Autor Tópico: Câmera Diana F+ e seus gastos fixos  (Lida 3445 vezes)

jvartuli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • jvartuli.deviantart.com
    • jvartuli.deviantart.com
Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:26:47
Amigos, tenho desde sempre uma Kodak Hobby 35mm e sempre achei divertido fotografar com ela. Porém, estive dando uma olhada na internet nos últimos dias, e me apaixonei por uma câmera chamada Diana F+. Ela tira fotos quadradas, com exposição longa que pode ser explorada pra efeitos de fotos borradas ou duplicadas, e quando aprendemos a lidar com ela tiramos uns efeitos legais. A câmera nova tá custando na faixa de 190 reais, e fazendo as devidas contas vou pagar em média 100 reais por filme, incluindo frete e isso resulta em cerca de 8 reais por foto. Sem contar que não conheço lugar que revele fotos 120, então talvez tenha que comprar um back 35 e isso vai me custar mais uns 290 reais, ou um digitalizador pra não pagar revelação. Vale a pena essa brincadeira toda, ou é jogar dinheiro no lixo? Sou iniciante, então não tenho uma boa noção do que vale a pena ou não. Opiniões e críticas são bem-vindas!
jvartuli.deviantart.com

Fotógrafo amador, amante de macro, cores, nascer do sol e luzes.

Samsung WB100.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:46:32
Amigos, tenho desde sempre uma Kodak Hobby 35mm e sempre achei divertido fotografar com ela. Porém, estive dando uma olhada na internet nos últimos dias, e me apaixonei por uma câmera chamada Diana F+. Ela tira fotos quadradas, com exposição longa que pode ser explorada pra efeitos de fotos borradas ou duplicadas, e quando aprendemos a lidar com ela tiramos uns efeitos legais. A câmera nova tá custando na faixa de 190 reais, e fazendo as devidas contas vou pagar em média 100 reais por filme, incluindo frete e isso resulta em cerca de 8 reais por foto. Sem contar que não conheço lugar que revele fotos 120, então talvez tenha que comprar um back 35 e isso vai me custar mais uns 290 reais, ou um digitalizador pra não pagar revelação. Vale a pena essa brincadeira toda, ou é jogar dinheiro no lixo? Sou iniciante, então não tenho uma boa noção do que vale a pena ou não. Opiniões e críticas são bem-vindas!

Não entendi essa parte do custo do filme. Que filme é esse e em que lugar estão te cobrando esse valor?
-22.352971,-48.775582


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:55:53
Não entendi essa parte do custo do filme. Que filme é esse e em que lugar estão te cobrando esse valor?

pois é rapaz. R$8,00 por foto.

caraca... juro... não sei de onde tá saindo isso!

Vamos ver a resposta dele.

abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


jvartuli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • jvartuli.deviantart.com
    • jvartuli.deviantart.com
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:00:39
Não entendi essa parte do custo do filme. Que filme é esse e em que lugar estão te cobrando esse valor?

pois é rapaz. R$8,00 por foto.

caraca... juro... não sei de onde tá saindo isso!

Vamos ver a resposta dele.

abcs

Pois então, gente, to falando do site da Lomo. Tá na média de R$ 85 o filme mais o frete, entre R$ 15 e 30.
jvartuli.deviantart.com

Fotógrafo amador, amante de macro, cores, nascer do sol e luzes.

Samsung WB100.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:10:52
Tem coisa errada aí. Pega o nome do filme e pesquise em outras lojas, dentro de fora do Brasil.

Nem o mais caro dos filmes que conheço chegaria nesse valor.

Por curiosidade: qual o filme?
-22.352971,-48.775582


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:13:47
Uma saída barata é comprar uma MF antiga num brique, com lente com fungos e arranhões. É uma Lomo mais barata, com maior facilidade de manutenção e mais opções criativas.

Eu sei, usar uma Lomo é vestir uma Lomo, é um artigo de moda. O barato não é apenas fotografar com uma Lomo, é ser visto fotografando com uma Lomo. É também a foto-estilosa-enlatada, é o Instagram implementado em hardware.

Eu até gosto do Instagram, mas não uso ele "como vem de fábrica", pois acho os resultados muito enjoativos. Para dar um pouco de tempero às fotos do Insta, eu passo fotos tiradas em slr de filme ou na minha Pana LX3 para o celular e, dali, processo-as no Instagram. Desta forma, consigo dar um tom um pouco mais autoral, mesmo com a pasteurização de filtros do Insta.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:16:02
Diana F+ é 120 né?

Veja o rolo de 120 colorido na Consigo (que não é muito barateira): http://www.consigo.com.br/detalhes.php?produto_id=1303 (R$ 36,00)



jvartuli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • jvartuli.deviantart.com
    • jvartuli.deviantart.com
Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:18:08
Tem coisa errada aí. Pega o nome do filme e pesquise em outras lojas, dentro de fora do Brasil.

Nem o mais caro dos filmes que conheço chegaria nesse valor.

Por curiosidade: qual o filme?

Retratando: o filme baixou de preço no site da Lomo, tá R$ 64,90. Mais o frete, fica 94,90. O filme é um filme 120mm, colorido, ISO 800. Tá aí o link pra você ver: http://shop.lomography.com/br/films/120-film/lomography-color-negative-800-iso-120-3-pack

OBS. De acordo com um reviewer que comprou a Diana, com um filme desse dá pra tirar entre 16 e 12 fotos, sendo que segundo ele, pra ficar num tamanho decente é preciso usar uma mask que possibilita em média 12 cliques por rolo.
jvartuli.deviantart.com

Fotógrafo amador, amante de macro, cores, nascer do sol e luzes.

Samsung WB100.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:32:26
Uma saída barata é comprar uma MF antiga num brique, ...

O Francisco tá certíssimo, quero dizer, concordo plenamente com ele. Compre uma câmera folding 6x6 e vc estará muito melhor servido, podendo fazer o que deseja "em Lomo" ou qualquer outra coisa que queira se for uma fotografia "mais séria".

http://www.ebay.com/sch/Cameras-Photo-/625/i.html?_from=R40&_nkw=Folding+6x6
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, 23:33:21 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 18:43:48


Nesse caso aí são R$ 64,90 pelo "pack" com 3 filmes, ou seja, algo em torno de R$ 21,64 por rolo.

Se quiser você encontra opções beeem mais em conta para começar a brincar com Médio Formato.
Pra quem não precisa de ISO 800 olha que beleza:

http://www.diafilme.com.br/p/fj5020/Filme+Fuji+colorido+120mm+-+Pro+160S

Observe que há um descontinho no preço à vista e, no mesmo site, tem também o Fuji PB Neopan Acros 100 por
um bom preço também:

http://www.diafilme.com.br/p/fj5019/Filme+Fuji+PB+120mm+-+Neopan+Acros+100
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2013, 18:52:59 por Barboza »


jvartuli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • jvartuli.deviantart.com
    • jvartuli.deviantart.com
Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 21:05:00

Nesse caso aí são R$ 64,90 pelo "pack" com 3 filmes, ou seja, algo em torno de R$ 21,64 por rolo.

Se quiser você encontra opções beeem mais em conta para começar a brincar com Médio Formato.
Pra quem não precisa de ISO 800 olha que beleza:

http://www.diafilme.com.br/p/fj5020/Filme+Fuji+colorido+120mm+-+Pro+160S

Observe que há um descontinho no preço à vista e, no mesmo site, tem também o Fuji PB Neopan Acros 100 por
um bom preço também:

http://www.diafilme.com.br/p/fj5019/Filme+Fuji+PB+120mm+-+Neopan+Acros+100

Opa, nisso que dá ser novato! Obrigado pela explicação, vou repensar o caso agora!
jvartuli.deviantart.com

Fotógrafo amador, amante de macro, cores, nascer do sol e luzes.

Samsung WB100.


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2013, 21:17:47
Bom, esse filme é razoavelmente barato se for como o pacote da Lomo de 35mm que vem com 3 rolos de 36 exposições...


Mas se  você quiser tentar alguma coisa barata e legal, a consigo vende o Fuji Neopan Across 100 (preto e branco) por 13 reais... este filme fica bem legal em ISO 200... o dia que minha Rolleiflex chegar vou usar esse nela primeiro, inclusive.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462