Autor Tópico: Flash Canon 600ex RT  (Lida 28300 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #45 Online: 22 de Julho de 2014, 13:14:30
Não sei que evento vc anda frequentando, porque em qualquer evento, principalmente casamento, cada ambiente é uma iluminação, o salão onde   tem as mesas, a pista de dança com a iluminação, a mesa de bolo com iluminação independente etc.

Bem q eu gostaria de um local onde a iluminação não mudasse, mas infelizmente é impossível principalmente em casamento.
Cara, eu não sei aonde está a confusão?
Você falou do beijo, do altar! Esse é um ambiente, tudo já está ajustado na hora do beijo! E se mudar de iluminação você compensa para mais ou para menos o Flash! Sinceramente leva 4s para fazer isso!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #46 Online: 22 de Julho de 2014, 13:16:45
Cara, eu não sei aonde está a confusão?
Você falou do beijo, do altar! Esse é um ambiente, tudo já está ajustado na hora do beijo! E se mudar de iluminação você compensa para mais ou para menos o Flash! Sinceramente leva 4s para fazer isso!

4s em um evento é uma eternidade...

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #47 Online: 22 de Julho de 2014, 13:22:08
4s em um evento é uma eternidade...
Claro que não!
Você tem uma cena na Igreja; se não tiver luz piscando a iluminação não muda!
Depois você vai para a recepção entra no salão e já ajusta, a luz não muda!
Mas faz o seguinte: continuem com o TTL, ele é muito melhor do que um fotógrafo que não conhece teoria de Flash!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #48 Online: 22 de Julho de 2014, 13:30:56
Existe flash manual, e existe flash TTL. Em muitas condições, flash manual é perfeitamente utilizável. Em várias outras, existem um sem número de motivos para vc preferir usar TTL. Ou a iluminação muda (dizer que a iluminação em um salão é homogênea é desconhecer o que está falando), existe variação de distância entre o fotógrafo e o assunto - coisa que ocorre frequentemente em festa infantil por exemplo -, existem vários fatores que exigem a mudança da potência do flash, e se vc for depender disso manualmente, pode acabar perdendo um momento importante.

Claro que existem os super ninjas que conseguem saber com o olhar qual a potência a ser utilizada e conseguem alterar rapidamente, mas não são todos que conseguem, e mesmos estes estão sujeitos a um percentual maior de erros.

E para se trabalhar bem com TTL é necessário conhecer bem a teoria geral da exposição e o uso do flash, talvez mais do que com o flash manual.

Mas talvez caras como o Neil Van Niekerk seja um burro e um fotógrafo que não conhece teoria do flash, porque ele diz que adora TTL

http://neilvn.com/tangents/ttl-flash-for-speed-and-simplicity/

É simplesmente o caso de usar a ferramenta mais conveniente de acordo com a tarefa. Adoro dirigir carros com cambios manuais, tenho mais controle e me dá maior prazer em dirigir. Agora preferir câmbio manual ao automático no meio de um congestionamento porque eu tenho mais controle, aí já é burrice.

Cada uma que me aparece....

« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 13:35:51 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #49 Online: 22 de Julho de 2014, 13:39:08
 :ok:
Vocês são gênios! Eu vou continuar na minha ignorância!
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 13:39:51 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #50 Online: 22 de Julho de 2014, 13:44:19
E só para completar essa história de "iluminação não muda" não procede.

A iluminação não muda, mas vc se mexe e consequentemente a distância entre o flash e o assunto varia, fazendo com que a potência necessária mude também. Vc pode estar rebatendo no teto e na próxima foto pode querer rebater em uma parede lateral para criar outro efeito de sombra, a potência necessária muda também. Então não adianta nada a iluminação permanecer a mesma se o caminho da luz muda. E ainda tem a questão da abertura. Vc pode estar a 3 metros do noivo usando f/5.6 e na cena das alianças, chega a 1 metro a abre a lente para f/2.8 para desfocar o fundo. A potência muda, e radicalmente.

Agora se vc vai fotografar sempre da mesma distância, usando a mesma abertura, rebatendo sempre no mesmo lugar, aí não tem problema mesmo.....
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 13:48:20 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #51 Online: 22 de Julho de 2014, 15:22:39
Não existe nenhuma situação onde o TTL seja melhor do que o manual!
:ponder:

Se você vai ajustar exposição nessa hora, você está fazendo isso errado!
Nessa hora tudo já está pronto e é só bater!
Em eventos é mais fácil pois a iluminação não muda!
Isso só vale para os apertadores de botão.

"a iluminação não muda" ?!?????  :aua: :eek:

MEUDEUS não li isso. Quer dizer que se os noivos estão lado a lado e eu tirar um foto ao lado da noiva e depois for do outro lado e tirar uma foto do lado do noivo a luz vai ser a mesma?  :doh: A luz que tem neles de perfil é a mesma que tem neles de frente? Cara, "pensa" no que tu ta falando, é IMPOSSÍVEL a luz não ser diferente em cada ponto que você for tirar a foto, e isso vai variar com a posição que você está, a distância do assunto, o lugar onde você vai rebater (parede/teto), entre N outros fatores que vão fazer a luz e sombra estarem diferentes a cada foto, a não ser que os noivos casem dentro de uma câmara escura com propagação retilínea da luz em um meio homogêneo.

Cara, eu não sei aonde está a confusão?
Você falou do beijo, do altar! Esse é um ambiente, tudo já está ajustado na hora do beijo! E se mudar de iluminação você compensa para mais ou para menos o Flash! Sinceramente leva 4s para fazer isso!
4s não é muito tempo em um evento? PQP.  :snack:

Claro que não!
Você tem uma cena na Igreja; se não tiver luz piscando a iluminação não muda!
Depois você vai para a recepção entra no salão e já ajusta, a luz não muda!
Mas faz o seguinte: continuem com o TTL, ele é muito melhor do que um fotógrafo que não conhece teoria de Flash!
Você sabe como o TTL funciona?
Calma, não precisa correr pro google pra responder.  :assobi:

:ok:
Vocês são gênios! Eu vou continuar na minha ignorância!
Ta explicado, abraços!
Próximo tópico por favor.

« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 15:23:28 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #52 Online: 22 de Julho de 2014, 16:20:00
:ponder:
Isso só vale para os apertadores de botão.

"a iluminação não muda" ?!?????  :aua: :eek:

MEUDEUS não li isso. Quer dizer que se os noivos estão lado a lado e eu tirar um foto ao lado da noiva e depois for do outro lado e tirar uma foto do lado do noivo a luz vai ser a mesma?  :doh: A luz que tem neles de perfil é a mesma que tem neles de frente? Cara, "pensa" no que tu ta falando, é IMPOSSÍVEL a luz não ser diferente em cada ponto que você for tirar a foto, e isso vai variar com a posição que você está, a distância do assunto, o lugar onde você vai rebater (parede/teto), entre N outros fatores que vão fazer a luz e sombra estarem diferentes a cada foto, a não ser que os noivos casem dentro de uma câmara escura com propagação retilínea da luz em um meio homogêneo.
4s não é muito tempo em um evento? PQP.  :snack:
Você sabe como o TTL funciona?
Calma, não precisa correr pro google pra responder.  :assobi:
Ta explicado, abraços!
Próximo tópico por favor.
Obrigado pela explicação **Moderado**
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 16:45:05 por dimigobbo »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #53 Online: 22 de Julho de 2014, 16:32:00
De nada, sempre às ordens.  :ok:

**Moderado**
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 16:44:51 por dimigobbo »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 22 de Julho de 2014, 16:43:41
Senhores....

Parem com a rinha aí. :fight:

Vamos discutir na boa, civilizadamente para que o tópico não seja ainda mais moderado e trancado!

Abcs
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 16:46:38 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #55 Online: 22 de Julho de 2014, 19:53:24
Galera, mesmo com afirmações "A" ou "B" o tópico estava proporcionando conhecimentos e discussões técnicas bem interessantes. Vamos voltar como estava. Se não concordam com algo, apresentem argumentos técnicos.

Palavras escritas em fóruns podem, dependendo do humor e interpretação de quem lê, gerar rinhas desnecessárias.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 22 de Julho de 2014, 21:02:59
Eu, euzinho aqui, simprão de tudo, tô com o Pope.

Prefiro flash 100% manual.

Quando eu aprendi a fotografar, usava uma K1000 com frata 140, com divisão "full" e "1/2". A "full" iluminava a lua. A "1/2" ia só nos aviões. Depois que subi na vida, me deram uma Nikon F2 com flash Nissin 6000gt.
Aí, quando me deram uma máquina automática, uma Nikon 801 com flash SB 22, eu descobri o que era TTL. Fiquei nessa até aparecer a primeira máquina digital do Foto em que eu trampava, uma Finepix S7000. Surprise, não tinha flash TTL pra ela, srsrs

Volto eu pra manual... Primeiro, com o Nissin, depois com um Canon 430ez.
Aí, subi na vida de novo, me deram uma EOS 10d, com um flash 540ez... Sim, um 540ez...
Lá vou eu, continuando no manual...

Quando meu patrão finalmente comprou um 550ex, eu já tava calejado e só usava no manual. E estou assim até hoje. :)

Ah, Mike, vc é o pica das galáxias que nunca usa o TTL? Não, claro que não. Mas das 110.000 fotos da minha 60d, chuto aí que menos de 1000 foram feitas em TTL. E não me julgo melhor que ninguém por isso. Só uma questão de costume.

Só que tem um detalhe: Eu trabalho com o flash fora da câmera, acionado via rádio. Com isso, meu assistente que se exploda pra ficar sempre à mesma distância do assunto, kkkkkkkkk


Esses eventos todos foram feitos em manual:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=94362.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97464.msg983922#msg983922
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101689.msg1033382#msg1033382

Tem mais foto aqui:
www.mike-castro.blogspot.com

Ah, pra acabar de f**** de vez, uso o WB em Kelvin! Ajustei o botão SET da 60d pra dar o balanço de branco, aí, é um toque, gira o dial superior uns 300~400k e outro toque. Coisa de meio segundo. :D


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 22 de Julho de 2014, 22:15:53
Sou do time do Flash Manual também  :ok:


Ah, Mike, vc é o pica das galáxias que nunca usa o TTL? Não, claro que não. Mas das 110.000 fotos da minha 60d, chuto aí que menos de 1000 foram feitas em TTL. E não me julgo melhor que ninguém por isso. Só uma questão de costume.


Isso ai, concordo. Achar que automático é melhor não quer dizer que é proibido usar outro modo.

Você tem uma cena na Igreja; se não tiver luz piscando a iluminação não muda!
Depois você vai para a recepção entra no salão e já ajusta, a luz não muda!

Se muda, muda pouco, e é fácil ajustar: Fecha o diafragma um pouco, diminui a potência do flash, pede pro ajudante manter uma distância fixa... Além disso um pouquinho de luz a mais ou a menos geralmente não faz tanta diferença, por isso eu também considero que a luz "não muda". Quando se sabe bem como funciona o evento dá pra prever alguns momentos, ajustar enquanto se movimenta e estar pronto nos momentos realmente importantes.

Para grandes variações na iluminação o TTL ajuda bastante, mas em ambientes mais controlados eu acho que o modo manual permite uma iluminação mais uniforme. A medição do TTL pode oscilar com uma luz que não tem nada a ver com o objetivo da foto, por exemplo.
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 22:19:25 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


seresereno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #58 Online: 01 de Agosto de 2014, 17:31:46
Amigos, obrigado pelas respostas.
Adquiri dois YN 622c, sendo que um deles eu conecto na 6D e o outro no 430 EXII.
OK, tudo funciona bem.
Minha pergunta é: como configuro a potência do flash, em modo manual, direto do menu da câmera?
Não estou conseguindo.
Na câmera recebo a seguinte mensagem no menu de controle do speedlite externo: "Esse menu não pode ser acessado. Flash incompatível ou desligado." (porém está ligado!)
Agradeço que souber ajudar.
Abraços.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #59 Online: 06 de Agosto de 2014, 11:06:16
Amigos, obrigado pelas respostas.
Adquiri dois YN 622c, sendo que um deles eu conecto na 6D e o outro no 430 EXII.
OK, tudo funciona bem.
Minha pergunta é: como configuro a potência do flash, em modo manual, direto do menu da câmera?
Não estou conseguindo.
Na câmera recebo a seguinte mensagem no menu de controle do speedlite externo: "Esse menu não pode ser acessado. Flash incompatível ou desligado." (porém está ligado!)
Agradeço que souber ajudar.
Abraços.
Tem que dar uma lida no manual.
Pág. 172.
Na pág 171 fala alguma coisa assim: "outras marcas podem não funcionar direito".

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM