Autor Tópico: Problema com flash Yongnuo Yn-568ex III  (Lida 2882 vezes)

Wilson Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 30 de Setembro de 2018, 13:18:26
Olá pessoal, adquiri esse flash recentemente (é meu primeiro flash), mas estou apanhando bastante dele.
As fotos no geral estão ficando boas, mas o problema é que o fotomêtro da câmera(Canon T5 [1200D]) fica sempre falando que a imagem está muito subexposta (abaixo de -3).
Alguém já teve um problema parecido? Não sei se é um problema do flash, da câmera, ou se é assim mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2018, 16:10:15
A camera sempre vai acusar a exposição ambiente, está tudo certo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Wilson Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2018, 07:06:14
Muito obrigado vangelismm. Bom saber que não é defeito em nada.

Mas agora tenho outra dúvida, sempre usei o fotomêtro como referência para configurar ISO, velocidade e abertura. Com o flash não vou mais ter essa opção? A única saída (além de comprar um fotomêtro) é ir na tentativa e erro?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2018, 07:58:28
Muito obrigado vangelismm. Bom saber que não é defeito em nada.

Mas agora tenho outra dúvida, sempre usei o fotomêtro como referência para configurar ISO, velocidade e abertura. Com o flash não vou mais ter essa opção? A única saída (além de comprar um fotomêtro) é ir na tentativa e erro?

Sim. E vai continuar usando o fotometro da câmera como referencia, ele vai dar a dica de quanto de luz você precisa jogar do flash, a depender do estilo que vc quer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Wilson Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2018, 10:46:56
Sim. E vai continuar usando o fotometro da câmera como referencia, ele vai dar a dica de quanto de luz você precisa jogar do flash, a depender do estilo que vc quer.

Mas no meu caso o fotometro da câmera sempre indica estar abaixo de -3 (fora da área). Estou usando o modo ETTL.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2018, 10:56:02
Mas no meu caso o fotometro da câmera sempre indica estar abaixo de -3 (fora da área). Estou usando o modo ETTL.

Estamos falando do fotometro da câmera ou do ajuste de exposição no flash?

Se a câmera estiver -3 é só aumentar o iso, por exemplo. Isso não tem nada haver com o flash.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, 10:56:18 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2018, 11:34:16
Faz um teste, "zera" o fotometro sem o flash, feito isso conecta o flash e vê se alterou.
Faça testes, clique e veja os resultados e o que melhor te agrada. Quando uso flash em eventos é normal o fotometro estar praticamente em -2 EV. Já a compensação do flash é outra história.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Wilson Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2018, 11:42:30
Estamos falando do fotometro da câmera ou do ajuste de exposição no flash?

Se a câmera estiver -3 é só aumentar o iso, por exemplo. Isso não tem nada haver com o flash.

Do fotometro mesmo. Mesmo usando um valor de ISO mais alto não me lembro de conseguir zerar. Vou fazer o teste que o Pablo falou =]

Faz um teste, "zera" o fotometro sem o flash, feito isso conecta o flash e vê se alterou.
Faça testes, clique e veja os resultados e o que melhor te agrada. Quando uso flash em eventos é normal o fotometro estar praticamente em -2 EV. Já a compensação do flash é outra história.


Pablo, realmente não fiz esse teste. Vou ver o que acontece nesse caso. Valeu.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2018, 12:09:51
Corrigindo ali colega, o meu fotometro fica em -2 pq eu configuro a fotometria assim, não é automático da câmera.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2018, 20:41:38
É normal ficar em -1, -2, -3 EV de exposição (subexposta).

Pode ocorrer em lugares com baixa luz e-ou lentes com abertura mais fechadas (18-55, por exemplo). Mas isso não influencia no uso do Flash, o importante é saber como você está usando o flash porque essa falta de luz, o flash irá compensar no disparo. Resta saber se o flash tem algum difusor; se ele está mais angular, mais focado o disparo da luz, se você o usa pra rebater nas paredes ou no teto, etc.

Se puder leia o ebook do Armando Vernaglia Junior sobre Flash + Fotometria TTL . Link:
http://flashfotojornalismo.paginas.ufsc.br/files/2014/10/fotometriaflash_dg.pdf