Autor Tópico: Flash Canon 600ex RT  (Lida 28294 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #30 Online: 07 de Maio de 2014, 15:35:34
Não há almoço grátis :)

Se ele tem intenção de usar TTL, o que suponho que seja verdade por querer usar o modo Master, não será atendido pelos rádios "baratinhos"  :ok:
Aprendam a usar flash manual e esquece o TTL!!! É mais fácil mais consistente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 07 de Maio de 2014, 15:40:27
Aprendam a usar flash manual e esquece o TTL!!! É mais fácil mais consistente!

Há situaçãos e situações, algumas mais adequadas ao flash manual, e outras ao TTL.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 07 de Maio de 2014, 17:14:47
Há situaçãos e situações, algumas mais adequadas ao flash manual, e outras ao TTL.

E há diferentes níveis de tempo e disposição para estudo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #33 Online: 07 de Maio de 2014, 17:34:04
Aprendam a usar flash manual e esquece o TTL!!! É mais fácil mais consistente!

Imagina, pra que né... :ponder:  Acho inclusive que deveriam eliminar o modo manual ja na fabrica, a galera só ta interessada no ttl mesmo  :clap:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2014, 17:42:34
Há situaçãos e situações, algumas mais adequadas ao flash manual, e outras ao TTL.
Não existe nenhuma situação onde o TTL seja melhor do que o manual!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2014, 17:55:52
Não sejam radicais, meus caros.

Eu uso e prefiro o modo manual, mas são comuns as situações em que o TTL "salva" uma foto que estaria perdida caso ainda fôssemos configurar câmera e flash.

E o fato de recomendar um rádio TTL não significa que ele tenha que ser usado sempre neste modo, lembrem-se que para configurar um flash remotamente, mesmo no modo manual, o rádio tem que ser TTL.
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, 18:00:08 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #36 Online: 07 de Maio de 2014, 18:01:22
Não sejam radicais, meus caros.

Eu uso e prefiro o modo manual, mas são comuns as situações em que o TTL "salva" uma foto que estaria perdida caso fôssemos parar para configurar câmera e flash.

Exatamente, assim como o modo automático das câmeras (que a maioria (não todos) tem tanto preconceito, mas no flash ttl tudo ok (não todos)) salva quando n quer esquentar a cabeça configurando a máquina, pode até sair uma foto boa, por que não, mas não quer dizer que seja melhor do que usando no modo manual...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #37 Online: 07 de Maio de 2014, 18:03:11
Não existe nenhuma situação onde o TTL seja melhor do que o manual!

Tb acho, tirando a situação onde vc quer que o equipamento faça todo o serviço por vc, melhor situação, e não necessariamente melhor resultado... enfim...
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, 18:08:09 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Maio de 2014, 18:10:25
Não consigo imaginar porque alguém iria querer usar o flash fora da câmera no modo TTL... O flash não mede a distância do assunto através da lente? Assim sendo ele vai saber a distância entre o assunto e a câmera, mas nunca a distância do flash...  :ponder:

Quanto a configurar o flash remotamente, só se o flash estiver num tripé, sem ninguém por perto ou de difícil acesso, porque acho muito mais prático e rápido alterar a potência do flash direto no dial dele.
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, 18:18:08 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Maio de 2014, 18:12:27
Exatamente, assim como o modo automático das câmeras (que a maioria (não todos) tem tanto preconceito, mas no flash ttl tudo ok (não todos)) salva quando n quer esquentar a cabeça configurando a máquina, pode até sair uma foto boa, por que não, mas não quer dizer que seja melhor do que usando no modo manual...

Ninguém disse que o TTL dá melhores resultados. Da mesma maneira, os automatismos estão lá para facilitar a vida, e nem sempre (ou quase nunca) dão melhores resultados que o modo manual. Nem por isso precisamos voltar à era das câmeras totalmente mecânicas :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #40 Online: 07 de Maio de 2014, 18:46:51
Ninguém disse que o TTL dá melhores resultados. Da mesma maneira, os automatismos estão lá para facilitar a vida, e nem sempre (ou quase nunca) dão melhores resultados que o modo manual. Nem por isso precisamos voltar à era das câmeras totalmente mecânicas :)

Mas foi exatamente oq eu disse, esta ali pra facilitar, mas não quer dizer que seja melhor... não critico as novas tecnologias, particularmente tb acho um absurdo quem fica criticando a galera que usa a câmera no modo automático, acho que esta ali pra ser usado pra quem precisa ou prefere, assim como o ttl... o meu "lamento" foi por ninguem nem pensar mais em manual, e não contra todos usarem ttl...

E nem quero incitar uma nova tendência, ja pensou, aqui no fórum é de praxe vir alguém e ficar fazendo piadinhas de pessoas que tem dslr e usam no modo automatico, que fotografo que é fotografo tem que usar no manual, ja pensou agora a galera falando que fulano de tal tem equipo top e usa flash com ttl em vez de manual, afinal, na pratica a idéia da camera no automático e o flash no ttl é a mesma... acho que quem quiser tem que usar mesmo, só não vejo (pra mim, cada um cada um) uma situação que seja melhor usar tt do que manual, assim como o Renato comentou  :ok:
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, 18:50:03 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #41 Online: 07 de Maio de 2014, 21:45:46
Não consigo imaginar porque alguém iria querer usar o flash fora da câmera no modo TTL... O flash não mede a distância do assunto através da lente? Assim sendo ele vai saber a distância entre o assunto e a câmera, mas nunca a distância do flash...  :ponder:

Quanto a configurar o flash remotamente, só se o flash estiver num tripé, sem ninguém por perto ou de difícil acesso, porque acho muito mais prático e rápido alterar a potência do flash direto no dial dele.

Não mede a distância através da lente. Mede a iluminação com um pré-flash e ajusta a potência para ter a exposição correta.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 21 de Julho de 2014, 01:30:00
Não existe nenhuma situação onde o TTL seja melhor do que o manual!

Desde que você tenha tempo pra isso.
É muito mais rápido setar 1 ou 2 pontos a mais ou menos de luz no TTL dq entrar em modo manual e ficar vendo qual fica bom.
Em um casamento, vc não pode pedir pros noivos se beijarem novamente , ou colocar as alianças de novo pq eu errei a exposição do Flash em modo Manual.

Agora se vc está com casal q tem todo o tempo do mundo pra vc ... ai vai em frente.

De qq maneira, já que existe a tecnologia, e eu comprei a tecnologia embutida nele pq não usa-la né?
O modo manual fica para as fotos que eu quero dar um efeito diferente!
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #43 Online: 21 de Julho de 2014, 06:46:55
Desde que você tenha tempo pra isso.
É muito mais rápido setar 1 ou 2 pontos a mais ou menos de luz no TTL dq entrar em modo manual e ficar vendo qual fica bom.
Em um casamento, vc não pode pedir pros noivos se beijarem novamente , ou colocar as alianças de novo pq eu errei a exposição do Flash em modo Manual.

Agora se vc está com casal q tem todo o tempo do mundo pra vc ... ai vai em frente.

De qq maneira, já que existe a tecnologia, e eu comprei a tecnologia embutida nele pq não usa-la né?
O modo manual fica para as fotos que eu quero dar um efeito diferente!
Se você vai ajustar exposição nessa hora, você está fazendo isso errado! Nessa hora tudo já está pronto e é só bater! Em eventos é mais fácil pois a iluminação não muda!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 22 de Julho de 2014, 11:15:24
Se você vai ajustar exposição nessa hora, você está fazendo isso errado! Nessa hora tudo já está pronto e é só bater! Em eventos é mais fácil pois a iluminação não muda!

Não sei que evento vc anda frequentando, porque em qualquer evento, principalmente casamento, cada ambiente é uma iluminação, o salão onde   tem as mesas, a pista de dança com a iluminação, a mesa de bolo com iluminação independente etc.

Bem q eu gostaria de um local onde a iluminação não mudasse, mas infelizmente é impossível principalmente em casamento.
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 11:15:56 por Alfredo Risk »
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II