Autor Tópico: Câmera para fotografia de dentes em consultório odontológico  (Lida 5922 vezes)

SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Fevereiro de 2013, 12:25:05
Olá Pessoal,

Um amigo me pediu uma indicação de uma câmera para fotografar dentes em um consultório odontológico.
O valor da câmera deve ser até R$ 1.000,00 e como precisa de detalhes na imagem, a câmera precisa ter uma boa qualidade em macros.

Pelo valor que ele pretende investir, acredito que não tem possibilidade de comprar uma DSLR com uma lente macro e flash, que seria o ideal, e como eu conheço muito pouco de câmeras compactas, preciso muito da ajuda dos amigos.

Resumidamente a câmera deve custar até R$ 1.000,00 e ter qualidade para fotografar macro.

Alguém poderia me ajudar?

Desde já obrigado.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 18:39:46
Até 1000 fica bem complicado, tenta uma Canon SX40. Tô meio sem ideia, vamos aguardar os outros colegas foristas.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 20:23:08
Tem também a canon s100... Pelas fotos que andei vendo tem um macro bem legalzinho e é sem dúvida uma excelente câmera...

Ou, uma coisa mais demorada um pouquinho mas que vai entregar resultados superiores é considerar comprar uma dslr usada... Qualquer uma, xsi, t1i, acho que se acha por menos de 1000,00 se procurar bem. Andei dando uma garimpada aqui nos classificados e uma xsi estava saindo por 800,00... Dai teria dinheiro  ainda pra trazer uns ring flash pelo dx.com... http://dx.com/s/ring+flash ali tem coisa muito barata e que vai ser um baita negócio pra esse tipo de foto...
Tecpix + motorola do guga


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 21:15:34
Embora raramente seja levado em conta, seria interessante que a câmera tivesse caixa-estanque ou fosse resistente à água. Após o uso, o dentista deveria lavar o equipamento para a câmera não se tornar uma colônia de bactérias.

Infelizmente, o melhor que vi fazerem foi uma DSLR enrolada em filme de PVC, o que até é uma abordagem válida, só que esse filme raramente é trocado. Deveria ser trocado em cada atendimento para não expor o paciente ao seguinte cenário: dentista, de luvas, toca na câmera e, com as mesmas luvas, toca no paciente. Ou ainda: dentista, antes de quaisquer procedimentos, fotografa a boca do paciente, mas sem querer, encosta a lente ou o flash na boca do mesmo. Enfim, antes de discutir a qualidade óptica do equipamento é necessário pensar na biossegurança do paciente.

Eu tentaria uma compacta premium com caixa estanque, lavando a câmera com água e sabão (ou quem sabe deixar de molho em alguma solução antisséptica, teria que pesquisar). A qualidade de imagens seria melhor com uma DSLR com flash em anel, mas esta não seria uma solução higiênica e segura.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, 21:33:03 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 21:15:41
meu dentista tem uma canon t1 e um flash circular. só não lembro qual a lente que ele usa.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:19:16
Olha, nem ia falar nada, por que acho que com 1000 será uma solução meia-boca. Mas, vamos lá. O mínimo que vai dar pra fazer é uma D80, com uma boa lente macro e um flash circular, mas ainda assim isso vai dar mais do que 1000. Já que uma 40mm micro é carinha. MAs pode se ver outras marcas, como sigma entre outras.
Resolução não seria tão importante, já que praticamente não vai ter crop. ISO também não, porque será tudo com flash. A D80 dá conta.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:31:34
Acredito que uma DSLR usada, mesmo com a lente 18-55 do kit + um flash Yongnuo , já faria boas fotos macro, mas aí passaria um pouco dos R$1000.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:59:51
O flash comum não rola Sunriser, boca é um negócio apertado, mesmo a da Cicarelli. Teria de ter uma distância boa para a luz do flash atingir a boca, ou então inventar um rebatedor tabajara para isso. Flash circular é de Deus, vai por mim. E a lente tem que ser macro,não a do kit, distância mínima de 28 cm dá pouco espaço para manobra.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:13:50
O flash comum não rola Sunriser, boca é um negócio apertado, mesmo a da Cicarelli. Teria de ter uma distância boa para a luz do flash atingir a boca, ou então inventar um rebatedor tabajara para isso. Flash circular é de Deus, vai por mim. E a lente tem que ser macro,não a do kit, distância mínima de 28 cm dá pouco espaço para manobra.

com todo respeito, mas 3 palavras me chamaram a atenção
a) Cicarelli... por onde andará?
b) Rebatedor tabajara... não transmitiria boa reputação ao profissional
c) Manobra.. não deixa de ser né? o cara lá com a boca escancarada cheia de dentes (ou não) e o dentista se ajeitando pra conseguir tirar uma boa foto.

ps: Vocês ja foram no dentista e o cara fica falando, falando, falando e ainda por cima pedem a opinião sabendo que estamos com a boca aberta cheia de equipamentos??  e o pior, a gente responde e ele entende  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 00:39:58
O flash comum não rola Sunriser, boca é um negócio apertado, mesmo a da Cicarelli. Teria de ter uma distância boa para a luz do flash atingir a boca, ou então inventar um rebatedor tabajara para isso. Flash circular é de Deus, vai por mim. E a lente tem que ser macro,não a do kit, distância mínima de 28 cm dá pouco espaço para manobra.

Entendo...   :ponder:


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 08:20:15
Obrigado amigos!
Vou dar uma pesquisada melhor nas câmeras sugeridas Canon SX40 e S100.

Concordo com os amigos que este não é o equipamento ideal, principalmente se tratando de macros, mas é quanto ele pode investir no momento.
Inclusive, antes de abrir este tópico eu pesquisei aqui no fórum e achei um tópico que trata da mesma questão, e em uma das resposta foi passado um link de um artigo em um blog sugerindo o equipamento ideal para este tipo de fotografia.

Neste blog eu encontrei uma postagem que indica uma câmera mais básica, e no mês de agosto/2009, indicaram este três modelos:
 - Sony H20;
 - Sony H50;
 - Sony HX1;

A postagem é esta: http://fotografiadigitalodonto.blogspot.com.br/2009/09/conjunto-basico-para-fotografia.html

Aparentemente são câmeras mais antigas, alguém sabe quais os modelos atuais que substituíram estas três câmeras?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 08:34:25
cara, esse artigo é bem antigo... E nessa categoria (superzoom) hj em dia é fz150 ou sx40 se ficar limitado na faixa de R$1000,00...
Tecpix + motorola do guga


SamuelNunes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 459
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 15:59:00
Obrigado Fernandez!