamente normal, na minha opnião. Entretanto, o ponto-chave das DSLR é que, sim, você pode fazer tudo, mas terá que ter (pelo menos) uma lente pra cada objetivo final.

Meu primeiro conselho é: não compre nada antes de saber o que está fazendo muito bem. O gasto é alto e, muitas das vezes, voltar atrás não é possível

Estude primeiro o básico de fotografia, pós-processamento e RAW. Recomendo iniciar a fuçada sobre isso aqui mesmo no Fórum, mas também recomendo o site http://www.cambridgeincolour.com. Na aba "Tutorials" tem muita coisa legal e ele é bem ilustrado. O site é em Inglês, mas se isso for um problema, traduza pelo Google e seja feliz.

Nesse site - http://blog.rostev.com/2008/12/siglas-das-lentes-de-oticas.html - tem um post rápido sobre os códigos das lentes. Vai ajudar bastante!! Sobre abertura e essas coisas, o site anterior tem muita coisa também.

Boa sorte!!! :ok: :ok: :ok:

rrsolar,
Obrigado pelas dicas!

Já até imprimi o material sobre siglas de lente, ajuda muita coisa mesmo.
As outras indicações já estão sendo "absorvidas".

Apesar de ter usado por 10 anos a Fuji S7000, eu a usava sempre no manual (ajustando abertura do diafragma e velocidade do obturador). Ela dava uma leitura antes de tirar a foto avisando se a foto sairia sub ou sobre exposta. Tinha a possibilidade de tirar 3 fotos seguidas, cada uma com o nível de exposição diferente. Trabalhei bastante travando os ajustes apertando o disparador até o meio, usando a trava EF, e ajustando o enquadramento para expor a fotografia corretamente.
Ou seja, apesar de ser um usuário básico mesmo, pelo menos me sinto confortável.

Migrando para a DSLR a primeira coisa que me é muito diferente é a questão das lentes. Entendo plenamente que para cada tipo de fotografia há uma lente específica, e é exatamente isto que estou querendo agora aprender.

Quando comecei a estudar o pós-processamento eu parei devido ao PC não dar conta do recado. Agora a coisa será diferente (estou turbinado).

rrsolar, obrigado mesmo pelas dicas.

_______________________________________________________________ __
Pessoal,

É possível nesta câmera realizar filmagens controlando o foco? Ou seja, deixar todos planos em foco e mudar o foco para a pessoa em primeiro plano, mantendo a filmagem rodando?

Quanto a filmagem, existe alguma recomendação para o tipo de lente? O que sei até o momento é que as USM devem trabalhar melhor no foco automático e na redução de ruído do motor.

No momento penso em 4 tipos de lentes (estão na ordem de prioridade de compra):

50tinha f1.8;
Uma para macro fotografia (frutos; insetos; folhas);
Uma que possibilite fotos tele (aves voando ao longe);
Uma específica para grandes planos (fotos de natureza).

Vou comprar aos poucos para poder adquirir lentes boas (EF - IS - L - USM - etc)......... Aceito sugestões.

Obrigado a todos!
____________
Romero Martins






« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2013, 09:45:41 por romero.martins »