Autor Tópico: Cobrei preço errado por um trabalho  (Lida 10378 vezes)

juliana.melo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #45 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 15:59:26
Juliana,

Conversa com o cidadão. Se ele aceitar o valor justo, ok. Se ele não aceitar, faça o trabalho e entregue o produto com a mesma qualidade que vc entregaria se ele te pagasse mais. Errar uma vez não tem problema, ainda mais no início. Vc fez bem em expor o problema aqui - conseguiu vários conselhos e um ebook free ensinando qto cobrar.  :ok:

Pois é, acabei conseguindo ajuda de algumas pessoas ótimas. Foi um erro de começo, sem dúvida alguma e vou acabar fazendo por esse valor mesmo pra não ficar chato. Como comentaram, vou levar como experiência, e daqui pra frente já tenho uma noção de como calcular.  :)


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #46 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 18:07:12
Pois é, acabei conseguindo ajuda de algumas pessoas ótimas. Foi um erro de começo, sem dúvida alguma e vou acabar fazendo por esse valor mesmo pra não ficar chato. Como comentaram, vou levar como experiência, e daqui pra frente já tenho uma noção de como calcular.  :)
E faz favor de participar mais do fórum!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 18:31:41
E faz favor de participar mais do fórum!
isso ai.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #48 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:15:13
Mas com mais mansidão na conduta!  :ok:

Sugestão de quem tem um tempo de janela.  ;)

Os cabras adoram ajudar as meninas (não quentam ver um rabo de saia que se derretem todos) mas venha com calma que será sempre muito bem recebida. Streeses só afastam as pessoas!
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, 22:17:29 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 11:46:47
Os cabras adoram ajudar as meninas (não quentam ver um rabo de saia que se derretem todos) mas venha com calma que será sempre muito bem recebida. Streeses só afastam as pessoas!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #50 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 12:43:46
penso que a melhor maneira de aprender a cobrar certo é pagando por isso...

Não foi com fotografia, mas na minha oficina com instrumentos musicais já cobrei errado várias vezes... algumas por não calcular direito o tempo que gastaria no serviço, outras por fechar um preço e aparecer alguma surpresa no meio do caminho, outras porque "fiquei com dó" e cedi quando o cliente pediu desconto... mas em todos os casos, depois que caiu a ficha preferi amargar aquele prejuízo pra ficar na memória e nunca mais deixar acontecer..

No seu caso não é diferente.. porque o prejuízo, se é que existe, é prejuízo com seu tempo só.. você não precisará tirar dinheiro do bolso pra cobrir uma despesa.. eu só falaria com o cliente no caso de cobrar errado caso isso acontecesse..

Leve esse erro como aprendizado..
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 12:46:37 por Luciano.Queiroz »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #51 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 13:03:20
Vale aqui aquele ditado:

"Nao me peça pra fazer de graça a unica coisa que eu faço a dinheiro"

Um amador "fazer a presença" eh uma coisa. Um profissa apenas cobrir seus custos, sem lucro algum, entra no ditado acima.

Uma amiga criou um banner e postou no facebook: books de R$ 250,00 a R$ 80,00. Entrego 40 fotos editadas em alta resoluçao + 15 fotos impressas em 21x15 cm. Brinquei e disse q queria ser seu segundo fotografo. Curtiu meu comentario e nao respondeu. Eu, ela e a torcida do flamengo sabemos q pra ensaios, tenho mais tecnica q ela. Acho q ela nao curtiu a piada... :(

Prefiro fazer de graça q cobrar 80 reais!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 16:58:53
Vale aqui aquele ditado:

"Nao me peça pra fazer de graça a unica coisa que eu faço a dinheiro"

Um amador "fazer a presença" eh uma coisa. Um profissa apenas cobrir seus custos, sem lucro algum, entra no ditado acima.

Uma amiga criou um banner e postou no facebook: books de R$ 250,00 a R$ 80,00. Entrego 40 fotos editadas em alta resoluçao + 15 fotos impressas em 21x15 cm. Brinquei e disse q queria ser seu segundo fotografo. Curtiu meu comentario e nao respondeu. Eu, ela e a torcida do flamengo sabemos q pra ensaios, tenho mais tecnica q ela. Acho q ela nao curtiu a piada... :(

Prefiro fazer de graça q cobrar 80 reais!

Também, né Mad, zuaou a coitada, aiusehasieuahieuasheiasueh

OITENTÃO num ensaio com 40 fotos tratadas mais 15 impressas. Caraca.  :shock: :shock:
15 cópias 15x21 no lab mais baratinho fica R$ 22,50
1 mídia CD para o "copião" R$ 0,80
1 mídia DVD para as fotos em alta R$ 1,00 a 1,50, (Se for printable)

Só de MATERIAL vai quase R$ 25,00.
Fora 1 a 2 horas de ensaio, meia hora de edição basica pra montar o copião, pelo menos três horas pra editar as fotos selecionadas, ir no lab buscar as fotos, entregar, bla bla bla...
Ela tem que fazer uns dois desses por dia pra poder viver.

Tomara que ela não viva só desses books...


juliana.melo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #53 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 01:28:19
penso que a melhor maneira de aprender a cobrar certo é pagando por isso...

Não foi com fotografia, mas na minha oficina com instrumentos musicais já cobrei errado várias vezes... algumas por não calcular direito o tempo que gastaria no serviço, outras por fechar um preço e aparecer alguma surpresa no meio do caminho, outras porque "fiquei com dó" e cedi quando o cliente pediu desconto... mas em todos os casos, depois que caiu a ficha preferi amargar aquele prejuízo pra ficar na memória e nunca mais deixar acontecer..

No seu caso não é diferente.. porque o prejuízo, se é que existe, é prejuízo com seu tempo só.. você não precisará tirar dinheiro do bolso pra cobrir uma despesa.. eu só falaria com o cliente no caso de cobrar errado caso isso acontecesse..

Leve esse erro como aprendizado..

Realmente é complicado mas eu também sempre acreditei nisso de que a melhor maneira de aprender é errando, por conta disso peguei muito mais detalhe pra levar em conta na hora de cobrar. Serviu demais como aprendizado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 12:58:08
Oi Juliana Melo e participantes.

Veja o que você sente por trabalhar por 70 reais porque refletirá no trabalho que você irá fazer.

Se você se sente bem olhando como um aprendizado, aceitou...  Na boa.

Boa sorte!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #55 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 13:16:13
Também, né Mad, zuaou a coitada, aiusehasieuahieuasheiasueh

OITENTÃO num ensaio com 40 fotos tratadas mais 15 impressas. Caraca.  :shock: :shock:
15 cópias 15x21 no lab mais baratinho fica R$ 22,50
1 mídia CD para o "copião" R$ 0,80
1 mídia DVD para as fotos em alta R$ 1,00 a 1,50, (Se for printable)

Só de MATERIAL vai quase R$ 25,00.
Fora 1 a 2 horas de ensaio, meia hora de edição basica pra montar o copião, pelo menos três horas pra editar as fotos selecionadas, ir no lab buscar as fotos, entregar, bla bla bla...
Ela tem que fazer uns dois desses por dia pra poder viver.

Tomara que ela não viva só desses books...

pois eh... Perco a amiga mas nao perco a piada! :ok:

Achei ridiculo cobrar 80 paus pra um ensaio, mas isso deve ser mais comum q imaginamos.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #56 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 13:32:09
 acho q ninguem questionou o fato dela cobrar errado, mas sim no valor ridiculo. 35,00  por evento !!!!! :eek: desconte a passagem de busão,pra não gastar gasolina , sobra  29,00  .    Aqui na rua de casa , um guardador de carro tira fácil 20,00 por hora  . 
  Se nao sabe cobrar, tenha humildade pra dizer: vou fazer o orçamento e mais tarde te ligarei !  simples assim . 5 minutos de pesquisa google vc teria alguma informação a respeito, uma ligação pra algum amigo fotografo tbm te daria alguma noção .  Não sei se foi o caso dela, mas muitas vezes a pressa de fechar o orçamento ou o orgulho falam mais alto. Aí tem q pastar mesmo pra aprender.  :aua:


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 12:42:03
acho q ninguem questionou o fato dela cobrar errado, mas sim no valor ridiculo. 35,00  por evento !!!!! :eek: desconte a passagem de busão,pra não gastar gasolina , sobra  29,00  .    Aqui na rua de casa , um guardador de carro tira fácil 20,00 por hora  . 
  Se nao sabe cobrar, tenha humildade pra dizer: vou fazer o orçamento e mais tarde te ligarei !  simples assim . 5 minutos de pesquisa google vc teria alguma informação a respeito, uma ligação pra algum amigo fotografo tbm te daria alguma noção .  Não sei se foi o caso dela, mas muitas vezes a pressa de fechar o orçamento ou o orgulho falam mais alto. Aí tem q pastar mesmo pra aprender.  :aua:

 :no: :no: :no: :no: :no:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #58 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 23:47:12
Aí tem q pastar mesmo pra aprender.  :aua:

Ela postou o tópico pedindo ajuda, não desrespeito.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #59 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 10:51:24
Palmeiras, exatamente. A gente ajuda com experiencia , se quisesse q passassem a mão na cabeça ,ela pedia ajuda  pra mãe ou pro namorado. 
 
Com certeza ela não fará jamais a mesma cagada !  :ok: