Autor Tópico: Cobrei preço errado por um trabalho  (Lida 10334 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 09:54:28
O problema é que você não é profissional! O profissional sabe quanto custa a sua hora, isso em qualquer área! Com relação aos meses de experiência em casamentos, é normal o assistente não ter idéia de quanto cobrar, eles recebem fixo!
Na minha opinião, sincera, faz o trabalho pelo preço que você combinou, aprenda a lição, monte a tua planilha de custos e calcule o valor da sua hora! Nunca mais você vai cometer o mesmo erro!

Na minha cabeça, e minha cabeça é amalucada, o freela recebe fixo.
Assistente tá do lado do fotógrafo em todas as etapas do trabalho. Da concepção conceitual à entrega do produto final.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #31 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 09:56:23
Na minha cabeça, e minha cabeça é amalucada, o freela recebe fixo.
Assistente tá do lado do fotógrafo em todas as etapas do trabalho. Da concepção conceitual à entrega do produto final.
Depende muito, os meus auxiliares de cirurgia não sabem o quanto eu cobro; eles ganham fixo por cirurgia!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #32 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 10:03:32
Depende muito, os meus auxiliares de cirurgia não sabem o quanto eu cobro; eles ganham fixo por cirurgia!

Cirurgia é cirurgia. Fotografia é fotografia.
E o que vc chama de "assistente" em cirurgia é o mesmo que "freela" em fotografia. Só entra no fluxo do trabalho no momento da execução em si. Ao que ME consta, o "assistente" não realiza a consulta ombreado com vc, não decide qual abordagem será utilizada no procedimento, nem como será o pós operatório.
Fazer comparações entre profissões é sempre complicado. EU evito.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #33 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 10:08:57
Cirurgia é cirurgia. Fotografia é fotografia.
E o que vc chama de "assistente" em cirurgia é o mesmo que "freela" em fotografia. Só entra no fluxo do trabalho no momento da execução em si. Ao que ME consta, o "assistente" não realiza a consulta ombreado com vc, não decide qual abordagem será utilizada no procedimento, nem como será o pós operatório.
Fazer comparações entre profissões é sempre complicado. EU evito.
Ok, entendi o teu ponto de vista! Mas mesmo assim, o profissional deve saber o valor do seu trabalho, da sua hora, e antes de sair dando preço por aí, deveria se preparar! Esse amadorismo você encontra em todas as profissões!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 10:10:36
Ta bom galera, esse post vai ser um daqueles que a pessoa só cria a conta pra fazer uma pergunta e some.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


juliana.melo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #35 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 10:40:25
Engraçado o monte de gente criticando o fato de eu não saber quanto cobrar, vim pedir uma ajuda, o fato é que eu não era assistente de fotógrafo. Eu era editora, recebia a parte para ajudar a cobrir casamentos e alguns eventos, mas um dos motivos de ter saído desse emprego foi porque eu não aprendi como deveria, quando fui comprar minha câmera mesmo, tive que pesquisar por conta própria sobre lentes e todo equipamento, aprendi sozinha pois meu chefe não ensinava, o mesmo aconteceu pra aprender os principios básicos como ISO, abertura e velocidade, eu estava la mais pra fazer o trabalho que ele não conseguia, ja que não sabia usar basicamente nada de edição. E não, eu não sou profissional, amo fotografia e estou fazendo minhas fotos por simples gostar, a questão é que ja vem gente com a pedra na mão como se todos ja nascessem sabendo. Se eu não estivesse tão disposta assim a aprender um pouco mais, não teria pedido ajuda. Mas de qualquer maneira, obrigada pelas opiniões sinceras :) valeu a ajuda.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, 10:51:44 por juliana.melo »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #36 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 11:04:49
Engraçado o monte de gente criticando o fato de eu não saber quanto cobrar, vim pedir uma ajuda, o fato é que eu não era assistente de fotógrafo. Eu era editora, recebia a parte para ajudar a cobrir casamentos e alguns eventos, mas um dos motivos de ter saído desse emprego foi porque eu não aprendi como deveria, quando fui comprar minha câmera mesmo, tive que pesquisar por conta própria sobre lentes e todo equipamento, aprendi sozinha pois meu chefe não ensinava, o mesmo aconteceu pra aprender os principios básicos como ISO, abertura e velocidade, eu estava la mais pra fazer o trabalho que ele não conseguia, ja que não sabia usar basicamente nada de edição. E não, eu não sou profissional, amo fotografia e estou fazendo minhas fotos por simples gostar, a questão é que ja vem gente com a pedra na mão como se todos ja nascessem sabendo. Se eu não estivesse tão disposta assim a aprender um pouco mais, não teria pedido ajuda. Mas de qualquer maneira, obrigada pelas opiniões sinceras :) valeu a ajuda.
Não tem pedra não! O que tem são opiniões! Qualquer pessoa que quer ser profissional tem que saber cobrar e para isso tem que ter uma planilha de custos!
Caso você não queira ser profissional, é diferente!
No mais fórum é para isso mesmo! Debate!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


juliana.melo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #37 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 11:11:26
Não tem pedra não! O que tem são opiniões! Qualquer pessoa que quer ser profissional tem que saber cobrar e para isso tem que ter uma planilha de custos!
Caso você não queira ser profissional, é diferente!
No mais fórum é para isso mesmo! Debate!

Claro, quem quiser investir nisso deve se preparar, é óbvio que meu preço saiu muito errado, mas como eu disse, nunca tive que cobrar por conta própria, nem mesmo era a minha intenção cobrir eventos ou coisa do tipo, não quero investir nessa área, penso em outras coisas. Quis fazer pra dar uma ajuda aos que me pediram mas foi totalmente fora o meu valor. Eu aceito todas as opiniões, claro, só achei engraçado o fato de alguns falarem como se nunca estivessem errado ou aprendido algo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #38 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 11:16:13
Se não quer quiser na área, ou já tem um emprego que te sustenta, relaxa e vai fotografar!
Eu não cobro nada!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


juliana.melo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #39 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 11:22:52
Se não quer quiser na área, ou já tem um emprego que te sustenta, relaxa e vai fotografar!
Eu não cobro nada!

Exatamente! Quis mais uma opinião pra esse caso, obrigada.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 12:11:27
Exatamente! Quis mais uma opinião pra esse caso, obrigada.
nao precisam ficar tao preocupados
supostamente profissional sabe o que deve cobrar
se nao sabe aprende,
seja fotografo ou asistente.
Agora amador faz o que acha melhor, ja que nao vive daquilo.
Errar todo mundo erra, logo aprende ,facil!!!!!
abs.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 12:47:33
nao precisam ficar tao preocupados
supostamente profissional sabe o que deve cobrar
se nao sabe aprende,
seja fotografo ou asistente.
Agora amador faz o que acha melhor, ja que nao vive daquilo.
Errar todo mundo erra, logo aprende ,facil!!!!!
abs.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 13:09:38
Juliana,

Se o cliente é AMIGO, converse com ele e certamente tudo se resolverá.

Se o cliente é COLEGA (considere que há sim diferença entre uma coisa e outra), então pondere na sua decisão, seja qual for, porque isto pode te trazer alguns constrangimentos.

Se o cliente não é amigo nem colega, então cumpra à risca com o compromisso que vc assumiu.

O mais importante nisso tudo é você ter plena consciência e a exata noção daquilo que vc se meteu. Digo isto porque se alguém veio lhe perguntar o seu preço, se você deu um orçamento, se a pessoa aceitou pagar o preço acordado, tecnicamente, você celebrou um contrato de prestação de serviço. Ainda que isto não esteja no papel, basta uma testemunha pro cara poder exigir de você aquilo que foi combinado.

Eu, que sou um bicho do mato, aprendi lá no interior sobre um tal de "Contrato de fio de bigode", justamente aquele que a gente deve honrar sob qualquer condição e, claro, assumir as consequências se algo não saiu como se queria.
-22.352971,-48.775582


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 13:16:00
Juliana,

Se o cliente é AMIGO, converse com ele e certamente tudo se resolverá.

Se o cliente é COLEGA (considere que há sim diferença entre uma coisa e outra), então pondere na sua decisão, seja qual for, porque isto pode te trazer alguns constrangimentos.

Se o cliente não é amigo nem colega, então cumpra à risca com o compromisso que vc assumiu.

O mais importante nisso tudo é você ter plena consciência e a exata noção daquilo que vc se meteu. Digo isto porque se alguém veio lhe perguntar o seu preço, se você deu um orçamento, se a pessoa aceitou pagar o preço acordado, tecnicamente, você celebrou um contrato de prestação de serviço. Ainda que isto não esteja no papel, basta uma testemunha pro cara poder exigir de você aquilo que foi combinado.

Eu, que sou um bicho do mato, aprendi lá no interior sobre um tal de "Contrato de fio de bigode", justamente aquele que a gente deve honrar sob qualquer condição e, claro, assumir as consequências se algo não saiu como se queria.

 :ok:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #44 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 15:31:18
Juliana,

Conversa com o cidadão. Se ele aceitar o valor justo, ok. Se ele não aceitar, faça o trabalho e entregue o produto com a mesma qualidade que vc entregaria se ele te pagasse mais. Errar uma vez não tem problema, ainda mais no início. Vc fez bem em expor o problema aqui - conseguiu vários conselhos e um ebook free ensinando qto cobrar.  :ok:
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, 15:35:56 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!