Autor Tópico: Workflow de Pós  (Lida 2941 vezes)

lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 339
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Online: 10 de Fevereiro de 2013, 13:42:53
Caros,

Ja fiz muita pesquisa na internet e aqui mesmo no forum e não consegui chegar em uma conclusão.

Qual o workflow de pós base, ou o normal que usam?

Hoje, tenho usado o Lightroom como revelador, editor e catalogador.
No entanto, vejo que alguns convertem usado o software original(View NX/equivalente Canon/) e passam ao lightroom ja revelado.

Mas, se tenho que editar no Photoshop, passo do Lr para Ps como tiff?
Guardo os RAW? ou deixo no catalogo do Lr somente os tiffs que converti ou deixo em Jpeg mesmo?

Acho meu fluxo um tanto cru, pessoal mais experiente poderia aprofundar no assunto?

A saber:
 - Fotografo em RAW
 - Uso Nikon
 - Uso Mac
Canon R6 + 35 + 50 + 135


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 21:33:14
Converter antes só se a sua versão do LR não for compatível como  RAW gerado pela sua cam. Quanto  ao Photoshop é só configurar o LR pra já abrir direto a imagem do PS, isso é bem fácil. Dá uma olhada na Adobe Tv, tem uma série ótima sobre o workflow do LR.
Daniel

Instagram: @danacqua


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 23:39:08
Lucas,

Trabalho com as 3 características que vc citou, e meu fluxo é bem simples, ao menos em minha opiniao:


-Descarrego as fotos para uma pasta com nome do cliente (todas as fotos),
-Abro toda a pasta com o Bridge CS6,
-Vou olhando as fotos que mais me identifico e classifico-as (Comand + numero de 0 a 4).
-Depois filtro as que mais me interessam (muito facil no Bridge canto esquerdo - so clicar sobre o numero de estrelas)
-Uma vez estabelecido que as que selecionei sao suficientes para o que pretendo, começo a edição.
-Clico sobre a foto escolhida (depois de filtrada com as estrelinhas) e o Bridge abre no ACR, que por sua vez transfere para o Photoshop.
-Nele faço a edição e salvo a foto em JPG. qualidade entre 10 e 12.
-Até ai mantenho as fotos consideradas ruins.
-Depois de salvas as fotos em JPG, se for o caso, inicio a diagramaçao.
-Para selecionar as fotos que gostei ordeno no Finder pelo tipo de arquivo.
-Se for o caso entrego as fotos ao cliente em CD.
-Depois de um ou dois meses, salvo exceções, apago as fotos que nao me interessarem para portfolio ou para uma eventual discussão (tecnica didática) futura.


1. este fluxo nao serve para quem tem pressa. Nao me interesso pelo numero. Priorizo a qualidade. Se nao me identificar com a foto faço outra ou, na pior das hipoteses edito até chegar onde quero.

2. caso também use mais de uma câmera, nao se esqueça de ajustar os relógios delas antes das fotos. Ajuda a ordena-las.

3. Para apagar as fotos fique atento se em seu contrato você informou ao cliente que apagara as fotos apos entregues ao cliente.

Por fim, veja, nao tenho a menor pretensão de dizer que esta forma é a correta de se trabalhar. Sei que nem de longe isso é verdade, mas é assim que faço.
 
Espero que ajude.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 339
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 23:46:41
Converter antes só se a sua versão do LR não for compatível como  RAW gerado pela sua cam. Quanto  ao Photoshop é só configurar o LR pra já abrir direto a imagem do PS, isso é bem fácil. Dá uma olhada na Adobe Tv, tem uma série ótima sobre o workflow do LR.

Valeu, ja olhei la e realmente tem coisa otima la.

Lucas,

Trabalho com as 3 características que vc citou, e meu fluxo é bem simples, ao menos em minha opiniao:


-Descarrego as fotos para uma pasta com nome do cliente (todas as fotos),
-Abro toda a pasta com o Bridge CS6,
-Vou olhando as fotos que mais me identifico e classifico-as (Comand + numero de 0 a 4).
-Depois filtro as que mais me interessam (muito facil no Bridge canto esquerdo - so clicar sobre o numero de estrelas)
-Uma vez estabelecido que as que selecionei sao suficientes para o que pretendo, começo a edição.
-Clico sobre a foto escolhida (depois de filtrada com as estrelinhas) e o Bridge abre no ACR, que por sua vez transfere para o Photoshop.
-Nele faço a edição e salvo a foto em JPG. qualidade entre 10 e 12.
-Até ai mantenho as fotos consideradas ruins.
-Depois de salvas as fotos em JPG, se for o caso, inicio a diagramaçao.
-Para selecionar as fotos que gostei ordeno no Finder pelo tipo de arquivo.
-Se for o caso entrego as fotos ao cliente em CD.
-Depois de um ou dois meses, salvo exceções, apago as fotos que nao me interessarem para portfolio ou para uma eventual discussão (tecnica didática) futura.


1. este fluxo nao serve para quem tem pressa. Nao me interesso pelo numero. Priorizo a qualidade. Se nao me identificar com a foto faço outra ou, na pior das hipoteses edito até chegar onde quero.

2. caso também use mais de uma câmera, nao se esqueça de ajustar os relógios delas antes das fotos. Ajuda a ordena-las.

3. Para apagar as fotos fique atento se em seu contrato você informou ao cliente que apagara as fotos apos entregues ao cliente.

Por fim, veja, nao tenho a menor pretensão de dizer que esta forma é a correta de se trabalhar. Sei que nem de longe isso é verdade, mas é assim que faço.
 
Espero que ajude.

Abraço


Puxa,  ajudou muito Soprani.

Mesmo sem muita pretensões profissionais, queria otimizar meu workflow com a galera que tem mais experiencia.

Vou testar como seria aplicar esse fluxo para mim. Valeu!
Canon R6 + 35 + 50 + 135


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 23:58:33
Um fluxo rápido e eficiênte:

Lightroom > baixa os arquivos em .dng > olha o material > ao mesmo tempo que olha vai aplicando ratings nas fotos (estrelas de 1 a 5) > depois marca com X as fotos que não terão utilidade (rejeitadas) e delete-as > trata o material > exporta em jpg no teu formato final > manda para o cliente e deleta os .jps.

Só mantenha no computador os .dng

Lembre-se de marcar a opção de gravar automaticamente os dados .xmp


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 00:06:04
Me intrometendo no tópico, eu costumo deixar todo o catálogo no LR em RAW, não conhecia esse DNG, qual seria a vantagem de converter para DNG?


Um abs.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:19:19
Umas perguntas aos colegas...

1. Ferrari o q são arquivos .jps?

2. Pra que converter para DNG?

3. A mesma sequencia citada pelo Soprani dá pra ser feita no Lightroom, porque usar o Bridge/ACR em vez do Lightroom?

4. Eu somente deleto as fotos que realmente sei q nunca vou usar. Uma vez terminado um trabalho eu apenas exporto o catálogo em separado numa pasta (organizo todos meus trabalhos por ano/mês/trabalho) e repito o mesmo processo com os JPGs, guardo os dois e tenho um backup aqui comigo e outro automática na internet. Mantenho os JPGs pq as vezes posso usar para promocionais, marketing ou mesmo fórum! :P

Essa é minha rotina:

- Eu primeiro descarto as fotos q com certeza não vou usar (problemas de foco, flash não disparou, intruso na foto, etc...), depois dou uma segunda repassada (sempre acabo rejeitando mais algumas!),
- Na segunda repassada já vou selecionando as melhores (uso o Pick tecla P do lightroom) e tbm aproveito e marco vermelho se vou usar pra Internet (tecle 6),
- Após selecionadas as fotos q vou trabalhar seleciono todas e faço o Lens Correction, li q para quem tem computador mais lento é melhor deixar esse ajuste para o final, mas percebi q ele muda tbm a exposição para algumas lentes, por isso faço nessa ordem,
- Vou fazendo em lotes, fotos com iluminação semelhante eu trato a primeira (Exposição, Highs e Lows, Contraste, Clarity, Vibrance, Saturação, Tone Curve e Sharp) e copio o tratamento para as outras, depois vou na sequência uma a uma ajustando se necessário e assim até terminar todas,
- Volto pra a primeira e vou fazer os ajustes finos e individuais de cada foto, nessa hora seleciono com as estrelas quais são as top, nessa hora tbm faço cópias virtuais para tratamentos diferentes e PBs, nessa hora eu tbm seleciono entre as muito parecidas qual a melhor e rejeito as outras (faço agora pq depois de tratadas as vezes uma fica melhor q a q parecia a melhor),
- Uso o Comand+Delete para realmente deletar as fotos q não pretendo usar, e sem dó!
- Salvo em pastas diferentes com logo, sem logo, full size e tamanho web (uso tamanho mínimo de 1024px e máximo de 1920px sempre com logo).
- Deixo a pasta no lightroom até a entrega final para o cliente,
- Qdo tiro do Lightroom faço o export catalog.

Abs,
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:28:50
Umas perguntas aos colegas...

1. Ferrari o q são arquivos .jps?

2. Pra que converter para DNG?

3. A mesma sequencia citada pelo Soprani dá pra ser feita no Lightroom, porque usar o Bridge/ACR em vez do Lightroom?

4. Eu somente deleto as fotos que realmente sei q nunca vou usar. Uma vez terminado um trabalho eu apenas exporto o catálogo em separado numa pasta (organizo todos meus trabalhos por ano/mês/trabalho) e repito o mesmo processo com os JPGs, guardo os dois e tenho um backup aqui comigo e outro automática na internet. Mantenho os JPGs pq as vezes posso usar para promocionais, marketing ou mesmo fórum! :P


1. é jpgs* hehe
2. Converter para economizar espaço no HD e salvar os metadados no arquivo e não em um sidecard (.xmp). Evitando a perda por corrompimento e melhorando o flow se precisar fazer backups etc.
3. Eu prefiro o LR, muito melhor dinâmico e tu faz tudo dentro dele... bridge já era.
4. Não mantenho .jpg porque ocupa um espaço que não precisava. Caso tu precise da foto, vai la e exporta o jpg na medida que tu precisa ;)


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:40:58
Sei q existe muita discussão entre manter em RAW ou converter, já li muita gente contra e a favor! Uma coisa q me mantém no RAW é q qq tratamento feito pode ser lido tanto nos produtos Adobe qto em qq outra marca, inclusive no meu caso da Nikon. Não sei se isso mudou, mas já estive em situações q eu quiz dar um tapa pelo software da Nikon!

Como o DNG é Adobe ficaria preso aos softwares deles! Tô errado?

Abs,
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:48:05
ótimo tópico!  :ok:

eu sou beeem amador. uso apenas o lightroom, e gosto muito de usar a "bandeirinha" (tecla P - pick) (ou U para unpick) para selecionar as que vou trabalhar. a chamada smart collection também é uma boa - uso quando quero criar uma seleção dentro da primeira seleção (por exemplo, pra fazer um álbum).

depois, aplico correção de lente em lote, e então individualmente vou editando as fotos, na maioria das vezes copiando as configurações (ctrl + shift + C) da foto atual para a próxima (ctrl + shift + V) e fazendo então o ajuste fino pontual.

por fim, no modo grid (tecla G) filtro as fotos "pickadas", seleciono todas elas e exporto (ctrl + shift + E) para JPG com qualidade máxima. as que mais gosto coloco no Flickr. Geralmente faço uma segunda exportação com fotos em baixa qualidade (800px, qualidade 60%) e coloco em uma pasta "low" e publico todas as pickadas no Picasa.


de resto, acho que cada um deve ter o seu fluxo, impossível ser igual pra todos. a prática e repetição é que vai determinar o fluxo ideal para cada um. eu ainda tenho que melhorar muito o meu. faço muita coisa manualmente e que poderia automatizar ou fazer em lote, ou presets, como p. ex., exportar a foto em JPG pra publicar no Flickr...

minhas fotos são uma bagunça!! separo em ano/mês/dia (automático do LR) ou ano/mês/assunto, com os raws misturados com jpgs. mas confio nos metadados pra me organizar... :-P
fkuhne.tumblr.com


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 17:51:18
Meu fluxo:

Importo tudo via Lightroom direto pra uma pasta de destino final com o RAW da camera (não faço a conversão pra dng pq demora) -> vejo uma a uma marcando com X as descartadas -> trato as que eu quero e faço várias versões de tratamento que vou ver depois e exporto em uma subpasta dentro da primeira (lá ficam os JPEG's)

Cada um tem um fluxo, tem que ver qual o melhor pra vc.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 18:01:11
Sei q existe muita discussão entre manter em RAW ou converter, já li muita gente contra e a favor! Uma coisa q me mantém no RAW é q qq tratamento feito pode ser lido tanto nos produtos Adobe qto em qq outra marca, inclusive no meu caso da Nikon. Não sei se isso mudou, mas já estive em situações q eu quiz dar um tapa pelo software da Nikon!

Como o DNG é Adobe ficaria preso aos softwares deles! Tô errado?

Abs,

DNG não é adobe, é um arquivo digital. Como se fosse o negativo do filme. http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Negative

Pra ter noção, Algumas Leica salvam .dng como "raw"


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 19:18:26
DNG não é adobe, é um arquivo digital. Como se fosse o negativo do filme. http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Negative

Pra ter noção, Algumas Leica salvam .dng como "raw"

Carlos, foi criado pela Adobe, no link do Wiki q vc colocou tem:

Developed by   Adobe Systems.

Abs,

PS: Acabei de observar lá q a logo DMG tem um TM, que significa Trade Mark, ou Marca Registrada.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 19:19:45 por eladiogomes »
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 19:42:59
Carlos, foi criado pela Adobe, no link do Wiki q vc colocou tem:

Developed by   Adobe Systems.

Abs,

PS: Acabei de observar lá q a logo DMG tem um TM, que significa Trade Mark, ou Marca Registrada.

Sim, foi criada pela Adobe, mas é open source.

Isso significa que o código é aberto e qualquer um pode criar um programa para ler o arquivo. O que já não acontece com uma Nikon/Canon.

Mas esse é uns dos motivos menores pra poder mudar .dng

http://photographyconcentrate.com/should-you-convert-dng/

Tem esse artigo pequeno que achei agora, fala algumas coisas que eu já comentei até.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 19:44:04
Tópico excelente pra quem está aprendendo e meio sem rumo, como eu.

Valeu!

Acompanhando...  :snack: :snack: :snack:
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao